Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
Objetivos específicos
Verificar as figuras planas existentes nas bases do cilindro e nas faces de cubo e bloco retangular (círculo, quadrado e retângulo).
Conceito-chave
Formas planas (quadrado, círculo e retângulo) nas faces de Cubo e Bloco Retangular e bases do Cilindro.
Recursos necessários
- Cartolina, papel cartão ou papelão para montar caixas e os dados;
- Caixas de embalagens (cubo e bloco retangular) trazidas para a aula ou feitas pelo professor com papelão ou papel cartão;
- Latas e rolos de papel toalha ou outros objetos (cilindros) trazidos pelo professor e pelos alunos;
- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;
- Moldes da planificação do cubo e do dado.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Leia o slide e proponha a questão aos alunos. Espera-se que eles relacionem a palavra face a lado, para que eles compreendam o que observarão nos objetos que serão manipulados durante a aula (formas não planas).
Propósito: Antecipar o assunto que será abordado na aula, propondo a reflexão sobre o significado de face e destacando as formas planas que serão identificadas.
Discuta com a turma:
- Já sabemos as formas planas que serão as faces dos objetos que manipularemos durante a aula. Quais seriam as formas (não planas) desses objetos?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Realize a leitura do slide, organize a turma em grupos com 4 ou 5 alunos, distribua para cada grupo, um dado (que deve ser confeccionado previamente, utilizando o molde disponível abaixo nos materiais complementares) e distribua também alguns objetos em forma de cubo, bloco retangular e cilindro (latas, caixas diversas, dados, etc) que poderão ser solicitados previamente para os alunos. Oriente que cada um deve jogar o dado, observar a figura plana “sorteada” (quadrado, círculo ou retângulo), escolher um objeto que tenha a mesma forma plana na sua face e pegar para si. Os participantes devem avaliar se a escolha foi feita corretamente. Todos devem jogar, cada um na sua vez, até que os objetos terminem. Se não houver mais objeto com a forma plana sorteada, o jogador passa a vez. Ganha o jogo, quem conseguir pegar mais objetos.
Propósito: Identificar as formas planas nas faces das formas não planas.
Discuta com a turma:
- O que é mesmo forma plana?
- E o que é mesmo face?
- Qual foi a forma sorteada? O que você pensou para a escolha desse objeto?
- É possível verificar formas planas como faces de outros objetos do nosso dia-a-dia, como por exemplo uma geladeira, um cesto de lixo e uma caixinha de som?
- Para desenhar um objeto, é necessário saber a forma de suas faces?
Materiais Complementares:
Utilize o Atividade Principal para propor reflexões sobre as características das formas planas.
Encontra-se disponível aqui o molde do dado e um molde para montar cubos, caso haja dificuldade de providenciar outros objetos em forma de cubo: Atividade Principal
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Propor aos alunos vencedores do jogo que levem os objetos conquistados à frente da sala separando-os em três mesas: círculo, retângulo e quadrado. Verificar com a turma se os objetos estão classificados corretamente. Estimular que eles falem sobre as escolhas e sobre os conhecimentos que obtiveram por meio do jogo.
Propósito: Discriminar os objetos de acordo com as formas planas disponíveis em suas faces ou bases. Discutir sobre os procedimentos e as possíveis dificuldades que surgiram durante o jogo.
Discuta com a turma:
- Quais são as formas planas presentes nas faces dos objetos?
- Houve alguma dificuldade em identificar a face de algum objeto?
- Existe uma das formas não planas que possui apenas duas bases e não faces. Através das características observadas, vocês conseguiriam descobrir qual é essa forma não plana?
- Pensando em objetos do dia a dia com forma de cilindro, cubo e bloco retangular é possível imaginar quais são as formas planas que estão em suas faces ou bases?
Materiais Complementares:
A resolução da atividade está disponível aqui:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as formas planas presentes nas faces ou bases das formas não planas.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Entregue a folha de atividade; Realize a leitura da atividade e certifique-se de que todos compreenderam a solicitação. É importante destacar que os alunos fiquem atentos a cada um das formas e aos objetos, relembrando os conceitos discutidos durante a aula.
Propósito: Verificar se os alunos identificam as formas planas presentes nas bases de cilindro, bloco retangular e cubo.
Discuta com a turma:
- Imagine que vamos vamos desenhar o contorno de cada um dos objetos. Quais figuras serão desenhadas?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Complementar