Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação: Explique aos alunos que o desenvolvimento dos cálculos será baseado na interpretação da proposta, discutindo os resultados sobre medida e custo.
Aproxime o aluno da temática abordada, perguntando se eles já mediram o cumprimento de algo, se sim, que instrumento usaram, o objeto de medida resultou em centímetros, ou metros?
Propósito: Desenvolver a aproximação do tema com a realidade do aluno.
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos. (slides 3 a 5)
Orientação: Prepare seus alunos para que aproximem-se do contexto, dê a eles alguns minutos para argumentarem sobre os conceitos. Deixe -os expressarem suas dúvidas, estipularem como se mediria uma casa, ou um campo, proponha a eles que digam como fariam as medidas, o que usariam, etc...
Propósito: Envolvem os alunos na temática abordada.
Discuta com a turma:
- Vocês sempre pensaram desta maneira sobre o que seria comprimento?
- Alguém pode apresentar outra ideia sobre o que seria custo?
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos. (slides 3 a 5)
Orientação: Prepare seus alunos para que aproximem-se do contexto, dê a eles alguns minutos para argumentarem sobre os conceitos. Deixe -os expressarem suas dúvidas, estipularem como se mediria uma casa, ou um campo, proponha a eles que digam como fariam as medidas, o que usariam, etc...
Propósito: Envolvem os alunos na temática abordada.
Discuta com a turma:
- Vocês sempre pensaram desta maneira sobre o que seria comprimento?
- Alguém pode apresentar outra ideia sobre o que seria custo?
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos. (slides 3 a 5)
Orientação: Prepare seus alunos para que aproximem-se do contexto, dê a eles alguns minutos para argumentarem sobre os conceitos. Deixe -os expressarem suas dúvidas, estipularem como se mediria uma casa, ou um campo, proponha a eles que digam como fariam as medidas, o que usariam, etc...
Propósito: Envolvem os alunos na temática abordada.
Discuta com a turma:
- Vocês sempre pensaram desta maneira sobre o que seria comprimento?
- Alguém pode apresentar outra ideia sobre o que seria custo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça para que um aluno faça a leitura do problema e em seguida, escolha outro aluno para argumentar sobre o que o problema pede, este deve explicar em suas palavras, oferecendo em segundo plano a explicação da professora que enfatizará os passos orientados pelas questões.
Propósito: Analisar as interpretações propostas desenvolvendo a familiaridade na extração dos dados, já que uma resolução assimila-se a próxima.
Discuta com a turma:
- Existe apenas um modo de resolver estas questões?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)
Orientação: Nesta etapa é importante que você argumente com sua turma a importância e a riqueza de existirem pensamentos diferentes, pois assim haverá trocas de informações e uns podemos aprender mais com os outros, estimulando o respeito e a liberdade de criação, sobre conceitos em comum.
Propósito: Propiciar a desenvoltura de ideias e a miscigenação das mesmas.
Discuta com a turma:
- De que forma uma ideia se fortalece?
- Como eu posso ajudar o colega a compreender o problema através da minha resolução?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)
Orientação: Nesta etapa é importante que você argumente com sua turma a importância e a riqueza de existirem pensamentos diferentes, pois assim haverá trocas de informações e uns podemos aprender mais com os outros, estimulando o respeito e a liberdade de criação, sobre conceitos em comum.
Propósito: Propiciar a desenvoltura de ideias e a miscigenação das mesmas.
Discuta com a turma:
- De que forma uma ideia se fortalece?
- Como eu posso ajudar o colega a compreender o problema através da minha resolução?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 9)
Orientação: Nesta etapa é importante que você argumente com sua turma a importância e a riqueza de existirem pensamentos diferentes, pois assim haverá trocas de informações e uns podemos aprender mais com os outros, estimulando o respeito e a liberdade de criação, sobre conceitos em comum.
Propósito: Propiciar a desenvoltura de ideias e a miscigenação das mesmas.
Discuta com a turma:
- De que forma uma ideia se fortalece?
- Como eu posso ajudar o colega a compreender o problema através da minha resolução?
Encerramento
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientação: Promova um ambiente em que os alunos sintam-se a vontade para relatar como obteram novos procedimentos de resoluções, como a troca de informações ajudou-os a resolver as questões propostas, argumentando passo a passo desenvolvido.
Propósito: Conquistar a liberdade de pensamento matemático.
Discuta com a turma:
- Você considera uma ampliação de aprendizagem ter utilizado a ideia do colega, ou mesmo apreendido outra forma de pensamento? Por que?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça concentração para a turma, leia o problema para eles e os deixe trabalharem em duplas, para propriamente trocarem ideias e testarem diferentes alternativas de resolução. Acompanhe silenciosamente o processo de desenvolvimento dos cálculos e posteriormente apresente para sala os alunos que destacaram diferentes motivos para utilizar seus padrões e efetuar sobre os mesmos uma forma de cálculo.
Propósito: Fornecer a troca de ideias.
Discuta com a turma:
- Como é trabalhar em dupla? O que podemos aprender com essa situação de aceitar ou discutir a ideia do outro?
- Qual é o primeiro passo que o problema exige?
- Por que a primeira resolução que se pede é importante para a resolução da questão seguinte?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar