11523
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Elaborando situações-problema envolvendo valores monetários.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre sistema monetário- adição - multiplicação- valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Retomada.Slide ( 3 e 4). 3. Retomada. Slide ( 3 e 4). 4. Atividade principal. Slide ( 5 e 6) 5. Atividade principal. Slide ( 7,8,9 e 10). 6. Discussão da solução. Slide ( 7,8,9 e 10). 7. Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10). 8. Discussão da solução. Slide ( 7, 8 ,9 e 10). 9. Encerramento. 10. Raio X Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Resolver situações-problema que envolvam a comparação e equivalência  situação de compra e venda, envolvendo ideias adição e multiplicação.

Conceito-chave

sistema monetário-  adição - multiplicação-  valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso .


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.

Retomada.Slide ( 3 e 4). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Convide a turma para terminar uma situação-problema.

Propósito: Relembrar os componentes de uma situação-problema ,envolvendo os valores monetários.

Retomada. Slide ( 3 e 4). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Escreva a situação na lousa e coletivamente complete a situação-problema. É importante que todos deem sua opinião, de maneira, que eles pensem em dados que permita o problema ter uma pergunta principal, ou seja, uma questão que precisa ser resolvida. Depois, resolva a situação junto com a sala. Abra uma discussão sobre os dados que um problema deve ter e elabore uma lista com as conclusões dos alunos sobre os componentes importantes em uma situação-problema envolvendo os valores monetários, em seguida, escreva em uma cartolina e afixe na sala, deixando visível a produção deles. Na lista, é importante tenham os seguintes pontos :

1- Personagem: pode ser um ou mais. 2- Situação: se vai ser uma compra/venda ou troca e o produto que vai ser vendido/trocado. 3- Condição: o alor que o personagem tem , quanto ele pode gastar, se vai ter troco ou não. 4- a pergunta principal.

Depois, retome com eles a situação-problema que eles completaram e peça que eles façam a conferência dos itens, verificando se o problema contempla todos os pontos.

Propósito: Relembrar os componentes de uma situação-problema, envolvendo os valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Quantos vocês acham que custa um balão que Maria quer comprar? Vocês acham que é muito caro ou barato?
  • Pensem em um valor que a personagem pode ter em mãos? Pode ser um valor muito alto?
  • Sobre a pergunta principal, que problema Maria poderia ter na hora de efetuar a compra?
  • Quantos balões vocês acham que ela queria comprar?

Atividade principal. Slide ( 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Informe a turma que eles irão elaborar algumas situações -problema.Oportunize a fala e destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema.

Propósito:Elaborar situações -problema que envolvam a comparação e equivalência de valores monetários.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal. Slide ( 7,8,9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Informe a turma que eles irão elaborar algumas situações-problema. Oportunize a fala e destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema.Divida a sala em 3 grupos (podem ser mais grupos, a depender da quantidade de alunos, neste caso, grupos terão cartelas repetidas). Atente-se no momento da formação dos grupos, em colocar alunos que não estão alfabéticos com os que estão, de maneira, que eles servirão também de escribas. Disponha as cartelas na mesa e peça que um representante de cada grupo tire uma cartela. Explique que eles irão elaborar e resolver uma situação-problema seguindo as orientações que estão nas cartelas. Oriente que eles leiam com atenção e atentem-se aos pontos que foram destacados na atividade de retomada.

Propósito: Elaborar situações-problema que envolvam a comparação e equivalência de valores monetários. Circule pelos grupos, observando as dinâmicas. A proposta é que eles usem os seus conhecimentos sobre o sistema monetário, tais como: a equivalência entres os valores, coloquem os personagens em situações de comparação, como:”Com o valor que tenho é possível comprar todas as peças de roupas?” e que usem também suas vivências, como mensurar quanto pode custar um cafezinho. Se preciso, faça intervenções de maneira que todos possam interagir e contribuir com a tarefa.Veja o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Podemos colocar quantos personagens?
  • No problema, podemos colocar ideias de adição, subtração e multiplicação?
  • Como deve ser a pergunta principal?

Discussão da solução. Slide ( 7,8,9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça que cada grupo apresente sua situação-problema junto com a resolução. Esse é um momento muito importante, pois se for preciso coletivamente os ajustes serão feitos. Para isso, informe a turma que eles terão um check list ( explique que será uma lista com perguntas para avaliar a atividade) e se as respostas forem positivas a situação-problema poderá ser entregue para a professora aplicar com os seus alunos. Caso, algum grupo não faça nenhuma resolução, apresente as possibilidades de problemas (resolução da atividade) que podem ser elaboradas conforme à orientação de cada cartela.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • X
  • X
  • x

Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente uma possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas.Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos. Destaque a importância de mensurar os preços do cardápio. Por exemplo, questione no momento de demonstrar a resolução, se a turma concorda com os valores sugeridos.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Discussão da solução. Slide ( 7, 8, 9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente uma possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas.Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos.Essa cartela também explora a ideia de preços. A resolução sugerida contempla a condição, comprando apenas 7 itens.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Discussão da solução. Slide ( 7, 8 ,9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente a possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas. Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos. Nessa cartela , a ideia é explorar a ideia de que quanto se pode gastar com o valor que tem em mãos.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente para turma os pontos abordados na aula. Se possível projete o slide e registre na lousa o exemplo da situação-problema,destacando os dados importantes.

Propósito: Retomar os conteúdos que foram abordados na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Entregue a atividade de raio X e peça que individualmente elaborem e resolvam uma situação-problema com base nos dados da imagem. Como se trata de uma atividade individual, a intervenção de escriba deverá ser feita com os alunos que não estão alfabéticos. Sirva de escriba para eles. No momento da discussão, analisem se as situações-problema contemplaram os componentes e sobretudo, se apresentam uma situação que deverá ser resolvido com o uso dos valores monetários. Apresente uma possível resolução. Proponha mais atividades complementares que abordem a elaboração e resolução de situações-problema envolvendo os valores monetários.Veja resolução da atividade complementar.

Propósito: Avaliação dos conhecimentos explorados.

Discuta com a turma:

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Resolver situações-problema que envolvam a comparação e equivalência  situação de compra e venda, envolvendo ideias adição e multiplicação.

Conceito-chave

sistema monetário-  adição - multiplicação-  valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Convide a turma para terminar uma situação-problema.

Propósito: Relembrar os componentes de uma situação-problema ,envolvendo os valores monetários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Escreva a situação na lousa e coletivamente complete a situação-problema. É importante que todos deem sua opinião, de maneira, que eles pensem em dados que permita o problema ter uma pergunta principal, ou seja, uma questão que precisa ser resolvida. Depois, resolva a situação junto com a sala. Abra uma discussão sobre os dados que um problema deve ter e elabore uma lista com as conclusões dos alunos sobre os componentes importantes em uma situação-problema envolvendo os valores monetários, em seguida, escreva em uma cartolina e afixe na sala, deixando visível a produção deles. Na lista, é importante tenham os seguintes pontos :

1- Personagem: pode ser um ou mais. 2- Situação: se vai ser uma compra/venda ou troca e o produto que vai ser vendido/trocado. 3- Condição: o alor que o personagem tem , quanto ele pode gastar, se vai ter troco ou não. 4- a pergunta principal.

Depois, retome com eles a situação-problema que eles completaram e peça que eles façam a conferência dos itens, verificando se o problema contempla todos os pontos.

Propósito: Relembrar os componentes de uma situação-problema, envolvendo os valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Quantos vocês acham que custa um balão que Maria quer comprar? Vocês acham que é muito caro ou barato?
  • Pensem em um valor que a personagem pode ter em mãos? Pode ser um valor muito alto?
  • Sobre a pergunta principal, que problema Maria poderia ter na hora de efetuar a compra?
  • Quantos balões vocês acham que ela queria comprar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Informe a turma que eles irão elaborar algumas situações -problema.Oportunize a fala e destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema.

Propósito:Elaborar situações -problema que envolvam a comparação e equivalência de valores monetários.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Informe a turma que eles irão elaborar algumas situações-problema. Oportunize a fala e destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema.Divida a sala em 3 grupos (podem ser mais grupos, a depender da quantidade de alunos, neste caso, grupos terão cartelas repetidas). Atente-se no momento da formação dos grupos, em colocar alunos que não estão alfabéticos com os que estão, de maneira, que eles servirão também de escribas. Disponha as cartelas na mesa e peça que um representante de cada grupo tire uma cartela. Explique que eles irão elaborar e resolver uma situação-problema seguindo as orientações que estão nas cartelas. Oriente que eles leiam com atenção e atentem-se aos pontos que foram destacados na atividade de retomada.

Propósito: Elaborar situações-problema que envolvam a comparação e equivalência de valores monetários. Circule pelos grupos, observando as dinâmicas. A proposta é que eles usem os seus conhecimentos sobre o sistema monetário, tais como: a equivalência entres os valores, coloquem os personagens em situações de comparação, como:”Com o valor que tenho é possível comprar todas as peças de roupas?” e que usem também suas vivências, como mensurar quanto pode custar um cafezinho. Se preciso, faça intervenções de maneira que todos possam interagir e contribuir com a tarefa.Veja o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Podemos colocar quantos personagens?
  • No problema, podemos colocar ideias de adição, subtração e multiplicação?
  • Como deve ser a pergunta principal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça que cada grupo apresente sua situação-problema junto com a resolução. Esse é um momento muito importante, pois se for preciso coletivamente os ajustes serão feitos. Para isso, informe a turma que eles terão um check list ( explique que será uma lista com perguntas para avaliar a atividade) e se as respostas forem positivas a situação-problema poderá ser entregue para a professora aplicar com os seus alunos. Caso, algum grupo não faça nenhuma resolução, apresente as possibilidades de problemas (resolução da atividade) que podem ser elaboradas conforme à orientação de cada cartela.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • X
  • X
  • x

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente uma possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas.Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos. Destaque a importância de mensurar os preços do cardápio. Por exemplo, questione no momento de demonstrar a resolução, se a turma concorda com os valores sugeridos.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente uma possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas.Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos.Essa cartela também explora a ideia de preços. A resolução sugerida contempla a condição, comprando apenas 7 itens.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Apresente a possibilidade de resolução em que as condições das cartelas sejam contempladas. Use o dinheiro fictício no momento de realizar os cálculos. Nessa cartela , a ideia é explorar a ideia de que quanto se pode gastar com o valor que tem em mãos.

Propósito: Compartilhar as situações-problemas elaboradas pelos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente para turma os pontos abordados na aula. Se possível projete o slide e registre na lousa o exemplo da situação-problema,destacando os dados importantes.

Propósito: Retomar os conteúdos que foram abordados na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Entregue a atividade de raio X e peça que individualmente elaborem e resolvam uma situação-problema com base nos dados da imagem. Como se trata de uma atividade individual, a intervenção de escriba deverá ser feita com os alunos que não estão alfabéticos. Sirva de escriba para eles. No momento da discussão, analisem se as situações-problema contemplaram os componentes e sobretudo, se apresentam uma situação que deverá ser resolvido com o uso dos valores monetários. Apresente uma possível resolução. Proponha mais atividades complementares que abordem a elaboração e resolução de situações-problema envolvendo os valores monetários.Veja resolução da atividade complementar.

Propósito: Avaliação dos conhecimentos explorados.

Discuta com a turma:

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula
  • Para os alunos
  • Documento

    Atividade principal

  • Documento

    Atividade complementar

  • Documento

    Atividade raio x

  • Para o professor
  • Documento

    Guia de intervenção

  • Documento

    Resolução atividade principal

  • Documento

    Resolução atividade complementar

  • Documento

    Resolução atividade raio x


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Resolução de situações-problema envolvendo valores monetário...

AULA 02

Resolução de situações-problema envolvendo situações de comp...

AULA 04

Situação-problema envolvendo sistema monetário: o valor que ...

AULA 05

Situação-problema envolvendo sistema monetário:por quais pro...

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Uso Social do Calendário

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando unidades de medidas não padronizadas

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Como posso medir a parede da sala de aula?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Dia, horas e minutos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Horas, minutos e segundos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Horas e minutos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogando com área

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Contando copos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Dominando a Área

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medidas de Superfície

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Combate de Superfícies

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medida de capacidade: litro

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Intervalo de tempo/calendário

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medindo com régua

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Cápsula do Tempo- Medidas de comprimento e massa

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Litro e mililitro

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medida de massa: quilograma

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Quanto pesa sua mochila?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Quais as medidas?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Aproximação inicial do conceito de área

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça Grandezas

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Situação-problema envolvendo sistema monetário: o valor que vou pagar está correto?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Situação-problema envolvendo sistema monetário:por quais produtos eu posso trocar?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Elaborando situações-problema envolvendo valores monetários.

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medindo com régua

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

3º ano / Matemática / Números

Localizar números na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Operações na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Analisando a reta numerada

3º ano / Matemática / Álgebra

Transitividade da igualdade 1

3º ano / Matemática / Números

Divisão Equitativa

3º ano / Matemática / Números

Diferentes estratégias para o cálculo da adição

3º ano / Matemática / Números

Estratégias não convencionais de cálculos

3º ano / Matemática / Números

Estratégias pessoais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 1

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 2

3º ano / Matemática / Números

Multiplicação - Tabela Pitagórica e suas regularidades

3º ano / Matemática / Números

Comparar e ordenar números naturais até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Números

Representação e comparação dos números naturais

3º ano / Matemática / Números

Leitura e escrita dos números até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Geometria

E agora! É paralelepípedo ou cubo?

3º ano / Matemática / Números

Estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade comutativa

3º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Resolução de Problemas de Combinação

3º ano / Matemática / Números

Resolução de Problemas de disposição retangular

3º ano / Matemática / Números

Divisão com ideia de medir

3º ano / Matemática / Geometria

Identificando figuras congruentes

3º ano / Matemática / Números

Divisão com resto 0

3º ano / Matemática / Números

Divisão equitativa com resto diferente de 0

3º ano / Matemática / Álgebra

Batalha dos dados - Etapa I

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA24 da BNCC

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Situação-problema envolvendo sistema monetário: o valor que vou pagar está correto?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Situação-problema envolvendo sistema monetário:por quais produtos eu posso trocar?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Elaborando situações-problema envolvendo valores monetários.

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Resolução de situações-problema envolvendo valores monetários

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Resolução de situações-problema envolvendo situações de compra e venda

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann