11524
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Comprimento, capacidade e massa

Plano de aula de Matemática com atividades para 2° ano do Fundamental sobre medidas de comprimento, capacidade e massa

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17)Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados ou não.

Recursos necessários:

  • Lápis.
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Caderno.
  • Atividades impressas.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Estabelecer relações de medida por estimativa simples.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre a relação de peso e tamanho dos animais. Anote na lousa ou em um cartaz as hipóteses levantadas.

Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear comprimentos.

Discuta com a turma:

  • Qual desses animais é mais pesado e maior de comprimento?
  • O maior é o mais pesado? O menor pode ser o mais pesado?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça para que, em duplas, os alunos pensem sobre a situação proposta e elaborem uma solução para o problema. Ande entre as duplas, ouça suas hipóteses e auxilie-os no desenvolvimento do pensamento. Peça que façam o registro no caderno.

Propósito: Resolver situação problema sobre medida de massa e quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como podemos decidir sobre qual chocolate é melhor comprar?
  • Existe apenas uma forma de resolver o problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Peça para que as duplas expliquem as hipóteses pensadas. Socialize com as demais crianças da classe e faça anotações no quadro, para posteriormente ser apoio para o encerramento da aula. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as duplas pensaram da mesma forma?
  • As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
  • A que conclusões podemos chegar?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Peça para que as duplas expliquem as hipóteses pensadas. Socialize com as demais crianças da classe e faça anotações no quadro, para posteriormente ser apoio para o encerramento da aula. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as duplas pensaram da mesma forma?
  • As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
  • A que conclusões podemos chegar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos resolver essa situação?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Estabelecer relações de medida por estimativa simples.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17)Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados ou não.

Recursos necessários:

  • Lápis.
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Caderno.
  • Atividades impressas.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre a relação de peso e tamanho dos animais. Anote na lousa ou em um cartaz as hipóteses levantadas.

Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear comprimentos.

Discuta com a turma:

  • Qual desses animais é mais pesado e maior de comprimento?
  • O maior é o mais pesado? O menor pode ser o mais pesado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça para que, em duplas, os alunos pensem sobre a situação proposta e elaborem uma solução para o problema. Ande entre as duplas, ouça suas hipóteses e auxilie-os no desenvolvimento do pensamento. Peça que façam o registro no caderno.

Propósito: Resolver situação problema sobre medida de massa e quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como podemos decidir sobre qual chocolate é melhor comprar?
  • Existe apenas uma forma de resolver o problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Peça para que as duplas expliquem as hipóteses pensadas. Socialize com as demais crianças da classe e faça anotações no quadro, para posteriormente ser apoio para o encerramento da aula. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as duplas pensaram da mesma forma?
  • As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
  • A que conclusões podemos chegar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Peça para que as duplas expliquem as hipóteses pensadas. Socialize com as demais crianças da classe e faça anotações no quadro, para posteriormente ser apoio para o encerramento da aula. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as duplas pensaram da mesma forma?
  • As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
  • A que conclusões podemos chegar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos resolver essa situação?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano