11520
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Cálculo da Porcentagem de uma Quantia

Plano de aula de Matemática com atividades para o 5do Fundamental sobre

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA06) - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.



Objetivos Específicos:

Desenvolver estratégias de cálculo de porcentagem de uma quantia utilizando como base a noção de 10%, 20%, 25% e 50%.



Conceito-chave

Porcentagem.

Recursos Necessários:

- Lápis

- Caderno.



Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente, desconto.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Prepare as Tabelas de Porcentagem antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Reforçe o significado do símbolo %. Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca das estratégias que foram usadas para preencher a Tabela de Porcentagem e peça que os alunos a preencham. Agrupe os alunos em duplas e entregue a Tabela de Porcentagem a cada um. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a resolução da atividade. Escolha alguns deles e peça para que expliquem para a turma como conseguiram resolver e qual estratégia foi usada.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender que a partir da resolução utilizada para calcular 10%, 20%, 25% e 50%, o aluno pode encontrar qualquer percentual.

Discuta com a Turma:

  • Vocês acham que é possível calcular outros valores de porcentagem a partir dos conhecimentos já adquiridos para calcular 10%, 20%, 25% e 50%?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).

Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o, ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos alunos que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para, a partir das porcentagens 10%, 20%, 25% e 50%, conseguirem encontrar qualquer percentual. Explique o conceito de desconto e de aumento no valor do produto. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique se os alunos notaram que com 10% é possível descobrir 5% ou 30%, e a partir desses percentuais, é possível calcular o valor de 100%. Agora, verifique se os alunos notam que algumas porcentagens como 20% e 80% ou 15% e 85% são complementares. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).

Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o, ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos alunos que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para, a partir das porcentagens 10%, 20%, 25% e 50%, conseguirem encontrar qualquer percentual. Explique o conceito de desconto e de aumento no valor do produto. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique se os alunos notaram que com 10% é possível descobrir 5% ou 30%, e a partir desses percentuais, é possível calcular o valor de 100%. Agora, verifique se os alunos notam que algumas porcentagens como 20% e 80% ou 15% e 85% são complementares. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Verifique se os alunos percebem que calcular “mais 30%”. Após o desconto de 40%, é o mesmo que calcular 70%.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 7 e 8).

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.

Propósito: Aprofundar um pouco mais o conceito relacionado à Atividade Principal.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 7 e 8).

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.

Propósito: Aprofundar um pouco mais o conceito relacionado à Atividade Principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente. Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a Turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Guia de intervenção

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA06) - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.



Objetivos Específicos:

Desenvolver estratégias de cálculo de porcentagem de uma quantia utilizando como base a noção de 10%, 20%, 25% e 50%.



Conceito-chave

Porcentagem.

Recursos Necessários:

- Lápis

- Caderno.



Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente, desconto.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Prepare as Tabelas de Porcentagem antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Reforçe o significado do símbolo %. Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca das estratégias que foram usadas para preencher a Tabela de Porcentagem e peça que os alunos a preencham. Agrupe os alunos em duplas e entregue a Tabela de Porcentagem a cada um. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a resolução da atividade. Escolha alguns deles e peça para que expliquem para a turma como conseguiram resolver e qual estratégia foi usada.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender que a partir da resolução utilizada para calcular 10%, 20%, 25% e 50%, o aluno pode encontrar qualquer percentual.

Discuta com a Turma:

  • Vocês acham que é possível calcular outros valores de porcentagem a partir dos conhecimentos já adquiridos para calcular 10%, 20%, 25% e 50%?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).

Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o, ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos alunos que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para, a partir das porcentagens 10%, 20%, 25% e 50%, conseguirem encontrar qualquer percentual. Explique o conceito de desconto e de aumento no valor do produto. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique se os alunos notaram que com 10% é possível descobrir 5% ou 30%, e a partir desses percentuais, é possível calcular o valor de 100%. Agora, verifique se os alunos notam que algumas porcentagens como 20% e 80% ou 15% e 85% são complementares. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).

Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o, ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos alunos que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para, a partir das porcentagens 10%, 20%, 25% e 50%, conseguirem encontrar qualquer percentual. Explique o conceito de desconto e de aumento no valor do produto. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique se os alunos notaram que com 10% é possível descobrir 5% ou 30%, e a partir desses percentuais, é possível calcular o valor de 100%. Agora, verifique se os alunos notam que algumas porcentagens como 20% e 80% ou 15% e 85% são complementares. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Verifique se os alunos percebem que calcular “mais 30%”. Após o desconto de 40%, é o mesmo que calcular 70%.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a Turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 7 e 8).

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.

Propósito: Aprofundar um pouco mais o conceito relacionado à Atividade Principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 7 e 8).

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.

Propósito: Aprofundar um pouco mais o conceito relacionado à Atividade Principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente. Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a Turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Guia de intervenção

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano