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Plano de aula - Organização de dados em gráficos e tabelas

POR: Abel Pedro dos Santos Júnior 17/07/2018
Código: MAT9_24PES01

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA21) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Gráficos

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).



Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.

Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.

Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.

Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leiam a atividade, individualmente. Deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que eles, entre si, compartilhem o que discutam. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias para construir a tabela e escolher o gráfico mais adequado. Faça intervenções se forem necessárias.

Propósito: Analisar os tipos de gráficos para representar dados presentes em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Quem tentou construir um gráfico de barras? O que aconteceu? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de barras? Justifique.
  • Se tentar fazer gráficos de setores vai ser fácil obter as porcentagens? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de setores? Justifique.
  • Algum tipo de gráfico permite comparar o número de atendimento a cães e gatos ao longo da semana?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leiam a atividade, individualmente. Deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que eles, entre si, compartilhem o que discutam. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias para construir a tabela e escolher o gráfico mais adequado. Faça intervenções se forem necessárias.

Propósito: Analisar os tipos de gráficos para representar dados presentes em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Quem tentou construir um gráfico de barras? O que aconteceu? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de barras? Justifique.
  • Se tentar fazer gráficos de setores vai ser fácil obter as porcentagens? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de setores? Justifique.
  • Algum tipo de gráfico permite comparar o número de atendimento a cães e gatos ao longo da semana?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a tabela e pergunte de algum aluno organizou o dados em na tabela de forma diferente. A tabela, também pode ser construída com os dias da semana separados em colunas e os animais e linhas. Peça que os alunos compartilhem as estratégias deles e os tipos de gráficos escolhidos. Depois apresente os dados de barras, setores e linhas e pergunte se a representação que fizeram é semelhante ou diferente.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados devem ser organizados primeiro em uma tabela?
  • Qual a diferença da representação em gráficos e tabelas? Qual é mais fácil de interpretar?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos com a tabela.

Propósito: Retomar tipos de gráficos (barras, setores e linhas) e suas principais características.

Discuta com a turma:

  • Em quais situações usamos o gráfico de barras? Como ele pode ser usado?
  • E o gráfico de setores, usamos em quais situações mesmo? Como ele pode ser usado?
  • Já os Histogramas, em quais situações usamos esse gráfico? Como ele pode ser usado?
  • Mas e o gráfico de linhas, usamos em quais situações mesmo? Como ele pode ser usado?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, escolham e construam o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados.

Propósito: Verificar aprendizagem sobre construção de gráficos a partir de uma tabela.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).




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Organização de dados em gráficos e tabelas

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