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Plano de aula - Gráficos: Barras, Setores e Histogramas

POR: Abel Pedro dos Santos Júnior 10/12/2018
Código: MAT9_24PES03

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA21) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Gráficos de Barras. Gráficos de Setores. Histogramas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Barras. Gráficos de Setores. Histogramas.

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando para relembrar aos alunos se eles conhecem algumas representações de gráficos. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada uma.

Propósito: Relembrar com os alunos, fazendo vir à tona, pela voz deles, quais são os gráficos lembrados por eles e como são capazes de relatar tais conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Durante a resolução do problema, fale sobre a possibilidade da construção com ou sem o uso de planilhas eletrônicas, dando a ideia de solucionar o problema com o auxílio das tabelas em planilhas eletrônicas ou em malha quadriculada.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).

Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide e informe que “o histograma é utilizado para dados contínuos, e como a altura é um dado contínuo, ele é o mais adequado para esse caso”. Também ressaltar que o intervalo de classes é de 5 cm.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Histogramas.

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).

Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide e lembre-se que o importante é que a discussão da solução também seja um momento de aprendizagem.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Setores.

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 7).

Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide, lembrando que o gráfico de barras é utilizado para comparar elementos semelhantes e sempre levando em conta que o professor e os alunos possam, ao corrigir as atividades, aprender com os comentários delas.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Barras.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos mais adequados gerados a partir de diferentes tabelas.

Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e possibilidades de se exibir a solução usando Gráfico de Barras.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seria, por fim, o gráfico de barras. Circule para verificar como os alunos estão realizando a construção do gráfico.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar cada um. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Raio X

Resolução do Raio X

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da construção do gráfico de barras a partir de uma tabela.

Atividade complementar

Materiais Complementares

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Barras. Gráficos de Setores. Histogramas.

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


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