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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Grandezas diretamente proporcionais

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Compreender coeficiente de proporcionalidade de grandezas diretamente proporcionais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_07ALG02)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, questione sobre quais são as coisas que podem ser medidas e selecione todas as respostas como sendo exemplo de grandezas.
- Lembre seus alunos e alunas que grandeza é uma palavra usada para tudo o que pode ser medido e que a comparação entre grandezas em forma de fração é uma RAZÃO. Mas que, nessa aula, o objetivo é a igualdade entre razões.

Atividade principal
- Determine que realizem uma pesquisa sobre uma receita de alguma iguaria (bolos, tortas, etc.), e pergunte se para fazerem 3, 4 ou 5 dessas iguarias quais seriam as quantidades. Um bom exemplo é: https://www.tudogostoso.com.br/receita/40236-bolo-de-cenoura-com-cobertura-de-chocolate.html
- Determine que façam uma tabela, mas combine um tempo para o retorno das respostas.

Painel de soluções
- Depende da iguaria escolhida, mas deve-se perceber que o número (quantidade) de iguarias feitas mantém uma constante relacionado a esse número.
- Se fizer 3, cada ingrediente deve ser multiplicado por três.

Discussão das soluções
- Nessa atividade, reforce que a RAZÃO, que é a comparação entre grandezas, entre os ingredientes e as quantidades se mantém constantes. Ex.: ovos/bolos
Terão sempre o mesmo valor, independente da quantidade de bolos, pois a quantidade de ovos também aumenta.

Sistematização
- Faça uma sistematização dizendo que o aumento de 3 vezes numa quantidade gerando o aumento de 3 vezes dos outros ingredientes é chamado de PROPORÇÃO DIRETA, pois quando um aumenta (ou diminui) os outros também aumentam (ou diminuem) na mesma PROPORÇÃO. Ou seja, quando comparamos duas razões estamos realizando uma PROPORÇÃO.

Encerramento
- Para encerrar, diga que esse número que faz aumentar (ou diminuir) todos os elementos é chamado de constante de proporcionalidade.

Raio X
- Determine que acessem o link recomendado e calculem a quantidade de ovos para fazer 3 receitas daquela.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e acessem tanto esse quanto outros sites de receita e aproveite para fazerem coisas juntos, observando as questões matemáticas envolvidas nas receitas.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_07ALG02

(EF09MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.


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