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Plano de aula - Interpretando gráfico e seus elementos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Analisar elementos do gráfico e interpretá-lo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentora: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).

Objetivos específicos

Interpretar gráficos de barras verticais e seus elementos  (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).

Conceito-chave

Analisar elementos do gráfico e interpretá-lo.

Conhecimentos prévios

Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).

Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)

Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.

Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.

Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.

Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.

Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.

Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.

Discuta com a turma:

  • Quais outras brincadeiras você conhece?
  • Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
  • Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)

Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.

Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.

Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.

Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.

Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.

Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.

Discuta com a turma:

  • Quais outras brincadeiras você conhece?
  • Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
  • Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)

Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.

Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.

Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.

Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.

Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.

Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.

Discuta com a turma:

  • Quais outras brincadeiras você conhece?
  • Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
  • Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)

Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.

Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.

Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.

Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.

Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.

Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.

Discuta com a turma:

  • Quais outras brincadeiras você conhece?
  • Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
  • Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

Discussão das soluções select-down

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas que elementos não encontraram no gráfico.

Neste momento faça plaquinhas com os elementos do gráfico e chame alguns alunos para identificá-los no gráfico analisado colando as plaquinhas nos locais correspondentes.

Realize alguns questionamentos e vá anotando as respostas dos alunos nos locais correspondentes do gráfico que estará projetado ou afixado na lousa.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia dar um outro título a este gráfico?
  • Qual é a fonte de dados do gráfico?
  • O que é uma legenda? Poderia haver outra legenda para representar este gráfico?
  • O que significa o eixo horizontal? E o eixo vertical?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia esta frase com o grupo para que possa introduzir a linguagem matemática a ser utilizada nas aulas.

Após a realização da leitura questione alguns alunos sobre a compreensão do contexto.

Propósito: Introduzir a linguagem matemática dos conceitos estudados.

Discuta com a turma: Quem pode me explicar com suas palavras o que compreendeu desta frase?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje.

Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.

Propósito:

Discuta com a turma:

  • Existem vários tipos de gráfico?
  • Quais tipos de gráfico você conhece?
  • Quais as diferenças entre um gráfico de barras verticais e os de barras horizontais? E quais semelhanças?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 17 e 18)

Orientações:

Professor organize sua turma individualmente para realizarem a tarefa que segue.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem quem são as pessoas consideradas idosas?
  • Qual é o título deste gráfico?
  • Qual é a fonte ( quem é o reponsável pelos dados e pela apresentação destes) ?
  • O que este gráfico nos mostra sobre a saúde dos idosos?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução Atividade raio x

Resolução Atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 17 e 18)

Orientações:

Professor organize sua turma individualmente para realizarem a tarefa que segue.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem quem são as pessoas consideradas idosas?
  • Qual é o título deste gráfico?
  • Qual é a fonte ( quem é o reponsável pelos dados e pela apresentação destes) ?
  • O que este gráfico nos mostra sobre a saúde dos idosos?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentora: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).

Objetivos específicos

Interpretar gráficos de barras verticais e seus elementos  (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).

Conceito-chave

Analisar elementos do gráfico e interpretá-lo.

Conhecimentos prévios

Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).

Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)

Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.

Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.

Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.

Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.

Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.

Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.

Discuta com a turma:

  • Quais outras brincadeiras você conhece?
  • Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
  • Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)

Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.

Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.

Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.

Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.

Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.

Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.

Discuta com a turma:

  • Quais outras brincadeiras você conhece?
  • Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
  • Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)

Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.

Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.

Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.

Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.

Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.

Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.

Discuta com a turma:

  • Quais outras brincadeiras você conhece?
  • Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
  • Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 ao 6)

Orientação: Organize os alunos em grupos produtivos e perguntar a eles se já brincaram de cobra cega.

Explicar aos alunos que irão realizar uma adaptação da brincadeira cobra cega com um gráfico.

Questionar os alunos sobre as regras da brincadeira original e explicar que irá escolher um representante de cada grupo que estará com os olhos vendados.

Este aluno deverá pegar uma tarja contendo um elemento do gráfico e os colegas do grupo deverão guiá-lo para que localize no gráfico projetado ou afixado na lousa o elemento que foi retirado colando a palavra no local adequado.

Os demais componentes do grupo poderão dar pistas de localização espacial (direita, esquerda, para cima, etc) ou pistas sobre o elemento do gráfico , por exemplo nome do gráfico caso a tarja esteja escrito título, mas não poderão dizer a palavra escrita na tarjeta.

Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre a localização dos elementos do gráfico.

Discuta com a turma:

  • Quais outras brincadeiras você conhece?
  • Todos os alunos gostam da mesma brincadeira?
  • Como saber qual a preferência de brincadeiras numa sala?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

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Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

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Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

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Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 ao 13)

Orientação: Realizar a leitura do enunciado para os alunos fazendo pausas e enfatizando todas as etapas da pesquisa.

A primeira etapa da pesquisa nasce da inquietação acerca de um determinado assunto. Motivar os alunos a refletir porque iniciaram a pesquisa, o que gerou a inquietação e como devemos proceder quando temos uma reivindicação ou uma dúvida.

Refletir com os alunos sobre quais instrumentos utilizar nesta pesquisa: questionário ou entrevista? Por que desta escolha?

Após escolhido os instrumentos orientar os alunos a pensar sobre a amostra ( todos os alunos ou somente uma parte) que será a fonte dos dados da pesquisa.

Observar junto com os alunos que a próxima etapa seria elaborar os questionamentos da pesquisa e aplicá-la.

Questioná-los sobre o que será feito com os dados coletados, como comunicá-los a direção da escola para que revejam os jogo interclasse.

Sugerir aos alunos a criação do gráfico de barras verticais lembrando-se que este precisa ter os elementos necessários (título, legenda, fonte de dados, eixos, variáveis categóricas).

Ao montar o gráfico atentar -se aos eixos estruturantes e sua escala.

Propósito: Analisar as etapas da pesquisa e sua comunicação através de gráfico de barras verticais.

Discuta com a turma:

  • Por que fazemos uma pesquisa?
  • Como realizamos esta pesquisa?
  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais instrumentos utilizamos para coletar os dados?
  • As perguntas serão abertas ( com muitas opções de escolha) ou fechadas (com algumas opções de escolha)? Por que?
  • Como podemos comunicar os dados retirados através da pesquisa?
  • Podemos utilizar tabelas? E gráficos? Que tipos de gráfico é mais indicado?
  • Onde iremos expor os resultados?

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas que elementos não encontraram no gráfico.

Neste momento faça plaquinhas com os elementos do gráfico e chame alguns alunos para identificá-los no gráfico analisado colando as plaquinhas nos locais correspondentes.

Realize alguns questionamentos e vá anotando as respostas dos alunos nos locais correspondentes do gráfico que estará projetado ou afixado na lousa.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia dar um outro título a este gráfico?
  • Qual é a fonte de dados do gráfico?
  • O que é uma legenda? Poderia haver outra legenda para representar este gráfico?
  • O que significa o eixo horizontal? E o eixo vertical?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia esta frase com o grupo para que possa introduzir a linguagem matemática a ser utilizada nas aulas.

Após a realização da leitura questione alguns alunos sobre a compreensão do contexto.

Propósito: Introduzir a linguagem matemática dos conceitos estudados.

Discuta com a turma: Quem pode me explicar com suas palavras o que compreendeu desta frase?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje.

Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.

Propósito:

Discuta com a turma:

  • Existem vários tipos de gráfico?
  • Quais tipos de gráfico você conhece?
  • Quais as diferenças entre um gráfico de barras verticais e os de barras horizontais? E quais semelhanças?
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Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 17 e 18)

Orientações:

Professor organize sua turma individualmente para realizarem a tarefa que segue.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem quem são as pessoas consideradas idosas?
  • Qual é o título deste gráfico?
  • Qual é a fonte ( quem é o reponsável pelos dados e pela apresentação destes) ?
  • O que este gráfico nos mostra sobre a saúde dos idosos?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução Atividade raio x

Resolução Atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 17 e 18)

Orientações:

Professor organize sua turma individualmente para realizarem a tarefa que segue.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos, deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem quem são as pessoas consideradas idosas?
  • Qual é o título deste gráfico?
  • Qual é a fonte ( quem é o reponsável pelos dados e pela apresentação destes) ?
  • O que este gráfico nos mostra sobre a saúde dos idosos?

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Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

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