Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_26RDP08
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Raio X
Atividade Raio X
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e montar um Painel de Soluções, com os dados e a imagem do problema, no Padlet, Jamboard, ou num arquivo de acesso coletivo. Solicite aos alunos que, individualmente, faça a leitura contínua do infográfico, do início ao fim, observando as imagens, analisando as informações ali contidas e registrando suas observações. A interação pode ser feita via chamada de grupo pelo WhatsApp, Meet ou Zoom. Espera-se que o aluno perceba que o infográfico apresentado se trata de um infográfico do tipo lista, isto é, indica uma lista dos melhores horários para fazer post nas redes sociais a fim de garantir popularidade. Para facilitar a compreensão sugira que leiam o artigo “Quatorze tipos de infográficos que podem ser usados em sua estratégia” disponível em: https://marketingdeconteudo.com/tipos-de-infografico, (acesso em 04 de jul 2020). O objetivo é que o aluno reconheça que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio ou vídeo e pode abordar qualquer assunto. É importante que ele aprenda a analisar e extrair as informações através desta análise. Solicite que anotem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma.
Discussão das soluções
Professor, verifique as informações na seção “Encerramento”, deste Plano de Aula, elas serão úteis da condução desta etapa. Peça que as duplas compartilhem suas soluções, seja por áudio, vídeo, fotos ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou no arquivo de acesso coletivo. Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, faça uma reflexão coletiva sobre os cuidados necessários com postagens e comentários nas Redes sociais, visto que a dinâmica, a velocidade e o alcance de uma publicação não se limitam apenas àquelas pessoas conhecidas e integrantes de sua rede social. Pior ainda, uma vez publicada, aquela postagem não tem mais volta, ficando exposta o tempo todo, tornando-se acessível a qualquer usuário da rede. E, além disso, podem causar um prejuízo financeiro e pessoal também ao autor da publicação.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar à solução, é um momento favorável para reflexão em relação ao acesso e publicações na Web. É importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão, podem estar envolvidos com outros afazeres.
Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet
Código: MAT8_26RDP08
(EF08MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 09
Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes