Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Distribua os envelopes previamente preparados de acordo com a atividade de retomada. Cada aluno deve encontrar o seu par, ou seja, o colega que possui uma medida equivalente a sua. Quando todos encontrarem seu par, peça que abram os envelopes e verifiquem se as medidas são realmente iguais. Reforce que 1 m é o equivalente a 100 cm. Proporcione experiências com o concreto.
Propósito: Retomar a relação existente entre metros e centímetros.
Discuta com a turma:
- Como a dupla concluiu que possui medidas iguais?
- Com qual instrumento de medida podemos conferir se as medidas dos fios de lã são realmente iguais?
- Quais objetos têm suas medidas geralmente expressas em centímetros?
- Quais objetos têm suas medidas geralmente expressas em metros?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientação: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem para garantir as trocas. Entregue a atividade impressa. A proposta é resolver a situação-problema estabelecendo relações entre metros e centímetros. Enquanto as duplas resolvem o problema observe as estratégias de cada dupla, decidindo quais devem ser apresentadas no painel de solução e fazendo as intervenções necessárias. Veja o guia de intervenção.
OBS: Esta proposta de atividade pode ser experienciada, basta o professor disponibilizar 3 caixas com barbantes cortados nos tamanhos 60 cm, 50 cm e 80 cm e uma fita métrica ou trena para cada grupo. Eles poderão pegar os pedaços de barbantes e irem montando sobre a trena os 300 cm. Fica a dica!
Propósito: Resolver a situação-problema estabelecendo relações entre metros e centímetros.
Discuta com a turma:
- Em qual loja Marta deve comprar de modo que ela compre a menor quantidade de pacotes possíveis?
- Como Marta poderia comprar nas 3 lojas (ou seja uma combinação com pacotes de 30 cm, 50 cm e 80 cm) e ainda assim não sobrar ou faltar fio?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientações: Convide algumas duplas, previamente selecionadas, para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário, projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.
Discuta com a turma:
- Quem fez semelhante à esta dupla?
- A solução encontrada pela dupla está correta?
- A solução está completa?
- Podemos comprar 3 metros de fio, usando a combinação de pacotes com 50 cm, 60 cm e 80 cm?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Neste site você encontra um excelente texto sobre: O TRABALHO COM O EIXO GRANDEZAS E MEDIDAS PARA OS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUMAS POSSIBILIDADES
Neste site você encontra boas orientações para trabalhar medidas com réguas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientações: Convide algumas duplas, previamente selecionadas, para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário, projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.
Discuta com a turma:
- Quem fez semelhante à esta dupla?
- A solução encontrada pela dupla está correta?
- A solução está completa?
- Podemos comprar 3 metros de fio, usando a combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário, projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.
Discuta com a turma:
- Quem fez semelhante à esta dupla?
- A solução encontrada pela dupla está correta?
- A solução está completa?
- Podemos comprar 3 metros de fio, usando a combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.
Discuta com a turma:
- Quem fez semelhante à esta dupla?
- A solução encontrada pela dupla está correta?
- A solução está completa?
- Podemos comprar 3 metros de fio usando a combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre metros e centímetros. Valide que 1 m = 100 cm.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Imprima a atividade e entregue-a para cada aluno. Peça que, individualmente, leiam com atenção e a realizem. O raio-x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto.
Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos para estabelecer a relação entre metros e centímetros.
Materiais complementares para impressão:
Raio-X
Resolução do Raio-X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar