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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Estratégias de multiplicação com número decimal.

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre Multiplicação de números decimais

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joel Luiz Pereira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Operações de multiplicação com números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_06NUM; Base Nacional: EF06MA10)
  • Operações de multiplicação com números negativos (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_04NUM; Base Nacional: EF07MA04)
  • Estimativas e cálculo mental (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_04NUM; Base Nacional: EF06MA03)

Objetivos específicos

  1. Operar multiplicações envolvendo números decimais positivos e negativos.
  2. Estabelecer estratégias para cálculo de multiplicações.
  3. Desenvolver habilidade de cálculo mental, propondo estimativas.

Conceito-chave

Multiplicação de números decimais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadoras.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, informando aos alunos que irão atingir o objetivo da aula a partir de uma atividade lúdica. Questione a eles quais são as estratégias de cálculo que possuem para realizar uma multiplicação.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que digam quais estimativas de valor conseguem apontar para o produto da multiplicação. O valor deve ser maior que 90 (3 x 30) e menor do que 120 (3 x 40). Após estabelecido o valor estimado e tendo sido explicado pelos alunos seu método para alcançá-lo, deixe os alunos utilizarem seus métodos para encontrar o valor exato do produto. Peça então que comparem o produto da questão aos resultados das multiplicações propostas em cada item, garantindo que os alunos percebam que os algarismos do produto, assim como dos fatores, continuarão os mesmos, alterando apenas as casas decimais. Assim, explore com os alunos as formas e estratégias para alcançar os produtos.

Propósito: Estimar o produto de números decimais positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Quais os métodos para chegar à estimativa? E qual estratégia utilizada para resolver a multiplicação?
  • Como posso saber qual o número inteiro mais próximo do produto de uma multiplicação que envolve números decimais?
  • Como saber a quantidade de casas decimais que o produto irá ter?
  • Como saber se o produto será positivo ou negativo?

Solução da atividade:

a) 10,8 b) -1,08 c) 0,108 d) -1,08

Atividade principal - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, leia a regra para os alunos e tenha certeza de que eles entenderam o desenvolvimento da atividade (para isso, questione os alunos e peça para que repitam o que deve ser feito). Explique que a atividade será dividida em 3 partes e que esta é a primeira parte.
  • Após, separe-os em grupo previamente definidos com até 5 alunos (tenha em mente as habilidades de cada aluno) e, caso não seja possível imprimir, peça para que separem uma folha do caderno e copiem o modelo estabelecido (o plano traz uma sugestão de valores, mas pode ser alterado).
  • Durante a atividade, garanta que os números indicados pelos alunos sejam números decimais negativos. Enquanto estiverem trabalhando em grupos, circule pela sala e averigue se todos os alunos estão realizando os cálculos na calculadora e se há algum equívoco sendo cometido. Geralmente alguns alunos não utilizam calculadora, então, caso haja necessidade de intervenção, analise se deve ser feita uma orientação específica ou para toda a sala. Também instigue que os membros do grupo troquem informações e conhecimento entre si.

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Discuta com a turma:

  • Discuta com um colega ao lado sobre as observações e cálculos que ele fez. Quais as semelhanças e diferenças entre suas observações?

Propósito: Identificar e aplicar estratégias no cálculo de multiplicação de números decimais positivos e negativos

Material complementar:

  • Para aprofundar seu repertório de exercícios e estratégias envolvendo multiplicações com números decimais, acesse o site Khan Academy.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, leia a regra para os alunos e tenha certeza de que eles entenderam o desenvolvimento da atividade (para isso, questione os alunos e peça para que repitam o que deve ser feito). Explique que a atividade será dividida em 3 partes e que esta é a primeira parte.
  • Após, separe-os em grupo previamente definidos com até 5 alunos (tenha em mente as habilidades de cada aluno) e, caso não seja possível imprimir, peça para que separem uma folha do caderno e copiem o modelo estabelecido (o plano traz uma sugestão de valores, mas pode ser alterado).
  • Durante a atividade, garanta que os números indicados pelos alunos sejam números decimais negativos. Enquanto estiverem trabalhando em grupos, circule pela sala e averigue se todos os alunos estão realizando os cálculos na calculadora e se há algum equívoco sendo cometido. Geralmente alguns alunos não utilizam calculadora, então, caso haja necessidade de intervenção, analise se deve ser feita uma orientação específica ou para toda a sala. Também instigue que os membros do grupo troquem informações e conhecimento entre si.

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Discuta com a turma:

  • Discuta com um colega ao lado sobre as observações e cálculos que ele fez. Quais as semelhanças e diferenças entre suas observações?

Propósito: Identificar e aplicar estratégias no cálculo de multiplicação de números decimais positivos e negativos

Material complementar:

  • Para aprofundar seu repertório de exercícios e estratégias envolvendo multiplicações com números decimais, acesse o site Khan Academy.

Atividade principal - parte II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação:

  • Finalize a parte I da atividade e explique aos alunos que na parte II serão feitas observações e anotações.
  • As observações e anotações deverão ser feitas no caderno (para isso, os alunos deverão consultar a folha de anotações utilizadas na parte I da atividade)
  • Se os alunos não conseguirem perceber regularidades para multiplicação de números decimais através dos cálculos realizados na parte I da atividade, você pode dedicar uma segunda rodada de cálculos, garantindo que eles façam observações e anotações.
  • Após um breve momento de observações e anotações (até 3 minutos), utilize as perguntas do slide para ajudar os alunos a verificar regularidades.

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Discuta com a turma:

  • Discuta com um colega ao lado sobre as observações que ele fez. Quais as semelhanças e diferenças entre suas observações?

Propósito: Identificar e aplicar estratégias no cálculo de multiplicação de números decimais positivos e negativos

Material complementar:

  • Para aprofundar seu repertório de exercícios e estratégias envolvendo multiplicações com números decimais, acesse o site Khan Academy.

Atividade principal - parte III select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:

  • Explique aos alunos que agora terão de definir estratégias para o cálculo dos produtos das multiplicações e aplicar essa estratégia em alguma multiplicação que antes tinha sido efetuada pela calculadora. Garanta que todos os alunos entenderam a transição entre a atividade.
  • A folha de anotações utilizadas na parte I da atividade serve como consulta para o aluno verificar se os resultados estão de acordo com as respostas já encontradas anteriormente pela calculadora.
  • Se o professor achar melhor, pode ser indicado um novo número e os alunos terão de definir a regra e realizar as multiplicações corretamente com base nesse novo número indicado.
  • Ganha o grupo que definir a regra primeiro e aplicá-la corretamente às multiplicações.
  • Enquanto estiverem trabalhando em grupos, circule pela sala e averigue se todos os alunos estão se esforçando e realizando a atividade. Também sugira que alguns grupos transformem o número decimal em fração decimal, para ter diversidade nas soluções apresentadas (pergunte a um ou dois grupos: “E se transformássemos os números decimais em fração? Vocês poderiam tentar e verificar se daria certo?”)
  • Para engajamento da turma, você pode providenciar alguma premiação simbólica para o grupo que definir primeiro a regra de multiplicação e conseguir aplicá-la.

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Propósito: Identificar e aplicar estratégias no cálculo de multiplicação de números decimais positivos e negativos.

Material complementar:

  • Para aprofundar seu repertório de exercícios e estratégias envolvendo multiplicações com números decimais, acesse o site Khan Academy.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade e quais regras foram definidas a partir dessas estratégias. Sempre questione aos demais alunos se alguém resolveu do mesmo modo e por quê eles resolveram assim. Apenas depois das interações da turma e discussões, caso seja necessário, passe para esta série de slides, a fim de apresentar as alunos as regras definidas em cada caso (tanto na resolução decimal como fracionária). Vale ressaltar que, dado o fato que as respostas serão de acordo com os números indicados pelos alunos, o momento de discussão das soluções deve priorizar totalmente as respostas dadas em sala. Utilize o tópico “Discuta com a turma” para explorar as estratégias e fazer com que os alunos decidam quais serão as estratégias utilizadas por eles. Caso não haja projetor, você pode reproduzir as estratégias para cálculo das multiplicações no quadro.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas na multiplicação de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que podemos utilizar a estratégia de transformar os números decimais em fração na resolução deste exercício? Qual a vantagem de adotá-la?
  • Por que podemos utilizar a estratégia de continuar utilizando os números decimais nas multiplicações? Quais cuidados temos de tomar ao utilizar essa estratégia?
  • Quais outras estratégias temos na multiplicação de números decimais?
  • Nos casos de multiplicação de um número inteiro por um número decimal, quais estratégias podemos utilizar que difere das já relatadas? (neste momento, espera-se que seja apresentada a soma de parcelas iguais)
  • Se há diversas estratégias de resolução, por que preferimos utilizar a convencional (número em sua forma decimal)? Quais fatores positivos temos ao adotá-la?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade e quais regras foram definidas a partir dessas estratégias. Sempre questione aos demais alunos se alguém resolveu do mesmo modo e por quê eles resolveram assim. Apenas depois das interações da turma e discussões, caso seja necessário, passe para esta série de slides, a fim de apresentar as alunos as regras definidas em cada caso (tanto na resolução decimal como fracionária). Vale ressaltar que, dado o fato que as respostas serão de acordo com os números indicados pelos alunos, o momento de discussão das soluções deve priorizar totalmente as respostas dadas em sala. Utilize o tópico “Discuta com a turma” para explorar as estratégias e fazer com que os alunos decidam quais serão as estratégias utilizadas por eles. Caso não haja projetor, você pode reproduzir as estratégias para cálculo das multiplicações no quadro.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas na multiplicação de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que podemos utilizar a estratégia de transformar os números decimais em fração na resolução deste exercício? Qual a vantagem de adotá-la?
  • Por que podemos utilizar a estratégia de continuar utilizando os números decimais nas multiplicações? Quais cuidados temos de tomar ao utilizar essa estratégia?
  • Quais outras estratégias temos na multiplicação de números decimais?
  • Nos casos de multiplicação de um número inteiro por um número decimal, quais estratégias podemos utilizar que difere das já relatadas? (neste momento, espera-se que seja apresentada a soma de parcelas iguais)
  • Se há diversas estratégias de resolução, por que preferimos utilizar a convencional (número em sua forma decimal)? Quais fatores positivos temos ao adotá-la?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade e quais regras foram definidas a partir dessas estratégias. Sempre questione aos demais alunos se alguém resolveu do mesmo modo e por quê eles resolveram assim. Apenas depois das interações da turma e discussões, caso seja necessário, passe para esta série de slides, a fim de apresentar as alunos as regras definidas em cada caso (tanto na resolução decimal como fracionária). Vale ressaltar que, dado o fato que as respostas serão de acordo com os números indicados pelos alunos, o momento de discussão das soluções deve priorizar totalmente as respostas dadas em sala. Utilize o tópico “Discuta com a turma” para explorar as estratégias e fazer com que os alunos decidam quais serão as estratégias utilizadas por eles. Caso não haja projetor, você pode reproduzir as estratégias para cálculo das multiplicações no quadro.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas na multiplicação de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que podemos utilizar a estratégia de transformar os números decimais em fração na resolução deste exercício? Qual a vantagem de adotá-la?
  • Por que podemos utilizar a estratégia de continuar utilizando os números decimais nas multiplicações? Quais cuidados temos de tomar ao utilizar essa estratégia?
  • Quais outras estratégias temos na multiplicação de números decimais?
  • Nos casos de multiplicação de um número inteiro por um número decimal, quais estratégias podemos utilizar que difere das já relatadas? (neste momento, espera-se que seja apresentada a soma de parcelas iguais)
  • Se há diversas estratégias de resolução, por que preferimos utilizar a convencional (número em sua forma decimal)? Quais fatores positivos temos ao adotá-la?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta com a turma sobre os diferentes métodos e estratégias de encontrar o produto de uma multiplicação, tendo certeza de que eles consigam compreender as vantagens e desvantagens de cada método. Neste momento, o aluno deve ter clareza de como se dá a aplicação de cada método, portanto, enfoque o passo a passo utilizado em cada um.

Propósito: Sistematizar os conceitos da aula, apresentando a forma de comparar números racionais positivos e negativos, bem como ordená-los.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem de usarmos o método de transformação em fração? E o método convencional de multiplicação (número em forma decimal)?
  • Durante a aula, quais erros cometemos no método da transformação em fração? O que esses erros nos ensinaram?
  • Quais erros foram cometidos no método convencional (número em forma decimal)? O que podemos aprender a partir disso?
  • Você ainda tem alguma dúvida sobre como aplicar algum dos métodos trabalhados nesta aula? Se sim, crie um exercício de multiplicação de números decimais e tente aplicar novamente este método.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:

  • Você já tinha aprendido multiplicações nos anos anteriores. O que mudou e o que se manteve, quando consideramos números decimais?
  • Descreva, detalhadamente, como um(a) colega resolveu as multiplicações de hoje. Como o método utilizado por ele/ela se parece com o seu? Em que eles se diferem?
  • Como você e seu grupo se organizaram para resolver as multiplicações? Essa organização foi bem-sucedida? O que você aprendeu sobre trabalho em grupo hoje?

Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Assim, separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. Você também pode pedir para que os alunos respondam as questões no caderno enquanto você circula pela sala anotando o desempenho da turma. No fim da aula , responda a atividade com os alunos e discuta com eles sobre como estimar o valor dos produtos.

Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da atividade para os alunos.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui a resolução desta atividade.

Propósito: Avaliar quais as estratégias de cálculo utilizadas pelos alunos na obtenção do produto da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como podemos estimar o resultado do produto? A estimativa já demonstraria alguma questão que apresentou erros?
  • Como podemos definir a quantidade de casas decimais que o produto irá conter? Essa estratégia já demonstraria alguma questão que apresentou erros?

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, informando aos alunos que irão atingir o objetivo da aula a partir de uma atividade lúdica. Questione a eles quais são as estratégias de cálculo que possuem para realizar uma multiplicação.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Operações de multiplicação com números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_06NUM; Base Nacional: EF06MA10)
  • Operações de multiplicação com números negativos (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_04NUM; Base Nacional: EF07MA04)
  • Estimativas e cálculo mental (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_04NUM; Base Nacional: EF06MA03)

Objetivos específicos

  1. Operar multiplicações envolvendo números decimais positivos e negativos.
  2. Estabelecer estratégias para cálculo de multiplicações.
  3. Desenvolver habilidade de cálculo mental, propondo estimativas.

Conceito-chave

Multiplicação de números decimais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadoras.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que digam quais estimativas de valor conseguem apontar para o produto da multiplicação. O valor deve ser maior que 90 (3 x 30) e menor do que 120 (3 x 40). Após estabelecido o valor estimado e tendo sido explicado pelos alunos seu método para alcançá-lo, deixe os alunos utilizarem seus métodos para encontrar o valor exato do produto. Peça então que comparem o produto da questão aos resultados das multiplicações propostas em cada item, garantindo que os alunos percebam que os algarismos do produto, assim como dos fatores, continuarão os mesmos, alterando apenas as casas decimais. Assim, explore com os alunos as formas e estratégias para alcançar os produtos.

Propósito: Estimar o produto de números decimais positivos e negativos.

Discuta com a turma:

  • Quais os métodos para chegar à estimativa? E qual estratégia utilizada para resolver a multiplicação?
  • Como posso saber qual o número inteiro mais próximo do produto de uma multiplicação que envolve números decimais?
  • Como saber a quantidade de casas decimais que o produto irá ter?
  • Como saber se o produto será positivo ou negativo?

Solução da atividade:

a) 10,8 b) -1,08 c) 0,108 d) -1,08

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, leia a regra para os alunos e tenha certeza de que eles entenderam o desenvolvimento da atividade (para isso, questione os alunos e peça para que repitam o que deve ser feito). Explique que a atividade será dividida em 3 partes e que esta é a primeira parte.
  • Após, separe-os em grupo previamente definidos com até 5 alunos (tenha em mente as habilidades de cada aluno) e, caso não seja possível imprimir, peça para que separem uma folha do caderno e copiem o modelo estabelecido (o plano traz uma sugestão de valores, mas pode ser alterado).
  • Durante a atividade, garanta que os números indicados pelos alunos sejam números decimais negativos. Enquanto estiverem trabalhando em grupos, circule pela sala e averigue se todos os alunos estão realizando os cálculos na calculadora e se há algum equívoco sendo cometido. Geralmente alguns alunos não utilizam calculadora, então, caso haja necessidade de intervenção, analise se deve ser feita uma orientação específica ou para toda a sala. Também instigue que os membros do grupo troquem informações e conhecimento entre si.

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Discuta com a turma:

  • Discuta com um colega ao lado sobre as observações e cálculos que ele fez. Quais as semelhanças e diferenças entre suas observações?

Propósito: Identificar e aplicar estratégias no cálculo de multiplicação de números decimais positivos e negativos

Material complementar:

  • Para aprofundar seu repertório de exercícios e estratégias envolvendo multiplicações com números decimais, acesse o site Khan Academy.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, leia a regra para os alunos e tenha certeza de que eles entenderam o desenvolvimento da atividade (para isso, questione os alunos e peça para que repitam o que deve ser feito). Explique que a atividade será dividida em 3 partes e que esta é a primeira parte.
  • Após, separe-os em grupo previamente definidos com até 5 alunos (tenha em mente as habilidades de cada aluno) e, caso não seja possível imprimir, peça para que separem uma folha do caderno e copiem o modelo estabelecido (o plano traz uma sugestão de valores, mas pode ser alterado).
  • Durante a atividade, garanta que os números indicados pelos alunos sejam números decimais negativos. Enquanto estiverem trabalhando em grupos, circule pela sala e averigue se todos os alunos estão realizando os cálculos na calculadora e se há algum equívoco sendo cometido. Geralmente alguns alunos não utilizam calculadora, então, caso haja necessidade de intervenção, analise se deve ser feita uma orientação específica ou para toda a sala. Também instigue que os membros do grupo troquem informações e conhecimento entre si.

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Discuta com a turma:

  • Discuta com um colega ao lado sobre as observações e cálculos que ele fez. Quais as semelhanças e diferenças entre suas observações?

Propósito: Identificar e aplicar estratégias no cálculo de multiplicação de números decimais positivos e negativos

Material complementar:

  • Para aprofundar seu repertório de exercícios e estratégias envolvendo multiplicações com números decimais, acesse o site Khan Academy.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação:

  • Finalize a parte I da atividade e explique aos alunos que na parte II serão feitas observações e anotações.
  • As observações e anotações deverão ser feitas no caderno (para isso, os alunos deverão consultar a folha de anotações utilizadas na parte I da atividade)
  • Se os alunos não conseguirem perceber regularidades para multiplicação de números decimais através dos cálculos realizados na parte I da atividade, você pode dedicar uma segunda rodada de cálculos, garantindo que eles façam observações e anotações.
  • Após um breve momento de observações e anotações (até 3 minutos), utilize as perguntas do slide para ajudar os alunos a verificar regularidades.

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Discuta com a turma:

  • Discuta com um colega ao lado sobre as observações que ele fez. Quais as semelhanças e diferenças entre suas observações?

Propósito: Identificar e aplicar estratégias no cálculo de multiplicação de números decimais positivos e negativos

Material complementar:

  • Para aprofundar seu repertório de exercícios e estratégias envolvendo multiplicações com números decimais, acesse o site Khan Academy.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação:

  • Explique aos alunos que agora terão de definir estratégias para o cálculo dos produtos das multiplicações e aplicar essa estratégia em alguma multiplicação que antes tinha sido efetuada pela calculadora. Garanta que todos os alunos entenderam a transição entre a atividade.
  • A folha de anotações utilizadas na parte I da atividade serve como consulta para o aluno verificar se os resultados estão de acordo com as respostas já encontradas anteriormente pela calculadora.
  • Se o professor achar melhor, pode ser indicado um novo número e os alunos terão de definir a regra e realizar as multiplicações corretamente com base nesse novo número indicado.
  • Ganha o grupo que definir a regra primeiro e aplicá-la corretamente às multiplicações.
  • Enquanto estiverem trabalhando em grupos, circule pela sala e averigue se todos os alunos estão se esforçando e realizando a atividade. Também sugira que alguns grupos transformem o número decimal em fração decimal, para ter diversidade nas soluções apresentadas (pergunte a um ou dois grupos: “E se transformássemos os números decimais em fração? Vocês poderiam tentar e verificar se daria certo?”)
  • Para engajamento da turma, você pode providenciar alguma premiação simbólica para o grupo que definir primeiro a regra de multiplicação e conseguir aplicá-la.

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Propósito: Identificar e aplicar estratégias no cálculo de multiplicação de números decimais positivos e negativos.

Material complementar:

  • Para aprofundar seu repertório de exercícios e estratégias envolvendo multiplicações com números decimais, acesse o site Khan Academy.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade e quais regras foram definidas a partir dessas estratégias. Sempre questione aos demais alunos se alguém resolveu do mesmo modo e por quê eles resolveram assim. Apenas depois das interações da turma e discussões, caso seja necessário, passe para esta série de slides, a fim de apresentar as alunos as regras definidas em cada caso (tanto na resolução decimal como fracionária). Vale ressaltar que, dado o fato que as respostas serão de acordo com os números indicados pelos alunos, o momento de discussão das soluções deve priorizar totalmente as respostas dadas em sala. Utilize o tópico “Discuta com a turma” para explorar as estratégias e fazer com que os alunos decidam quais serão as estratégias utilizadas por eles. Caso não haja projetor, você pode reproduzir as estratégias para cálculo das multiplicações no quadro.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas na multiplicação de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que podemos utilizar a estratégia de transformar os números decimais em fração na resolução deste exercício? Qual a vantagem de adotá-la?
  • Por que podemos utilizar a estratégia de continuar utilizando os números decimais nas multiplicações? Quais cuidados temos de tomar ao utilizar essa estratégia?
  • Quais outras estratégias temos na multiplicação de números decimais?
  • Nos casos de multiplicação de um número inteiro por um número decimal, quais estratégias podemos utilizar que difere das já relatadas? (neste momento, espera-se que seja apresentada a soma de parcelas iguais)
  • Se há diversas estratégias de resolução, por que preferimos utilizar a convencional (número em sua forma decimal)? Quais fatores positivos temos ao adotá-la?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade e quais regras foram definidas a partir dessas estratégias. Sempre questione aos demais alunos se alguém resolveu do mesmo modo e por quê eles resolveram assim. Apenas depois das interações da turma e discussões, caso seja necessário, passe para esta série de slides, a fim de apresentar as alunos as regras definidas em cada caso (tanto na resolução decimal como fracionária). Vale ressaltar que, dado o fato que as respostas serão de acordo com os números indicados pelos alunos, o momento de discussão das soluções deve priorizar totalmente as respostas dadas em sala. Utilize o tópico “Discuta com a turma” para explorar as estratégias e fazer com que os alunos decidam quais serão as estratégias utilizadas por eles. Caso não haja projetor, você pode reproduzir as estratégias para cálculo das multiplicações no quadro.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas na multiplicação de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que podemos utilizar a estratégia de transformar os números decimais em fração na resolução deste exercício? Qual a vantagem de adotá-la?
  • Por que podemos utilizar a estratégia de continuar utilizando os números decimais nas multiplicações? Quais cuidados temos de tomar ao utilizar essa estratégia?
  • Quais outras estratégias temos na multiplicação de números decimais?
  • Nos casos de multiplicação de um número inteiro por um número decimal, quais estratégias podemos utilizar que difere das já relatadas? (neste momento, espera-se que seja apresentada a soma de parcelas iguais)
  • Se há diversas estratégias de resolução, por que preferimos utilizar a convencional (número em sua forma decimal)? Quais fatores positivos temos ao adotá-la?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade e quais regras foram definidas a partir dessas estratégias. Sempre questione aos demais alunos se alguém resolveu do mesmo modo e por quê eles resolveram assim. Apenas depois das interações da turma e discussões, caso seja necessário, passe para esta série de slides, a fim de apresentar as alunos as regras definidas em cada caso (tanto na resolução decimal como fracionária). Vale ressaltar que, dado o fato que as respostas serão de acordo com os números indicados pelos alunos, o momento de discussão das soluções deve priorizar totalmente as respostas dadas em sala. Utilize o tópico “Discuta com a turma” para explorar as estratégias e fazer com que os alunos decidam quais serão as estratégias utilizadas por eles. Caso não haja projetor, você pode reproduzir as estratégias para cálculo das multiplicações no quadro.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas na multiplicação de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que podemos utilizar a estratégia de transformar os números decimais em fração na resolução deste exercício? Qual a vantagem de adotá-la?
  • Por que podemos utilizar a estratégia de continuar utilizando os números decimais nas multiplicações? Quais cuidados temos de tomar ao utilizar essa estratégia?
  • Quais outras estratégias temos na multiplicação de números decimais?
  • Nos casos de multiplicação de um número inteiro por um número decimal, quais estratégias podemos utilizar que difere das já relatadas? (neste momento, espera-se que seja apresentada a soma de parcelas iguais)
  • Se há diversas estratégias de resolução, por que preferimos utilizar a convencional (número em sua forma decimal)? Quais fatores positivos temos ao adotá-la?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta com a turma sobre os diferentes métodos e estratégias de encontrar o produto de uma multiplicação, tendo certeza de que eles consigam compreender as vantagens e desvantagens de cada método. Neste momento, o aluno deve ter clareza de como se dá a aplicação de cada método, portanto, enfoque o passo a passo utilizado em cada um.

Propósito: Sistematizar os conceitos da aula, apresentando a forma de comparar números racionais positivos e negativos, bem como ordená-los.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem de usarmos o método de transformação em fração? E o método convencional de multiplicação (número em forma decimal)?
  • Durante a aula, quais erros cometemos no método da transformação em fração? O que esses erros nos ensinaram?
  • Quais erros foram cometidos no método convencional (número em forma decimal)? O que podemos aprender a partir disso?
  • Você ainda tem alguma dúvida sobre como aplicar algum dos métodos trabalhados nesta aula? Se sim, crie um exercício de multiplicação de números decimais e tente aplicar novamente este método.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:

  • Você já tinha aprendido multiplicações nos anos anteriores. O que mudou e o que se manteve, quando consideramos números decimais?
  • Descreva, detalhadamente, como um(a) colega resolveu as multiplicações de hoje. Como o método utilizado por ele/ela se parece com o seu? Em que eles se diferem?
  • Como você e seu grupo se organizaram para resolver as multiplicações? Essa organização foi bem-sucedida? O que você aprendeu sobre trabalho em grupo hoje?

Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Assim, separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. Você também pode pedir para que os alunos respondam as questões no caderno enquanto você circula pela sala anotando o desempenho da turma. No fim da aula , responda a atividade com os alunos e discuta com eles sobre como estimar o valor dos produtos.

Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da atividade para os alunos.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui a resolução desta atividade.

Propósito: Avaliar quais as estratégias de cálculo utilizadas pelos alunos na obtenção do produto da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como podemos estimar o resultado do produto? A estimativa já demonstraria alguma questão que apresentou erros?
  • Como podemos definir a quantidade de casas decimais que o produto irá conter? Essa estratégia já demonstraria alguma questão que apresentou erros?

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

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