11546
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Maior ou menor?

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre Localização e comparação de números na reta numerada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Filipe Trovão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp.

Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet;
- Loom.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Pergunte aos alunos quais instrumentos que usamos no dia a dia possui graduações. Peça para percorrerem e fotografarem os objetos que encontrarem nos próprios lares. Oriente-os a postarem as descobertas no grupo do Whatsapp ou Google Sala de Aula.

A ideia é que apresentem instrumentos que conheçam e são utilizados para medir algo. Mesmo que eles não apresentem nenhum instrumento novo, é importante que você realize uma análise (comparativa) entre os objetos encontrados pelos alunos em casa.

Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso à proposta da atividade. Para isso, tire uma foto das atividades e disponibilize via Whatsapp ou Google Sala de Aula, para que os alunos leiam os problemas e elaborem estratégias para resolução.

Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
Incentive os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionarem as questões. Para isso, organize o momento usando o recurso do Meet ou Google Sala de Aula, para uma maior interação entre os estudantes.

A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar como pensou para resolver o problema e compartilhar as resoluções.

Encerramento
Encerre a aula retomando com os alunos a importância de se representar corretamente a ordem dos números inteiros. Explique que a reta numerada é um importante aliado para essa compreensão. Apresente o slide do encerramento e, usando o aplicativo Loom, grave uma rápida explicação sobre o tema.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves


Código: MAT7_03NUM03

(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas