11523
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Elaborando situações-problema envolvendo valores monetários.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre sistema monetário- adição - multiplicação- valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Resolver situações-problema que envolvam a comparação e equivalência  situação de compra e venda, envolvendo ideias adição e multiplicação.

Conceito-chave

sistema monetário-  adição - multiplicação-  valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso .


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.

Retomada.Slide ( 3 e 4). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Convide a turma para terminar uma situação-problema.

Propósito: Relembrar os componentes de uma situação-problema ,envolvendo os valores monetários.

Retomada. Slide ( 3 e 4). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Escreva a situação na lousa e coletivamente complete a situação-problema. É importante que todos deem sua opinião, de maneira, que eles pensem em dados que permita o problema ter uma pergunta principal, ou seja, uma questão que precisa ser resolvida. Depois, resolva a situação junto com a sala. Abra uma discussão sobre os dados que um problema deve ter e elabore uma lista com as conclusões dos alunos sobre os componentes importantes em uma situação-problema envolvendo os valores monetários, em seguida, escreva em uma cartolina e afixe na sala, deixando visível a produção deles. Na lista, é importante tenham os seguintes pontos :

1- Personagem: pode ser um ou mais. 2- Situação: se vai ser uma compra/venda ou troca e o produto que vai ser vendido/trocado. 3- Condição: o alor que o personagem tem , quanto ele pode gastar, se vai ter troco ou não. 4- a pergunta principal.

Depois, retome com eles a situação-problema que eles completaram e peça que eles façam a conferência dos itens, verificando se o problema contempla todos os pontos.

Propósito: Relembrar os componentes de uma situação-problema, envolvendo os valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Quantos vocês acham que custa um balão que Maria quer comprar? Vocês acham que é muito caro ou barato?
  • Pensem em um valor que a personagem pode ter em mãos? Pode ser um valor muito alto?
  • Sobre a pergunta principal, que problema Maria poderia ter na hora de efetuar a compra?
  • Quantos balões vocês acham que ela queria comprar?

Atividade principal. Slide ( 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Informe a turma que eles irão elaborar algumas situações -problema.Oportunize a fala e destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema.

Propósito:Elaborar situações -problema que envolvam a comparação e equivalência de valores monetários.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal. Slide ( 7,8,9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Informe a turma que eles irão elaborar algumas situações-problema. Oportunize a fala e destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema.Divida a sala em 3 grupos (podem ser mais grupos, a depender da quantidade de alunos, neste caso, grupos terão cartelas repetidas). Atente-se no momento da formação dos grupos, em colocar alunos que não estão alfabéticos com os que estão, de maneira, que eles servirão também de escribas. Disponha as cartelas na mesa e peça que um representante de cada grupo tire uma cartela. Explique que eles irão elaborar e resolver uma situação-problema seguindo as orientações que estão nas cartelas. Oriente que eles leiam com atenção e atentem-se aos pontos que foram destacados na atividade de retomada.

Propósito: Elaborar situações-problema que envolvam a comparação e equivalência de valores monetários. Circule pelos grupos, observando as dinâmicas. A proposta é que eles usem os seus conhecimentos sobre o sistema monetário, tais como: a equivalência entres os valores, coloquem os personagens em situações de comparação, como:”Com o valor que tenho é possível comprar todas as peças de roupas?” e que usem também suas vivências, como mensurar quanto pode custar um cafezinho. Se preciso, faça intervenções de maneira que todos possam interagir e contribuir com a tarefa.Veja o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Podemos colocar quantos personagens?
  • No problema, podemos colocar ideias de adição, subtração e multiplicação?
  • Como deve ser a pergunta principal?

Discussão da solução. Slide ( 7,8,9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça que cada grupo apresente sua situação-problema junto com a resolução. Esse é um momento muito importante, pois se for preciso coletivamente os ajustes serão feitos. Para isso, informe a turma que eles terão um check list ( explique que será uma lista com perguntas para avaliar a atividade) e se as respostas forem positivas a situação-problema poderá ser entregue para a professora aplicar com os seus alunos. Caso, algum grupo não faça nenhuma resolução, apresente as possibilidades de problemas (resolução da atividade) que podem ser elaboradas conforme à orientação de cada cartela.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • X
  • X
  • x

Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente uma possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas.Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos. Destaque a importância de mensurar os preços do cardápio. Por exemplo, questione no momento de demonstrar a resolução, se a turma concorda com os valores sugeridos.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente uma possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas.Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos.Essa cartela também explora a ideia de preços. A resolução sugerida contempla a condição, comprando apenas 7 itens.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Discussão da solução. Slide ( 7, 8 ,9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente a possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas. Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos. Nessa cartela , a ideia é explorar a ideia de que quanto se pode gastar com o valor que tem em mãos.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente para turma os pontos abordados na aula. Se possível projete o slide e registre na lousa o exemplo da situação-problema,destacando os dados importantes.

Propósito: Retomar os conteúdos que foram abordados na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Entregue a atividade de raio X e peça que individualmente elaborem e resolvam uma situação-problema com base nos dados da imagem. Como se trata de uma atividade individual, a intervenção de escriba deverá ser feita com os alunos que não estão alfabéticos. Sirva de escriba para eles. No momento da discussão, analisem se as situações-problema contemplaram os componentes e sobretudo, se apresentam uma situação que deverá ser resolvido com o uso dos valores monetários. Apresente uma possível resolução. Proponha mais atividades complementares que abordem a elaboração e resolução de situações-problema envolvendo os valores monetários.Veja resolução da atividade complementar.

Propósito: Avaliação dos conhecimentos explorados.

Discuta com a turma:

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Resolver situações-problema que envolvam a comparação e equivalência  situação de compra e venda, envolvendo ideias adição e multiplicação.

Conceito-chave

sistema monetário-  adição - multiplicação-  valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Convide a turma para terminar uma situação-problema.

Propósito: Relembrar os componentes de uma situação-problema ,envolvendo os valores monetários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Escreva a situação na lousa e coletivamente complete a situação-problema. É importante que todos deem sua opinião, de maneira, que eles pensem em dados que permita o problema ter uma pergunta principal, ou seja, uma questão que precisa ser resolvida. Depois, resolva a situação junto com a sala. Abra uma discussão sobre os dados que um problema deve ter e elabore uma lista com as conclusões dos alunos sobre os componentes importantes em uma situação-problema envolvendo os valores monetários, em seguida, escreva em uma cartolina e afixe na sala, deixando visível a produção deles. Na lista, é importante tenham os seguintes pontos :

1- Personagem: pode ser um ou mais. 2- Situação: se vai ser uma compra/venda ou troca e o produto que vai ser vendido/trocado. 3- Condição: o alor que o personagem tem , quanto ele pode gastar, se vai ter troco ou não. 4- a pergunta principal.

Depois, retome com eles a situação-problema que eles completaram e peça que eles façam a conferência dos itens, verificando se o problema contempla todos os pontos.

Propósito: Relembrar os componentes de uma situação-problema, envolvendo os valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Quantos vocês acham que custa um balão que Maria quer comprar? Vocês acham que é muito caro ou barato?
  • Pensem em um valor que a personagem pode ter em mãos? Pode ser um valor muito alto?
  • Sobre a pergunta principal, que problema Maria poderia ter na hora de efetuar a compra?
  • Quantos balões vocês acham que ela queria comprar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Informe a turma que eles irão elaborar algumas situações -problema.Oportunize a fala e destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema.

Propósito:Elaborar situações -problema que envolvam a comparação e equivalência de valores monetários.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Informe a turma que eles irão elaborar algumas situações-problema. Oportunize a fala e destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema.Divida a sala em 3 grupos (podem ser mais grupos, a depender da quantidade de alunos, neste caso, grupos terão cartelas repetidas). Atente-se no momento da formação dos grupos, em colocar alunos que não estão alfabéticos com os que estão, de maneira, que eles servirão também de escribas. Disponha as cartelas na mesa e peça que um representante de cada grupo tire uma cartela. Explique que eles irão elaborar e resolver uma situação-problema seguindo as orientações que estão nas cartelas. Oriente que eles leiam com atenção e atentem-se aos pontos que foram destacados na atividade de retomada.

Propósito: Elaborar situações-problema que envolvam a comparação e equivalência de valores monetários. Circule pelos grupos, observando as dinâmicas. A proposta é que eles usem os seus conhecimentos sobre o sistema monetário, tais como: a equivalência entres os valores, coloquem os personagens em situações de comparação, como:”Com o valor que tenho é possível comprar todas as peças de roupas?” e que usem também suas vivências, como mensurar quanto pode custar um cafezinho. Se preciso, faça intervenções de maneira que todos possam interagir e contribuir com a tarefa.Veja o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Podemos colocar quantos personagens?
  • No problema, podemos colocar ideias de adição, subtração e multiplicação?
  • Como deve ser a pergunta principal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça que cada grupo apresente sua situação-problema junto com a resolução. Esse é um momento muito importante, pois se for preciso coletivamente os ajustes serão feitos. Para isso, informe a turma que eles terão um check list ( explique que será uma lista com perguntas para avaliar a atividade) e se as respostas forem positivas a situação-problema poderá ser entregue para a professora aplicar com os seus alunos. Caso, algum grupo não faça nenhuma resolução, apresente as possibilidades de problemas (resolução da atividade) que podem ser elaboradas conforme à orientação de cada cartela.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • X
  • X
  • x

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente uma possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas.Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos. Destaque a importância de mensurar os preços do cardápio. Por exemplo, questione no momento de demonstrar a resolução, se a turma concorda com os valores sugeridos.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente uma possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas.Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos.Essa cartela também explora a ideia de preços. A resolução sugerida contempla a condição, comprando apenas 7 itens.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente a possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas. Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos. Nessa cartela , a ideia é explorar a ideia de que quanto se pode gastar com o valor que tem em mãos.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente para turma os pontos abordados na aula. Se possível projete o slide e registre na lousa o exemplo da situação-problema,destacando os dados importantes.

Propósito: Retomar os conteúdos que foram abordados na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Entregue a atividade de raio X e peça que individualmente elaborem e resolvam uma situação-problema com base nos dados da imagem. Como se trata de uma atividade individual, a intervenção de escriba deverá ser feita com os alunos que não estão alfabéticos. Sirva de escriba para eles. No momento da discussão, analisem se as situações-problema contemplaram os componentes e sobretudo, se apresentam uma situação que deverá ser resolvido com o uso dos valores monetários. Apresente uma possível resolução. Proponha mais atividades complementares que abordem a elaboração e resolução de situações-problema envolvendo os valores monetários.Veja resolução da atividade complementar.

Propósito: Avaliação dos conhecimentos explorados.

Discuta com a turma:

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano