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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Ideias e a operação inversa da divisão para estimar um quociente

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.



Conceito-chave

Estimativa de um quociente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Cartelas a serem trabalhadas no bingo.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Apresentar aos alunos o objetivo da aula.

Orientação: Leia com as crianças ou peça a um aluno que leia o objetivo em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Vocês já sabem o que é estimar um quociente, certo? Alguém ainda tem dúvida? Todos se lembram o que é um quociente?
  • O objetivo começa assim: “relembrar as ideias e a operação inversa da divisão”. O que é uma operação inversa? Qual é a operação inversa da divisão? Quem se lembra alguma das ideias da divisão?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Propósito: Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.

Orientação: Leia com a classe ou peça que um ou dois alunos leiam o problema e a fala do garoto. Pergunte às crianças o que acharam da opinião do Bruno e se alguém discordar peça que justifique matematicamente. Em seguida,leia a explicação de Karina e verifique se todos compreenderam o raciocínio da menina. Passe para o questionamento feito por ela e volte a atenção da turma para o problema que vem a seguir. Deixe que discutam brevemente e levantem hipóteses sobre qual ideia da divisão o problema apresenta e de que maneira poderiam resolvê-lo. Finalize a retomada apresentando a fala de Mariana.

Discuta com a turma:

  • Como podemos perceber qual é a ideia da divisão presente em um problema?
  • Compreender as ideias da divisão pode nos ajudar na hora de estimar um quociente? Por quê?
  • Qual das duas ideias da divisão apresentadas pode facilitar a estimativa de um quociente?
  • Qual é a operação inversa da divisão? Por que a multiplicação é chamada de operação inversa da divisão?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Propósito: Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.

Orientação: Leia com a classe ou peça que um ou dois alunos leiam o problema e a fala do garoto. Pergunte às crianças o que acharam da opinião do Bruno e se alguém discordar peça que justifique matematicamente. Em seguida,leia a explicação de Karina e verifique se todos compreenderam o raciocínio da menina. Passe para o questionamento feito por ela e volte a atenção da turma para o problema que vem a seguir. Deixe que discutam brevemente e levantem hipóteses sobre qual ideia da divisão o problema apresenta e de que maneira poderiam resolvê-lo. Finalize a retomada apresentando a fala de Mariana.

Discuta com a turma:

  • Como podemos perceber qual é a ideia da divisão presente em um problema?
  • Compreender as ideias da divisão pode nos ajudar na hora de estimar um quociente? Por quê?
  • Qual das duas ideias da divisão apresentadas pode facilitar a estimativa de um quociente?
  • Qual é a operação inversa da divisão? Por que a multiplicação é chamada de operação inversa da divisão?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Propósito: Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.

Orientação: Leia com a classe ou peça que um ou dois alunos leiam o problema e a fala do garoto. Pergunte às crianças o que acharam da opinião do Bruno e se alguém discordar peça que justifique matematicamente. Em seguida,leia a explicação de Karina e verifique se todos compreenderam o raciocínio da menina. Passe para o questionamento feito por ela e volte a atenção da turma para o problema que vem a seguir. Deixe que discutam brevemente e levantem hipóteses sobre qual ideia da divisão o problema apresenta e de que maneira poderiam resolvê-lo.Finalize a retomada apresentando a fala de Mariana.

Discuta com a turma:

  • Como podemos perceber qual é a ideia da divisão presente em um problema?
  • Compreender as ideias da divisão pode nos ajudar na hora de estimar um quociente? Por quê?
  • Qual das duas ideias da divisão apresentadas pode facilitar a estimativa de um quociente?
  • Qual é a operação inversa da divisão?
  • Por que a multiplicação é chamada de operação inversa da divisão?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso da multiplicação.

Orientação: Leia as regras do jogo com os alunos no slide projetado ou imprima as regras para os alunos lerem. Em seguida, organize as duplas e peça que escolham rapidamente um nome pelo qual serão identificadas. Registre os nomes escolhidos na lousa, assim ficará mais fácil marcar os pontos feitos durante a atividade. Escreva também na lousa a operação sorteada, marque o tempo e deixe que as crianças a encontrem e resolvam na cartela. Quando uma dupla levantar a mão e gritar o nome, dê o tempo por encerrado. Faça a correção na lousa. Dependendo do desempenho do grupo, pode-se corrigir coletivamente todos os cálculos ou apenas aqueles em que crianças apresentarem dificuldade.Lembre-se de registrar a pontuação dos grupos antes de sortear uma nova operação.

A cartela de 12 cálculos deve ser igual para todos os grupos, apenas com a ordem dos cálculos diferente. Dessa forma fica mais fácil apontar erros, acertos e dicas durante a discussão das soluções. Sugestão: alguns dias antes, como forma de preparação para esse jogo, seria interessante propor atividades que trabalhem a memorização das tabuadas (por exemplo, brincadeiras de final de aula ou lições de casa).

Discuta com a turma:

  • Realizar a operação de multiplicação facilita o cálculo da estimativa de um quociente?
  • Pensar a divisão a partir da ideia de “ quantos cabem” torna mais fácil encontrar uma forma de calcular o quociente? Como?
  • O que pode ajudar a tornar mais eficiente o cálculo da estimativa do quociente?
  • Saber as tabuadas ajuda a tornar mais rápido o cálculo da estimativa do quociente?
  • Vocês tiveram dificuldades? Quais foram? O que fizeram para tentar superá-las?

Material complementar para o professor

  • Leia a matéria “ O que é preciso saber para aprender divisão”, sobre o ensino da divisão, aqui:

http://mathema.com.br/reflexoes/o-que-e-preciso-saber-para-fazer-uma-divisao-2/

  • Leia a matéria “ Conceito de divisão por meio da ideia do quanto cabe e a relação entre divisão e multiplicação, de 2013, aqui:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52299

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso da multiplicação.

Orientação: Leia as regras do jogo com os alunos no slide projetado ou imprima as regras para os alunos lerem . Em seguida, organize as duplas e peça que escolham rapidamente um nome pelo qual serão identificadas. Registre os nomes escolhidos na lousa, assim ficará mais fácil marcar os pontos feitos durante a atividade. Escreva também na lousa a operação sorteada, marque o tempo e deixe que as crianças a encontrem e resolvam na cartela. Quando uma dupla levantar a mão e gritar o nome, dê o tempo por encerrado. Faça a correção na lousa. Dependendo do desempenho do grupo, pode-se corrigir coletivamente todos os cálculos ou apenas aqueles em que crianças apresentarem dificuldade. Lembre-se de registrar a pontuação dos grupos antes de sortear uma nova operação. A cartela de 12 cálculos deve ser igual para todos os grupos, dessa forma fica mais fácil apontar erros, acertos e dicas durante a discussão das soluções.

Sugestão: alguns dias antes, como forma de preparação para esse jogo, seria interessante propor atividades que trabalhem a memorização das tabuadas (por exemplo, brincadeiras de final de aula ou lições de casa).

Discuta com a turma:

  • Realizar a operação de multiplicação facilita o cálculo da estimativa de um quociente?
  • Pensar a divisão a partir da ideia de “ quantos cabem” torna mais fácil encontrar uma forma de calcular o quociente? Como?
  • O que pode ajudar a tornar mais eficiente o cálculo da estimativa do quociente?
  • Saber as tabuadas ajuda a tornar mais rápido o cálculo da estimativa do quociente?
  • Vocês tiveram dificuldades? Quais foram? O que fizeram para tentar superá-las?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso da multiplicação.

Orientação: Leia as regras do jogo com os alunos no slide projetado ou imprima as regras para os alunos lerem (cópia das regras). Em seguida, organize as duplas e peça que escolham rapidamente um nome pelo qual serão identificadas. Registre os nomes escolhidos na lousa, assim ficará mais fácil marcar os pontos feitos durante a atividade. Escreva também na lousa a operação sorteada, marque o tempo e deixe que as crianças a encontrem e resolvam na cartela. Quando uma dupla levantar a mão e gritar o nome, dê o tempo por encerrado. Faça a correção na lousa. Dependendo do desempenho do grupo, pode-se corrigir coletivamente todos os cálculos ou apenas aqueles em que crianças apresentarem dificuldade. Lembre-se de registrar a pontuação dos grupos antes de sortear uma nova operação.

A cartela de 12 cálculos deve ser igual para todos os grupos, apenas com a ordem dos cálculos diferente. Dessa forma fica mais fácil apontar erros, acertos e dicas durante a discussão das soluções. Sugestão: alguns dias antes, como forma de preparação para esse jogo, seria interessante propor atividades que trabalhem a memorização das tabuadas (por exemplo,brincadei ras de final de aula ou lições de casa).

Discuta com a turma:

  • Realizar a operação de multiplicação facilita o cálculo da estimativa de um quociente?
  • Pensar a divisão a partir da ideia de “quantos cabem” torna mais fácil encontrar uma forma de calcular o quociente? Como?
  • O que pode ajudar a tornar mais eficiente o cálculo da estimativa do quociente?
  • Saber as tabuadas ajuda a tornar mais rápido o cálculo da estimativa do quociente?
  • Vocês tiveram dificuldades? Quais foram? O que fizeram para tentar superá-las?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Analisar e comparar as estratégias de cálculo apresentadas pelos alunos para estimar um quociente.

Orientação: Peça a um aluno que leia a fala da garota. Pergunte para as crianças: o raciocínio apresentado pela menina é fácil? Alguém mais pensou como ela? Quais outras formas de calcular usando a multiplicação vocês aplicaram para estimar o quociente?

Conforme for socializando as estratégias, se considerar oportuno, registre algumas dicas apresentadas pelas duplas que possam servir de consulta para a turma em outras atividades que envolvam o cálculo da estimativa de um quociente.

Discuta com a turma:

  • Qual ideia da divisão nós usamos para jogar o bingo?
  • É possível variar as estratégias de cálculo de um quociente fazendo uso da multiplicação?
  • Durante a discussão das soluções, você percebeu alguma dica que possa ser usada para facilitar o cálculo de um quociente?
  • Estimar o valor de um quociente quando as tabuadas estão memorizadas é mais rápido? Por quê?
  • Por que é importante saber fazer estimativas de um quociente?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando as ideias trabalhadas na aula.

Orientação: Faça uma leitura compartilhada do slide com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Do que aprendemos hoje, o que acharam mais interessante?
  • Qual estratégia você utilizou para resolver os cálculos? Ela funcionou?
  • Se ela não funcionou, no que ela falhou? Como você poderia ter feito para que ela funcionasse?
  • Quais dicas podemos dar aos colegas para realizar o cálculo por estimativa de um quociente?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Verificar o aprendizado do cálculo por estimativa de um quociente usando a multiplicação.

Orientação: Leia com a turma ou peça que um aluno leia em voz alta o problema. Certifique-se de que todas as crianças compreenderam corretamente o que deve ser feito.

Retome os procedimentos trabalhados na atividade principal e peça que os utilizem para resolver o problema individualmente. Circule pela sala e observe se as crianças estão conseguindo realizar a operação de acordo com o que foi proposto.

Discuta com a turma:

  • Como você acha que se saiu ao fazer a estimativa de um cálculo de divisão usando a multiplicação?
  • O uso da operação inversa facilita o cálculo da estimativa do quociente? Por quê?
  • Você teve dificuldades para realizar a atividade? Quais foram? O que você precisa fazer para superá-las?
  • É possível estimar o quociente usando a operação inversa sem saber as tabuadas? Como? Calcular dessa maneira facilita o trabalho?

Possibilidades de resolução:

  • 256 : 8 = 32

8 x 32 = 256

Usando a multiplicação por 10 e por 2

8 x 10 = 80

8 x 20 = 160

8 x 30 = 240

8 x 2 = 16

30 + 2 = 32

b) Agrupando pela adição

256 : 8 =

8 + 8 = 16 = 2 pacotes

16 + 16 = 32 = 4 pacotes

32 + 32 = 64 = 8 pacotes

64 + 64 = 128 = 16 pacotes

128 + 128 = 256 = 32 pacotes

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Apresentar aos alunos o objetivo da aula.

Orientação: Leia com as crianças ou peça a um aluno que leia o objetivo em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Vocês já sabem o que é estimar um quociente, certo? Alguém ainda tem dúvida? Todos se lembram o que é um quociente?
  • O objetivo começa assim: “relembrar as ideias e a operação inversa da divisão”. O que é uma operação inversa? Qual é a operação inversa da divisão? Quem se lembra alguma das ideias da divisão?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor:  Isabel Cossalter

    Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

    Especialista de área: Luciana Tenuta



    Habilidade da BNCC

    EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.



    Objetivos específicos

    Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.



    Conceito-chave

    Estimativa de um quociente.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca.
    • Cartelas a serem trabalhadas no bingo.
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
    • Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Propósito: Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.

Orientação: Leia com a classe ou peça que um ou dois alunos leiam o problema e a fala do garoto. Pergunte às crianças o que acharam da opinião do Bruno e se alguém discordar peça que justifique matematicamente. Em seguida,leia a explicação de Karina e verifique se todos compreenderam o raciocínio da menina. Passe para o questionamento feito por ela e volte a atenção da turma para o problema que vem a seguir. Deixe que discutam brevemente e levantem hipóteses sobre qual ideia da divisão o problema apresenta e de que maneira poderiam resolvê-lo. Finalize a retomada apresentando a fala de Mariana.

Discuta com a turma:

  • Como podemos perceber qual é a ideia da divisão presente em um problema?
  • Compreender as ideias da divisão pode nos ajudar na hora de estimar um quociente? Por quê?
  • Qual das duas ideias da divisão apresentadas pode facilitar a estimativa de um quociente?
  • Qual é a operação inversa da divisão? Por que a multiplicação é chamada de operação inversa da divisão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Propósito: Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.

Orientação: Leia com a classe ou peça que um ou dois alunos leiam o problema e a fala do garoto. Pergunte às crianças o que acharam da opinião do Bruno e se alguém discordar peça que justifique matematicamente. Em seguida,leia a explicação de Karina e verifique se todos compreenderam o raciocínio da menina. Passe para o questionamento feito por ela e volte a atenção da turma para o problema que vem a seguir. Deixe que discutam brevemente e levantem hipóteses sobre qual ideia da divisão o problema apresenta e de que maneira poderiam resolvê-lo. Finalize a retomada apresentando a fala de Mariana.

Discuta com a turma:

  • Como podemos perceber qual é a ideia da divisão presente em um problema?
  • Compreender as ideias da divisão pode nos ajudar na hora de estimar um quociente? Por quê?
  • Qual das duas ideias da divisão apresentadas pode facilitar a estimativa de um quociente?
  • Qual é a operação inversa da divisão? Por que a multiplicação é chamada de operação inversa da divisão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Propósito: Rever as ideias da divisão e do uso da multiplicação como operação inversa para estimar um quociente.

Orientação: Leia com a classe ou peça que um ou dois alunos leiam o problema e a fala do garoto. Pergunte às crianças o que acharam da opinião do Bruno e se alguém discordar peça que justifique matematicamente. Em seguida,leia a explicação de Karina e verifique se todos compreenderam o raciocínio da menina. Passe para o questionamento feito por ela e volte a atenção da turma para o problema que vem a seguir. Deixe que discutam brevemente e levantem hipóteses sobre qual ideia da divisão o problema apresenta e de que maneira poderiam resolvê-lo.Finalize a retomada apresentando a fala de Mariana.

Discuta com a turma:

  • Como podemos perceber qual é a ideia da divisão presente em um problema?
  • Compreender as ideias da divisão pode nos ajudar na hora de estimar um quociente? Por quê?
  • Qual das duas ideias da divisão apresentadas pode facilitar a estimativa de um quociente?
  • Qual é a operação inversa da divisão?
  • Por que a multiplicação é chamada de operação inversa da divisão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso da multiplicação.

Orientação: Leia as regras do jogo com os alunos no slide projetado ou imprima as regras para os alunos lerem. Em seguida, organize as duplas e peça que escolham rapidamente um nome pelo qual serão identificadas. Registre os nomes escolhidos na lousa, assim ficará mais fácil marcar os pontos feitos durante a atividade. Escreva também na lousa a operação sorteada, marque o tempo e deixe que as crianças a encontrem e resolvam na cartela. Quando uma dupla levantar a mão e gritar o nome, dê o tempo por encerrado. Faça a correção na lousa. Dependendo do desempenho do grupo, pode-se corrigir coletivamente todos os cálculos ou apenas aqueles em que crianças apresentarem dificuldade.Lembre-se de registrar a pontuação dos grupos antes de sortear uma nova operação.

A cartela de 12 cálculos deve ser igual para todos os grupos, apenas com a ordem dos cálculos diferente. Dessa forma fica mais fácil apontar erros, acertos e dicas durante a discussão das soluções. Sugestão: alguns dias antes, como forma de preparação para esse jogo, seria interessante propor atividades que trabalhem a memorização das tabuadas (por exemplo, brincadeiras de final de aula ou lições de casa).

Discuta com a turma:

  • Realizar a operação de multiplicação facilita o cálculo da estimativa de um quociente?
  • Pensar a divisão a partir da ideia de “ quantos cabem” torna mais fácil encontrar uma forma de calcular o quociente? Como?
  • O que pode ajudar a tornar mais eficiente o cálculo da estimativa do quociente?
  • Saber as tabuadas ajuda a tornar mais rápido o cálculo da estimativa do quociente?
  • Vocês tiveram dificuldades? Quais foram? O que fizeram para tentar superá-las?

Material complementar para o professor

  • Leia a matéria “ O que é preciso saber para aprender divisão”, sobre o ensino da divisão, aqui:

http://mathema.com.br/reflexoes/o-que-e-preciso-saber-para-fazer-uma-divisao-2/

  • Leia a matéria “ Conceito de divisão por meio da ideia do quanto cabe e a relação entre divisão e multiplicação, de 2013, aqui:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52299

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Tempo sugerido: 14 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso da multiplicação.

Orientação: Leia as regras do jogo com os alunos no slide projetado ou imprima as regras para os alunos lerem . Em seguida, organize as duplas e peça que escolham rapidamente um nome pelo qual serão identificadas. Registre os nomes escolhidos na lousa, assim ficará mais fácil marcar os pontos feitos durante a atividade. Escreva também na lousa a operação sorteada, marque o tempo e deixe que as crianças a encontrem e resolvam na cartela. Quando uma dupla levantar a mão e gritar o nome, dê o tempo por encerrado. Faça a correção na lousa. Dependendo do desempenho do grupo, pode-se corrigir coletivamente todos os cálculos ou apenas aqueles em que crianças apresentarem dificuldade. Lembre-se de registrar a pontuação dos grupos antes de sortear uma nova operação. A cartela de 12 cálculos deve ser igual para todos os grupos, dessa forma fica mais fácil apontar erros, acertos e dicas durante a discussão das soluções.

Sugestão: alguns dias antes, como forma de preparação para esse jogo, seria interessante propor atividades que trabalhem a memorização das tabuadas (por exemplo, brincadeiras de final de aula ou lições de casa).

Discuta com a turma:

  • Realizar a operação de multiplicação facilita o cálculo da estimativa de um quociente?
  • Pensar a divisão a partir da ideia de “ quantos cabem” torna mais fácil encontrar uma forma de calcular o quociente? Como?
  • O que pode ajudar a tornar mais eficiente o cálculo da estimativa do quociente?
  • Saber as tabuadas ajuda a tornar mais rápido o cálculo da estimativa do quociente?
  • Vocês tiveram dificuldades? Quais foram? O que fizeram para tentar superá-las?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos (slides 6 a 8)

Propósito: Compreender como estimar o resultado de um quociente fazendo uso da multiplicação.

Orientação: Leia as regras do jogo com os alunos no slide projetado ou imprima as regras para os alunos lerem (cópia das regras). Em seguida, organize as duplas e peça que escolham rapidamente um nome pelo qual serão identificadas. Registre os nomes escolhidos na lousa, assim ficará mais fácil marcar os pontos feitos durante a atividade. Escreva também na lousa a operação sorteada, marque o tempo e deixe que as crianças a encontrem e resolvam na cartela. Quando uma dupla levantar a mão e gritar o nome, dê o tempo por encerrado. Faça a correção na lousa. Dependendo do desempenho do grupo, pode-se corrigir coletivamente todos os cálculos ou apenas aqueles em que crianças apresentarem dificuldade. Lembre-se de registrar a pontuação dos grupos antes de sortear uma nova operação.

A cartela de 12 cálculos deve ser igual para todos os grupos, apenas com a ordem dos cálculos diferente. Dessa forma fica mais fácil apontar erros, acertos e dicas durante a discussão das soluções. Sugestão: alguns dias antes, como forma de preparação para esse jogo, seria interessante propor atividades que trabalhem a memorização das tabuadas (por exemplo,brincadei ras de final de aula ou lições de casa).

Discuta com a turma:

  • Realizar a operação de multiplicação facilita o cálculo da estimativa de um quociente?
  • Pensar a divisão a partir da ideia de “quantos cabem” torna mais fácil encontrar uma forma de calcular o quociente? Como?
  • O que pode ajudar a tornar mais eficiente o cálculo da estimativa do quociente?
  • Saber as tabuadas ajuda a tornar mais rápido o cálculo da estimativa do quociente?
  • Vocês tiveram dificuldades? Quais foram? O que fizeram para tentar superá-las?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Analisar e comparar as estratégias de cálculo apresentadas pelos alunos para estimar um quociente.

Orientação: Peça a um aluno que leia a fala da garota. Pergunte para as crianças: o raciocínio apresentado pela menina é fácil? Alguém mais pensou como ela? Quais outras formas de calcular usando a multiplicação vocês aplicaram para estimar o quociente?

Conforme for socializando as estratégias, se considerar oportuno, registre algumas dicas apresentadas pelas duplas que possam servir de consulta para a turma em outras atividades que envolvam o cálculo da estimativa de um quociente.

Discuta com a turma:

  • Qual ideia da divisão nós usamos para jogar o bingo?
  • É possível variar as estratégias de cálculo de um quociente fazendo uso da multiplicação?
  • Durante a discussão das soluções, você percebeu alguma dica que possa ser usada para facilitar o cálculo de um quociente?
  • Estimar o valor de um quociente quando as tabuadas estão memorizadas é mais rápido? Por quê?
  • Por que é importante saber fazer estimativas de um quociente?
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Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando as ideias trabalhadas na aula.

Orientação: Faça uma leitura compartilhada do slide com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Do que aprendemos hoje, o que acharam mais interessante?
  • Qual estratégia você utilizou para resolver os cálculos? Ela funcionou?
  • Se ela não funcionou, no que ela falhou? Como você poderia ter feito para que ela funcionasse?
  • Quais dicas podemos dar aos colegas para realizar o cálculo por estimativa de um quociente?
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Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Verificar o aprendizado do cálculo por estimativa de um quociente usando a multiplicação.

Orientação: Leia com a turma ou peça que um aluno leia em voz alta o problema. Certifique-se de que todas as crianças compreenderam corretamente o que deve ser feito.

Retome os procedimentos trabalhados na atividade principal e peça que os utilizem para resolver o problema individualmente. Circule pela sala e observe se as crianças estão conseguindo realizar a operação de acordo com o que foi proposto.

Discuta com a turma:

  • Como você acha que se saiu ao fazer a estimativa de um cálculo de divisão usando a multiplicação?
  • O uso da operação inversa facilita o cálculo da estimativa do quociente? Por quê?
  • Você teve dificuldades para realizar a atividade? Quais foram? O que você precisa fazer para superá-las?
  • É possível estimar o quociente usando a operação inversa sem saber as tabuadas? Como? Calcular dessa maneira facilita o trabalho?

Possibilidades de resolução:

  • 256 : 8 = 32

8 x 32 = 256

Usando a multiplicação por 10 e por 2

8 x 10 = 80

8 x 20 = 160

8 x 30 = 240

8 x 2 = 16

30 + 2 = 32

b) Agrupando pela adição

256 : 8 =

8 + 8 = 16 = 2 pacotes

16 + 16 = 32 = 4 pacotes

32 + 32 = 64 = 8 pacotes

64 + 64 = 128 = 16 pacotes

128 + 128 = 256 = 32 pacotes

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