Resumo da Aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Prepare as Tabelas de Porcentagem antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Reforçe o significado do símbolo %. Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca das estratégias que foram usadas para preencher a Tabela de Porcentagem e peça que os alunos a preencham. Agrupe os alunos em duplas e entregue a Tabela de Porcentagem a cada um. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a resolução da atividade. Escolha alguns deles e peça para que expliquem para a turma como conseguiram resolver e qual estratégia foi usada.
Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender que a partir da resolução utilizada para calcular 10%, 20%, 25% e 50%, o aluno pode encontrar qualquer percentual.
Discuta com a Turma:
- Vocês acham que é possível calcular outros valores de porcentagem a partir dos conhecimentos já adquiridos para calcular 10%, 20%, 25% e 50%?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).
Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o, ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos alunos que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para, a partir das porcentagens 10%, 20%, 25% e 50%, conseguirem encontrar qualquer percentual. Explique o conceito de desconto e de aumento no valor do produto. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique se os alunos notaram que com 10% é possível descobrir 5% ou 30%, e a partir desses percentuais, é possível calcular o valor de 100%. Agora, verifique se os alunos notam que algumas porcentagens como 20% e 80% ou 15% e 85% são complementares. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5).
Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o, ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos alunos que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para, a partir das porcentagens 10%, 20%, 25% e 50%, conseguirem encontrar qualquer percentual. Explique o conceito de desconto e de aumento no valor do produto. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique se os alunos notaram que com 10% é possível descobrir 5% ou 30%, e a partir desses percentuais, é possível calcular o valor de 100%. Agora, verifique se os alunos notam que algumas porcentagens como 20% e 80% ou 15% e 85% são complementares. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Verifique se os alunos percebem que calcular “mais 30%”. Após o desconto de 40%, é o mesmo que calcular 70%.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.
Discuta com a Turma:
- Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
- Posso resolver de uma maneira diferente?
- Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 7 e 8).
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.
Propósito: Aprofundar um pouco mais o conceito relacionado à Atividade Principal.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 7 e 8).
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.
Propósito: Aprofundar um pouco mais o conceito relacionado à Atividade Principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente. Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.
Discuta com a Turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?
Materiais complementares para impressão:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Guia de intervenção
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar