11555
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Brincando com o Tangram

Plano de aula de Matemática com atividades para o 3º ano do Fundamental sobre Brincando com o Tangram

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT03_15GEO_06 - Brincando com o Tangram.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.

Objetivos específicos

Compor e decompor triângulos e quadriláteros, analisando suas diferenças e propriedades.

Conceito-chave

Formas planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Lápis de cor e canetinhas;
  • Datashow( opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a imagem para os alunos, explique o que ela significa,e após discuta as questões.Se preferir, imprima a atividade para os alunos.

Propósito: Retomar o conceito das formas planas.

Discuta com a turma:

  • Do que essa imagem é formada?
  • Qual o nome das figuras?
  • Por que elas têm esse nome?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação: Entregue as peças do Tangram, permita que pintem e depois solicite que os alunos dobrem as mesmas para verificar outras formas planas dentro das figuras.

Propósito: Verificar que uma forma pode compor a outra.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras que compõem o Tangram?
  • Será possível montar outras formas com elas?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação: Solicite que com as peças do Tangram os alunos individualmente criem uma figura. Enquanto os alunos criam as figuras, circule entre eles fazendo perguntas e incentivando-os nas produções.

Propósito: Compor figuras com as peças do Tangram.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou em fazer com estas peças?
  • Que figuras pode compor?
  • Se juntar dois triângulos, que forma pode obter? Já tentou fazer isso?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos compartilhem as imagens que realizaram. Enquanto os alunos estão apresentando as suas imagens,faça perguntas. Após a apresentação, valorize as criações dos alunos e exponha as figuras na sala.

Propósito: Compartilhar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Foi necessário unir formas planas para montar uma nova forma?
  • Qual foi o desafio de usar apenas essas formas, sem poder acrescentar ou mudar as figuras?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia para os alunos, retomando o conceito das formas planas.

Propósito: Retomar o conceito.

Raio- X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos respondam a atividade, desenhando na própria figura, as formas que as compõem.

Propósito: Verificar se aprenderam o conceito.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos.


Sobre o plano - MAT03_15GEO_06 - Brincando com o Tangram.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.

Objetivos específicos

Compor e decompor triângulos e quadriláteros, analisando suas diferenças e propriedades.

Conceito-chave

Formas planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Lápis de cor e canetinhas;
  • Datashow( opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente a imagem para os alunos, explique o que ela significa,e após discuta as questões.Se preferir, imprima a atividade para os alunos.

Propósito: Retomar o conceito das formas planas.

Discuta com a turma:

  • Do que essa imagem é formada?
  • Qual o nome das figuras?
  • Por que elas têm esse nome?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação: Entregue as peças do Tangram, permita que pintem e depois solicite que os alunos dobrem as mesmas para verificar outras formas planas dentro das figuras.

Propósito: Verificar que uma forma pode compor a outra.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras que compõem o Tangram?
  • Será possível montar outras formas com elas?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação: Solicite que com as peças do Tangram os alunos individualmente criem uma figura. Enquanto os alunos criam as figuras, circule entre eles fazendo perguntas e incentivando-os nas produções.

Propósito: Compor figuras com as peças do Tangram.

Discuta com a turma:

  • O que você pensou em fazer com estas peças?
  • Que figuras pode compor?
  • Se juntar dois triângulos, que forma pode obter? Já tentou fazer isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos compartilhem as imagens que realizaram. Enquanto os alunos estão apresentando as suas imagens,faça perguntas. Após a apresentação, valorize as criações dos alunos e exponha as figuras na sala.

Propósito: Compartilhar os resultados encontrados.

Discuta com a turma:

  • Foi necessário unir formas planas para montar uma nova forma?
  • Qual foi o desafio de usar apenas essas formas, sem poder acrescentar ou mudar as figuras?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia para os alunos, retomando o conceito das formas planas.

Propósito: Retomar o conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos respondam a atividade, desenhando na própria figura, as formas que as compõem.

Propósito: Verificar se aprenderam o conceito.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano