11545
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - O algoritmo da subtração e o Quadro Valor Lugar (Q.V.L.)

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre resolver situação problema envolvendo subtração, utilizando estratégias pessoais incluindo o Q.V.L. (Quadro Valor de Lugar).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila da Silva Medeiros

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
Necessários: atividades impressas ou encaminhadas pela internet (via Whatsapp, email etc.). 
Optativos: Zoom, Meet e Q.V.L. confeccionado no papel.

Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e da Discussão das Soluções.

Atividade principal
Para resolver a atividade proposta os alunos precisam da atividade e do Q.V.L. Você pode encaminhar o material para eles por e-mail e pedir para imprimirem ou reproduzirem o Q.V.L. no caderno. Se eles não conhecerem o Quadro Valor de Lugar, grave um áudio falando um pouco sobre ele. Envie imagens dele para que tenham como referência e reproduzam.

Oriente que, antes de iniciarem a tarefa, brinquem um pouco com o Q.V.L. representando alguns números nele. Você pode encaminhar estes números junto com a atividade ou deixar os alunos livres para criá-los. É importante que eles entendam a função deste recurso e identifiquem as ordens dos números.

Você também pode enviar a situação-problema por meio de áudio noo Whatsapp. As resoluções do problema feitas pelos alunos e as questões referentes a elas podem ser enviadas por imagem. Explique que eles devem analisar as três resoluções diferentes para a mesma situação-problema. Combine com os alunos para enviarem as respostas para você da forma que for mais fácil. Eles podem mandar imagens e gravar áudios justificando as respostas.

Se estiver em momento síncrono com a turma, compartilhe sua tela com os alunos com os slides 5, 6, 7, 8 e 9 e faça as perguntas sugeridas nas orientações. Neste caso, acompanhe o desenvolvimento da turma fazendo as intervenções necessárias que foram sugeridas no plano. Você pode confeccionar o Q.V.L. sugerido pela autora do plano e usá-lo junto na representação da operação do problema, mostrando para todos.

Discussão das soluções
Se tiver possibilidade de realizar momento síncrono todos os alunos, incentive que expliquem a análise que fizeram dos cálculos das três crianças. Discuta as soluções apresentadas pelos alunos Maria Júlia e Murilo, destacando as semelhanças e diferenças. Dê ênfase ao erro na resolução de Renan e peça para os alunos justificarem o erro na subtração apresentada.

Pergunte se, em relação à resolução da Maria Júlia, eles já resolveram alguma operação desta maneira. Questione se acham mais prático resolver uma operação utilizando o Quadro Valor de Lugar.

Caso não seja possível realizar o momento síncrono, você pode pedir que gravem um áudio explicando o que pensaram ou respondam por escrito. Use as questões abaixo, que podem ser enviadas junto com a atividade ou por áudio pelo Whatsapp.
     - Há alguma resolução errada? Como você chegou a essa conclusão? Explique.
     - Você faria diferente? Como seria sua resolução?

É importante que os alunos percebam que a utilização do procedimento de cálculo utilizando o Quadro Valor de Lugar (Q.V.L), por meio de decomposição ou através do algoritmo convencional, são possibilidades diferentes de resolução de problemas envolvendo as operações.

Encerramento
Garanta que todos os alunos recebam devolutiva das respostas. Você pode reunir as respostas diferentes e compartilhar via Whatsapp, e-mail, Zoom ou Meet. Se nenhuma destas alternativas for possível, encaminhe as respostas escritas junto com a correção da tarefa física.

Convite às famílias
Sugira às famílias que ajudem os filhos com a leitura do problema e das questões. Você pode enviar um áudio com estas orientações ou escrever um pequeno texto sugerindo o apoio e encaminhar junto com a tarefa.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_05NUM05

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas