Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica. (EF09MA07)
Objetivos específicos
Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica.
Conceito-chave
densidade demográfica
Conhecimentos que a turma deve dominar
Razão
Proporção
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Internet ( laboratório de informática ou celular) ou livro contendo dados da cidade e estado para pesquisa.
- Pode ser utilizada a calculadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Estabeleça um rápido debate com a turma de modo que eles possam relembrar os conceitos necessários para a realização das atividades. Deixe-os à vontade.
Propósito: Explorar os conceitos de razão e proporção
Discuta com a turma:
- O que são razões?
- Como definir se existe relação entre duas grandezas?
- O que é proporção ?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Se possível, faça com que os próprios alunos pesquisem a população e área da cidade e estado em que vivem. A pesquisa pode ser feita na biblioteca, sala de informática ou até mesmo no celular. Você pode também pesquisar em casa e trazer estes dados para serem apresentados aos estudantes, escrevendo-os no quadro. Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento.
Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e verifique se possuem alguma dúvida ou dificuldade para iniciar a atividade. Caso encontre alunos com dúvidas, procure não dar a resposta certa a eles, mas sempre fazer perguntas que os estimulem a pensar matematicamente. Em seguida, peça que reúnam em dupla comparar e discutir as soluções.
Propósito: Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica
Discuta com a turma:
- O que é densidade demográfica?
- A Matemática pode ser uma ferramenta para outras disciplinas? Que disciplina está diretamente envolvida nessa atividade?
- A divisão nos territórios é feita por igual? Compare bairros mais populosos com bairros menos populosos para que os alunos percebam que essa razão é importante para fins geográficos e políticos.
- Para que a densidade demográfica da cidade e do estado serem iguais, quantos habitantes a cidade teria que ter?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Se possível, faça com que os próprios alunos pesquisem a população e área da cidade e estado em que vivem. A pesquisa pode ser feita na biblioteca, sala de informática ou até mesmo no celular. Você pode também pesquisar em casa e trazer estes dados para serem apresentados aos estudantes, escrevendo-os no quadro. Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento.
Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e verifique se possuem alguma dúvida ou dificuldade para iniciar a atividade. Caso encontre alunos com dúvidas, procure não dar a resposta certa a eles, mas sempre fazer perguntas que os estimulem a pensar matematicamente. Em seguida, peça que reúnam em dupla comparar e discutir as soluções.
Propósito: Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica
Discuta com a turma:
- O que é densidade demográfica?
- A Matemática pode ser uma ferramenta para outras disciplinas? Que disciplina está diretamente envolvida nessa atividade?
- A divisão nos territórios é feita por igual? Compare bairros mais populosos com bairros menos populosos para que os alunos percebam que essa razão é importante para fins geográficos e políticos.
- Para que a densidade demográfica da cidade e do estado serem iguais, quantos habitantes a cidade teria que ter?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Se possível, faça com que os próprios alunos pesquisem a população e área da cidade e estado em que vivem. A pesquisa pode ser feita na biblioteca, sala de informática ou até mesmo no celular. Você pode também pesquisar em casa e trazer estes dados para serem apresentados aos estudantes, escrevendo-os no quadro. Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento.
Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e verifique se possuem alguma dúvida ou dificuldade para iniciar a atividade. Caso encontre alunos com dúvidas, procure não dar a resposta certa a eles, mas sempre fazer perguntas que os estimulem a pensar matematicamente. Em seguida, peça que reúnam em dupla comparar e discutir as soluções.
Propósito: Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica
Discuta com a turma:
- O que é densidade demográfica?
- A Matemática pode ser uma ferramenta para outras disciplinas? Que disciplina está diretamente envolvida nessa atividade?
- A divisão nos territórios é feita por igual? Compare bairros mais populosos com bairros menos populosos para que os alunos percebam que essa razão é importante para fins geográficos e políticos.
- Para que a densidade demográfica da cidade e do estado serem iguais, quantos habitantes a cidade teria que ter?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)
Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.
Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos
Discuta com a turma:
- Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
- Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)
Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.
Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos
Discuta com a turma:
- Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
- Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)
Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.
Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos
Discuta com a turma:
- Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
- Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)
Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.
Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos
Discuta com a turma:
- Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
- Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)
Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.
Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos
Discuta com a turma:
- Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
- Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)
Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.
Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos
Discuta com a turma:
- Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
- Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)
Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.
Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos
Discuta com a turma:
- Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
- Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido no aquecimento e durante as atividades.
Propósito: Retomar o aprendizado.
RAIO X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Peça que os alunos respondam a atividade individualmente. Como na atividade anterior já foi realizada a pesquisa dos números de população e área da cidade em que a escola se localiza, o aluno já terá as informações necessárias para respondê-la.
Propósito: Verificar aprendizagem dos alunos referente ao conteúdo estudado.
Discuta com a turma:
- Incentive os alunos a fazer comparações mais complexas do que simplesmente dizer qual é maior, como por exemplo quantas vezes a população de uma cidade cabe na outra, ou qual a área da cidade maior que a população da cidade menor ocuparia, considerando a densidade demográfica.
- Verifique o que acontece com a densidade demográfica se a cidade tivesse uma área menor.
- Qual a densidade demográfica se a área fosse a da sua cidade?
- Oportunize o aluno manifestar suas interpretações.
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar