9616
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Dado das formas planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Verificar as figuras planas existentes nas bases do cilindro e nas faces de cubo e bloco retangular (círculo, quadrado e retângulo).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Verificar as figuras planas existentes nas bases do cilindro e nas faces de cubo e bloco retangular (círculo, quadrado e retângulo).

Conceito-chave

Formas planas (quadrado, círculo e retângulo) nas faces de Cubo e Bloco Retangular e bases do Cilindro.

Recursos necessários

- Cartolina, papel cartão ou papelão para montar caixas e os dados;

- Caixas de embalagens (cubo e bloco retangular) trazidas para a aula ou feitas pelo professor com papelão ou papel cartão;

- Latas e rolos de papel toalha ou outros objetos (cilindros) trazidos pelo professor e pelos alunos;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo e do dado.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Leia o slide e proponha a questão aos alunos. Espera-se que eles relacionem a palavra face a lado, para que eles compreendam o que observarão nos objetos que serão manipulados durante a aula (formas não planas).

Propósito: Antecipar o assunto que será abordado na aula, propondo a reflexão sobre o significado de face e destacando as formas planas que serão identificadas.

Discuta com a turma:

  • Já sabemos as formas planas que serão as faces dos objetos que manipularemos durante a aula. Quais seriam as formas (não planas) desses objetos?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide, organize a turma em grupos com 4 ou 5 alunos, distribua para cada grupo, um dado (que deve ser confeccionado previamente, utilizando o molde disponível abaixo nos materiais complementares) e distribua também alguns objetos em forma de cubo, bloco retangular e cilindro (latas, caixas diversas, dados, etc) que poderão ser solicitados previamente para os alunos. Oriente que cada um deve jogar o dado, observar a figura plana “sorteada” (quadrado, círculo ou retângulo), escolher um objeto que tenha a mesma forma plana na sua face e pegar para si. Os participantes devem avaliar se a escolha foi feita corretamente. Todos devem jogar, cada um na sua vez, até que os objetos terminem. Se não houver mais objeto com a forma plana sorteada, o jogador passa a vez. Ganha o jogo, quem conseguir pegar mais objetos.

Propósito: Identificar as formas planas nas faces das formas não planas.

Discuta com a turma:

  • O que é mesmo forma plana?
  • E o que é mesmo face?
  • Qual foi a forma sorteada? O que você pensou para a escolha desse objeto?
  • É possível verificar formas planas como faces de outros objetos do nosso dia-a-dia, como por exemplo uma geladeira, um cesto de lixo e uma caixinha de som?
  • Para desenhar um objeto, é necessário saber a forma de suas faces?

Materiais Complementares:

Utilize o Atividade Principal para propor reflexões sobre as características das formas planas.

Encontra-se disponível aqui o molde do dado e um molde para montar cubos, caso haja dificuldade de providenciar outros objetos em forma de cubo: Atividade Principal

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Propor aos alunos vencedores do jogo que levem os objetos conquistados à frente da sala separando-os em três mesas: círculo, retângulo e quadrado. Verificar com a turma se os objetos estão classificados corretamente. Estimular que eles falem sobre as escolhas e sobre os conhecimentos que obtiveram por meio do jogo.

Propósito: Discriminar os objetos de acordo com as formas planas disponíveis em suas faces ou bases. Discutir sobre os procedimentos e as possíveis dificuldades que surgiram durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas planas presentes nas faces dos objetos?
  • Houve alguma dificuldade em identificar a face de algum objeto?
  • Existe uma das formas não planas que possui apenas duas bases e não faces. Através das características observadas, vocês conseguiriam descobrir qual é essa forma não plana?
  • Pensando em objetos do dia a dia com forma de cilindro, cubo e bloco retangular é possível imaginar quais são as formas planas que estão em suas faces ou bases?

Materiais Complementares:

A resolução da atividade está disponível aqui:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as formas planas presentes nas faces ou bases das formas não planas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Entregue a folha de atividade; Realize a leitura da atividade e certifique-se de que todos compreenderam a solicitação. É importante destacar que os alunos fiquem atentos a cada um das formas e aos objetos, relembrando os conceitos discutidos durante a aula.

Propósito: Verificar se os alunos identificam as formas planas presentes nas bases de cilindro, bloco retangular e cubo.

Discuta com a turma:

  • Imagine que vamos vamos desenhar o contorno de cada um dos objetos. Quais figuras serão desenhadas?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Verificar as figuras planas existentes nas bases do cilindro e nas faces de cubo e bloco retangular (círculo, quadrado e retângulo).

Conceito-chave

Formas planas (quadrado, círculo e retângulo) nas faces de Cubo e Bloco Retangular e bases do Cilindro.

Recursos necessários

- Cartolina, papel cartão ou papelão para montar caixas e os dados;

- Caixas de embalagens (cubo e bloco retangular) trazidas para a aula ou feitas pelo professor com papelão ou papel cartão;

- Latas e rolos de papel toalha ou outros objetos (cilindros) trazidos pelo professor e pelos alunos;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo e do dado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Leia o slide e proponha a questão aos alunos. Espera-se que eles relacionem a palavra face a lado, para que eles compreendam o que observarão nos objetos que serão manipulados durante a aula (formas não planas).

Propósito: Antecipar o assunto que será abordado na aula, propondo a reflexão sobre o significado de face e destacando as formas planas que serão identificadas.

Discuta com a turma:

  • Já sabemos as formas planas que serão as faces dos objetos que manipularemos durante a aula. Quais seriam as formas (não planas) desses objetos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide, organize a turma em grupos com 4 ou 5 alunos, distribua para cada grupo, um dado (que deve ser confeccionado previamente, utilizando o molde disponível abaixo nos materiais complementares) e distribua também alguns objetos em forma de cubo, bloco retangular e cilindro (latas, caixas diversas, dados, etc) que poderão ser solicitados previamente para os alunos. Oriente que cada um deve jogar o dado, observar a figura plana “sorteada” (quadrado, círculo ou retângulo), escolher um objeto que tenha a mesma forma plana na sua face e pegar para si. Os participantes devem avaliar se a escolha foi feita corretamente. Todos devem jogar, cada um na sua vez, até que os objetos terminem. Se não houver mais objeto com a forma plana sorteada, o jogador passa a vez. Ganha o jogo, quem conseguir pegar mais objetos.

Propósito: Identificar as formas planas nas faces das formas não planas.

Discuta com a turma:

  • O que é mesmo forma plana?
  • E o que é mesmo face?
  • Qual foi a forma sorteada? O que você pensou para a escolha desse objeto?
  • É possível verificar formas planas como faces de outros objetos do nosso dia-a-dia, como por exemplo uma geladeira, um cesto de lixo e uma caixinha de som?
  • Para desenhar um objeto, é necessário saber a forma de suas faces?

Materiais Complementares:

Utilize o Atividade Principal para propor reflexões sobre as características das formas planas.

Encontra-se disponível aqui o molde do dado e um molde para montar cubos, caso haja dificuldade de providenciar outros objetos em forma de cubo: Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Propor aos alunos vencedores do jogo que levem os objetos conquistados à frente da sala separando-os em três mesas: círculo, retângulo e quadrado. Verificar com a turma se os objetos estão classificados corretamente. Estimular que eles falem sobre as escolhas e sobre os conhecimentos que obtiveram por meio do jogo.

Propósito: Discriminar os objetos de acordo com as formas planas disponíveis em suas faces ou bases. Discutir sobre os procedimentos e as possíveis dificuldades que surgiram durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas planas presentes nas faces dos objetos?
  • Houve alguma dificuldade em identificar a face de algum objeto?
  • Existe uma das formas não planas que possui apenas duas bases e não faces. Através das características observadas, vocês conseguiriam descobrir qual é essa forma não plana?
  • Pensando em objetos do dia a dia com forma de cilindro, cubo e bloco retangular é possível imaginar quais são as formas planas que estão em suas faces ou bases?

Materiais Complementares:

A resolução da atividade está disponível aqui:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as formas planas presentes nas faces ou bases das formas não planas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Entregue a folha de atividade; Realize a leitura da atividade e certifique-se de que todos compreenderam a solicitação. É importante destacar que os alunos fiquem atentos a cada um das formas e aos objetos, relembrando os conceitos discutidos durante a aula.

Propósito: Verificar se os alunos identificam as formas planas presentes nas bases de cilindro, bloco retangular e cubo.

Discuta com a turma:

  • Imagine que vamos vamos desenhar o contorno de cada um dos objetos. Quais figuras serão desenhadas?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano