9616
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Dado das formas planas

POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt 16/07/2018
Código: MAT1_10GEO05

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Verificar as figuras planas existentes nas bases do cilindro e nas faces de cubo e bloco retangular (círculo, quadrado e retângulo).

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Verificar as figuras planas existentes nas bases do cilindro e nas faces de cubo e bloco retangular (círculo, quadrado e retângulo).

Conceito-chave

Formas planas (quadrado, círculo e retângulo) nas faces de Cubo e Bloco Retangular e bases do Cilindro.

Recursos necessários

- Cartolina, papel cartão ou papelão para montar caixas e os dados;

- Caixas de embalagens (cubo e bloco retangular) trazidas para a aula ou feitas pelo professor com papelão ou papel cartão;

- Latas e rolos de papel toalha ou outros objetos (cilindros) trazidos pelo professor e pelos alunos;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo e do dado.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Leia o slide e proponha a questão aos alunos. Espera-se que eles relacionem a palavra face a lado, para que eles compreendam o que observarão nos objetos que serão manipulados durante a aula (formas não planas).

Propósito: Antecipar o assunto que será abordado na aula, propondo a reflexão sobre o significado de face e destacando as formas planas que serão identificadas.

Discuta com a turma:

  • Já sabemos as formas planas que serão as faces dos objetos que manipularemos durante a aula. Quais seriam as formas (não planas) desses objetos?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide, organize a turma em grupos com 4 ou 5 alunos, distribua para cada grupo, um dado (que deve ser confeccionado previamente, utilizando o molde disponível abaixo nos materiais complementares) e distribua também alguns objetos em forma de cubo, bloco retangular e cilindro (latas, caixas diversas, dados, etc) que poderão ser solicitados previamente para os alunos. Oriente que cada um deve jogar o dado, observar a figura plana “sorteada” (quadrado, círculo ou retângulo), escolher um objeto que tenha a mesma forma plana na sua face e pegar para si. Os participantes devem avaliar se a escolha foi feita corretamente. Todos devem jogar, cada um na sua vez, até que os objetos terminem. Se não houver mais objeto com a forma plana sorteada, o jogador passa a vez. Ganha o jogo, quem conseguir pegar mais objetos.

Propósito: Identificar as formas planas nas faces das formas não planas.

Discuta com a turma:

  • O que é mesmo forma plana?
  • E o que é mesmo face?
  • Qual foi a forma sorteada? O que você pensou para a escolha desse objeto?
  • É possível verificar formas planas como faces de outros objetos do nosso dia-a-dia, como por exemplo uma geladeira, um cesto de lixo e uma caixinha de som?
  • Para desenhar um objeto, é necessário saber a forma de suas faces?

Materiais Complementares:

Utilize o Atividade Principal para propor reflexões sobre as características das formas planas.

Encontra-se disponível aqui o molde do dado e um molde para montar cubos, caso haja dificuldade de providenciar outros objetos em forma de cubo: Atividade Principal

Discussão da Solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Propor aos alunos vencedores do jogo que levem os objetos conquistados à frente da sala separando-os em três mesas: círculo, retângulo e quadrado. Verificar com a turma se os objetos estão classificados corretamente. Estimular que eles falem sobre as escolhas e sobre os conhecimentos que obtiveram por meio do jogo.

Propósito: Discriminar os objetos de acordo com as formas planas disponíveis em suas faces ou bases. Discutir sobre os procedimentos e as possíveis dificuldades que surgiram durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas planas presentes nas faces dos objetos?
  • Houve alguma dificuldade em identificar a face de algum objeto?
  • Existe uma das formas não planas que possui apenas duas bases e não faces. Através das características observadas, vocês conseguiriam descobrir qual é essa forma não plana?
  • Pensando em objetos do dia a dia com forma de cilindro, cubo e bloco retangular é possível imaginar quais são as formas planas que estão em suas faces ou bases?

Materiais Complementares:

A resolução da atividade está disponível aqui:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as formas planas presentes nas faces ou bases das formas não planas.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Entregue a folha de atividade; Realize a leitura da atividade e certifique-se de que todos compreenderam a solicitação. É importante destacar que os alunos fiquem atentos a cada um das formas e aos objetos, relembrando os conceitos discutidos durante a aula.

Propósito: Verificar se os alunos identificam as formas planas presentes nas bases de cilindro, bloco retangular e cubo.

Discuta com a turma:

  • Imagine que vamos vamos desenhar o contorno de cada um dos objetos. Quais figuras serão desenhadas?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Verificar as figuras planas existentes nas bases do cilindro e nas faces de cubo e bloco retangular (círculo, quadrado e retângulo).

Conceito-chave

Formas planas (quadrado, círculo e retângulo) nas faces de Cubo e Bloco Retangular e bases do Cilindro.

Recursos necessários

- Cartolina, papel cartão ou papelão para montar caixas e os dados;

- Caixas de embalagens (cubo e bloco retangular) trazidas para a aula ou feitas pelo professor com papelão ou papel cartão;

- Latas e rolos de papel toalha ou outros objetos (cilindros) trazidos pelo professor e pelos alunos;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo e do dado.

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Leia o slide e proponha a questão aos alunos. Espera-se que eles relacionem a palavra face a lado, para que eles compreendam o que observarão nos objetos que serão manipulados durante a aula (formas não planas).

Propósito: Antecipar o assunto que será abordado na aula, propondo a reflexão sobre o significado de face e destacando as formas planas que serão identificadas.

Discuta com a turma:

  • Já sabemos as formas planas que serão as faces dos objetos que manipularemos durante a aula. Quais seriam as formas (não planas) desses objetos?

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide, organize a turma em grupos com 4 ou 5 alunos, distribua para cada grupo, um dado (que deve ser confeccionado previamente, utilizando o molde disponível abaixo nos materiais complementares) e distribua também alguns objetos em forma de cubo, bloco retangular e cilindro (latas, caixas diversas, dados, etc) que poderão ser solicitados previamente para os alunos. Oriente que cada um deve jogar o dado, observar a figura plana “sorteada” (quadrado, círculo ou retângulo), escolher um objeto que tenha a mesma forma plana na sua face e pegar para si. Os participantes devem avaliar se a escolha foi feita corretamente. Todos devem jogar, cada um na sua vez, até que os objetos terminem. Se não houver mais objeto com a forma plana sorteada, o jogador passa a vez. Ganha o jogo, quem conseguir pegar mais objetos.

Propósito: Identificar as formas planas nas faces das formas não planas.

Discuta com a turma:

  • O que é mesmo forma plana?
  • E o que é mesmo face?
  • Qual foi a forma sorteada? O que você pensou para a escolha desse objeto?
  • É possível verificar formas planas como faces de outros objetos do nosso dia-a-dia, como por exemplo uma geladeira, um cesto de lixo e uma caixinha de som?
  • Para desenhar um objeto, é necessário saber a forma de suas faces?

Materiais Complementares:

Utilize o Atividade Principal para propor reflexões sobre as características das formas planas.

Encontra-se disponível aqui o molde do dado e um molde para montar cubos, caso haja dificuldade de providenciar outros objetos em forma de cubo: Atividade Principal

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Propor aos alunos vencedores do jogo que levem os objetos conquistados à frente da sala separando-os em três mesas: círculo, retângulo e quadrado. Verificar com a turma se os objetos estão classificados corretamente. Estimular que eles falem sobre as escolhas e sobre os conhecimentos que obtiveram por meio do jogo.

Propósito: Discriminar os objetos de acordo com as formas planas disponíveis em suas faces ou bases. Discutir sobre os procedimentos e as possíveis dificuldades que surgiram durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas planas presentes nas faces dos objetos?
  • Houve alguma dificuldade em identificar a face de algum objeto?
  • Existe uma das formas não planas que possui apenas duas bases e não faces. Através das características observadas, vocês conseguiriam descobrir qual é essa forma não plana?
  • Pensando em objetos do dia a dia com forma de cilindro, cubo e bloco retangular é possível imaginar quais são as formas planas que estão em suas faces ou bases?

Materiais Complementares:

A resolução da atividade está disponível aqui:

Resolução da Atividade Principal

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as formas planas presentes nas faces ou bases das formas não planas.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Entregue a folha de atividade; Realize a leitura da atividade e certifique-se de que todos compreenderam a solicitação. É importante destacar que os alunos fiquem atentos a cada um das formas e aos objetos, relembrando os conceitos discutidos durante a aula.

Propósito: Verificar se os alunos identificam as formas planas presentes nas bases de cilindro, bloco retangular e cubo.

Discuta com a turma:

  • Imagine que vamos vamos desenhar o contorno de cada um dos objetos. Quais figuras serão desenhadas?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Verificar as figuras planas existentes nas bases do cilindro e nas faces de cubo e bloco retangular (círculo, quadrado e retângulo).

Conceito-chave

Formas planas (quadrado, círculo e retângulo) nas faces de Cubo e Bloco Retangular e bases do Cilindro.

Recursos necessários

- Cartolina, papel cartão ou papelão para montar caixas e os dados;

- Caixas de embalagens (cubo e bloco retangular) trazidas para a aula ou feitas pelo professor com papelão ou papel cartão;

- Latas e rolos de papel toalha ou outros objetos (cilindros) trazidos pelo professor e pelos alunos;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo e do dado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes