11516
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Uso Cotidiano dos Racionais na Forma Decimal até a Ordem dos Milésimos

Plano de aula de Matemática com atividades para o 6º ano do Fundamental sobre Desenvolver o senso numérico, compreendendo o significado dos números decimais não inteiros em contextos cotidianos, utilizando o agrupamento e o arredondamento em números com o

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

Código do plano: MAT6_01NUM03

Recursos
Necessários: Caderno, lápis, borracha, régua, grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais: Vídeo Minuto Mathema: O que significa o deslocamento da vírgula nas multiplicações e divisões por 10, 100 ou 1000? https://www.youtube.com/watch?v=gYXtONCx_nQ 
acesso em 11 de junho de 2020

Para este plano, foque na etapa: Retomada

Retomada
Professor, a atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para o desenvolvimento da aula. Numa proposta síncrona e colaborativa, você pode propor os questionamentos apresentados no slide X usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo), de modo que os alunos possam respondê-los. Você também pode usar a função de áudio do WhatsApp para que cada aluno possa postar suas respostas ou hipóteses sobre a questão disparadora. Explique que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
As imagens abaixo trazem o uso da terceira posição decimal nos preços dos combustíveis em dois postos diferentes, ambos anunciando, na sequência: Gasolina, Gasolina Grid, Etanol e Diesel.
Fotografe as tabelas de preços e disponibilize a imagem no grupo de whatsapp para que os alunos possam pensar sobre eles.

Inicie as discussões pedindo aos alunos que comparem os preços dos combustíveis nos dois postos e identifiquem em qual deles cada tipo de combustível é mais barato. Em seguida, peça que façam duas novas tabelas, arredondando os preços do litro de cada tipo de combustível para os centésimos. Oriente-os a filmar ou fotografar as suas tabelas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Na próxima etapa, crie situações fictícias para que eles possam realizar as multiplicações dos valores por 10, 100, 1 000 e 10 000. Fotografe a tabela abaixo e compartilhe com os alunos para que eles possam reproduzi-na no caderno e preencher com o que se pede:

Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa essencial da aula, pois os alunos têm a oportunidade de justificar suas estratégias e respostas. Peça aos alunos que postem seus vídeos ou fotografias da tabela anterior para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e estimular uma discussão produtiva entre os alunos e professor. Estimule-os a argumentar como pensaram para completar a tabela (usando a ferramenta de áudio ou vídeo). Questione-os sobre o que acontece com os números a cada coluna da tabela. Estimule a turma a perceber que a vírgula não se desloca e que, na verdade, os números é que aumentam uma ou mais ordens.

Encerramento
Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito de multiplicação de números decimais por 10 e seus múltiplos, e as maneiras para realizar essas multiplicações. Professor, você pode indicar aos alunos que assistam o vídeo Minuto Mathema sugerido, nele os alunos podem reforçar as ideias discutidas nesta aula.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. O vídeo sugerido pode ser um ótimo convite a participação dos familiares, pois é curto e de linguagem simples. Oriente-os a assistir mais de uma vez, caso tenham alguma dúvida.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_01NUM03

(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas