Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
“NÃO HÁ”
Objetivos específicos
Compreender e interpretar infográficos, classificar os tipos de infográficos.
Conceito-chave
Infográficos, gráficos, mapas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Computador ou notebook.
- Projetor.
- Internet.
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
- Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que o professor pretende desenvolver na aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Acesse a versão para impressão da atividade de aquecimento clicando aqui e a resolução da atividade de aquecimento clicando aqui.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Você já resolveu alguma atividade parecida?
- O que se manteve como pensava? O que mudou?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?
- Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada.
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada.
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada.
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Retomada.
Tempo sugerido: 5 - 8 minutos (Slide 3 a 10)).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente.
Propósito: Promover a interação de diversos infográficos na resolução de problemas.
Atividade principal - Ampliação.
Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).
Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos pedir que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar. Faça o download desta atividade principal para imprimir clicando aqui e da resolução da atividade principal clicando aqui.
Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos os tipos de infográficos.
Utilize o download das atividades complementares clicando aqui, acesse o download da resolução clicando aqui.
Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos na aula?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
- Materiais complementares:
Atividade principal - Ampliação.
Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).
Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.
Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.
Atividade principal - Ampliação.
Tempo sugerido: 10 - 15 minutos (Slides 11 a 14).
Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reservar um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.
Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.
Atividade principal - Ampliação.
Tempo sugerido: 10-15 minutos (Slides 11 a 14).
Orientações: Imprima a atividade ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar os infográficos. Se a escola tiver disposição sala de informática ou tablet, utilize-os para visualizar o vídeo apresentado na opção c através do link: https://youtu.be/Tbjpb1Z5XM4 , em caso negativo, imprima a atividade para impressão da aula, nela contém a descrição da apresentação. Pedir para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica dos infográficos e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos diante das conclusões após a análise do gráfico, procure classificar cada um. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. E que podem ser classificados em tipos de infográficos. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre os infográficos para classificar.
Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.
Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.
Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.
Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 15 a 18).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa os tipos de infográficos apresentados.
Propósito: Analisar infográficos e classificar quanto ao tipo.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o que um infográfico e quais os tipos que existem. E ainda os conceitos necessários para representar reconhecer cada tipo de infográfico.
Propósito: Sintetizar o conhecimento sobre infográficos e seus tipos sendo versus, lista e animado.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Raio X - Ampliação - Resolver problemas com infográfico
Tempo sugerido: 5 - 10 minutos (Slides 16 e 17).
Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente faça a leitura contínua do infográfico, do início ao fim. Peça que observem as imagens e estude as informações contidas. Questione os alunos sobre qual tipo de infográfico foi apresentado. Espera-se que o aluno perceba que o infográfico apresentado se trata de um infográfico do tipo lista, isto é, indica uma lista dos melhores horários para fazer post nas redes sociais a fim de garantir popularidade.
Discuta com a turma:
- Qual o título do infográfico?
- Que informação o infográfico traz?
- Você está de acordo com as informações contidas no infográfico? Por quê?
- Qual estratégia você utilizaria para verificar a veracidade das informações contida no infográfico?
Ampliando:
Sugira aos alunos que façam uma pesquisa na escola, pergunte qual o horário que os alunos costumam postar mensagens nas redes sociais, depois pode sugerir que criem um infográfico explanado o resultado da pesquisa e compare as conclusões com a atividade de raio - x.
Propósito: Consolidar a aprendizagem no reconhecimento e classificação de tipos de infográficos.
Acesse a atividade para impressão clicando aqui e resolução aqui.
Materiais complementares: