11518
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Ampliação - Resolver problemas com infográfico

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Infográficos, gráficos, mapas.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érica Fernanda Barbosa dos Santos,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.

Habilidade da BNCC

“NÃO HÁ”

Objetivos específicos

Compreender e interpretar infográficos, classificar os tipos de infográficos.

Conceito-chave

Infográficos, gráficos, mapas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Computador ou notebook.
  • Projetor.
  • Internet.


  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
  • Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que o professor pretende desenvolver na aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Acesse a versão para impressão da atividade de aquecimento clicando aqui e a resolução da atividade de aquecimento clicando aqui.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Você já resolveu alguma atividade parecida?
  • O que se manteve como pensava? O que mudou?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Retomada. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Retomada. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Retomada. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Retomada. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Atividade principal - Ampliação. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).

Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos pedir que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar. Faça o download desta atividade principal para imprimir clicando aqui e da resolução da atividade principal clicando aqui.

Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos os tipos de infográficos.

Utilize o download das atividades complementares clicando aqui, acesse o download da resolução clicando aqui.

Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos na aula?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal - Ampliação. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).

Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.

Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.

Atividade principal - Ampliação. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).

Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reservar um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.

Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.

Atividade principal - Ampliação. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10-15 minutos (Slides 11 a 14).

Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Pedir para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.

Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.

Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.

Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.

Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.

Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o que um infográfico e quais os tipos que existem. E ainda os conceitos necessários para representar reconhecer cada tipo de infográfico.

Propósito: Sintetizar o conhecimento sobre infográficos e seus tipos sendo versus, lista e animado.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Raio X - Ampliação - Resolver problemas com infográfico select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 10 minutos (Slides 16 e 17).

Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente faça a leitura contínua do infográfico, do início ao fim. Peça que observem as imagens e estude as informações contidas. Questione os alunos sobre qual tipo de infográfico foi apresentado. Espera-se que o aluno perceba que o infográfico apresentado se trata de um infográfico do tipo lista, isto é, indica uma lista dos melhores horários para fazer post nas redes sociais a fim de garantir popularidade.

Discuta com a turma:

  • Qual o título do infográfico?
  • Que informação o infográfico traz?
  • Você está de acordo com as informações contidas no infográfico? Por quê?
  • Qual estratégia você utilizaria para verificar a veracidade das informações contida no infográfico?

Ampliando:

Sugira aos alunos que façam uma pesquisa na escola, pergunte qual o horário que os alunos costumam postar mensagens nas redes sociais, depois pode sugerir que criem um infográfico explanado o resultado da pesquisa e compare as conclusões com a atividade de raio - x.

Propósito: Consolidar a aprendizagem no reconhecimento e classificação de tipos de infográficos.

Acesse a atividade para impressão clicando aqui e resolução aqui.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
  • Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que o professor pretende desenvolver na aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

    Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

    Especialista de área: Rita Batista.

    Habilidade da BNCC

    “NÃO HÁ”

    Objetivos específicos

    Compreender e interpretar infográficos, classificar os tipos de infográficos.

    Conceito-chave

    Infográficos, gráficos, mapas.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
    • Computador ou notebook.
    • Projetor.
    • Internet.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Acesse a versão para impressão da atividade de aquecimento clicando aqui e a resolução da atividade de aquecimento clicando aqui.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Você já resolveu alguma atividade parecida?
  • O que se manteve como pensava? O que mudou?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.

Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).

Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos pedir que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar. Faça o download desta atividade principal para imprimir clicando aqui e da resolução da atividade principal clicando aqui.

Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos os tipos de infográficos.

Utilize o download das atividades complementares clicando aqui, acesse o download da resolução clicando aqui.

Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos na aula?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).

Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.

Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).

Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reservar um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.

Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10-15 minutos (Slides 11 a 14).

Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Pedir para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.

Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.

Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.

Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.

Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.

Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o que um infográfico e quais os tipos que existem. E ainda os conceitos necessários para representar reconhecer cada tipo de infográfico.

Propósito: Sintetizar o conhecimento sobre infográficos e seus tipos sendo versus, lista e animado.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 10 minutos (Slides 16 e 17).

Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente faça a leitura contínua do infográfico, do início ao fim. Peça que observem as imagens e estude as informações contidas. Questione os alunos sobre qual tipo de infográfico foi apresentado. Espera-se que o aluno perceba que o infográfico apresentado se trata de um infográfico do tipo lista, isto é, indica uma lista dos melhores horários para fazer post nas redes sociais a fim de garantir popularidade.

Discuta com a turma:

  • Qual o título do infográfico?
  • Que informação o infográfico traz?
  • Você está de acordo com as informações contidas no infográfico? Por quê?
  • Qual estratégia você utilizaria para verificar a veracidade das informações contida no infográfico?

Ampliando:

Sugira aos alunos que façam uma pesquisa na escola, pergunte qual o horário que os alunos costumam postar mensagens nas redes sociais, depois pode sugerir que criem um infográfico explanado o resultado da pesquisa e compare as conclusões com a atividade de raio - x.

Propósito: Consolidar a aprendizagem no reconhecimento e classificação de tipos de infográficos.

Acesse a atividade para impressão clicando aqui e resolução aqui.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 8º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano