Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.
Objetivos específicos
Escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
Conceito-chave
Gráficos de Barras. Gráficos de Setores. Histogramas.
Recursos necessários
Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando para relembrar aos alunos se eles conhecem algumas representações de gráficos. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada uma.
Propósito: Relembrar com os alunos, fazendo vir à tona, pela voz deles, quais são os gráficos lembrados por eles e como são capazes de relatar tais conhecimentos prévios.
Discuta com a turma:
- Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
- Só existe uma forma de construir gráficos?
- É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
- Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Durante a resolução do problema, fale sobre a possibilidade da construção com ou sem o uso de planilhas eletrônicas, dando a ideia de solucionar o problema com o auxílio das tabelas em planilhas eletrônicas ou em malha quadriculada.
Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).
Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide e informe que “o histograma é utilizado para dados contínuos, e como a altura é um dado contínuo, ele é o mais adequado para esse caso”. Também ressaltar que o intervalo de classes é de 5 cm.
Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Histogramas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).
Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide e lembre-se que o importante é que a discussão da solução também seja um momento de aprendizagem.
Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Setores.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).
Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide, lembrando que o gráfico de barras é utilizado para comparar elementos semelhantes e sempre levando em conta que o professor e os alunos possam, ao corrigir as atividades, aprender com os comentários delas.
Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Barras.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos mais adequados gerados a partir de diferentes tabelas.
Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Barras.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seria, por fim, o gráfico de barras. Circule para verificar como os alunos estão realizando a construção do gráfico.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar cada um. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da construção do gráfico de barras a partir de uma tabela.