11552
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Desafio sob Medida

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA19> Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

<EF03MA20> Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza.

Conceito-chave

Grandezas. Unidades de medida.

Conhecimentos Prévios

Identificar e diferenciar diferentes unidades de medida de uma mesma grandeza. Estimar medidas estabelecendo relações entre as unidades de medidas.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Caderno, lápis, borracha.

Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Apresente essa situação para que os alunos comparem as duas medidas referidas e estabeleçam as relações entre grama e quilograma. Ao realizar a tentativa de estimativa e comparação com a medida desejada as crianças são levadas a pensar na quantidade correspondente a cada medida e também na relação entre as medidas, no caso, quilograma e grama. A atividade será conduzida no sentido de iniciar um diálogo envolvendo as relações entre grandezas e medidas, não será realizado por parte dos alunos um registro escrito desta etapa da aula.

Propósito: Retomar o conceito de grandeza e associar diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Com a resposta dada por Karina, vocês acreditam que o tanto de farinha que possuem no armário é suficiente para fazer a receita?
  • Existe alguma forma de saber com precisão qual a quantidade de farinha existente?
  • As meninas devem,ou não, ir até o mercado comprar mais farinha?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Encaminhe as orientações para o desenvolvimento da atividade a qual será guiada no sentido de comparar e relacionar quantidades de uma grandeza expressas em diferentes unidades. Serão exploradas as grandezas comprimento, massa e capacidade em duas de suas unidades mais usuais de modo que possam ser reforçadas as relações entre as unidades padrões e seus múltiplos ou submúltiplos. Todos os alunos receberão a atividade impressa e deverão anotar os resultados a que chegaram de modo a auxiliar Carol a dar conta do desafio proposto por sua mãe. Caso julgue interessante pode propor que a atividade seja realizada em duplas de modo a propiciar as trocas de estratégias no sentido de obter os resultados desejados.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade.

Propósito: Relacionar e comparar diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos (slides 4 e5).

Orientações: Destaque que a atividade foi um desafio lançado de modo que Carol precisasse recorrer aos conhecimentos sobre as diferentes grandezas que estudou. Peça que eles também tentem recordar o que já viram sobre as relações entre as medidas para que possam ajudar Carol a dar as respostas o mais precisas possível para sua mãe. Valorize a criatividade dos alunos pedindo que já que estão ajudando Carol ajudem também sua mãe a escolher a surpresa mais legal para compensar pelo desafio.

Propósito: Relacionar e comparar diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Será que vocês conseguem ajudar Carol? Recordam de também já terem estudado essas unidades de medida que a mãe de Carol inclui no desafio?
  • Quantos gramas formam um quilograma?
  • Quantos mililitros formam um litro?
  • Quantos centímetros formam um metro?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Questione a turma sobre os resultados a que chegaram em cada uma das situações colocadas como desafio para Carol. Explore os raciocínios apresentados pela turma para lidar com cada uma das três grandezas. Instigue-os sobre as possíveis estratégias para resolução do desafio.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a verificar as relações estabelecidas entre diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução do desafio dos brigadeiros?
  • Como saber quantos docinhos de 25 g completam um 1 kg?
  • Qual a relação entre grama e quilograma?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Questione a turma sobre os resultados a que chegaram em cada uma das situações colocadas como desafio para Carol. Explore os raciocínios apresentados pela turma para lidar com cada uma das três grandezas. Instigue-os sobre as possíveis estratégias para resolução do desafio.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a verificar as relações estabelecidas entre diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução do desafio dos copos de refrigerante?
  • Como saber o total de refrigerante comprado?
  • Como saber quantos copinhos de 200 ml podem ser servidos com o total de refrigerante comprado?
  • Qual a relação entre litro e mililitro?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Questione a turma sobre os resultados a que chegaram em cada uma das situações colocadas como desafio para Carol. Explore os raciocínios apresentados pela turma para lidar com cada uma das três grandezas. Instigue-os sobre as possíveis estratégias para resolução do desafio.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a verificar as relações estabelecidas entre diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução do desafio das fitas para decorar os balões?
  • Como saber quantos balões conseguiremos decorar com 10 m de fita?
  • Qual a relação entre metro e centímetro?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as grandezas e as diferentes unidades de medidas utilizadas.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês precisaram verificar quantos brigadeiros a mãe de Carol comprou, quais medidas foram utilizadas? Quais as relações entre elas (quilograma e grama)?
  • Quando foi calculado o total de copinhos de refrigerante que poderiam ser servidos, quais medidas foram utilizadas? Quais as relações entre elas (litro e mililitro)?
  • Quando foi calculado o total de balões decorados com fitas, quais medidas foram utilizadas? Quais as relações entre elas (metro e centímetro)?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, registrando a unidade de medida mais adequada para preencher cada uma das lacunas. Destaque que neste exercício é esperado que sejam utilizadas unidades padronizadas de medida tais como algumas que exploramos durante nossa aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na identificação e diferenciação de grandezas.

Resumo da aula

download Baixar plano
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA19> Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

<EF03MA20> Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza.

Conceito-chave

Grandezas. Unidades de medida.

Conhecimentos Prévios

Identificar e diferenciar diferentes unidades de medida de uma mesma grandeza. Estimar medidas estabelecendo relações entre as unidades de medidas.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividades;
  • Caderno, lápis, borracha.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Apresente essa situação para que os alunos comparem as duas medidas referidas e estabeleçam as relações entre grama e quilograma. Ao realizar a tentativa de estimativa e comparação com a medida desejada as crianças são levadas a pensar na quantidade correspondente a cada medida e também na relação entre as medidas, no caso, quilograma e grama. A atividade será conduzida no sentido de iniciar um diálogo envolvendo as relações entre grandezas e medidas, não será realizado por parte dos alunos um registro escrito desta etapa da aula.

Propósito: Retomar o conceito de grandeza e associar diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Com a resposta dada por Karina, vocês acreditam que o tanto de farinha que possuem no armário é suficiente para fazer a receita?
  • Existe alguma forma de saber com precisão qual a quantidade de farinha existente?
  • As meninas devem,ou não, ir até o mercado comprar mais farinha?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Encaminhe as orientações para o desenvolvimento da atividade a qual será guiada no sentido de comparar e relacionar quantidades de uma grandeza expressas em diferentes unidades. Serão exploradas as grandezas comprimento, massa e capacidade em duas de suas unidades mais usuais de modo que possam ser reforçadas as relações entre as unidades padrões e seus múltiplos ou submúltiplos. Todos os alunos receberão a atividade impressa e deverão anotar os resultados a que chegaram de modo a auxiliar Carol a dar conta do desafio proposto por sua mãe. Caso julgue interessante pode propor que a atividade seja realizada em duplas de modo a propiciar as trocas de estratégias no sentido de obter os resultados desejados.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possíveis dificuldades que podem surgir diante da atividade.

Propósito: Relacionar e comparar diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 17 minutos (slides 4 e5).

Orientações: Destaque que a atividade foi um desafio lançado de modo que Carol precisasse recorrer aos conhecimentos sobre as diferentes grandezas que estudou. Peça que eles também tentem recordar o que já viram sobre as relações entre as medidas para que possam ajudar Carol a dar as respostas o mais precisas possível para sua mãe. Valorize a criatividade dos alunos pedindo que já que estão ajudando Carol ajudem também sua mãe a escolher a surpresa mais legal para compensar pelo desafio.

Propósito: Relacionar e comparar diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Será que vocês conseguem ajudar Carol? Recordam de também já terem estudado essas unidades de medida que a mãe de Carol inclui no desafio?
  • Quantos gramas formam um quilograma?
  • Quantos mililitros formam um litro?
  • Quantos centímetros formam um metro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Questione a turma sobre os resultados a que chegaram em cada uma das situações colocadas como desafio para Carol. Explore os raciocínios apresentados pela turma para lidar com cada uma das três grandezas. Instigue-os sobre as possíveis estratégias para resolução do desafio.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a verificar as relações estabelecidas entre diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução do desafio dos brigadeiros?
  • Como saber quantos docinhos de 25 g completam um 1 kg?
  • Qual a relação entre grama e quilograma?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Questione a turma sobre os resultados a que chegaram em cada uma das situações colocadas como desafio para Carol. Explore os raciocínios apresentados pela turma para lidar com cada uma das três grandezas. Instigue-os sobre as possíveis estratégias para resolução do desafio.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a verificar as relações estabelecidas entre diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução do desafio dos copos de refrigerante?
  • Como saber o total de refrigerante comprado?
  • Como saber quantos copinhos de 200 ml podem ser servidos com o total de refrigerante comprado?
  • Qual a relação entre litro e mililitro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Questione a turma sobre os resultados a que chegaram em cada uma das situações colocadas como desafio para Carol. Explore os raciocínios apresentados pela turma para lidar com cada uma das três grandezas. Instigue-os sobre as possíveis estratégias para resolução do desafio.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a verificar as relações estabelecidas entre diferentes unidades de uma mesma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução do desafio das fitas para decorar os balões?
  • Como saber quantos balões conseguiremos decorar com 10 m de fita?
  • Qual a relação entre metro e centímetro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as grandezas e as diferentes unidades de medidas utilizadas.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês precisaram verificar quantos brigadeiros a mãe de Carol comprou, quais medidas foram utilizadas? Quais as relações entre elas (quilograma e grama)?
  • Quando foi calculado o total de copinhos de refrigerante que poderiam ser servidos, quais medidas foram utilizadas? Quais as relações entre elas (litro e mililitro)?
  • Quando foi calculado o total de balões decorados com fitas, quais medidas foram utilizadas? Quais as relações entre elas (metro e centímetro)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, registrando a unidade de medida mais adequada para preencher cada uma das lacunas. Destaque que neste exercício é esperado que sejam utilizadas unidades padronizadas de medida tais como algumas que exploramos durante nossa aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na identificação e diferenciação de grandezas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA19 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano