11508
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Procurando figuras planas

POR: Juliana Portella de Freitas 17/07/2018
Código: MAT1_09GEO07

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos em faces de figuras geométricas não planas.

 

Objetivo principal select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos em faces de figuras geométricas não planas.



Conceito-chave: figuras planas (quadrado, retângulo e triângulo) presentes nas faces de diferentes elementos.

Materiais Necessários:

- Embalagens vazias de diferentes formas e tamanhos

- Folha de sulfite

- Papel pardo

- Cola

- Lápis de escrever


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível reproduza as figuras e a casa no quadro para observação.

Pergunte aos alunos qual o nome dessas figuras geométricas planas. Em seguida peça para que encontrem essas figuras na casa.

Pergunte:

Vocês conseguem encontrar o triângulo, o quadrado e o retângulo na casa?

Propósito: Reconhecer e identificar o triângulo, o quadrado e o retângulo na casa.

Solução:

Janela e parede da casa: quadrado

Porta da casa: retângulo

Telhado da casa: triângulo

Atividade principal (slide 4 e 5) select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

O que é necessário: Embalagens vazias de diferentes formas e tamanhos (seria interessante que entre essas embalagens tivesse pelo menos uma de base cilíndrica, para que ela reconheça que não contêm as figuras destacadas), papel pardo, cola e lápis de escrever.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto converse com as crianças sobre a proposta de localizar as figuras geométricas planas nas faces das embalagens.

Reforce que daremos atenção ao quadrado, ao retângulo e ao triângulo.

Divida os alunos em grupos de até 4 crianças, em seguida distribua as embalagens e deixe que as crianças as manipulem livremente (2 minutos).

Observação: É indicado que cada grupo receba até 5 embalagens.

Converse com a turma:

Agora que vocês já manipularam as embalagens, será que podemos encontrar formas geométricas planas nelas?

Propósito: Investigar as formas geométricas planas nas faces das diferentes embalagens.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Pri/ncipal

Guia de Interação

Atividade Principal (slide 4 e 5) select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com a turma que agora é hora de registrar o que eles descobriram.

Peça que escolham 3 embalagens em seguida distribua uma folha de papel pardo e oriente que as colem na folha.

Embaixo da colagem peça que desenhem as formas encontradas em cada embalagem.

Converse com a turma:

Uma embalagem pode ter mais de uma forma geométrica plana?

Se sim, desenhe todas formas geométricas planas que encontraram.

Relembre que eles devem procurar ou um triângulo, ou um quadrado ou um retângulo.

Observação: É importante que o professor ajude os alunos a organizar as embalagens no cartaz.

Propósito: Registrar as formas observadas nas embalagens.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com as crianças que agora é hora de dividir com a turma o que descobriram.

Recolha os painéis e cole um ao lado do outro.

Chame um grupo de cada vez e peça que apresentem as embalagens e as figuras geométricas planas encontradas.

Discuta com a turma:

Foi difícil encontrar as figuras geométricas planas nas embalagens?

Conte como vocês encontraram as figuras?

Em uma embalagem vocês encontraram mais de um tipo de figura geométrica plana? Isso pode acontecer? Por que?

Alguém da turma conseguiu encontrar nessa apresentação outra forma geométrica plana que eles não observaram?

O professor pode repetir essas perguntas para os outros grupos ou se necessário adicionar outras que julgue necessárias.

Sugestão de perguntas:

Se você encontrou só uma figura geométrica plana na face da embalagem quando mudamos ela de posição, será que encontramos outra?

Peça que comparem as formas encontradas de uma mesma embalagem presente em dois painéis.

Propósito: Comparar as figuras geométricas planas encontradas nas faces das embalagens.

Materiais Complementares:

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e desenhe as figuras no quadro (se preferir utilize objetos a disposição e mude a pergunta para os objetos escolhidos) e faça a pergunta.

Retome com as crianças que diversos objetos, móveis e outros possuem faces com formas de de figuras planas. Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.

Propósito: Retomar que as faces dos objetos são formadas por figuras planas e estão presentes em vários elementos a nossa volta.

Solução: Figuras encontradas na caixa de papelão: quadrados e retângulos.

Raio-x select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta para as crianças.

Pergunte para a turma:

Será que existem figuras planas nos objetos e nos móveis em nossa sala?

Peça que uma ou duas crianças mostrem as figuras que observaram.

Em seguida distribua uma folha de sulfite em branco para cada criança e peça que desenhem objetos e/ou móveis diferentes dos exemplos citados e destaquem a (s) figura (s) plana (s) encontrada (s).

Propósito: Perceber se os alunos identificam as figuras planas nas faces de diferentes elementos.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos em faces de figuras geométricas não planas.



Conceito-chave: figuras planas (quadrado, retângulo e triângulo) presentes nas faces de diferentes elementos.

Materiais Necessários:

- Embalagens vazias de diferentes formas e tamanhos

- Folha de sulfite

- Papel pardo

- Cola

- Lápis de escrever

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível reproduza as figuras e a casa no quadro para observação.

Pergunte aos alunos qual o nome dessas figuras geométricas planas. Em seguida peça para que encontrem essas figuras na casa.

Pergunte:

Vocês conseguem encontrar o triângulo, o quadrado e o retângulo na casa?

Propósito: Reconhecer e identificar o triângulo, o quadrado e o retângulo na casa.

Solução:

Janela e parede da casa: quadrado

Porta da casa: retângulo

Telhado da casa: triângulo

Tempo sugerido: 15 minutos

O que é necessário: Embalagens vazias de diferentes formas e tamanhos (seria interessante que entre essas embalagens tivesse pelo menos uma de base cilíndrica, para que ela reconheça que não contêm as figuras destacadas), papel pardo, cola e lápis de escrever.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto converse com as crianças sobre a proposta de localizar as figuras geométricas planas nas faces das embalagens.

Reforce que daremos atenção ao quadrado, ao retângulo e ao triângulo.

Divida os alunos em grupos de até 4 crianças, em seguida distribua as embalagens e deixe que as crianças as manipulem livremente (2 minutos).

Observação: É indicado que cada grupo receba até 5 embalagens.

Converse com a turma:

Agora que vocês já manipularam as embalagens, será que podemos encontrar formas geométricas planas nelas?

Propósito: Investigar as formas geométricas planas nas faces das diferentes embalagens.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Pri/ncipal

Guia de Interação

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com a turma que agora é hora de registrar o que eles descobriram.

Peça que escolham 3 embalagens em seguida distribua uma folha de papel pardo e oriente que as colem na folha.

Embaixo da colagem peça que desenhem as formas encontradas em cada embalagem.

Converse com a turma:

Uma embalagem pode ter mais de uma forma geométrica plana?

Se sim, desenhe todas formas geométricas planas que encontraram.

Relembre que eles devem procurar ou um triângulo, ou um quadrado ou um retângulo.

Observação: É importante que o professor ajude os alunos a organizar as embalagens no cartaz.

Propósito: Registrar as formas observadas nas embalagens.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com as crianças que agora é hora de dividir com a turma o que descobriram.

Recolha os painéis e cole um ao lado do outro.

Chame um grupo de cada vez e peça que apresentem as embalagens e as figuras geométricas planas encontradas.

Discuta com a turma:

Foi difícil encontrar as figuras geométricas planas nas embalagens?

Conte como vocês encontraram as figuras?

Em uma embalagem vocês encontraram mais de um tipo de figura geométrica plana? Isso pode acontecer? Por que?

Alguém da turma conseguiu encontrar nessa apresentação outra forma geométrica plana que eles não observaram?

O professor pode repetir essas perguntas para os outros grupos ou se necessário adicionar outras que julgue necessárias.

Sugestão de perguntas:

Se você encontrou só uma figura geométrica plana na face da embalagem quando mudamos ela de posição, será que encontramos outra?

Peça que comparem as formas encontradas de uma mesma embalagem presente em dois painéis.

Propósito: Comparar as figuras geométricas planas encontradas nas faces das embalagens.

Materiais Complementares:

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e desenhe as figuras no quadro (se preferir utilize objetos a disposição e mude a pergunta para os objetos escolhidos) e faça a pergunta.

Retome com as crianças que diversos objetos, móveis e outros possuem faces com formas de de figuras planas. Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.

Propósito: Retomar que as faces dos objetos são formadas por figuras planas e estão presentes em vários elementos a nossa volta.

Solução: Figuras encontradas na caixa de papelão: quadrados e retângulos.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta para as crianças.

Pergunte para a turma:

Será que existem figuras planas nos objetos e nos móveis em nossa sala?

Peça que uma ou duas crianças mostrem as figuras que observaram.

Em seguida distribua uma folha de sulfite em branco para cada criança e peça que desenhem objetos e/ou móveis diferentes dos exemplos citados e destaquem a (s) figura (s) plana (s) encontrada (s).

Propósito: Perceber se os alunos identificam as figuras planas nas faces de diferentes elementos.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos em faces de figuras geométricas não planas.



Conceito-chave: figuras planas (quadrado, retângulo e triângulo) presentes nas faces de diferentes elementos.

Materiais Necessários:

- Embalagens vazias de diferentes formas e tamanhos

- Folha de sulfite

- Papel pardo

- Cola

- Lápis de escrever


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes