11508
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Procurando figuras planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos em faces de figuras geométricas não planas.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo principal 2. Retomada 3. Atividade principal (slide 4 e 5) 4. Atividade Principal (slide 4 e 5) 5. Discussão da solução 6. Encerramento 7. Raio-x Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo principal select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos em faces de figuras geométricas não planas.



Conceito-chave: figuras planas (quadrado, retângulo e triângulo) presentes nas faces de diferentes elementos.

Materiais Necessários:

- Embalagens vazias de diferentes formas e tamanhos

- Folha de sulfite

- Papel pardo

- Cola

- Lápis de escrever


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível reproduza as figuras e a casa no quadro para observação.

Pergunte aos alunos qual o nome dessas figuras geométricas planas. Em seguida peça para que encontrem essas figuras na casa.

Pergunte:

Vocês conseguem encontrar o triângulo, o quadrado e o retângulo na casa?

Propósito: Reconhecer e identificar o triângulo, o quadrado e o retângulo na casa.

Solução:

Janela e parede da casa: quadrado

Porta da casa: retângulo

Telhado da casa: triângulo

Atividade principal (slide 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

O que é necessário: Embalagens vazias de diferentes formas e tamanhos (seria interessante que entre essas embalagens tivesse pelo menos uma de base cilíndrica, para que ela reconheça que não contêm as figuras destacadas), papel pardo, cola e lápis de escrever.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto converse com as crianças sobre a proposta de localizar as figuras geométricas planas nas faces das embalagens.

Reforce que daremos atenção ao quadrado, ao retângulo e ao triângulo.

Divida os alunos em grupos de até 4 crianças, em seguida distribua as embalagens e deixe que as crianças as manipulem livremente (2 minutos).

Observação: É indicado que cada grupo receba até 5 embalagens.

Converse com a turma:

Agora que vocês já manipularam as embalagens, será que podemos encontrar formas geométricas planas nelas?

Propósito: Investigar as formas geométricas planas nas faces das diferentes embalagens.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Pri/ncipal

Guia de Interação

Atividade Principal (slide 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com a turma que agora é hora de registrar o que eles descobriram.

Peça que escolham 3 embalagens em seguida distribua uma folha de papel pardo e oriente que as colem na folha.

Embaixo da colagem peça que desenhem as formas encontradas em cada embalagem.

Converse com a turma:

Uma embalagem pode ter mais de uma forma geométrica plana?

Se sim, desenhe todas formas geométricas planas que encontraram.

Relembre que eles devem procurar ou um triângulo, ou um quadrado ou um retângulo.

Observação: É importante que o professor ajude os alunos a organizar as embalagens no cartaz.

Propósito: Registrar as formas observadas nas embalagens.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com as crianças que agora é hora de dividir com a turma o que descobriram.

Recolha os painéis e cole um ao lado do outro.

Chame um grupo de cada vez e peça que apresentem as embalagens e as figuras geométricas planas encontradas.

Discuta com a turma:

Foi difícil encontrar as figuras geométricas planas nas embalagens?

Conte como vocês encontraram as figuras?

Em uma embalagem vocês encontraram mais de um tipo de figura geométrica plana? Isso pode acontecer? Por que?

Alguém da turma conseguiu encontrar nessa apresentação outra forma geométrica plana que eles não observaram?

O professor pode repetir essas perguntas para os outros grupos ou se necessário adicionar outras que julgue necessárias.

Sugestão de perguntas:

Se você encontrou só uma figura geométrica plana na face da embalagem quando mudamos ela de posição, será que encontramos outra?

Peça que comparem as formas encontradas de uma mesma embalagem presente em dois painéis.

Propósito: Comparar as figuras geométricas planas encontradas nas faces das embalagens.

Materiais Complementares:

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e desenhe as figuras no quadro (se preferir utilize objetos a disposição e mude a pergunta para os objetos escolhidos) e faça a pergunta.

Retome com as crianças que diversos objetos, móveis e outros possuem faces com formas de de figuras planas. Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.

Propósito: Retomar que as faces dos objetos são formadas por figuras planas e estão presentes em vários elementos a nossa volta.

Solução: Figuras encontradas na caixa de papelão: quadrados e retângulos.

Raio-x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta para as crianças.

Pergunte para a turma:

Será que existem figuras planas nos objetos e nos móveis em nossa sala?

Peça que uma ou duas crianças mostrem as figuras que observaram.

Em seguida distribua uma folha de sulfite em branco para cada criança e peça que desenhem objetos e/ou móveis diferentes dos exemplos citados e destaquem a (s) figura (s) plana (s) encontrada (s).

Propósito: Perceber se os alunos identificam as figuras planas nas faces de diferentes elementos.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos em faces de figuras geométricas não planas.



Conceito-chave: figuras planas (quadrado, retângulo e triângulo) presentes nas faces de diferentes elementos.

Materiais Necessários:

- Embalagens vazias de diferentes formas e tamanhos

- Folha de sulfite

- Papel pardo

- Cola

- Lápis de escrever

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível reproduza as figuras e a casa no quadro para observação.

Pergunte aos alunos qual o nome dessas figuras geométricas planas. Em seguida peça para que encontrem essas figuras na casa.

Pergunte:

Vocês conseguem encontrar o triângulo, o quadrado e o retângulo na casa?

Propósito: Reconhecer e identificar o triângulo, o quadrado e o retângulo na casa.

Solução:

Janela e parede da casa: quadrado

Porta da casa: retângulo

Telhado da casa: triângulo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

O que é necessário: Embalagens vazias de diferentes formas e tamanhos (seria interessante que entre essas embalagens tivesse pelo menos uma de base cilíndrica, para que ela reconheça que não contêm as figuras destacadas), papel pardo, cola e lápis de escrever.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto converse com as crianças sobre a proposta de localizar as figuras geométricas planas nas faces das embalagens.

Reforce que daremos atenção ao quadrado, ao retângulo e ao triângulo.

Divida os alunos em grupos de até 4 crianças, em seguida distribua as embalagens e deixe que as crianças as manipulem livremente (2 minutos).

Observação: É indicado que cada grupo receba até 5 embalagens.

Converse com a turma:

Agora que vocês já manipularam as embalagens, será que podemos encontrar formas geométricas planas nelas?

Propósito: Investigar as formas geométricas planas nas faces das diferentes embalagens.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Pri/ncipal

Guia de Interação

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com a turma que agora é hora de registrar o que eles descobriram.

Peça que escolham 3 embalagens em seguida distribua uma folha de papel pardo e oriente que as colem na folha.

Embaixo da colagem peça que desenhem as formas encontradas em cada embalagem.

Converse com a turma:

Uma embalagem pode ter mais de uma forma geométrica plana?

Se sim, desenhe todas formas geométricas planas que encontraram.

Relembre que eles devem procurar ou um triângulo, ou um quadrado ou um retângulo.

Observação: É importante que o professor ajude os alunos a organizar as embalagens no cartaz.

Propósito: Registrar as formas observadas nas embalagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com as crianças que agora é hora de dividir com a turma o que descobriram.

Recolha os painéis e cole um ao lado do outro.

Chame um grupo de cada vez e peça que apresentem as embalagens e as figuras geométricas planas encontradas.

Discuta com a turma:

Foi difícil encontrar as figuras geométricas planas nas embalagens?

Conte como vocês encontraram as figuras?

Em uma embalagem vocês encontraram mais de um tipo de figura geométrica plana? Isso pode acontecer? Por que?

Alguém da turma conseguiu encontrar nessa apresentação outra forma geométrica plana que eles não observaram?

O professor pode repetir essas perguntas para os outros grupos ou se necessário adicionar outras que julgue necessárias.

Sugestão de perguntas:

Se você encontrou só uma figura geométrica plana na face da embalagem quando mudamos ela de posição, será que encontramos outra?

Peça que comparem as formas encontradas de uma mesma embalagem presente em dois painéis.

Propósito: Comparar as figuras geométricas planas encontradas nas faces das embalagens.

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e desenhe as figuras no quadro (se preferir utilize objetos a disposição e mude a pergunta para os objetos escolhidos) e faça a pergunta.

Retome com as crianças que diversos objetos, móveis e outros possuem faces com formas de de figuras planas. Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.

Propósito: Retomar que as faces dos objetos são formadas por figuras planas e estão presentes em vários elementos a nossa volta.

Solução: Figuras encontradas na caixa de papelão: quadrados e retângulos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto e faça a pergunta para as crianças.

Pergunte para a turma:

Será que existem figuras planas nos objetos e nos móveis em nossa sala?

Peça que uma ou duas crianças mostrem as figuras que observaram.

Em seguida distribua uma folha de sulfite em branco para cada criança e peça que desenhem objetos e/ou móveis diferentes dos exemplos citados e destaquem a (s) figura (s) plana (s) encontrada (s).

Propósito: Perceber se os alunos identificam as figuras planas nas faces de diferentes elementos.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Slide Plano Aula
  • Para o Professor
  • Documento

    Guia de Intervenção

  • Documento

    Resolução da Atividade Principal

  • Documento

    Resolução da Atividade de Raio X

  • Documento

    Resolução da Atividade Complementar

  • Para o Aluno
  • Documento

    Atividade Complementar


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Conhecendo as Formas Geométricas Planas

AULA 02

Trilha geométrica

AULA 03

Vértices e lados

AULA 04

Reconhecendo as características de triângulos, quadrados e r...

AULA 05

Lados e vértices com barbante

AULA 06

Vamos brincar de vértices e lados?

AULA 08

Construindo círculos

AULA 09

Separando as figuras planas

AULA 10

Twister das figuras planas

AULAS DE Geometria do 1º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Organizando as frutas (longe ou perto?)

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Longe ou perto?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Na fazenda do João

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Formas planas nas formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Quais são as esferas?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Cubo X Bloco retangular - O que é parecido e o que é diferente?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as Formas Geométricas Planas

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Trilha geométrica

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Vértices e lados

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Reconhecendo as características de triângulos, quadrados e retângulos.

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Dado das formas planas

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Utilizando a linguagem posicional para uma construção (em cima e embaixo, perto e longe)

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de dentro e fora

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Características de cubo e bloco retangular

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Quantas são? Quais são as faces?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Dentro e fora da caixa misteriosa

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Onde estão os vértices?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo as características das formas não planas por meio do tato

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Tem vértices ou não tem?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Vamos brincar de vértices e lados?

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto.

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo O piquenique da direita e esquerda

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Lados e vértices com barbante

1º ano / Matemática / Geometria

Plano Aula Relacionado por Eixo Utilizando a direita e a esquerda com a brincadeira da bomba

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

1º ano / Matemática / Geometria

Organizando as frutas (longe ou perto?)

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Ajudando no Mercado

1º ano / Matemática / Geometria

Longe ou perto?

1º ano / Matemática / Geometria

Na fazenda do João

1º ano / Matemática / Geometria

Formas planas nas formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as formas não planas

1º ano / Matemática / Geometria

Quais são as esferas?

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Mais comprido ou mais alto?

1º ano / Matemática / Geometria

Cubo X Bloco retangular - O que é parecido e o que é diferente?

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Fui à feira, não sabia o que comprar

1º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as Formas Geométricas Planas

1º ano / Matemática / Geometria

Trilha geométrica

1º ano / Matemática / Geometria

Vértices e lados

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quantas cédulas

1º ano / Matemática / Geometria

Reconhecendo as características de triângulos, quadrados e retângulos.

1º ano / Matemática / Geometria

Dado das formas planas

1º ano / Matemática / Números

Comparando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Justificando Quantidades

1º ano / Matemática / Números

Contando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Geometria

Utilizando a linguagem posicional para uma construção (em cima e embaixo, perto e longe)

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Poemas ou problemas?

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Problemas que rimam

1º ano / Matemática / Números

Organizando quantidades de coleções diferentes

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Os dias da semana

1º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Porta moedas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA14 da BNCC

1º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as Formas Geométricas Planas

1º ano / Matemática / Geometria

Trilha geométrica

1º ano / Matemática / Geometria

Vértices e lados

1º ano / Matemática / Geometria

Reconhecendo as características de triângulos, quadrados e retângulos.

1º ano / Matemática / Geometria

Vamos brincar de vértices e lados?

1º ano / Matemática / Geometria

Lados e vértices com barbante

1º ano / Matemática / Geometria

Separando as figuras planas

1º ano / Matemática / Geometria

Twister das figuras planas

1º ano / Matemática / Geometria

Procurando figuras planas

1º ano / Matemática / Geometria

Construindo círculos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann