11530
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Os ângulos têm medida?

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre ângulo e grau.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natãna Lima Santos,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Natãna Lima Santos

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF06MA23) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.




Objetivos específicos

Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza;
Associar o grau como unidade de medida de ângulo.




Conceito-chave

Ângulo e grau.




Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento ( parte 1) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza

Discuta com a turma:

O que vocês lembram sobre ângulos? Professor, relembre os principais tópicos sobre ângulos clicando aqui.

Os ângulos tem abertura diferentes, será que é possível medir o tamanho dessa abertura?

Será que, quando meço um mesmo ângulo ele pode ter tamanhos diferentes?

Que unidades de medida você conhece?

Será que alguma dessas unidades de medida que você já conhece serve para medir ângulos?

Você já ouviu falar da unidade de medida chamada “grau”?

Com a unidade de medida grau, que é diferente da unidade de medida de temperatura, é possível medir ângulos.

Materiais Complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento (parte 2) (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Compartilhe com a turma as diferentes soluções encontradas pelos alunos na lousa, ou através do slide.

Propósito: Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Que unidades de medida você usou? Você mediu os ângulos?
  • Essa unidade de medida é apropriada para esse tipo de grandeza?
  • Com a unidade de medida grau, que é diferente da unidade de medida de temperatura, é possível medir ângulos.
  • Que tipos de ângulo vocês já conheciam?

Materiais Complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento (parte 2) (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Compartilhe com a turma as diferentes soluções encontradas pelos alunos na lousa, ou através do slide.

Propósito: Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Que unidades de medida você usou? Você mediu os ângulos?
  • Essa unidade de medida é apropriada para esse tipo de grandeza?
  • Com a unidade de medida grau, que é diferente da unidade de medida de temperatura, é possível medir ângulos.
  • Que tipos de ângulo vocês já conheciam?

Materiais Complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Professor, você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la em lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Associar o grau como a principal unidade de medida de ângulo.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma relação entre os números do problema?
  • Qual é a relação entre os números e os giros?
  • Essas relações podem ajudar a descobrir os números associados a outras manobras?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (Inicio) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Mostre para a turma como os alunos chegaram a solução na lousa, ou através do slide. Você pode ver essa resolução no documento.

Propósito: Associar o grau a uma unidade de medida de ângulo.

Discuta com a turma:

É possível estabelecer relação entre as informações fornecidas e o que é pedido?

Qual estratégia vocês utilizaram para estabelecer relação entre os números e os giros?

Discussão da solução (Continuação) select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Mostre para a turma como os alunos chegaram a solução na lousa, ou através do slide. Você pode ver essa resolução no documento

Propósito: Associar o grau como a principal unidade de medida de ângulo.

Discuta com a turma:

É possível estabelecer relação entre as informações fornecidas e o que é pedido?

Qual estratégia vocês utilizaram para estabelecer relação entre os números e os giros?

Discussão da solução (Encerramento) select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Compartilhe com a turma as diferentes soluções encontradas pelos alunos na lousa, ou através do slide.

Você pode ver essa resolução no documento

Propósito: Associar o grau a uma unidade de medida de ângulo.

Discuta com a turma:

É possível estabelecer relação entre as informações fornecidas e o que é pedido?

Qual estratégia vocês utilizaram para estabelecer relação entre os números e os giros?

Sistematização do Conteúdo (Slides 10 e 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Tenha o texto escrito, ou projete-o ou escreva-o na lousa. Leia com a turma dando ênfase no que é ângulo e qual a unidade de medida usada para ângulos.

Propósito: Formalizar o conceito aprendido.

Discuta com a turma:

Vocês conhecem outras situações onde podemos observar ângulos?

Você já conhecia o grau como unidade de medida?

Sistematização do Conteúdo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos .

Orientação: Tenha o texto escrito, ou projete-o ou escreva-o na lousa. Leia com a turma dando ênfase no que é ângulo e qual a unidade de medida usada para ângulos.

Propósito: Formalizar o conceito trabalhado nesta aula.

Discuta com a turma:

Vocês conhecem outras situações onde podemos observar ângulos?

Você já conhecia o grau como unidade de medida?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o texto do slide juntamente com os alunos e mostre a imagem dos ângulos com medidas diferentes e que a unidade de medida é o grau.

Propósito: Retomar o conceito trabalhado nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Você pode imprimir a tarefa, projetá-la ou escrever na lousa. Os alunos devem responder individualmente.

Propósito: Averiguar se os alunos reconhecem a abertura do ângulo como uma grandeza e se associam o grau a sua principal unidade de medida.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Textos de apoio e referencial teórico

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Natãna Lima Santos

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF06MA23) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.




Objetivos específicos

Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza;
Associar o grau como unidade de medida de ângulo.




Conceito-chave

Ângulo e grau.




Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza

Discuta com a turma:

O que vocês lembram sobre ângulos? Professor, relembre os principais tópicos sobre ângulos clicando aqui.

Os ângulos tem abertura diferentes, será que é possível medir o tamanho dessa abertura?

Será que, quando meço um mesmo ângulo ele pode ter tamanhos diferentes?

Que unidades de medida você conhece?

Será que alguma dessas unidades de medida que você já conhece serve para medir ângulos?

Você já ouviu falar da unidade de medida chamada “grau”?

Com a unidade de medida grau, que é diferente da unidade de medida de temperatura, é possível medir ângulos.

Materiais Complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Orientação: Compartilhe com a turma as diferentes soluções encontradas pelos alunos na lousa, ou através do slide.

Propósito: Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Que unidades de medida você usou? Você mediu os ângulos?
  • Essa unidade de medida é apropriada para esse tipo de grandeza?
  • Com a unidade de medida grau, que é diferente da unidade de medida de temperatura, é possível medir ângulos.
  • Que tipos de ângulo vocês já conheciam?

Materiais Complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Orientação: Compartilhe com a turma as diferentes soluções encontradas pelos alunos na lousa, ou através do slide.

Propósito: Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Que unidades de medida você usou? Você mediu os ângulos?
  • Essa unidade de medida é apropriada para esse tipo de grandeza?
  • Com a unidade de medida grau, que é diferente da unidade de medida de temperatura, é possível medir ângulos.
  • Que tipos de ângulo vocês já conheciam?

Materiais Complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Professor, você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la em lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Associar o grau como a principal unidade de medida de ângulo.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma relação entre os números do problema?
  • Qual é a relação entre os números e os giros?
  • Essas relações podem ajudar a descobrir os números associados a outras manobras?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Mostre para a turma como os alunos chegaram a solução na lousa, ou através do slide. Você pode ver essa resolução no documento.

Propósito: Associar o grau a uma unidade de medida de ângulo.

Discuta com a turma:

É possível estabelecer relação entre as informações fornecidas e o que é pedido?

Qual estratégia vocês utilizaram para estabelecer relação entre os números e os giros?

Slide Plano Aula

Orientação: Mostre para a turma como os alunos chegaram a solução na lousa, ou através do slide. Você pode ver essa resolução no documento

Propósito: Associar o grau como a principal unidade de medida de ângulo.

Discuta com a turma:

É possível estabelecer relação entre as informações fornecidas e o que é pedido?

Qual estratégia vocês utilizaram para estabelecer relação entre os números e os giros?

Slide Plano Aula

Orientação: Compartilhe com a turma as diferentes soluções encontradas pelos alunos na lousa, ou através do slide.

Você pode ver essa resolução no documento

Propósito: Associar o grau a uma unidade de medida de ângulo.

Discuta com a turma:

É possível estabelecer relação entre as informações fornecidas e o que é pedido?

Qual estratégia vocês utilizaram para estabelecer relação entre os números e os giros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Tenha o texto escrito, ou projete-o ou escreva-o na lousa. Leia com a turma dando ênfase no que é ângulo e qual a unidade de medida usada para ângulos.

Propósito: Formalizar o conceito aprendido.

Discuta com a turma:

Vocês conhecem outras situações onde podemos observar ângulos?

Você já conhecia o grau como unidade de medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos .

Orientação: Tenha o texto escrito, ou projete-o ou escreva-o na lousa. Leia com a turma dando ênfase no que é ângulo e qual a unidade de medida usada para ângulos.

Propósito: Formalizar o conceito trabalhado nesta aula.

Discuta com a turma:

Vocês conhecem outras situações onde podemos observar ângulos?

Você já conhecia o grau como unidade de medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o texto do slide juntamente com os alunos e mostre a imagem dos ângulos com medidas diferentes e que a unidade de medida é o grau.

Propósito: Retomar o conceito trabalhado nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Você pode imprimir a tarefa, projetá-la ou escrever na lousa. Os alunos devem responder individualmente.

Propósito: Averiguar se os alunos reconhecem a abertura do ângulo como uma grandeza e se associam o grau a sua principal unidade de medida.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Textos de apoio e referencial teórico

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano