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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Volume do cilindro

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre cálculo do volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando César Escobar

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Relembrar o cálculo do volume do Paralelepípedo Retângulo aplicado em situações cotidianas, compreendendo-o como o produto entre a área da base e a altura.
  2. Conceituar o volume do cilindro reto como sendo o produto entre a área da base e a altura.

Conceito-chave

Volume e capacidade do cilindro

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel




Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apenas apresente a turma o que será feito, verificando se todos sabem o que é um cilindro.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientação: Apresente o problema para a turma. Você pode projetá-lo, escrevê-lo no quadro ou imprimi-lo para entregar aos alunos. Deixe que pensem sozinhos no problema e em seguida faça uma correção coletiva (acesse a resolução nos materiais complementares), salientando o ponto principal: em qualquer bloco retangular, o volume é dado pelo produto entre a área da base e a altura.

Propósito: Levar os alunos a perceber que o volume de um bloco retangular é dado pelo produto entre a área da base e a altura.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Deixe que os alunos leiam o problema sozinhos. Se achar pertinente, peça que tragam massinha para a aula ou que façam diferentes paralelepípedos com uma mesma folha de papel. Você pode também pedir que façam a atividade em duplas, de modo que possam compartilhar suas estratégias de pensamento.

Propósito: Levar os alunos a perceber que o volume de um cilindro é dado pelo produto entre a área da base e a atura

Discuta com a turma:

  • Se eu dobrar uma folha de papel em quatro partes e assim montar uma estrutura como se fosse o contorno de um paralelepípedo, é possível calcular seu volume?
  • E se eu enrolar a folha como um cilindro, como posso calcular esse volume?

Materiais Complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Escolha ao menos 2 soluções propostas pelos alunos para que eles comparem com a apresentada no slide. Verifique se é possível que todos cheguem a um consenso.

Propósito: Chegar à resposta do problema a partir das diferentes respostas dos alunos

Discuta com a turma:

  • Concordam com as soluções apresentadas?
  • Há alguma muito diferente?
  • Alguém não precisou desenhar a figura para resolver?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Apresente de maneira formal a conclusão de que o volume de um cilindro é dado pelo produto entre a área da base e a altura. Explicite que a forma de calcular a área do círculo não é importante no momento, mas caso algum aluno a conheça pode tentar descobrir o raio e/ou o perímetro da base.

Propósito: Formalizar o conteúdo da aula

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Leia o slide com a turma e verifique se todos conseguem relacionar a forma sistematizada com o que foi visto na atividade principal

Propósito: Resumir o conteúdo retomando suas aplicações nas atividades da aula

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Deixe-os resolver a atividade individualmente e se sua interferência para que seja possível verificar possível defasagens na aprendizagem.

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apenas apresente a turma o que será feito, verificando se todos sabem o que é um cilindro.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Relembrar o cálculo do volume do Paralelepípedo Retângulo aplicado em situações cotidianas, compreendendo-o como o produto entre a área da base e a altura.
  2. Conceituar o volume do cilindro reto como sendo o produto entre a área da base e a altura.

Conceito-chave

Volume e capacidade do cilindro

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientação: Apresente o problema para a turma. Você pode projetá-lo, escrevê-lo no quadro ou imprimi-lo para entregar aos alunos. Deixe que pensem sozinhos no problema e em seguida faça uma correção coletiva (acesse a resolução nos materiais complementares), salientando o ponto principal: em qualquer bloco retangular, o volume é dado pelo produto entre a área da base e a altura.

Propósito: Levar os alunos a perceber que o volume de um bloco retangular é dado pelo produto entre a área da base e a altura.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Deixe que os alunos leiam o problema sozinhos. Se achar pertinente, peça que tragam massinha para a aula ou que façam diferentes paralelepípedos com uma mesma folha de papel. Você pode também pedir que façam a atividade em duplas, de modo que possam compartilhar suas estratégias de pensamento.

Propósito: Levar os alunos a perceber que o volume de um cilindro é dado pelo produto entre a área da base e a atura

Discuta com a turma:

  • Se eu dobrar uma folha de papel em quatro partes e assim montar uma estrutura como se fosse o contorno de um paralelepípedo, é possível calcular seu volume?
  • E se eu enrolar a folha como um cilindro, como posso calcular esse volume?

Materiais Complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Escolha ao menos 2 soluções propostas pelos alunos para que eles comparem com a apresentada no slide. Verifique se é possível que todos cheguem a um consenso.

Propósito: Chegar à resposta do problema a partir das diferentes respostas dos alunos

Discuta com a turma:

  • Concordam com as soluções apresentadas?
  • Há alguma muito diferente?
  • Alguém não precisou desenhar a figura para resolver?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Apresente de maneira formal a conclusão de que o volume de um cilindro é dado pelo produto entre a área da base e a altura. Explicite que a forma de calcular a área do círculo não é importante no momento, mas caso algum aluno a conheça pode tentar descobrir o raio e/ou o perímetro da base.

Propósito: Formalizar o conteúdo da aula

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Leia o slide com a turma e verifique se todos conseguem relacionar a forma sistematizada com o que foi visto na atividade principal

Propósito: Resumir o conteúdo retomando suas aplicações nas atividades da aula

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Deixe-os resolver a atividade individualmente e se sua interferência para que seja possível verificar possível defasagens na aprendizagem.

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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