11535
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Resolução de situações-problema envolvendo valores monetários

Plano de aula de Matemática com atividade para 3º ano do Fundamental sobre compreender o sistema monetário através da resolução de situação-problema

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Compreender o sistema monetário através da resolução de  situação-problema, envolvendo comparação e a equivalência de valores monetários.

Conceito-chave

equivalência- comparação de valores- valores monetários-situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso .

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4 e 5 )

Orientação: Inicie a aula convidando-os para a resolução de uma situação-problema.

Propósito: Levantar hipóteses sobre as ideias de valores que o sistema monetário.

Materiais complementares para impressão

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4 e 5 )

Orientação: Inicie a aula convidando-os para a resolução de uma situação-problema.

Propósito: Levantar hipóteses sobre as ideias de valores que o sistema monetário.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4 e 5 )

Orientação: Oriente que eles, individualmente, registrem a questão no caderno ou entregue a atividade impressa, e pensem se as cédulas separadas por João equivalem ao valor de R$ 100,00. Depois, peça que um ou dois alunos venham até o quadro para apresentar as suas conclusões. Espera-se que eles indiquem que João se equivocou pois não existem cédulas de R$ 15,00, más que ele pode usar as cédulas de R$10,00 e R$ 5,00 ou 3 cédulas de R$ 5,00 ( podem ser outras possibilidades) para representar o valor de R$ 15,00. Caso nenhuma das estratégias traga as resoluções, apresente-as para a turma. Veja o arquivo com a resolução. No momento da discussão da resolução da situação-problema, informe que o sistema monetário possuem seus valores representados por moedas e cédulas. Apresente as moedas são as de R$ 0,01 / R$ 0,05 / R$ 0,10/ R$ 0,25 / R$ 0,50 / R$ 1,00 e as cédulas : R$ 2,00 / R$ 5,00 / R$ 10,00 / R$ 20,00 / R$ 50,00 / R$ 100,00 . Leve um modelo do dinheiro.

Propósito: Levantar hipóteses sobre as ideias de valores que o sistema monetário.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8)

Orientação: Informe a turma que eles irão resolver uma situação-problema envolvendo valores monetários.

Propósito: Compreender o sistema monetário através da resolução de situação-problema, envolvendo comparação e a equivalência de valores monetários.

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8)

Orientação: Organize a sala em dupla, forme-as utilizando o critério de níveis de aprendizagem diferentes, garantindo as trocas de conhecimentos. Entregue a atividade impressa e faça a leitura da situação-problema. Se possível, projete o slide ou registre na lousa. Atente-se em ampliar a imagem ou confeccionar utilizando uma cartolina. Peça que eles destaquem as informações importantes do problema e pensem em possibilidades de compra dos lanches, de maneira, que todos consigam comer pelo menos um hambúrguer, gastando até R$ 50,00. Entregue o dinheiro fictício para que eles elaborem suas estratégias recorrendo ao material concreto (as cédulas e moedas impressas), e desta maneira, possam comparar e perceber a equivalência dos valores.Observe as duplas, caso precise realize intervenções, garantindo a resolução da atividade.

Propósito: Compreender o sistema monetário através da resolução de situação-problema, envolvendo comparação e a equivalência de valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Para compreensão melhor do problema, o que devemos fazer ?
  • Será que usar as cédulas e as moedas fictícias ajuda na elaboração das estratégias?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8)

Orientação: Após o término da atividade, peça que duas ou três duplas, apresentem suas estratégias. É importante que eles socializem suas ideias, permitindo que eles as expliquem, mostrando os procedimentos de cálculos que eles fizeram e envolvendo os valores do sistema monetário. Elas podem utilizar a lousa para justificar os valores escolhidos. Eles podem apresentar a possibilidade de comprar a promoção dupla mais o combo 1. Explicando que a promoção dupla vem 2 hambúrgueres e o combo 1 vem também 2 hambúrgueres, permitindo que os 4 comam pelo menos um hambúrguer. E, somando os valores de cada seria possível comprar com R$50,00 e ainda sobrar o troco de R$ 5,00.

Propósito: Compartilhar as estratégias construídas.

Discuta com a turma:

  • Os informações vocês julgaram importantes para a resolução da situação- problema?
  • Qual o critério que vocês usaram para escolher os lanches?
  • Além dessas possibilidades de cédulas e moedas, existem outras combinações de cédulas ou moedas que representam o mesmo valor ?
  • E, se vocês tivessem o dobro do valor , os outros lanches vocês poderiam comprar?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Se possível, escolha uma dupla que tenha elaborado uma estratégia parcialmente correta ou equivocada, e oportunize o momento para falar sobre a questão do erro. Pode ocorrer de uma dupla focar no valor que não pode ser mais do que R$ 50,00 e não se atentar à quantidade de hambúrgueres. Retome junto com a turma, informando a turma, que em algumas situações -problema podemos não perceber algumas informações importantes, por isso, ler e destacar os dados ajudam na resolução. Valorize o que a dupla fez de correto, neste caso, separou as cédulas certas e informe que o importante é pensarmos sempre em elaborarmos uma estratégia, e se ela não estiver correta, juntos podemos ajustá-la.Caso a turma não apresente soluções, demonstre as possíveis resoluções da atividade, garantindo que todos tenham compreendido e o guia para possíveis intervenções para a resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar as estratégias construídas.

Discuta com a turma:

  • Quais informações vocês julgaram importantes para a resolução da situação- problema?
  • Qual o critério que vocês usaram para escolher os lanches?
  • De que maneira, podemos ajustar junto com a dupla a estratégia que eles elaboraram?
  • Além dessas possibilidades de cédulas e moedas, existem outras combinações de cédulas ou moedas que representam o mesmo valor ?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula Sistematização do conceito

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente o conceito de equivalência e destaque a ideia de comparação de valores, utilizando as cédulas no momento da explicação. Registre no quadro e peça que eles anotem no caderno. Ou se possível, projete. Informe que no nosso sistema monetário, podemos usar combinações de cédulas diferentes para representar o mesmo valor. Assim, como, uma cédula pode valer mais do que 2 ou mais cédulas. É importante que a turma garanta esses conceitos, de modo, que nas situações de compra e venda, eles identifiquem se o valor que tem em mãos é o suficiente para realizar uma compra ou se vai sobrar algum valor.

Propósito: Apresentar conceitos de equivalência referentes ao sistema monetário.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Informe que para as resoluções das situações-problema foram elaboradas estratégias pensando nas possibilidades de combinações de cédulas e sobre o valor que podia ser gasto para a compra dos lanches. Projete o slide ou registre na lousa a conclusão da aula.

Propósito: Compreender os conceitos de agrupamento de cédulas, soma e contagem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue atividade para avaliação, propondo para a turma a resolução de outra situação-problema, porém, a resolução deverá ser feita individualmente. Informe que eles podem recorrer as estratégias que foram socializadas pelos colegas.Oriente que leiam e destaquem os dados importantes para a resolução da atividade. Ao finalizar, escolha um ou dois alunos para explicarem suas estratégias. Na resolução, demonstre que há várias possibilidades de compra. É importante garantir que todos tenham compreendido e desenvolvido suas estratégias. É interessante propor mais atividades complementares envolvendo a resolução de problemas com os valores monetários.

Materiais complementares para impressão

Raio x

Resolução do Raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Compreender o sistema monetário através da resolução de  situação-problema, envolvendo comparação e a equivalência de valores monetários.

Conceito-chave

equivalência- comparação de valores- valores monetários-situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso .
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4 e 5 )

Orientação: Inicie a aula convidando-os para a resolução de uma situação-problema.

Propósito: Levantar hipóteses sobre as ideias de valores que o sistema monetário.

Materiais complementares para impressão

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4 e 5 )

Orientação: Inicie a aula convidando-os para a resolução de uma situação-problema.

Propósito: Levantar hipóteses sobre as ideias de valores que o sistema monetário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4 e 5 )

Orientação: Oriente que eles, individualmente, registrem a questão no caderno ou entregue a atividade impressa, e pensem se as cédulas separadas por João equivalem ao valor de R$ 100,00. Depois, peça que um ou dois alunos venham até o quadro para apresentar as suas conclusões. Espera-se que eles indiquem que João se equivocou pois não existem cédulas de R$ 15,00, más que ele pode usar as cédulas de R$10,00 e R$ 5,00 ou 3 cédulas de R$ 5,00 ( podem ser outras possibilidades) para representar o valor de R$ 15,00. Caso nenhuma das estratégias traga as resoluções, apresente-as para a turma. Veja o arquivo com a resolução. No momento da discussão da resolução da situação-problema, informe que o sistema monetário possuem seus valores representados por moedas e cédulas. Apresente as moedas são as de R$ 0,01 / R$ 0,05 / R$ 0,10/ R$ 0,25 / R$ 0,50 / R$ 1,00 e as cédulas : R$ 2,00 / R$ 5,00 / R$ 10,00 / R$ 20,00 / R$ 50,00 / R$ 100,00 . Leve um modelo do dinheiro.

Propósito: Levantar hipóteses sobre as ideias de valores que o sistema monetário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8)

Orientação: Informe a turma que eles irão resolver uma situação-problema envolvendo valores monetários.

Propósito: Compreender o sistema monetário através da resolução de situação-problema, envolvendo comparação e a equivalência de valores monetários.

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8)

Orientação: Organize a sala em dupla, forme-as utilizando o critério de níveis de aprendizagem diferentes, garantindo as trocas de conhecimentos. Entregue a atividade impressa e faça a leitura da situação-problema. Se possível, projete o slide ou registre na lousa. Atente-se em ampliar a imagem ou confeccionar utilizando uma cartolina. Peça que eles destaquem as informações importantes do problema e pensem em possibilidades de compra dos lanches, de maneira, que todos consigam comer pelo menos um hambúrguer, gastando até R$ 50,00. Entregue o dinheiro fictício para que eles elaborem suas estratégias recorrendo ao material concreto (as cédulas e moedas impressas), e desta maneira, possam comparar e perceber a equivalência dos valores.Observe as duplas, caso precise realize intervenções, garantindo a resolução da atividade.

Propósito: Compreender o sistema monetário através da resolução de situação-problema, envolvendo comparação e a equivalência de valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Para compreensão melhor do problema, o que devemos fazer ?
  • Será que usar as cédulas e as moedas fictícias ajuda na elaboração das estratégias?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8)

Orientação: Após o término da atividade, peça que duas ou três duplas, apresentem suas estratégias. É importante que eles socializem suas ideias, permitindo que eles as expliquem, mostrando os procedimentos de cálculos que eles fizeram e envolvendo os valores do sistema monetário. Elas podem utilizar a lousa para justificar os valores escolhidos. Eles podem apresentar a possibilidade de comprar a promoção dupla mais o combo 1. Explicando que a promoção dupla vem 2 hambúrgueres e o combo 1 vem também 2 hambúrgueres, permitindo que os 4 comam pelo menos um hambúrguer. E, somando os valores de cada seria possível comprar com R$50,00 e ainda sobrar o troco de R$ 5,00.

Propósito: Compartilhar as estratégias construídas.

Discuta com a turma:

  • Os informações vocês julgaram importantes para a resolução da situação- problema?
  • Qual o critério que vocês usaram para escolher os lanches?
  • Além dessas possibilidades de cédulas e moedas, existem outras combinações de cédulas ou moedas que representam o mesmo valor ?
  • E, se vocês tivessem o dobro do valor , os outros lanches vocês poderiam comprar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Se possível, escolha uma dupla que tenha elaborado uma estratégia parcialmente correta ou equivocada, e oportunize o momento para falar sobre a questão do erro. Pode ocorrer de uma dupla focar no valor que não pode ser mais do que R$ 50,00 e não se atentar à quantidade de hambúrgueres. Retome junto com a turma, informando a turma, que em algumas situações -problema podemos não perceber algumas informações importantes, por isso, ler e destacar os dados ajudam na resolução. Valorize o que a dupla fez de correto, neste caso, separou as cédulas certas e informe que o importante é pensarmos sempre em elaborarmos uma estratégia, e se ela não estiver correta, juntos podemos ajustá-la.Caso a turma não apresente soluções, demonstre as possíveis resoluções da atividade, garantindo que todos tenham compreendido e o guia para possíveis intervenções para a resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar as estratégias construídas.

Discuta com a turma:

  • Quais informações vocês julgaram importantes para a resolução da situação- problema?
  • Qual o critério que vocês usaram para escolher os lanches?
  • De que maneira, podemos ajustar junto com a dupla a estratégia que eles elaboraram?
  • Além dessas possibilidades de cédulas e moedas, existem outras combinações de cédulas ou moedas que representam o mesmo valor ?

Slide Plano Aula
Sistematização do conceito

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente o conceito de equivalência e destaque a ideia de comparação de valores, utilizando as cédulas no momento da explicação. Registre no quadro e peça que eles anotem no caderno. Ou se possível, projete. Informe que no nosso sistema monetário, podemos usar combinações de cédulas diferentes para representar o mesmo valor. Assim, como, uma cédula pode valer mais do que 2 ou mais cédulas. É importante que a turma garanta esses conceitos, de modo, que nas situações de compra e venda, eles identifiquem se o valor que tem em mãos é o suficiente para realizar uma compra ou se vai sobrar algum valor.

Propósito: Apresentar conceitos de equivalência referentes ao sistema monetário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Informe que para as resoluções das situações-problema foram elaboradas estratégias pensando nas possibilidades de combinações de cédulas e sobre o valor que podia ser gasto para a compra dos lanches. Projete o slide ou registre na lousa a conclusão da aula.

Propósito: Compreender os conceitos de agrupamento de cédulas, soma e contagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue atividade para avaliação, propondo para a turma a resolução de outra situação-problema, porém, a resolução deverá ser feita individualmente. Informe que eles podem recorrer as estratégias que foram socializadas pelos colegas.Oriente que leiam e destaquem os dados importantes para a resolução da atividade. Ao finalizar, escolha um ou dois alunos para explicarem suas estratégias. Na resolução, demonstre que há várias possibilidades de compra. É importante garantir que todos tenham compreendido e desenvolvido suas estratégias. É interessante propor mais atividades complementares envolvendo a resolução de problemas com os valores monetários.

Materiais complementares para impressão

Raio x

Resolução do Raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano