11508
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Procurando figuras planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos em faces de figuras geométricas não planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_09GEO07

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, embalagens variadas e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Padlet, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Para as aulas simultâneas, a sugestão é que realize a aula em dois encontros. O primeiro para a retomada e a atividade principal e o segundo para a discussão das soluções e o encerramento.

Retomada
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: A proposta é que reconheçam as figuras geométricas planas, no desenho. Deixe isso claro nas orientações aos familiares. Envie o slide e a questão do Discuta com a turma para que conversem com as crianças.

Atividade principal
Aula simultânea: Solicite às famílias que antes da aula organizem embalagens de alguns produtos (você pode dar sugestões: caixa de creme dental, caixa de leite, outras caixinhas, caixinhas de presente, etc). Explique que umas cinco bastam, que não podem ser muito grandes e que, se possível, apresentem uma variedade de formas (quadrado, retângulo e triângulo). Após a retomada, peça que investiguem em suas embalagens, quais formas geométricas planas podem encontrar. Você pode ter algumas embalagens, incluindo uma cilíndrica, para mostrar e pedir que identifiquem as formas. Depois solicitem que escolham três embalagens para colar em folhas de sulfite (ou outra que conseguir enviar ou solicitar) e desenhar embaixo a forma correspondente de acordo com a proposta do plano de aula, mas individualmente. Solicite que te enviem fotos das atividades.

Aula assíncrona: Siga a mesma lógica da proposta feita acima, porém deve enviar uma comanda bem detalhada para que um familiar possa auxiliar o aluno na realização de toda a proposta. Peça que te mandem a atividade realizada ou fotos dela.

Discussão das soluções
Aula simultânea: Com as fotos enviadas, antes do encontro prepare um painel e encaminhe aos alunos e/ou compartilhe durante a aula, realizando a discussão proposta no plano de aula.

Aula assíncrona: Da mesma maneira que proposto para a aula simultânea, prepare um painel e envie aos alunos da maneira como for possível. Se tiver que imprimir, envie partes para cada grupo de alunos. Peça que comparem com os seus registros:
Verifiquem embalagens com mais de uma forma.
Embalagens com formas semelhantes.
Observação: Para fazer o painel de fotos você pode usar o “padlet”.
https://youtu.be/ahrXd0Kqwso

Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe o slide do encerramento com o painel de fotos, para que conversem sobre as questões.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_09GEO07

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas