11536
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráficos: Barras, Setores e Histogramas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Gráficos de Barras. Gráficos de Setores. Histogramas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Abel Pedro dos Santos Júnior

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Barras. Gráficos de Setores. Histogramas.

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando para relembrar aos alunos se eles conhecem algumas representações de gráficos. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada uma.

Propósito: Relembrar com os alunos, fazendo vir à tona, pela voz deles, quais são os gráficos lembrados por eles e como são capazes de relatar tais conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Durante a resolução do problema, fale sobre a possibilidade da construção com ou sem o uso de planilhas eletrônicas, dando a ideia de solucionar o problema com o auxílio das tabelas em planilhas eletrônicas ou em malha quadriculada.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).

Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide e informe que “o histograma é utilizado para dados contínuos, e como a altura é um dado contínuo, ele é o mais adequado para esse caso”. Também ressaltar que o intervalo de classes é de 5 cm.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Histogramas.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).

Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide e lembre-se que o importante é que a discussão da solução também seja um momento de aprendizagem.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Setores.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).

Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide, lembrando que o gráfico de barras é utilizado para comparar elementos semelhantes e sempre levando em conta que o professor e os alunos possam, ao corrigir as atividades, aprender com os comentários delas.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Barras.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos mais adequados gerados a partir de diferentes tabelas.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Barras.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seria, por fim, o gráfico de barras. Circule para verificar como os alunos estão realizando a construção do gráfico.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar cada um. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Raio X

Resolução do Raio X

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da construção do gráfico de barras a partir de uma tabela.

Atividade complementar

Materiais Complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Barras. Gráficos de Setores. Histogramas.

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando para relembrar aos alunos se eles conhecem algumas representações de gráficos. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada uma.

Propósito: Relembrar com os alunos, fazendo vir à tona, pela voz deles, quais são os gráficos lembrados por eles e como são capazes de relatar tais conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Durante a resolução do problema, fale sobre a possibilidade da construção com ou sem o uso de planilhas eletrônicas, dando a ideia de solucionar o problema com o auxílio das tabelas em planilhas eletrônicas ou em malha quadriculada.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).

Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide e informe que “o histograma é utilizado para dados contínuos, e como a altura é um dado contínuo, ele é o mais adequado para esse caso”. Também ressaltar que o intervalo de classes é de 5 cm.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Histogramas.

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).

Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide e lembre-se que o importante é que a discussão da solução também seja um momento de aprendizagem.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Setores.

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).

Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide, lembrando que o gráfico de barras é utilizado para comparar elementos semelhantes e sempre levando em conta que o professor e os alunos possam, ao corrigir as atividades, aprender com os comentários delas.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Barras.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos mais adequados gerados a partir de diferentes tabelas.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Barras.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seria, por fim, o gráfico de barras. Circule para verificar como os alunos estão realizando a construção do gráfico.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar cada um. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Raio X

Resolução do Raio X

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da construção do gráfico de barras a partir de uma tabela.

Atividade complementar

Materiais Complementares

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Barras. Gráficos de Setores. Histogramas.

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


Código: MAT9_24PES03

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 9º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes