11522
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Construindo círculos

POR: Juliana Portella de Freitas 17/07/2018
Código: MAT1_09GEO08

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1° ano do Fundamental sobre as características do círculo como figura plana

 

Objetivo principal select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: identificar e nomear características do círculo, classificando-o como figura plana sem lados e sem vértices.



Conceito-chave: Características do círculo como figura plana sem lado e sem vértice.



Materiais Necessários:

- Palitos de sorvete

- Tiras de papel colorido

- Cola

- Folha de sulfite

- Objetos diversos (lápis de cor, cadarço de tênis, barbante, tira de papel, canudos, fita métrica, palitos de fósforo)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta contida no mesmo.

Conversa com as crianças sobre quais figuras geométricas elas conhecem.

Em seguida pergunte: Qual o nome dessa figura (aponte para o círculo)? Os alunos podem trazer diversas respostas, se o nome correto da figura não aparecer o professor deve chamar atenção que a figura se chama círculo.

Converse com a turma:

O que vocês sabem sobre o círculo?

Será que ele tem as mesmas características do quadrado?

Olhe a sua volta e fale aonde tem um círculo?

Anote as ideias das crianças no quadro e deixe exposta para ser retomada no final da aula.

Propósito: Levantar ideias sobre as características do círculo.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

O que é necessário: Palitos de sorvete, tiras de papel colorido e cola.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta nele.

Converse com a turma:

Todo mundo sabe fazer um círculo? Levante o seu dedinho indicador e faça um círculo no ar.

Hoje utilizaremos dois tipos de material: os palitos de sorvete e as tiras de papel, nosso objetivo é construir círculos, será que conseguiremos utilizar esses dois tipos de materiais para construí-los?

O trabalho será feito em duplas e para isso é preciso trabalhar em equipe.

Separe as duplas e distribua a cola, os palitos de sorvete e as tiras de papel. Reserve 2 minutos para que as crianças manipulem o material.

Propósito: Manipular diferentes materiais para tentar montar círculos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal (slides 4 e 5) select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e lance o desafio.

Converse com a turma:

Agora é hora de tentar construir os círculos utilizando os materiais disponíveis. Peça aos alunos para construírem o maior número de círculos que puderem.

Peça que utilizem a cola para fechar os círculos.

Propósito: Utilizar os materiais disponíveis para construir círculos.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia e faça a pergunta.

Converse com as crianças que agora é hora de contar como foi a experiência de construir círculos utilizando diferentes materiais.

Chame duas duplas e peça que eles relatem como foi a experiência da construção dos círculos.

Após os relatos discuta com a turma

Discuta com a turma:

Alguém conseguiu montar um círculo utilizando os palitos de sorvete?

Para quem conseguiu me explique como fez?

E as tiras de papel, quem conseguiu montar círculos com elas?

Por que não conseguimos montar círculos utilizando palitos de sorvete?

Os palitos representam linhas retas e com elas poderíamos construir quadrados, retângulos e triângulos.

E os círculos possuem linhas retas? (o círculo possui uma linha curva fechada)

Se o círculo não possui linhas retas, será que ele tem lados e vértices? (não tem lados e vértices).

Propósito: Discutir as características da figura geométrica círculo como figura plana sem vértices e sem lados.

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução dessa atividade clique aqui.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Conceito principal: Características do círculo como figura plana sem lado e sem vértice.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leita contexto.

Resgate as anotações dos conhecimentos prévios sobre o círculo feitas no início da aula e compare com o que aprenderam na aula de hoje.

Converse com a turma:

O círculo é uma figura plana, ele não tem vértices e lados como os os quadrados, retângulos e triângulos. Ele é formado por uma linha curva.

Propósito: Sistematizar a característica do círculo como figura plana sem vértices e sem lados.

Indicação:

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e retome o que foi aprendido nessa aula.

Abra um rápido espaço para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto.

Propósito: Retomar as características do círculo.

Raio-X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Organize sobre uma mesa diversos objetos como: lápis de cor, cadarço de tênis, barbante, tira de papel, canudos, fita métrica, palitos de fósforo.

Converse com as crianças que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam na aula de hoje.

Peça que os alunos se aproximem da mesa, observem e manuseiem os objetos, a fim de perceber com quais deles podemos construir círculos.

Após a observação, entregue uma folha de sulfite e peça que registrem quais objetos que acreditam serem possíveis de utilizar na construção de círculos.

Propósito: Perceber que não é possível construir círculos utilizam linhas retas.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: identificar e nomear características do círculo, classificando-o como figura plana sem lados e sem vértices.



Conceito-chave: Características do círculo como figura plana sem lado e sem vértice.



Materiais Necessários:

- Palitos de sorvete

- Tiras de papel colorido

- Cola

- Folha de sulfite

- Objetos diversos (lápis de cor, cadarço de tênis, barbante, tira de papel, canudos, fita métrica, palitos de fósforo)

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta contida no mesmo.

Conversa com as crianças sobre quais figuras geométricas elas conhecem.

Em seguida pergunte: Qual o nome dessa figura (aponte para o círculo)? Os alunos podem trazer diversas respostas, se o nome correto da figura não aparecer o professor deve chamar atenção que a figura se chama círculo.

Converse com a turma:

O que vocês sabem sobre o círculo?

Será que ele tem as mesmas características do quadrado?

Olhe a sua volta e fale aonde tem um círculo?

Anote as ideias das crianças no quadro e deixe exposta para ser retomada no final da aula.

Propósito: Levantar ideias sobre as características do círculo.

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

O que é necessário: Palitos de sorvete, tiras de papel colorido e cola.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta nele.

Converse com a turma:

Todo mundo sabe fazer um círculo? Levante o seu dedinho indicador e faça um círculo no ar.

Hoje utilizaremos dois tipos de material: os palitos de sorvete e as tiras de papel, nosso objetivo é construir círculos, será que conseguiremos utilizar esses dois tipos de materiais para construí-los?

O trabalho será feito em duplas e para isso é preciso trabalhar em equipe.

Separe as duplas e distribua a cola, os palitos de sorvete e as tiras de papel. Reserve 2 minutos para que as crianças manipulem o material.

Propósito: Manipular diferentes materiais para tentar montar círculos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e lance o desafio.

Converse com a turma:

Agora é hora de tentar construir os círculos utilizando os materiais disponíveis. Peça aos alunos para construírem o maior número de círculos que puderem.

Peça que utilizem a cola para fechar os círculos.

Propósito: Utilizar os materiais disponíveis para construir círculos.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia e faça a pergunta.

Converse com as crianças que agora é hora de contar como foi a experiência de construir círculos utilizando diferentes materiais.

Chame duas duplas e peça que eles relatem como foi a experiência da construção dos círculos.

Após os relatos discuta com a turma

Discuta com a turma:

Alguém conseguiu montar um círculo utilizando os palitos de sorvete?

Para quem conseguiu me explique como fez?

E as tiras de papel, quem conseguiu montar círculos com elas?

Por que não conseguimos montar círculos utilizando palitos de sorvete?

Os palitos representam linhas retas e com elas poderíamos construir quadrados, retângulos e triângulos.

E os círculos possuem linhas retas? (o círculo possui uma linha curva fechada)

Se o círculo não possui linhas retas, será que ele tem lados e vértices? (não tem lados e vértices).

Propósito: Discutir as características da figura geométrica círculo como figura plana sem vértices e sem lados.

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução dessa atividade clique aqui.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Conceito principal: Características do círculo como figura plana sem lado e sem vértice.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leita contexto.

Resgate as anotações dos conhecimentos prévios sobre o círculo feitas no início da aula e compare com o que aprenderam na aula de hoje.

Converse com a turma:

O círculo é uma figura plana, ele não tem vértices e lados como os os quadrados, retângulos e triângulos. Ele é formado por uma linha curva.

Propósito: Sistematizar a característica do círculo como figura plana sem vértices e sem lados.

Indicação:

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patricia. Figuras e Formas, 2. ed. rev - Porto Alegre:Penso, 2014.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e retome o que foi aprendido nessa aula.

Abra um rápido espaço para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto.

Propósito: Retomar as características do círculo.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Organize sobre uma mesa diversos objetos como: lápis de cor, cadarço de tênis, barbante, tira de papel, canudos, fita métrica, palitos de fósforo.

Converse com as crianças que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam na aula de hoje.

Peça que os alunos se aproximem da mesa, observem e manuseiem os objetos, a fim de perceber com quais deles podemos construir círculos.

Após a observação, entregue uma folha de sulfite e peça que registrem quais objetos que acreditam serem possíveis de utilizar na construção de círculos.

Propósito: Perceber que não é possível construir círculos utilizam linhas retas.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: identificar e nomear características do círculo, classificando-o como figura plana sem lados e sem vértices.



Conceito-chave: Características do círculo como figura plana sem lado e sem vértice.



Materiais Necessários:

- Palitos de sorvete

- Tiras de papel colorido

- Cola

- Folha de sulfite

- Objetos diversos (lápis de cor, cadarço de tênis, barbante, tira de papel, canudos, fita métrica, palitos de fósforo)


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes