Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.
Objetivos específicos
Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
Conceito-chave
Gráficos
Recursos necessários
Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.
Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.
Discuta com a turma:
- Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
- Só existe uma forma de construir gráficos?
- Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
- Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.
Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.
Discuta com a turma:
- Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
- Só existe uma forma de construir gráficos?
- Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
- Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.
Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.
Discuta com a turma:
- Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
- Só existe uma forma de construir gráficos?
- Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
- Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Peça que os alunos leiam a atividade, individualmente. Deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que eles, entre si, compartilhem o que discutam. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias para construir a tabela e escolher o gráfico mais adequado. Faça intervenções se forem necessárias.
Propósito: Analisar os tipos de gráficos para representar dados presentes em tabelas.
Discuta com a turma:
- Quem tentou construir um gráfico de barras? O que aconteceu? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de barras? Justifique.
- Se tentar fazer gráficos de setores vai ser fácil obter as porcentagens? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de setores? Justifique.
- Algum tipo de gráfico permite comparar o número de atendimento a cães e gatos ao longo da semana?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Peça que os alunos leiam a atividade, individualmente. Deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que eles, entre si, compartilhem o que discutam. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias para construir a tabela e escolher o gráfico mais adequado. Faça intervenções se forem necessárias.
Propósito: Analisar os tipos de gráficos para representar dados presentes em tabelas.
Discuta com a turma:
- Quem tentou construir um gráfico de barras? O que aconteceu? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de barras? Justifique.
- Se tentar fazer gráficos de setores vai ser fácil obter as porcentagens? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de setores? Justifique.
- Algum tipo de gráfico permite comparar o número de atendimento a cães e gatos ao longo da semana?
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente a tabela e pergunte de algum aluno organizou o dados em na tabela de forma diferente. A tabela, também pode ser construída com os dias da semana separados em colunas e os animais e linhas. Peça que os alunos compartilhem as estratégias deles e os tipos de gráficos escolhidos. Depois apresente os dados de barras, setores e linhas e pergunte se a representação que fizeram é semelhante ou diferente.
Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.
- Por que os dados devem ser organizados primeiro em uma tabela?
- Qual a diferença da representação em gráficos e tabelas? Qual é mais fácil de interpretar?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.
Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.
- Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
- A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
- Qual gráfico representa melhor os dados?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.
Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.
- Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
- A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
- Qual gráfico representa melhor os dados?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.
Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.
- Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
- A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
- Qual gráfico representa melhor os dados?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.
Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.
- Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
- A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
- Qual gráfico representa melhor os dados?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos com a tabela.
Propósito: Retomar tipos de gráficos (barras, setores e linhas) e suas principais características.
Discuta com a turma:
- Em quais situações usamos o gráfico de barras? Como ele pode ser usado?
- E o gráfico de setores, usamos em quais situações mesmo? Como ele pode ser usado?
- Já os Histogramas, em quais situações usamos esse gráfico? Como ele pode ser usado?
- Mas e o gráfico de linhas, usamos em quais situações mesmo? Como ele pode ser usado?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, escolham e construam o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados.
Propósito: Verificar aprendizagem sobre construção de gráficos a partir de uma tabela.
Materiais complementares para impressão: