Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Criando Situações Problemas
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo problemas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cláudia Flora Degrava
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Não há.
Objetivos específicos
Elaborar e resolver situação problema a partir de questionamentos.
Conceito-chave
Situações problemas
Recursos necessários
- Borracha, caneta e/ou lápis.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Projetor (opcional)
- Lousa, giz ou caneta.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Elaborar e resolver situação problema a partir de questionamentos.
Resumo da Aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Apresente o objetivo para a turma e pergunte se conseguem imaginar como será a aula.
É sugerido que esta aula seja realizada com a turma organizada em grupos de 4 aulas em média. O agrupamento para ser produtivo precisa contar com estudantes de conhecimentos diferentes, porém próximos.
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 2 minuto. (slides 3 e 4).
Orientação:
Inicie a aula lendo ou projetando o slide para a turma. Em seguida ouça suas ideias.
Propósito: Levantar os conhecimentos que os estudantes possuem sobre um problema matemático.
Discuta com a turma:
- Todos os problemas tem números?
- Podemos utilizar imagens para elaborar um problema? Dê exemplos.
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos. (slides 3 e 4).
Orientação: Peça a um estudante que leia o slide ou apenas complete oralmente com suas informações.
Propósito: Ratificar ou retificar os conhecimentos dos estudantes sobre um problema.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).
Orientações:
Para a realização desta atividade é sugerido que os estudantes estejam em grupos de aproximadamente 4 alunos. Favoreça agrupamentos sem grandes distanciamentos no nível de aprendizagem. A palavra peso será utilizada com aspas por estar se referindo à massa do tomate e não à força peso.
Apresente a atividade para a turma e reflita sobre o que está faltando para a questão se tornar uma situação problema.
A questão principal do problema estará relacionada com o número mínimo de pesagens para identificação do tomate diferente. Combine com a turma se o tomate terá peso maior ou menor.
Propósito: Refletir sobre possíveis situações problemas.
Discuta com a turma:
- Você sabe por que a palavra peso está entre aspas?
- O que precisamos para determinar o “peso” dos tomates?
- Quais os tipos de balanças vocês conhecem?
- Utilizando uma balança de dois pratos, pesando um por um, conseguiremos descobrir? E de dois em dois?
- E se quisermos estabelecer um mínimo de pesagens?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).
Orientações: Oriente os estudantes na elaboração da atividade. Comece perguntando quantas pesagens seriam necessárias se considerarmos apenas 3 tomates. Reflita sobre a importância de uma boa escrita para que o leitor do problema compreenda. Percorra os grupos identificando necessidades de intervenções e quais problemas irão para o painel de soluções.
Propósito: Produzir uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a melhor forma de iniciar o seu problema?
- Vamos imaginar apenas 3 tomates. Seria possível determinar qual é o tomate de menor massa com apenas uma pesagem?
- Será que é importante decidir como será a divisão inicial dos tomates para a pesagem?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).
Orientações:
Verifique se os problemas foram elaborados de forma a garantir a resolução. Oriente para reescreverem e não apagarem as versões do problema.
Todo intervalo disponível para a elaboração do problema pode ser resolvido com apenas 3 pesagens.Propósito: Resolver e otimizar o problema elaborado.
Discuta com a turma:
- O número de tomates tem relação com o número de pesagens?
- Qual é a melhor forma de se fazer a primeira pesagem?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11).
Orientações: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e em seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.
Conforme ocorrer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.
Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
- Para garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança? Iguais ou diferentes?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11).
Orientações:Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.
Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.
Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
- Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11)
Orientação: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.
Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.
Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
- Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11)
Orientação: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.
Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.
Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
- Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Converse com a turma sobre a aula, problema criado e resolução. Pretende-se concluir que, para a produção do problema, foi preciso pensar nos dados, não deixando de relacioná-los com a questão a ser respondida.
Se preciso, leia o slide para a turma.
Propósito: Refletir sobre um bom problema.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que significa algo instigante? Nossos problemas tinham esta característica?
- Os problemas solucionáveis precisam ter dados suficientes para tal. Nossos problemas tinham soluções?
- Por que alguns problemas não tiveram solução?
- Tivemos problemas com mais de uma solução?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Entregue a atividade individualmente. Perceba se existe dificuldades na elaboração e se ela é possível de resolução. Ao final faça um levantamento oral com a turma sobre o produziram. Para isso é necessário percorrer por entre as carteiras decidindo os questionamentos.
Para o calculo mensal, após questionamentos, sugira a utilização de 20 dias.
Propósito: Avaliar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Os dados são suficientes para resolução?
- A escrita está clara?
- Como conseguir produzir duas resoluções?
- Para fazer a conta mensal, usamos 30 dias? Qual seria o número ideal?
- Será importante mencionar aproximadamente ou o resultado é exato?
- É possível dar a resposta final em número não inteiro? Por que?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para os professores
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT9_26RDP02
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
- Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Envie uma foto do problema via WhatsApp e crie um Painel Interativo de Soluções, utilizando o Padlet ou o Jamboard, por exemplo, ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso. Essa Atividade favorece o trabalho em grupos colaborativos (agrupamentos sem grandes distanciamentos no nível de aprendizagem), com 3 ou 4 participantes, a interação pode ser feita via chamada de grupo pelo WhatsApp, Meet ou Zoom. Oriente os alunos para que leiam o problema, discutam sobre o que entenderam, para a resolução eles poderão fazer um Diagrama, um esquema ou uma Tabela.
Comece perguntando quantas pesagens seriam necessárias se considerarmos apenas 3 tomates. Reflita sobre a importância de uma boa escrita para que o leitor do problema compreenda. Se o aluno apresentar dificuldades para compreender e explanar suas ideias, oralmente ou através de registro (tabela ou esquema), sugiro que proponha a leitura do artigo “Seus alunos sabem interpretar problema?”, disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas (acesso em 22 de jul 2020), mesmo se tratando de Ensino Fundamental I, traz boas discas sobre a elaboração de problemas. Solicite aos que alunos que registrem suas estratégias para compartilhar com a turma.
Discussão das soluções
Professor, verifique as orientações feitas no Guia de Intervenção dessa Atividade, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GbdkbSwNZDyk8GqWt335mZupR5BSuDZhx4JZfsXG4Dm8xx8kS3E4dWW3RrWR/guiainterv-mat9-26rdp02.pdf,
elas serão úteis na condução dessa discussão. A escuta das possíveis soluções é muito importante. Deixe que os alunos compartilhem suas respostas, seja por áudio, vídeo ou fotos se a aula for síncrona, ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou ainda em um arquivo de forma que todos possam ter acesso.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar às soluções, inclusive é possível fazer as experimentações na cozinha, caso a família tenha uma balança caseira, é um momento favorável para interação lúdica e troca de conhecimentos. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de distanciamento social podem estar envolvidos com outros afazeres.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cláudia Flora Degrava
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Não há.
Objetivos específicos
Elaborar e resolver situação problema a partir de questionamentos.
Conceito-chave
Situações problemas
Recursos necessários
- Borracha, caneta e/ou lápis.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Projetor (opcional)
- Lousa, giz ou caneta.