11531
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Conhecendo Plantas Baixas

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Interpretar e descrever plantas baixas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elizabeth Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_21GRM01

Recursos

- Necessários: Caderno, lápis, borracha, malha quadriculada, tesoura

- Opcionais: Google sala de aula, Meet

Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Discussão das soluções

Aquecimento (adaptado)

Professor(a), com dias de antecedência em relação à aula, disponibilize o print da imagem (as letras E e T e envie a planificação do cubo). Oriente-os para que eles desenhem na malha as duas letras e, em seguida, imprimam ou desenhem o cubo para montá-lo. Terá que fazer a quantidade suficiente para “colocar” em cima das letras. O propósito desse aquecimento é que eles percebam que a forma de um objeto, independentemente da sua altura, não se altera quando representamos apenas sua vista aérea. Mantenha um canal de comunicação entre vocês para possíveis dúvidas e/ou encaminhamentos.

Discussão das soluções

A discussão das soluções da atividade realizada é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto no aquecimento. Faça o “Discuta com a turma”. No dia do encontro marcado (Meet, Hangouts , Zoom), verifique se os alunos conseguiram realizar a atividade e incentive-os a compartilhar suas conclusões. Os alunos devem compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, estimule os alunos a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo. Por que a altura não é a mesma para ambas as letras se a quantidade de cubos é igual para cada uma delas? Quais as formas que você enxerga a partir da vista aérea de cada letra? Qual seria a solução para que as letras possuíssem a mesma altura? Isso modificaria a vista aérea?

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_21GRM01

(EF06MA27) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas