11554
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Grandezas diretamente proporcionais

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Compreender coeficiente de proporcionalidade de grandezas diretamente proporcionais.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF09MA08)Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

Objetivos específicos

Compreender coeficiente de proporcionalidade de grandezas diretamente proporcionais.

Conceito-chave

Proporcionalidade

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Frações

Conceito de razões

Conceito de grandezas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 3, 4)

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar os conceitos de grandezas e razão.

Discuta com a turma:

  • O que são grandezas?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?
  • O que é razão ?

Materiais complementares

Você pode pesquisar um pouco mais sobre o assunto clicando aqui.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 3 e 4)

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar os conceitos de grandezas e razão.

Discuta com a turma:

  • O que são grandezas?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?
  • O que é razão ?

ATIVIDADE PRINCIPAL - O BOLO DA VOVÓ select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.

Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • O que significa o termo “constante”?
  • Por que é importante generalizar conceitos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL - O BOLO DA VOVÓ select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.

Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • O que significa o termo “constante”?
  • Por que é importante generalizar conceitos?

ATIVIDADE PRINCIPAL - O BOLO DA VOVÓ select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.

Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • O que significa o termo “constante”?
  • Por que é importante generalizar conceitos?

ATIVIDADE PRINCIPAL - O BOLO DA VOVÓ select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.

Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • O que significa o termo “constante”?
  • Por que é importante generalizar conceitos?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada um dos ítens acima.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma

  • Qual a relação entre a razão e a constante?
  • Na generalização y=c.x, o que significam as letras x, y e c ?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 18, 19 e 20)

Orientação: peça aos alunos que respondem à atividade individualmente e enquanto respondem, circule pela sala para verificar as estratégias de resolução de cada um e também se apresentam alguma dificuldade que necessite de intervenções.

Proposito: Verificar aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Porque podemos dizer que a quantidade de colheres de achocolatado é proporcional à quantidade de bolo
  • É diretamente proporcional ou inversamente? Por quê?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 18, 19 e 20)

Orientação: peça aos alunos que respondem à atividade individualmente e enquanto respondem, circule pela sala para verificar as estratégias de resolução de cada um e também se apresentam alguma dificuldade que necessite de intervenções.

Proposito: Verificar aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Porque podemos dizer que a quantidade de colheres de achocolatado é proporcional à quantidade de bolo
  • É diretamente proporcional ou inversamente? Por quê?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 18, 19 e 20)

Orientação: peça aos alunos que respondem à atividade individualmente e enquanto respondem, circule pela sala para verificar as estratégias de resolução de cada um e também se apresentam alguma dificuldade que necessite de intervenções.

Proposito: Verificar aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Porque podemos dizer que a quantidade de colheres de achocolatado é proporcional à quantidade de bolo
  • É diretamente proporcional ou inversamente? Por quê?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF09MA08)Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

Objetivos específicos

Compreender coeficiente de proporcionalidade de grandezas diretamente proporcionais.

Conceito-chave

Proporcionalidade

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Frações

Conceito de razões

Conceito de grandezas

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 3, 4)

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar os conceitos de grandezas e razão.

Discuta com a turma:

  • O que são grandezas?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?
  • O que é razão ?

Materiais complementares

Você pode pesquisar um pouco mais sobre o assunto clicando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 3 e 4)

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar os conceitos de grandezas e razão.

Discuta com a turma:

  • O que são grandezas?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?
  • O que é razão ?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.

Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • O que significa o termo “constante”?
  • Por que é importante generalizar conceitos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.

Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • O que significa o termo “constante”?
  • Por que é importante generalizar conceitos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.

Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • O que significa o termo “constante”?
  • Por que é importante generalizar conceitos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5, 6, 7, 8)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento. Enquanto respondem, circule pela sala e observe as principais estratégias de resolução e dificuldades dos alunos, fazendo intervenções quando necessário. Lembre-se de nunca falar a resposta da atividade ao aluno ou dizer como alcançá-la, procure fazer perguntas que os estimulem a encontrar a resposta, consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Depois, peça que eles se reúnam em duplas para comparar e discutir as soluções. Além da proposta da atividade, utilize os outros ingredientes do bolo para fazer perguntas semelhantes.

Propósito: Identificar e compreender a existência do coeficiente de proporcionalidade para resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • O que significa o termo “constante”?
  • Por que é importante generalizar conceitos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas, mesmo que tenham errado, para que entendam por que erraram e como evitar determinados erros. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Após compartilharem suas resoluções, apresente aos alunos a sequência de slides a seguir, sempre questionando se restam dúvidas ou se alguém respondeu de maneira semelhante.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o número de ovos e a quantidade de bolo; e entre a medida de óleo e quantidade de bolo?
  • Por que existe a constância? Que relação isso tem com a equivalência de frações?
  • O problema trata que tipo de razão, diretamente ou inversamente proporcional?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 MINUTOS

Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada um dos ítens acima.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma

  • Qual a relação entre a razão e a constante?
  • Na generalização y=c.x, o que significam as letras x, y e c ?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 18, 19 e 20)

Orientação: peça aos alunos que respondem à atividade individualmente e enquanto respondem, circule pela sala para verificar as estratégias de resolução de cada um e também se apresentam alguma dificuldade que necessite de intervenções.

Proposito: Verificar aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Porque podemos dizer que a quantidade de colheres de achocolatado é proporcional à quantidade de bolo
  • É diretamente proporcional ou inversamente? Por quê?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 18, 19 e 20)

Orientação: peça aos alunos que respondem à atividade individualmente e enquanto respondem, circule pela sala para verificar as estratégias de resolução de cada um e também se apresentam alguma dificuldade que necessite de intervenções.

Proposito: Verificar aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Porque podemos dizer que a quantidade de colheres de achocolatado é proporcional à quantidade de bolo
  • É diretamente proporcional ou inversamente? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos ( slides 18, 19 e 20)

Orientação: peça aos alunos que respondem à atividade individualmente e enquanto respondem, circule pela sala para verificar as estratégias de resolução de cada um e também se apresentam alguma dificuldade que necessite de intervenções.

Proposito: Verificar aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Porque podemos dizer que a quantidade de colheres de achocolatado é proporcional à quantidade de bolo
  • É diretamente proporcional ou inversamente? Por quê?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano