11533
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Medindo com régua

Plano de aula de Matemática com atividade para 3º ano do Fundamental sobre Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA19> Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

Objetivos específicos

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza (metro e centímetro).



Conceito-chave

Comprimento. Unidades de medida. Metro. Centímetro.

Conhecimentos Prévios

Unidade de medidas de comprimento: metro e centímetro.

Recursos necessários

  • 20 envelopes;
  • Lã de 2 cores diferentes;
  • Material impresso com as atividades;
  • Régua;
  • Trena;
  • Atividades impressas;
  • Caderno, lápis, borracha;
  • Datashow (opcional)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Título: Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Distribua os envelopes previamente preparado de acordo com a atividade de retomada. Cada aluno deve encontrar o seu par, ou seja,o colega que possui uma medida equivalente a sua. Quando todos encontrarem seu par, peça que abram os envelopes e verifiquem se as medidas são realmente iguais. Reforce que 1 m = 100 cm. Proporcione experiências com o concreto.

Propósito: Retomar a relação existente entre metros e centímetros.

Discuta com a turma:

  • Como a dupla concluiu que possui medidas iguais?
  • Com qual instrumento de medida podemos conferir se as medidas dos fios de lã são realmente iguais?
  • Quais objetos têm suas medidas geralmente expressas em centímetros?
  • Quais objetos têm suas medidas geralmente expressas em metros?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientação: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem, para garantir as trocas. Entregue a atividade impressa. A proposta é resolver a situação -problema estabelecendo relações entre metros e centímetros. Enquanto as duplas resolvem o problema vá observando as estratégias de cada dupla, decidindo quais devem ser apresentadas no painel de solução e fazendo as intervenções necessárias. Veja o guia de intervenção.

OBS: Esta proposta de atividade pode ser experenciada, basta o professor disponibilizar 3 caixas com barbantes cortados nos tamanhos 60 cm, 50 cm e 80 cm e uma fita métrica ou trena para cada grupo. Eles poderão pegar os pedaços de barbantes e irem montando sobre a trena os 300 cm. Fica a dica!

Propósito: Resolver a situação- problema estabelecendo relações entre metros e centímetros.

Discuta com a turma:

  • Em que loja Marta deve comprar de modo que ela compre a menor quantidade de pacotes possíveis?
  • Como Marta poderia comprar nas 3 lojas (ou seja uma combinação com pacotes de 30 cm 50 cm e 80 cm) e ainda assim não sobrar nem faltar fio?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante à esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • A solução está completa?
  • Podemos comprar 3 metros de fio usados combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Neste site você encontra um excelente texto sobre: O TRABALHO COM O EIXO GRANDEZAS E MEDIDAS PARA OS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUMAS POSSIBILIDADES

Neste site você encontra boas orientações para trabalhar medidas com réguas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante à esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • A solução está completa?
  • Podemos comprar 3 metros de fio usados combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante à esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • A solução está completa?
  • Podemos comprar 3 metros de fio usados combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante à esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • A solução está completa?
  • Podemos comprar 3 metros de fio usados combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre metros e centímetros. Valide que 1 m = 100 cm

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Imprima a atividade e entregue-a para cada aluno. Peça que, individualmente, leiam com atenção e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos para estabelecer a relação entre metros e centímetros.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Mentor: Fernando Barnabé

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA19> Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

Objetivos específicos

Estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza (metro e centímetro).



Conceito-chave

Comprimento. Unidades de medida. Metro. Centímetro.

Conhecimentos Prévios

Unidade de medidas de comprimento: metro e centímetro.

Recursos necessários

  • 20 envelopes;
  • Lã de 2 cores diferentes;
  • Material impresso com as atividades;
  • Régua;
  • Trena;
  • Atividades impressas;
  • Caderno, lápis, borracha;
  • Datashow (opcional)
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Distribua os envelopes previamente preparado de acordo com a atividade de retomada. Cada aluno deve encontrar o seu par, ou seja,o colega que possui uma medida equivalente a sua. Quando todos encontrarem seu par, peça que abram os envelopes e verifiquem se as medidas são realmente iguais. Reforce que 1 m = 100 cm. Proporcione experiências com o concreto.

Propósito: Retomar a relação existente entre metros e centímetros.

Discuta com a turma:

  • Como a dupla concluiu que possui medidas iguais?
  • Com qual instrumento de medida podemos conferir se as medidas dos fios de lã são realmente iguais?
  • Quais objetos têm suas medidas geralmente expressas em centímetros?
  • Quais objetos têm suas medidas geralmente expressas em metros?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientação: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem, para garantir as trocas. Entregue a atividade impressa. A proposta é resolver a situação -problema estabelecendo relações entre metros e centímetros. Enquanto as duplas resolvem o problema vá observando as estratégias de cada dupla, decidindo quais devem ser apresentadas no painel de solução e fazendo as intervenções necessárias. Veja o guia de intervenção.

OBS: Esta proposta de atividade pode ser experenciada, basta o professor disponibilizar 3 caixas com barbantes cortados nos tamanhos 60 cm, 50 cm e 80 cm e uma fita métrica ou trena para cada grupo. Eles poderão pegar os pedaços de barbantes e irem montando sobre a trena os 300 cm. Fica a dica!

Propósito: Resolver a situação- problema estabelecendo relações entre metros e centímetros.

Discuta com a turma:

  • Em que loja Marta deve comprar de modo que ela compre a menor quantidade de pacotes possíveis?
  • Como Marta poderia comprar nas 3 lojas (ou seja uma combinação com pacotes de 30 cm 50 cm e 80 cm) e ainda assim não sobrar nem faltar fio?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante à esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • A solução está completa?
  • Podemos comprar 3 metros de fio usados combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Neste site você encontra um excelente texto sobre: O TRABALHO COM O EIXO GRANDEZAS E MEDIDAS PARA OS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUMAS POSSIBILIDADES

Neste site você encontra boas orientações para trabalhar medidas com réguas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante à esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • A solução está completa?
  • Podemos comprar 3 metros de fio usados combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante à esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • A solução está completa?
  • Podemos comprar 3 metros de fio usados combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Convide algumas duplas previamente selecionadas para socializarem suas soluções. Valorize as diferentes estratégias. Se necessário projete e discuta este slide e os outros slides a seguir com a turma. Estimule a turma a participar das discussões, ouça com atenção, valide o que for correto e faça as intervenções necessárias.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a retomar a relação entre centímetros e metros.

Discuta com a turma:

  • Quem fez semelhante à esta dupla?
  • A solução encontrada pela dupla está correta?
  • A solução está completa?
  • Podemos comprar 3 metros de fio usados combinação de pacotes com 50 cm 60 cm e 80 cm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre metros e centímetros. Valide que 1 m = 100 cm

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Imprima a atividade e entregue-a para cada aluno. Peça que, individualmente, leiam com atenção e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos para estabelecer a relação entre metros e centímetros.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano