Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos,pirâmide,cilindros,cones),relacionando-as com suas planificações.
Objetivos específicos
Relacionar figuras geométricas espaciais com sua planificação.
Conceito-chave
Figuras geométricas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Papel quadriculado.
- Cartolina, papel cartão ou color set.
- Durex ou fita crepe.
- Envelope
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Mostre para a turma um sólido geométrico. Pergunte:
- Quem pode me dizer qual é o nome de cada lado de um corpo geométrico?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 3 a 5)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Relembre com a turma os objetos do cotidiano que se relacionam com os sólidos geométricos.
- Peça exemplos e solicite com antecedência que a turma traga para a aula embalagens vazias para que relacionem os sólidos geométricos com as embalagens.
- Procure sempre fazer relações entre as faces das embalagens com as figuras planas.
- Forme trios e entregue para cada um uma embalagem de perfume, pasta de dente, remédio, leite, leite condensado etc…que as crianças trouxeram com antecedência de casa.
- Peça que os trios observem a embalagem recebida com atenção se atentando às suas faces.
- Proponha então que os trios façam um desenho em uma folha de sulfite de como ficaria sua embalagem planificada. Solicite um desenho para cada trio. Neste momento irão surgir vários desenhos, peça então que as caixas sejam desmontadas e que as abas sejam recortadas.
- Motive a turma a verificar se as planificações estão adequadas (aqui os trios poderão validar as suas hipóteses e melhorar as suas representações).
- Solicite que a turma observe as figuras e responda se é possível montar uma pirâmide utilizando as figuras.
- Confeccione as peças com antecedência utilizando cartolina, papel cartão ou papelão e após a discussão monte com durex ou fita crepe a pirâmide para comprovar ou não as hipóteses da turma.
- Deixe claro que todos os sólidos são formados pela união das figuras planas.
Propósito:Propiciar experiências que conduzam os alunos a relacionar uma figura espacial com sua planificação e vice -versa.
Discuta com a turma:
- A tampa da lata de massa de tomate é circular. E a tampa da caixa da pasta de dente lembra que figura plana?
- Será que é possível planificar a bola?
- Dos sólidos quais rolam? Quais não rolam?
- Por que alguns não rolam?
- Vocês perceberam que todos os sólidos são formados pela união das figuras planas? Porém alguns têm todas as faces planas e outros têm superfícies arredondadas que são os corpos redondos como por exemplo: o cone, o cilindro, etc...
- O desenho da sua equipe ficou parecido com a embalagem planificada?
- O que está faltando na sua representação?
- Você poderia melhorar a sua representação?
- Observe as faces laterais da pirâmide. Que forma elas tem? (Aqui a turma poderá concluir que tem a forma de um triângulo ou que tem faces laterais triangulares).
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 3 a 5)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Relembre com a turma os objetos do cotidiano que se relacionam com os sólidos geométricos.
- Peça exemplos e solicite com antecedência que a turma traga para a aula embalagens vazias para que relacionem os sólidos geométricos com as embalagens.
- Procure sempre fazer relações entre as faces das embalagens com as figuras planas.
- Forme trios e entregue para cada um uma embalagem de perfume, pasta de dente, remédio, leite, leite condensado etc…que as crianças trouxeram com antecedência de casa.
- Peça que os trios observem a embalagem recebida com atenção se atentando às suas faces.
- Proponha então que os trios façam um desenho em uma folha de sulfite de como ficaria sua embalagem planificada. Solicite um desenho para cada trio. Neste momento irão surgir vários desenhos, peça então que as caixas sejam desmontadas e que as abas sejam recortadas.
- Motive a turma a verificar se as planificações estão adequadas (aqui os trios poderão validar as suas hipóteses e melhorar as suas representações).
- Solicite que a turma observe as figuras e responda se é possível montar uma pirâmide utilizando as figuras.
- Confeccione as peças com antecedência utilizando cartolina, papel cartão ou papelão e após a discussão monte com durex ou fita crepe a pirâmide para comprovar ou não as hipóteses da turma.
- Deixe claro que todos os sólidos são formados pela união das figuras planas.
Propósito:Propiciar experiências que conduzam os alunos a relacionar uma figura espacial com sua planificação e vice -versa.
Discuta com a turma:
- A tampa da lata de massa de tomate é circular. E a tampa da caixa da pasta de dente lembra que figura plana?
- Será que é possível planificar a bola?
- Dos sólidos quais rolam? Quais não rolam?
- Por que alguns não rolam?
- Vocês perceberam que todos os sólidos são formados pela união das figuras planas? Porém alguns têm todas as faces planas e outros têm superfícies arredondadas que são os corpos redondos como por exemplo: o cone, o cilindro, etc...
- O desenho da sua equipe ficou parecido com a embalagem planificada?
- O que está faltando na sua representação?
- Você poderia melhorar a sua representação?
- Observe as faces laterais da pirâmide. Que forma elas tem? (Aqui a turma poderá concluir que tem a forma de um triângulo ou que tem faces laterais triangulares).
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 3 a 5)
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Relembre com a turma os objetos do cotidiano que se relacionam com os sólidos geométricos.
- Peça exemplos e solicite com antecedência que a turma traga para a aula embalagens vazias para que relacionem os sólidos geométricos com as embalagens.
- Procure sempre fazer relações entre as faces das embalagens com as figuras planas.
- Forme trios e entregue para cada um uma embalagem de perfume, pasta de dente, remédio, leite, leite condensado etc…que as crianças trouxeram com antecedência de casa.
- Peça que os trios observem a embalagem recebida com atenção se atentando às suas faces.
- Proponha então que os trios façam um desenho em uma folha de sulfite de como ficaria sua embalagem planificada. Solicite um desenho para cada trio. Neste momento irão surgir vários desenhos, peça então que as caixas sejam desmontadas e que as abas sejam recortadas.
- Motive a turma a verificar se as planificações estão adequadas (aqui os trios poderão validar as suas hipóteses e melhorar as suas representações).
- Solicite que a turma observe as figuras e responda se é possível montar uma pirâmide utilizando as figuras.
- Confeccione as peças com antecedência utilizando cartolina, papel cartão ou papelão e após a discussão monte com durex ou fita crepe a pirâmide para comprovar ou não as hipóteses da turma.
- Deixe claro que todos os sólidos são formados pela união das figuras planas.
Propósito:Propiciar experiências que conduzam os alunos a relacionar uma figura espacial com sua planificação e vice -versa.
Discuta com a turma:
- A tampa da lata de massa de tomate é circular. E a tampa da caixa da pasta de dente lembra que figura plana?
- Será que é possível planificar a bola?
- Dos sólidos quais rolam? Quais não rolam?
- Por que alguns não rolam?
- Vocês perceberam que todos os sólidos são formados pela união das figuras planas? Porém alguns têm todas as faces planas e outros têm superfícies arredondadas que são os corpos redondos como por exemplo: o cone, o cilindro, etc...
- O desenho da sua equipe ficou parecido com a embalagem planificada?
- O que está faltando na sua representação?
- Você poderia melhorar a sua representação?
- Observe as faces laterais da pirâmide. Que forma elas tem? (Aqui a turma poderá concluir que tem a forma de um triângulo ou que tem faces laterais triangulares).
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para turma.
- Entregue aos trios um envelope contendo as oito figuras e peça que montem unindo as partes.Os trios poderão unir as partes utilizando durex ou fita crepe e as peças deverão ser reproduzidas em papel cartão, color set ou cartolina.
- Explique aos trios que eles deverão montar um sólido ,uma forma tridimensional com as peças contidas no envelope mas para isso deverão trabalhar em equipe discutindo as ideias com os colegas e fazendo as escolhas em conjunto.
- Perceba que no envelope há mais peças do que o necessário para a montagem do prisma, mas isso não deverá ser dito aos alunos nesse momento da atividade.
- Dê um tempo para a execução da tarefa e circule pelos trios observando a troca das ideias; neste momento formule perguntas que façam a turma avançar.
Propósito: Criar situações para que a turma através da experimentação construa uma figura espacial.
Discuta com a turma:
- Quais são as figuras geométricas apresentadas ?
- Será possível montar uma figura não plana com essas peças?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para turma.
- Entregue aos trios um envelope contendo as oito figuras e peça que montem unindo as partes.Os trios poderão unir as partes utilizando durex ou fita crepe e as peças deverão ser reproduzidas em papel cartão, color set ou cartolina.
- Explique aos trios que eles deverão montar um sólido ,uma forma tridimensional com as peças contidas no envelope mas para isso deverão trabalhar em equipe discutindo as ideias com os colegas e fazendo as escolhas em conjunto.
- Perceba que no envelope há mais peças do que o necessário para a montagem do prisma, mas isso não deverá ser dito aos alunos nesse momento da atividade.
- Dê um tempo para a execução da tarefa e circule pelos trios observando a troca das ideias; neste momento formule perguntas que façam a turma avançar.
Propósito: Criar situações para que a turma através da experimentação construa uma figura espacial.
Discuta com a turma:
- Quais são as figuras geométricas apresentadas ?
- Será possível montar uma figura não plana com essas peças?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 8 e 9)
Orientações: Apresente aos alunos duas possíveis soluções, diga que essas soluções são de alunos de outra classe/sala. Nesta parte desejamos envolver todos os alunos na discussão para que possam observar e refletir sobre a decisão que tomaram ao montar as suas peças.
- Convide alguns trios para explicar às outras equipes a solução encontrada no slide 8, comentando como a equipe da Karina pensou para montar a forma ,no caso um paralelepípedo.
- Abra o espaço para discussão fazendo inferências, provocando, problematizando...com isso os alunos também aprenderão a fazer bons questionamentos. Conduza a discussão para que a mesma não acabe se alongando demais e perca o foco principal.
- Nesta parte desejamos que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado pela equipe de Daniel para solucionar a questão. Aqui a mediação da professora será importante para complementar as ideias dos alunos.
Propósito: Verificar as soluções encontradas refletindo sobre as mesmas.
Discuta com a turma:
- Que trios montaram a figura de maneira diferente a da equipe da Karina? Peça que os trios que chegaram a outras soluções expliquem o seu raciocínio.
- A solução da equipe do Daniel está correta?Por quê?
- Seria possível montar uma forma tridimensional com essa planificação? Por quê?
- Aonde foi que eles erraram?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slide 8 e 9)
Orientações: Apresente aos alunos duas possíveis soluções, diga que essas soluções são de alunos de outra classe/sala. Nesta parte desejamos envolver todos os alunos na discussão para que possam observar e refletir sobre a decisão que tomaram ao montar as suas peças.
- Convide alguns trios para explicar às outras equipes a solução encontrada no slide 8, comentando como a equipe da Karina pensou para montar a forma ,no caso um paralelepípedo.
- Abra o espaço para discussão fazendo inferências, provocando, problematizando...com isso os alunos também aprenderão a fazer bons questionamentos. Conduza a discussão para que a mesma não acabe se alongando demais e perca o foco principal.
- Nesta parte desejamos que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado pela equipe de Daniel para solucionar a questão. Aqui a mediação da professora será importante para complementar as ideias dos alunos.
Propósito: Verificar as soluções encontradas refletindo sobre as mesmas.
Discuta com a turma:
- Que trios montaram a figura de maneira diferente a da equipe da Karina? Peça que os trios que chegaram a outras soluções expliquem o seu raciocínio.
- A solução da equipe do Daniel está correta?Por quê?
- Seria possível montar uma forma tridimensional com essa planificação? Por quê?
- Aonde foi que eles erraram?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Encerre a atividade retomando com os alunos o que foi explorado na aula. Se desejar, faça um registro coletivo do resumo da aula em um cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Propósito: Resumir os pontos que foram explorados na aula.
Discuta com a turma:
- De quantas formas diferentes podemos obter um cubo usando 6 quadrados?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:Entregue para a turma o raio X impresso para que possam resolvê-lo individualmente.
- Explique que na primeira parte do raio x os alunos deverão relacionar os sólidos geométricos com suas faces.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto.
Discuta com a turma:
- Mariana poderia ter carimbado de outras maneiras?Perceba que aqui poderíamos extrair vistas diferentes do mesmo sólido.
Materiais complementares:
Referências Bibliográficas:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:Entregue para a turma o raio X impresso para que possam resolvê-lo individualmente.
- Explique que na primeira parte do raio x os alunos deverão relacionar os sólidos geométricos com suas faces.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto.
Discuta com a turma:
- Mariana poderia ter carimbado de outras maneiras?Perceba que aqui poderíamos extrair vistas diferentes do mesmo sólido.
Materiais complementares:
Referências Bibliográficas:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.