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Plano de aula - Jogando e calculando

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF03MA06  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Saber decompor o número;
  • Saber interpretar problemas matemáticos;
  • Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.

Objetivo específico:  

Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.

Conceito-chave:    

Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.

Recursos necessários:

  • Equipamento de projeção de imagem,
  • Cartazes,
  • Atividade xerocada,
  • Papel,
  • Lápis de cor,
  • Baralho de cartas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Incentivar a capacidade de cálculo mental.

Orientações: Diga a seus alunos que aprenderão a fazer cálculo mental com mais agilidade. Leia a situação-problema e oriente que calculem mentalmente a resposta. Faça as perguntas abaixo, dê um tempo para resolverem e depois peça que expliquem como pensaram para calcular.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que temos na situação-problema?
  • Qual é a pergunta?
  • Como calcular a diferença entre as duas lojas?
  • Qual operação podemos fazer?
  • Será que dá para calcular mentalmente?
  • Alguém pode me dizer como pensou para fazer o cálculo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Propósito: Desenvolver a habilidade no cálculo mental.

Orientações: Divida sua turma em duplas ou trios. Fale para eles que participarão de um joguinho bem divertido e que farão cálculo mental de forma mais rápida. Apresente as regras do Jogo do Mico para seus alunos. Cada trio ou dupla receberá um jogo de cartas com 12 cartas com problemas e 12 cartas com os resultados. Um dos participantes (escolhido por sorteio ou outro critério) retirará uma das cartas e sem olhar, esconderá a mesma de todos. Embaralhará e distribuirá as restantes entre os participantes. Todos terão alguns minutos para verificar se as cartas recebidas formam pares (problema e resultado). Caso façam, descartarão os pares no centro da mesa. Depois que todos fizerem a mesma coisa, cada participante abre um leque com as cartas que restaram e que não fizeram pares e posiciona nas mãos de forma que o adversários não vejam suas cartas. Cada jogador retira uma carta do colega, confere se faz par com uma das cartas que têm em mãos. Se fizer par, descarta. Se não fizer, fica com a carta. Num sistema de rodízio, vão retirando as cartas uns dos outros até terminarem todos os pares e sobrar uma carta na mão de um dos participantes. Então esse participante pega a carta que havia sido escondida no início do jogo e confere. Essa deverá ser o par da carta que sobrou em sua mão. Ele será o mico do jogo e pagará uma prenda. (Sugerida pela professora ou alunos: Canta uma música, dança, recita uma poesia, etc.) Prepare o espírito esportivo dos seus alunos. Diga que haverá aprendizagem e que não serão aceitas manifestações desagradáveis como vaias ou prendas que constranjam seus colegas. É uma brincadeira saudável e que todos serão beneficiados pela aprendizagem e esse é o maior objetivo.

Discuta com a turma:

  • Qual a dificuldade que esse jogo apresenta?
  • Como você está fazendo para calcular os problemas?
  • A carta escondida fez par com a carta que sobrou?
  • O que pode ter acontecido?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Propósito: Desenvolver a habilidade no cálculo mental.

Orientações: Divida sua turma em duplas ou trios. Fale para eles que participarão de um joguinho bem divertido e que farão cálculo mental de forma mais rápida. Apresente as regras do Jogo do Mico para seus alunos. Cada trio ou dupla receberá um jogo de cartas com 12 cartas com problemas e 12 cartas com os resultados. Um dos participantes (escolhido por sorteio ou outro critério) retirará uma das cartas e sem olhar, esconderá a mesma de todos. Embaralhará e distribuirá as restantes entre os participantes. Todos terão alguns minutos para verificar se as cartas recebidas formam pares (problema e resultado). Caso façam, descartarão os pares no centro da mesa. Depois que todos fizerem a mesma coisa, cada participante abre um leque com as cartas que restaram e que não fizeram pares e posiciona nas mãos de forma que o adversários não vejam suas cartas. Cada jogador retira uma carta do colega, confere se faz par com uma das cartas que têm em mãos. Se fizer par, descarta. Se não fizer, fica com a carta. Num sistema de rodízio, vão retirando as cartas uns dos outros até terminarem todos os pares e sobrar uma carta na mão de um dos participantes. Então esse participante pega a carta que havia sido escondida no início do jogo e confere. Essa deverá ser o par da carta que sobrou em sua mão. Ele será o mico do jogo e pagará uma prenda. (Sugerida pela professora ou alunos: Canta uma música, dança, recita uma poesia, etc.) Prepare o espírito esportivo dos seus alunos. Diga que haverá aprendizagem e que não serão aceitas manifestações desagradáveis como vaias ou prendas que constranjam seus colegas. É uma brincadeira saudável e que todos serão beneficiados pela aprendizagem e esse é o maior objetivo.

Discuta com a turma:

  • Qual a dificuldade que esse jogo apresenta?
  • Como você está fazendo para calcular os problemas?
  • A carta escondida fez par com a carta que sobrou?
  • O que pode ter acontecido?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Conduzir os alunos a analisar os possíveis erros no resultado do jogo.

Orientações: Esses são exemplos de possibilidades. Utilize as cartas que sobraram no jogo das duplas ou trios da sua turma para levantar os questionamentos. Peça que cada grupo explique o que poderia ter acontecido caso as cartas tenham ficado diferentes do esperado.

Proponha a repetição do jogo para que os grupos tenham a oportunidade de chegar ao resultado correto.

Discuta com a turma:

  • Quais equipes conseguiram chegar ao final do jogo com as cartas corretas?
  • Vamos voltar aos pares descartados na mesa e ver quais cartas poderiam estar casadas incorretamente?
  • A pessoa que ficou com a carta mico é responsável pelo erro da combinação de cartas?
  • Quem descartou incorretamente?
  • Onde ela se confundiu?
  • Qual foi a operação que não foi resolvida e que embaraçou o jogo?
  • Quem teve dificuldades na agilidade do cálculo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Conduzir os alunos a analisar os possíveis erros no resultado do jogo.

Orientações: Esses são exemplos de possibilidades. Utilize as cartas que sobraram no jogo das duplas ou trios da sua turma para levantar os questionamentos. Peça que cada grupo explique o que poderia ter acontecido caso as cartas tenham ficado diferentes do esperado.

Proponha a repetição do jogo para que os grupos tenham a oportunidade de chegar ao resultado correto.

Discuta com a turma:

  • Quais equipes conseguiram chegar ao final do jogo com as cartas corretas?
  • Vamos voltar aos pares descartados na mesa e ver quais cartas poderiam estar casadas incorretamente?
  • A pessoa que ficou com a carta mico é responsável pelo erro da combinação de cartas?
  • Quem descartou incorretamente?
  • Onde ela se confundiu?
  • Qual foi a operação que não foi resolvida e que embaraçou o jogo?
  • Quem teve dificuldades na agilidade do cálculo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Conduzir os alunos a analisar os possíveis erros no resultado do jogo.

Orientações: Esses são exemplos de possibilidades. Utilize as cartas que sobraram no jogo das duplas ou trios da sua turma para levantar os questionamentos. Peça que cada grupo explique o que poderia ter acontecido caso as cartas tenham ficado diferentes do esperado.

Proponha a repetição do jogo para que os grupos tenham a oportunidade de chegar ao resultado correto.

Discuta com a turma:

  • Quais equipes conseguiram chegar ao final do jogo com as cartas corretas?
  • Vamos voltar aos pares descartados na mesa e ver quais cartas poderiam estar casadas incorretamente?
  • A pessoa que ficou com a carta mico é responsável pelo erro da combinação de cartas?
  • Quem descartou incorretamente?
  • Onde ela se confundiu?
  • Qual foi a operação que não foi resolvida e que embaraçou o jogo?
  • Quem teve dificuldades na agilidade do cálculo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Conduzir os alunos a analisar os possíveis erros no resultado do jogo.

Orientações: Esses são exemplos de possibilidades. Utilize as cartas que sobraram no jogo das duplas ou trios da sua turma para levantar os questionamentos. Peça que cada grupo explique o que poderia ter acontecido caso as cartas tenham ficado diferentes do esperado.

Proponha a repetição do jogo para que os grupos tenham a oportunidade de chegar ao resultado correto.

Discuta com a turma:

  • Quais equipes conseguiram chegar ao final do jogo com as cartas corretas?
  • Vamos voltar aos pares descartados na mesa e ver quais cartas poderiam estar casadas incorretamente?
  • A pessoa que ficou com a carta mico é responsável pelo erro da combinação de cartas?
  • Quem descartou incorretamente?
  • Onde ela se confundiu?
  • Qual foi a operação que não foi resolvida e que embaraçou o jogo?
  • Quem teve dificuldades na agilidade do cálculo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem do dia.

Orientações: Pergunte a seus alunos o que aprenderam com o jogo.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam os problemas apresentados no jogo?
  • Vocês conseguiram calcular com agilidade os problemas?
  • Vamos resumir em uma frase a aprendizagem da aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 e 12 )

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.

Orientações: Fale para seus alunos que farão uma atividade individual para mostrar o quanto aprenderam com o jogo. Peça que leiam com atenção a atividade e calculem mentalmente as operações.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 e 12 )

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.

Orientações: Fale para seus alunos que farão uma atividade individual para mostrar o quanto aprenderam com o jogo. Peça que leiam com atenção a atividade e calculem mentalmente as operações.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

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Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF03MA06  Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Saber decompor o número;
  • Saber interpretar problemas matemáticos;
  • Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.

Objetivo específico:  

Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.

Conceito-chave:    

Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.

Recursos necessários:

  • Equipamento de projeção de imagem,
  • Cartazes,
  • Atividade xerocada,
  • Papel,
  • Lápis de cor,
  • Baralho de cartas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Incentivar a capacidade de cálculo mental.

Orientações: Diga a seus alunos que aprenderão a fazer cálculo mental com mais agilidade. Leia a situação-problema e oriente que calculem mentalmente a resposta. Faça as perguntas abaixo, dê um tempo para resolverem e depois peça que expliquem como pensaram para calcular.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que temos na situação-problema?
  • Qual é a pergunta?
  • Como calcular a diferença entre as duas lojas?
  • Qual operação podemos fazer?
  • Será que dá para calcular mentalmente?
  • Alguém pode me dizer como pensou para fazer o cálculo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Propósito: Desenvolver a habilidade no cálculo mental.

Orientações: Divida sua turma em duplas ou trios. Fale para eles que participarão de um joguinho bem divertido e que farão cálculo mental de forma mais rápida. Apresente as regras do Jogo do Mico para seus alunos. Cada trio ou dupla receberá um jogo de cartas com 12 cartas com problemas e 12 cartas com os resultados. Um dos participantes (escolhido por sorteio ou outro critério) retirará uma das cartas e sem olhar, esconderá a mesma de todos. Embaralhará e distribuirá as restantes entre os participantes. Todos terão alguns minutos para verificar se as cartas recebidas formam pares (problema e resultado). Caso façam, descartarão os pares no centro da mesa. Depois que todos fizerem a mesma coisa, cada participante abre um leque com as cartas que restaram e que não fizeram pares e posiciona nas mãos de forma que o adversários não vejam suas cartas. Cada jogador retira uma carta do colega, confere se faz par com uma das cartas que têm em mãos. Se fizer par, descarta. Se não fizer, fica com a carta. Num sistema de rodízio, vão retirando as cartas uns dos outros até terminarem todos os pares e sobrar uma carta na mão de um dos participantes. Então esse participante pega a carta que havia sido escondida no início do jogo e confere. Essa deverá ser o par da carta que sobrou em sua mão. Ele será o mico do jogo e pagará uma prenda. (Sugerida pela professora ou alunos: Canta uma música, dança, recita uma poesia, etc.) Prepare o espírito esportivo dos seus alunos. Diga que haverá aprendizagem e que não serão aceitas manifestações desagradáveis como vaias ou prendas que constranjam seus colegas. É uma brincadeira saudável e que todos serão beneficiados pela aprendizagem e esse é o maior objetivo.

Discuta com a turma:

  • Qual a dificuldade que esse jogo apresenta?
  • Como você está fazendo para calcular os problemas?
  • A carta escondida fez par com a carta que sobrou?
  • O que pode ter acontecido?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)

Propósito: Desenvolver a habilidade no cálculo mental.

Orientações: Divida sua turma em duplas ou trios. Fale para eles que participarão de um joguinho bem divertido e que farão cálculo mental de forma mais rápida. Apresente as regras do Jogo do Mico para seus alunos. Cada trio ou dupla receberá um jogo de cartas com 12 cartas com problemas e 12 cartas com os resultados. Um dos participantes (escolhido por sorteio ou outro critério) retirará uma das cartas e sem olhar, esconderá a mesma de todos. Embaralhará e distribuirá as restantes entre os participantes. Todos terão alguns minutos para verificar se as cartas recebidas formam pares (problema e resultado). Caso façam, descartarão os pares no centro da mesa. Depois que todos fizerem a mesma coisa, cada participante abre um leque com as cartas que restaram e que não fizeram pares e posiciona nas mãos de forma que o adversários não vejam suas cartas. Cada jogador retira uma carta do colega, confere se faz par com uma das cartas que têm em mãos. Se fizer par, descarta. Se não fizer, fica com a carta. Num sistema de rodízio, vão retirando as cartas uns dos outros até terminarem todos os pares e sobrar uma carta na mão de um dos participantes. Então esse participante pega a carta que havia sido escondida no início do jogo e confere. Essa deverá ser o par da carta que sobrou em sua mão. Ele será o mico do jogo e pagará uma prenda. (Sugerida pela professora ou alunos: Canta uma música, dança, recita uma poesia, etc.) Prepare o espírito esportivo dos seus alunos. Diga que haverá aprendizagem e que não serão aceitas manifestações desagradáveis como vaias ou prendas que constranjam seus colegas. É uma brincadeira saudável e que todos serão beneficiados pela aprendizagem e esse é o maior objetivo.

Discuta com a turma:

  • Qual a dificuldade que esse jogo apresenta?
  • Como você está fazendo para calcular os problemas?
  • A carta escondida fez par com a carta que sobrou?
  • O que pode ter acontecido?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Conduzir os alunos a analisar os possíveis erros no resultado do jogo.

Orientações: Esses são exemplos de possibilidades. Utilize as cartas que sobraram no jogo das duplas ou trios da sua turma para levantar os questionamentos. Peça que cada grupo explique o que poderia ter acontecido caso as cartas tenham ficado diferentes do esperado.

Proponha a repetição do jogo para que os grupos tenham a oportunidade de chegar ao resultado correto.

Discuta com a turma:

  • Quais equipes conseguiram chegar ao final do jogo com as cartas corretas?
  • Vamos voltar aos pares descartados na mesa e ver quais cartas poderiam estar casadas incorretamente?
  • A pessoa que ficou com a carta mico é responsável pelo erro da combinação de cartas?
  • Quem descartou incorretamente?
  • Onde ela se confundiu?
  • Qual foi a operação que não foi resolvida e que embaraçou o jogo?
  • Quem teve dificuldades na agilidade do cálculo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Conduzir os alunos a analisar os possíveis erros no resultado do jogo.

Orientações: Esses são exemplos de possibilidades. Utilize as cartas que sobraram no jogo das duplas ou trios da sua turma para levantar os questionamentos. Peça que cada grupo explique o que poderia ter acontecido caso as cartas tenham ficado diferentes do esperado.

Proponha a repetição do jogo para que os grupos tenham a oportunidade de chegar ao resultado correto.

Discuta com a turma:

  • Quais equipes conseguiram chegar ao final do jogo com as cartas corretas?
  • Vamos voltar aos pares descartados na mesa e ver quais cartas poderiam estar casadas incorretamente?
  • A pessoa que ficou com a carta mico é responsável pelo erro da combinação de cartas?
  • Quem descartou incorretamente?
  • Onde ela se confundiu?
  • Qual foi a operação que não foi resolvida e que embaraçou o jogo?
  • Quem teve dificuldades na agilidade do cálculo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Conduzir os alunos a analisar os possíveis erros no resultado do jogo.

Orientações: Esses são exemplos de possibilidades. Utilize as cartas que sobraram no jogo das duplas ou trios da sua turma para levantar os questionamentos. Peça que cada grupo explique o que poderia ter acontecido caso as cartas tenham ficado diferentes do esperado.

Proponha a repetição do jogo para que os grupos tenham a oportunidade de chegar ao resultado correto.

Discuta com a turma:

  • Quais equipes conseguiram chegar ao final do jogo com as cartas corretas?
  • Vamos voltar aos pares descartados na mesa e ver quais cartas poderiam estar casadas incorretamente?
  • A pessoa que ficou com a carta mico é responsável pelo erro da combinação de cartas?
  • Quem descartou incorretamente?
  • Onde ela se confundiu?
  • Qual foi a operação que não foi resolvida e que embaraçou o jogo?
  • Quem teve dificuldades na agilidade do cálculo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.(Slides 6 a 9)

Propósito: Conduzir os alunos a analisar os possíveis erros no resultado do jogo.

Orientações: Esses são exemplos de possibilidades. Utilize as cartas que sobraram no jogo das duplas ou trios da sua turma para levantar os questionamentos. Peça que cada grupo explique o que poderia ter acontecido caso as cartas tenham ficado diferentes do esperado.

Proponha a repetição do jogo para que os grupos tenham a oportunidade de chegar ao resultado correto.

Discuta com a turma:

  • Quais equipes conseguiram chegar ao final do jogo com as cartas corretas?
  • Vamos voltar aos pares descartados na mesa e ver quais cartas poderiam estar casadas incorretamente?
  • A pessoa que ficou com a carta mico é responsável pelo erro da combinação de cartas?
  • Quem descartou incorretamente?
  • Onde ela se confundiu?
  • Qual foi a operação que não foi resolvida e que embaraçou o jogo?
  • Quem teve dificuldades na agilidade do cálculo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem do dia.

Orientações: Pergunte a seus alunos o que aprenderam com o jogo.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam os problemas apresentados no jogo?
  • Vocês conseguiram calcular com agilidade os problemas?
  • Vamos resumir em uma frase a aprendizagem da aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 e 12 )

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.

Orientações: Fale para seus alunos que farão uma atividade individual para mostrar o quanto aprenderam com o jogo. Peça que leiam com atenção a atividade e calculem mentalmente as operações.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 11 e 12 )

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.

Orientações: Fale para seus alunos que farão uma atividade individual para mostrar o quanto aprenderam com o jogo. Peça que leiam com atenção a atividade e calculem mentalmente as operações.

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