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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Plano de Ampliação - Quantas pessoas vivem aqui?

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre densidade demográfica

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim




Habilidade da BNCC

Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica. (EF09MA07)



Objetivos específicos

Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica.

Conceito-chave

densidade demográfica

Conhecimentos que a turma deve dominar

Razão

Proporção

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Internet ( laboratório de informática ou celular) ou livro contendo dados da cidade e estado para pesquisa.
  • Pode ser utilizada a calculadora

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Estabeleça um rápido debate com a turma de modo que eles possam relembrar os conceitos necessários para a realização das atividades. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar os conceitos de razão e proporção

Discuta com a turma:

  • O que são razões?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?
  • O que é proporção ?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Se possível, faça com que os próprios alunos pesquisem a população e área da cidade e estado em que vivem. A pesquisa pode ser feita na biblioteca, sala de informática ou até mesmo no celular. Você pode também pesquisar em casa e trazer estes dados para serem apresentados aos estudantes, escrevendo-os no quadro. Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento.

Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e verifique se possuem alguma dúvida ou dificuldade para iniciar a atividade. Caso encontre alunos com dúvidas, procure não dar a resposta certa a eles, mas sempre fazer perguntas que os estimulem a pensar matematicamente. Em seguida, peça que reúnam em dupla comparar e discutir as soluções.

Propósito: Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica

Discuta com a turma:

  • O que é densidade demográfica?
  • A Matemática pode ser uma ferramenta para outras disciplinas? Que disciplina está diretamente envolvida nessa atividade?
  • A divisão nos territórios é feita por igual? Compare bairros mais populosos com bairros menos populosos para que os alunos percebam que essa razão é importante para fins geográficos e políticos.
  • Para que a densidade demográfica da cidade e do estado serem iguais, quantos habitantes a cidade teria que ter?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Se possível, faça com que os próprios alunos pesquisem a população e área da cidade e estado em que vivem. A pesquisa pode ser feita na biblioteca, sala de informática ou até mesmo no celular. Você pode também pesquisar em casa e trazer estes dados para serem apresentados aos estudantes, escrevendo-os no quadro. Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento.

Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e verifique se possuem alguma dúvida ou dificuldade para iniciar a atividade. Caso encontre alunos com dúvidas, procure não dar a resposta certa a eles, mas sempre fazer perguntas que os estimulem a pensar matematicamente. Em seguida, peça que reúnam em dupla comparar e discutir as soluções.

Propósito: Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica

Discuta com a turma:

  • O que é densidade demográfica?
  • A Matemática pode ser uma ferramenta para outras disciplinas? Que disciplina está diretamente envolvida nessa atividade?
  • A divisão nos territórios é feita por igual? Compare bairros mais populosos com bairros menos populosos para que os alunos percebam que essa razão é importante para fins geográficos e políticos.
  • Para que a densidade demográfica da cidade e do estado serem iguais, quantos habitantes a cidade teria que ter?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Se possível, faça com que os próprios alunos pesquisem a população e área da cidade e estado em que vivem. A pesquisa pode ser feita na biblioteca, sala de informática ou até mesmo no celular. Você pode também pesquisar em casa e trazer estes dados para serem apresentados aos estudantes, escrevendo-os no quadro. Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento.

Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e verifique se possuem alguma dúvida ou dificuldade para iniciar a atividade. Caso encontre alunos com dúvidas, procure não dar a resposta certa a eles, mas sempre fazer perguntas que os estimulem a pensar matematicamente. Em seguida, peça que reúnam em dupla comparar e discutir as soluções.

Propósito: Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica

Discuta com a turma:

  • O que é densidade demográfica?
  • A Matemática pode ser uma ferramenta para outras disciplinas? Que disciplina está diretamente envolvida nessa atividade?
  • A divisão nos territórios é feita por igual? Compare bairros mais populosos com bairros menos populosos para que os alunos percebam que essa razão é importante para fins geográficos e políticos.
  • Para que a densidade demográfica da cidade e do estado serem iguais, quantos habitantes a cidade teria que ter?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido no aquecimento e durante as atividades.

Propósito: Retomar o aprendizado.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Peça que os alunos respondam a atividade individualmente. Como na atividade anterior já foi realizada a pesquisa dos números de população e área da cidade em que a escola se localiza, o aluno já terá as informações necessárias para respondê-la.

Propósito: Verificar aprendizagem dos alunos referente ao conteúdo estudado.

Discuta com a turma:

  • Incentive os alunos a fazer comparações mais complexas do que simplesmente dizer qual é maior, como por exemplo quantas vezes a população de uma cidade cabe na outra, ou qual a área da cidade maior que a população da cidade menor ocuparia, considerando a densidade demográfica.
  • Verifique o que acontece com a densidade demográfica se a cidade tivesse uma área menor.
  • Qual a densidade demográfica se a área fosse a da sua cidade?
  • Oportunize o aluno manifestar suas interpretações.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim




Habilidade da BNCC

Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica. (EF09MA07)



Objetivos específicos

Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica.

Conceito-chave

densidade demográfica

Conhecimentos que a turma deve dominar

Razão

Proporção

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Internet ( laboratório de informática ou celular) ou livro contendo dados da cidade e estado para pesquisa.
  • Pode ser utilizada a calculadora
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Estabeleça um rápido debate com a turma de modo que eles possam relembrar os conceitos necessários para a realização das atividades. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar os conceitos de razão e proporção

Discuta com a turma:

  • O que são razões?
  • Como definir se existe relação entre duas grandezas?
  • O que é proporção ?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Se possível, faça com que os próprios alunos pesquisem a população e área da cidade e estado em que vivem. A pesquisa pode ser feita na biblioteca, sala de informática ou até mesmo no celular. Você pode também pesquisar em casa e trazer estes dados para serem apresentados aos estudantes, escrevendo-os no quadro. Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento.

Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e verifique se possuem alguma dúvida ou dificuldade para iniciar a atividade. Caso encontre alunos com dúvidas, procure não dar a resposta certa a eles, mas sempre fazer perguntas que os estimulem a pensar matematicamente. Em seguida, peça que reúnam em dupla comparar e discutir as soluções.

Propósito: Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica

Discuta com a turma:

  • O que é densidade demográfica?
  • A Matemática pode ser uma ferramenta para outras disciplinas? Que disciplina está diretamente envolvida nessa atividade?
  • A divisão nos territórios é feita por igual? Compare bairros mais populosos com bairros menos populosos para que os alunos percebam que essa razão é importante para fins geográficos e políticos.
  • Para que a densidade demográfica da cidade e do estado serem iguais, quantos habitantes a cidade teria que ter?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Se possível, faça com que os próprios alunos pesquisem a população e área da cidade e estado em que vivem. A pesquisa pode ser feita na biblioteca, sala de informática ou até mesmo no celular. Você pode também pesquisar em casa e trazer estes dados para serem apresentados aos estudantes, escrevendo-os no quadro. Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento.

Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e verifique se possuem alguma dúvida ou dificuldade para iniciar a atividade. Caso encontre alunos com dúvidas, procure não dar a resposta certa a eles, mas sempre fazer perguntas que os estimulem a pensar matematicamente. Em seguida, peça que reúnam em dupla comparar e discutir as soluções.

Propósito: Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica

Discuta com a turma:

  • O que é densidade demográfica?
  • A Matemática pode ser uma ferramenta para outras disciplinas? Que disciplina está diretamente envolvida nessa atividade?
  • A divisão nos territórios é feita por igual? Compare bairros mais populosos com bairros menos populosos para que os alunos percebam que essa razão é importante para fins geográficos e políticos.
  • Para que a densidade demográfica da cidade e do estado serem iguais, quantos habitantes a cidade teria que ter?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Se possível, faça com que os próprios alunos pesquisem a população e área da cidade e estado em que vivem. A pesquisa pode ser feita na biblioteca, sala de informática ou até mesmo no celular. Você pode também pesquisar em casa e trazer estes dados para serem apresentados aos estudantes, escrevendo-os no quadro. Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente num primeiro momento.

Enquanto os alunos resolvem a atividade, circule pela sala e verifique se possuem alguma dúvida ou dificuldade para iniciar a atividade. Caso encontre alunos com dúvidas, procure não dar a resposta certa a eles, mas sempre fazer perguntas que os estimulem a pensar matematicamente. Em seguida, peça que reúnam em dupla comparar e discutir as soluções.

Propósito: Resolver situações problemas envolvendo proporcionalidade, utilizando densidade demográfica

Discuta com a turma:

  • O que é densidade demográfica?
  • A Matemática pode ser uma ferramenta para outras disciplinas? Que disciplina está diretamente envolvida nessa atividade?
  • A divisão nos territórios é feita por igual? Compare bairros mais populosos com bairros menos populosos para que os alunos percebam que essa razão é importante para fins geográficos e políticos.
  • Para que a densidade demográfica da cidade e do estado serem iguais, quantos habitantes a cidade teria que ter?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 Minutos (slides 7 a 13)

Orientações: Neste momento, peça para que alguns alunos expliquem para toda a turma suas estratégias de resolução, mesmo que tenham errado, pois assim poderão discutir por que o erro ocorreu e como poderia ser evitado. Nos slides 9 a 15, apresentam-se algumas soluções, dentre as inúmeras que os alunos podem imaginar.

Lembrando que os dados apresentados são relativos à cidade e ao estado do Rio de janeiro, mas você e seus alunos deverão pesquisar esses dados relativos a sua cidade e estado.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da razão que representa a densidade demográfica?
  • Que a razão em questão representa uma aproximação do número de habitantes por quilômetro quadrado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido no aquecimento e durante as atividades.

Propósito: Retomar o aprendizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Peça que os alunos respondam a atividade individualmente. Como na atividade anterior já foi realizada a pesquisa dos números de população e área da cidade em que a escola se localiza, o aluno já terá as informações necessárias para respondê-la.

Propósito: Verificar aprendizagem dos alunos referente ao conteúdo estudado.

Discuta com a turma:

  • Incentive os alunos a fazer comparações mais complexas do que simplesmente dizer qual é maior, como por exemplo quantas vezes a população de uma cidade cabe na outra, ou qual a área da cidade maior que a população da cidade menor ocuparia, considerando a densidade demográfica.
  • Verifique o que acontece com a densidade demográfica se a cidade tivesse uma área menor.
  • Qual a densidade demográfica se a área fosse a da sua cidade?
  • Oportunize o aluno manifestar suas interpretações.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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