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9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Organização de dados em gráficos e tabelas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Gráficos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Abel Pedro dos Santos Júnior

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.

Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.

Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.

Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leiam a atividade, individualmente. Deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que eles, entre si, compartilhem o que discutam. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias para construir a tabela e escolher o gráfico mais adequado. Faça intervenções se forem necessárias.

Propósito: Analisar os tipos de gráficos para representar dados presentes em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Quem tentou construir um gráfico de barras? O que aconteceu? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de barras? Justifique.
  • Se tentar fazer gráficos de setores vai ser fácil obter as porcentagens? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de setores? Justifique.
  • Algum tipo de gráfico permite comparar o número de atendimento a cães e gatos ao longo da semana?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leiam a atividade, individualmente. Deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que eles, entre si, compartilhem o que discutam. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias para construir a tabela e escolher o gráfico mais adequado. Faça intervenções se forem necessárias.

Propósito: Analisar os tipos de gráficos para representar dados presentes em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Quem tentou construir um gráfico de barras? O que aconteceu? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de barras? Justifique.
  • Se tentar fazer gráficos de setores vai ser fácil obter as porcentagens? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de setores? Justifique.
  • Algum tipo de gráfico permite comparar o número de atendimento a cães e gatos ao longo da semana?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a tabela e pergunte de algum aluno organizou o dados em na tabela de forma diferente. A tabela, também pode ser construída com os dias da semana separados em colunas e os animais e linhas. Peça que os alunos compartilhem as estratégias deles e os tipos de gráficos escolhidos. Depois apresente os dados de barras, setores e linhas e pergunte se a representação que fizeram é semelhante ou diferente.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados devem ser organizados primeiro em uma tabela?
  • Qual a diferença da representação em gráficos e tabelas? Qual é mais fácil de interpretar?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos com a tabela.

Propósito: Retomar tipos de gráficos (barras, setores e linhas) e suas principais características.

Discuta com a turma:

  • Em quais situações usamos o gráfico de barras? Como ele pode ser usado?
  • E o gráfico de setores, usamos em quais situações mesmo? Como ele pode ser usado?
  • Já os Histogramas, em quais situações usamos esse gráfico? Como ele pode ser usado?
  • Mas e o gráfico de linhas, usamos em quais situações mesmo? Como ele pode ser usado?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, escolham e construam o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados.

Propósito: Verificar aprendizagem sobre construção de gráficos a partir de uma tabela.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).



Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.

Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.

Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se ele conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada um.

Propósito: Relembrar os tipos de gráficos e relacionar a representação de acordo com a tabela.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Dá para resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leiam a atividade, individualmente. Deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que eles, entre si, compartilhem o que discutam. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias para construir a tabela e escolher o gráfico mais adequado. Faça intervenções se forem necessárias.

Propósito: Analisar os tipos de gráficos para representar dados presentes em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Quem tentou construir um gráfico de barras? O que aconteceu? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de barras? Justifique.
  • Se tentar fazer gráficos de setores vai ser fácil obter as porcentagens? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de setores? Justifique.
  • Algum tipo de gráfico permite comparar o número de atendimento a cães e gatos ao longo da semana?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leiam a atividade, individualmente. Deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que eles, entre si, compartilhem o que discutam. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias para construir a tabela e escolher o gráfico mais adequado. Faça intervenções se forem necessárias.

Propósito: Analisar os tipos de gráficos para representar dados presentes em tabelas.

Discuta com a turma:

  • Quem tentou construir um gráfico de barras? O que aconteceu? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de barras? Justifique.
  • Se tentar fazer gráficos de setores vai ser fácil obter as porcentagens? É possível representar o atendimento a cães e gatos em um único gráfico de setores? Justifique.
  • Algum tipo de gráfico permite comparar o número de atendimento a cães e gatos ao longo da semana?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a tabela e pergunte de algum aluno organizou o dados em na tabela de forma diferente. A tabela, também pode ser construída com os dias da semana separados em colunas e os animais e linhas. Peça que os alunos compartilhem as estratégias deles e os tipos de gráficos escolhidos. Depois apresente os dados de barras, setores e linhas e pergunte se a representação que fizeram é semelhante ou diferente.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados devem ser organizados primeiro em uma tabela?
  • Qual a diferença da representação em gráficos e tabelas? Qual é mais fácil de interpretar?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão essas sugestões e a tabela já preenchida. Com isso eles se sentirão mais animados ao perceber a tabela pronta e que seus esboços, provavelmente, se assemelham às ideias de gráficos construídos.

Propósito: Construir da tabela com dados agrupado e analisar escolha de diferentes tipos de gráficos e discutir escolha de representação mais adequada.

  • Por que os dados não podem ser representados em um único gráfico de setores?
  • A representação em dois gráficos diferentes (um para cães e outro para gatos) compromete a leitura e interpretação da informação?
  • Qual gráfico representa melhor os dados?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos com a tabela.

Propósito: Retomar tipos de gráficos (barras, setores e linhas) e suas principais características.

Discuta com a turma:

  • Em quais situações usamos o gráfico de barras? Como ele pode ser usado?
  • E o gráfico de setores, usamos em quais situações mesmo? Como ele pode ser usado?
  • Já os Histogramas, em quais situações usamos esse gráfico? Como ele pode ser usado?
  • Mas e o gráfico de linhas, usamos em quais situações mesmo? Como ele pode ser usado?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, escolham e construam o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados.

Propósito: Verificar aprendizagem sobre construção de gráficos a partir de uma tabela.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).




Código: MAT9_24PES01

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.


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