Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Natãna Lima Santos
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA23) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
Objetivos específicos
Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza;
Associar o grau como unidade de medida de ângulo.
Conceito-chave
Ângulo e grau.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento ( parte 1)
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.
Propósito: Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza
Discuta com a turma:
O que vocês lembram sobre ângulos? Professor, relembre os principais tópicos sobre ângulos clicando aqui.
Os ângulos tem abertura diferentes, será que é possível medir o tamanho dessa abertura?
Será que, quando meço um mesmo ângulo ele pode ter tamanhos diferentes?
Que unidades de medida você conhece?
Será que alguma dessas unidades de medida que você já conhece serve para medir ângulos?
Você já ouviu falar da unidade de medida chamada “grau”?
Com a unidade de medida grau, que é diferente da unidade de medida de temperatura, é possível medir ângulos.
Materiais Complementares para impressão:
Aquecimento (parte 2) (slides 4 e 5)
Orientação: Compartilhe com a turma as diferentes soluções encontradas pelos alunos na lousa, ou através do slide.
Propósito: Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza.
Discuta com a turma:
- Que unidades de medida você usou? Você mediu os ângulos?
- Essa unidade de medida é apropriada para esse tipo de grandeza?
- Com a unidade de medida grau, que é diferente da unidade de medida de temperatura, é possível medir ângulos.
- Que tipos de ângulo vocês já conheciam?
Materiais Complementares para impressão:
Aquecimento (parte 2) (slides 4 e 5)
Orientação: Compartilhe com a turma as diferentes soluções encontradas pelos alunos na lousa, ou através do slide.
Propósito: Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza.
Discuta com a turma:
- Que unidades de medida você usou? Você mediu os ângulos?
- Essa unidade de medida é apropriada para esse tipo de grandeza?
- Com a unidade de medida grau, que é diferente da unidade de medida de temperatura, é possível medir ângulos.
- Que tipos de ângulo vocês já conheciam?
Materiais Complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Professor, você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la em lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.
Propósito: Associar o grau como a principal unidade de medida de ângulo.
Discuta com a turma:
- Existe alguma relação entre os números do problema?
- Qual é a relação entre os números e os giros?
- Essas relações podem ajudar a descobrir os números associados a outras manobras?
Materiais Complementares para impressão:
Discussão da solução (Inicio)
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientação: Mostre para a turma como os alunos chegaram a solução na lousa, ou através do slide. Você pode ver essa resolução no documento.
Propósito: Associar o grau a uma unidade de medida de ângulo.
Discuta com a turma:
É possível estabelecer relação entre as informações fornecidas e o que é pedido?
Qual estratégia vocês utilizaram para estabelecer relação entre os números e os giros?
Discussão da solução (Continuação)
Orientação: Mostre para a turma como os alunos chegaram a solução na lousa, ou através do slide. Você pode ver essa resolução no documento
Propósito: Associar o grau como a principal unidade de medida de ângulo.
Discuta com a turma:
É possível estabelecer relação entre as informações fornecidas e o que é pedido?
Qual estratégia vocês utilizaram para estabelecer relação entre os números e os giros?
Discussão da solução (Encerramento)
Orientação: Compartilhe com a turma as diferentes soluções encontradas pelos alunos na lousa, ou através do slide.
Você pode ver essa resolução no documento
Propósito: Associar o grau a uma unidade de medida de ângulo.
Discuta com a turma:
É possível estabelecer relação entre as informações fornecidas e o que é pedido?
Qual estratégia vocês utilizaram para estabelecer relação entre os números e os giros?
Sistematização do Conteúdo (Slides 10 e 11)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Tenha o texto escrito, ou projete-o ou escreva-o na lousa. Leia com a turma dando ênfase no que é ângulo e qual a unidade de medida usada para ângulos.
Propósito: Formalizar o conceito aprendido.
Discuta com a turma:
Vocês conhecem outras situações onde podemos observar ângulos?
Você já conhecia o grau como unidade de medida?
Sistematização do Conteúdo
Tempo sugerido: 5 minutos .
Orientação: Tenha o texto escrito, ou projete-o ou escreva-o na lousa. Leia com a turma dando ênfase no que é ângulo e qual a unidade de medida usada para ângulos.
Propósito: Formalizar o conceito trabalhado nesta aula.
Discuta com a turma:
Vocês conhecem outras situações onde podemos observar ângulos?
Você já conhecia o grau como unidade de medida?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia o texto do slide juntamente com os alunos e mostre a imagem dos ângulos com medidas diferentes e que a unidade de medida é o grau.
Propósito: Retomar o conceito trabalhado nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Você pode imprimir a tarefa, projetá-la ou escrever na lousa. Os alunos devem responder individualmente.
Propósito: Averiguar se os alunos reconhecem a abertura do ângulo como uma grandeza e se associam o grau a sua principal unidade de medida.
Materiais Complementares para impressão: