Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_24PES03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (deve ser a última opção neste momento).
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Gráficos e tabelas
Jogo online: That quiz
Artigo: Gráficos e tabelas para organizar informações
Artigo: Gráficos
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é analisar elementos do gráfico e interpretá-lo. Os alunos precisam ter acesso ao gráfico dos slides 10 e 11, ou seja, acesso aos dois gráficos. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar todos os slides para os alunos, ler a situação problema e pedir que observem os gráficos, copiem os questionamentos e os respondam oralmente, abrindo os seus microfones, ou por escrito, pelo bate-papo. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode contar a situação problema por meio de um vídeo (os alunos vão gostar de ver o professor em um vídeo contando a situação problema como se fosse uma história) ou de um áudio e enviar a imagem dos gráficos tirando um print do slide ou enviando o arquivo da atividade principal pelo WhatsApp, e-mail ou similar. Não é necessário que copiem os gráficos, você pode pedir que copiem os questionamentos no caderno e respondam, primeiramente, individualmente. Os alunos precisarão de um tempo para responder. Depois, peça que os alunos compartilhem as suas respostas por meio de texto, fotos ou áudios.
Você pode utilizar estas perguntas para guiar a discussão:
- Por que fazemos uma pesquisa?
- Como realizamos esta pesquisa?
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
- As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
- Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
- Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
- Onde iremos expor os resultados?
Discuta com os alunos as respostas e peça que eles comentem as respostas uns dos outros, concordando, discordando ou complementando as informações.
O trabalho com gráficos e tabelas é importante para o desenvolvimento de um tipo de leitura que está presente na vida dos alunos dentro e fora da escola.
Discussão das soluções
Compartilhe o slide com o gráfico com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça aos alunos que observem as soluções e comparem com as que realizaram. Apresente as perguntas para que os alunos discutam entre eles, retomando os elementos de um gráfico e seus significados:
- Alguém poderia dar outro título a este gráfico?
- Qual é a fonte de dados do gráfico?
- O que é uma legenda? Poderia haver outra legenda para representar este gráfico?
- O que significa o eixo horizontal? E o eixo vertical?
Eles podem compartilhar suas conclusões através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Sistematização dos conceitos
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Peça aos alunos complementem com informações que não foram contempladas no slide.
Raio X
A atividade de Raio X retoma a análise de gráficos. Você pode enviá-la pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também. Você também pode escolher e enviar dentre as atividades complementares, as que são mais adequadas a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem por texto, áudio ou vídeo para a família mostrando o que está sendo trabalhado em sala de aula e incentive-a a participar desse momento de aprendizado junto aos alunos. Os gráficos estão presentes no dia a dia dos alunos e a família pode explorar gráficos e seus elementos encontrados em jornais, revistas ou mesmo os que aparecem nos telejornais, ou seja, podem utilizar dados concretos para que eles possam perceber a utilidade dos gráficos.
Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta
Código: MAT3_24PES03
(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.
(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.
AULA 01
AULA 04
AULA 05
AULA 06
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes