11506
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Aliados à Calculadora

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Resolver situação problema fazendo uso de calculadora.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia Flora Degrava,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há.

Objetivos específicos

Resolver situação problema fazendo uso de calculadora.

Conceito-chave

Situação problema; uso de calculadora.  

Recursos necessários

  • Folha de papel;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Caderno para registro;
  • Lápis, caneta, borracha;
  • Calculadora;
  • Projetor e computador (opcional)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula para a turma.

É sugerido que esta aula se inicie com os estudantes distribuídos em duplas. O agrupamento para ser produtivo precisa contar com estudantes de conhecimentos diferentes, porém sem grandes distanciamentos. No momento da discussão das soluçõe deixe que os estudantes se agrupem (3 duplas juntas).

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 e 4)

Orientação: Faça os questionamentos com a turma, projetando ou lendo o slide. Ouça as respostas e conduza para que a turma retome a ordem das operações: primeiro divisão e multiplicação (na ordem em que aparecem) e depois adição e subtração (na ordem em que aparecem).

Propósito: Retomar a ordem das operações em uma expressão numérica.

Discuta com a turma:

  • Se aparecer multiplicação e divisão, qual devemos resolver primeiro?
  • Você conhece sua calculadora?
  • Se digitar errado, existe alguma tecla em sua calculadora que apaga apenas o erro? Se não existe, como você faz quando erra e não pode apagar tudo?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 e 4)

Orientação: Apresente o exercício e ouça a resposta calculada mentalmente. Esta deve ser 99 pontos. Em seguida, peça que investiguem a calculadora para prepararem para a atividade principal da aula.

Propósito: Investigar o como uma calculadora opera.

Discuta com a turma:

  • O resultado foi correto? Se sim, é por que ela respeita a ordem matemática das operações, ou não?
  • Se não foi correto, existe uma forma de dar o resultado correto?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Apresente a atividade para as duplas ou entregue a folha impressa. Durante a resolução, caminhe por entre eles para acompanhar o desenvolvimento e selecionar duplas para apresentar o como encontrou a idade do irmão de Cauê. Além disso, crie condições para que as duplas tomem decisões na resolução. Ao tirar as dúvidas, evite responder às perguntas. Faça com que haja reflexões e os conhecimentos anteriores sejam articulados, chegando à resposta necessária. Para esta atividade sugerimos a utilização de 365 dias. Oriente os estudantes no uso calculadoras simples e registro das respostas no caderno.

Entregue um pedaço de papel para que registrem a sequência de operação incorreta. Esta será utilizada na próxima etapa da aula.

Propósito: Resolver um problema com calculadora.

Discuta com a turma:

  • Quantas horas temos em um ano? E segundos?
  • Não podemos utilizar o número 6. Existe alguma possibilidade de digitar outros números envolvidos por uma operação e aparecer o 6?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Inicie a socialização agrupando três duplas livremente. Peça que uma dupla (previamente selecionada) apresente o como encontrou a idade do irmão de Cauê. Em seguida, pergunte se alguém encontrou outra resposta. Se durante a resolução da atividade, você já identificou algum erro importante para socializar, combine previamente para que não haja constrangimento, e peça para que compartilhe com a turma.

Socialize também uma sequência correta de resolução sem o número 6.

Em seguida, oriente a troca dos papéis, que estão com a sequência incorreta, no grupo formado e peça que tentem encontrar o erro. Caso alguma dupla não consiga justificar o erro, peça que compartilhe com a sala. No entanto, analise previamente o que será compartilhado.

Propósito: Discutir as resoluções e analisar os erros.

Discuta com a turma:

  • Qual é a diferença na sua sequência errada com a sequência analisada no papel da outra dupla?
  • Esta diferença alterou o resultado?
  • O resultado encontrado no papel recebido é possível? Se sim, como você sabe que está errado?
  • Que momento podemos decompor em somas e que momento em multiplicações, neste problema?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Converse com a turma sobre a importância da calculadora nos dias de hoje. Ela é uma facilitadora. No entanto, não elimina a necessidade de um bom conhecimento matemático.

Propósito: Evidenciar a importância do conhecimento matemático para se operar uma calculadora.

Discuta com a turma:

  • Vocês já passaram por situações onde a calculadora apresentou a resposta não esperada? Dêem exemplos.
  • Qual profissão a calculadora é muito útil? É possível ser esse bom profissional sem conhecimento matemático, apenas por ter uma calculadora?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a atividade individualmente. Será necessário percorrer por entre as carteiras para identificar as escolhas para a resolução.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • De acordo com o enunciado, podemos utilizar outros algarismos?
  • Podemos digitar números com vírgula, ou seja, racionais?
  • Dizer que utilizou os mesmos algarismos significa que foram digitados os mesmos números?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula para a turma.

É sugerido que esta aula se inicie com os estudantes distribuídos em duplas. O agrupamento para ser produtivo precisa contar com estudantes de conhecimentos diferentes, porém sem grandes distanciamentos. No momento da discussão das soluçõe deixe que os estudantes se agrupem (3 duplas juntas).

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há.

Objetivos específicos

Resolver situação problema fazendo uso de calculadora.

Conceito-chave

Situação problema; uso de calculadora.  

Recursos necessários

  • Folha de papel;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Caderno para registro;
  • Lápis, caneta, borracha;
  • Calculadora;
  • Projetor e computador (opcional)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 e 4)

Orientação: Faça os questionamentos com a turma, projetando ou lendo o slide. Ouça as respostas e conduza para que a turma retome a ordem das operações: primeiro divisão e multiplicação (na ordem em que aparecem) e depois adição e subtração (na ordem em que aparecem).

Propósito: Retomar a ordem das operações em uma expressão numérica.

Discuta com a turma:

  • Se aparecer multiplicação e divisão, qual devemos resolver primeiro?
  • Você conhece sua calculadora?
  • Se digitar errado, existe alguma tecla em sua calculadora que apaga apenas o erro? Se não existe, como você faz quando erra e não pode apagar tudo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 e 4)

Orientação: Apresente o exercício e ouça a resposta calculada mentalmente. Esta deve ser 99 pontos. Em seguida, peça que investiguem a calculadora para prepararem para a atividade principal da aula.

Propósito: Investigar o como uma calculadora opera.

Discuta com a turma:

  • O resultado foi correto? Se sim, é por que ela respeita a ordem matemática das operações, ou não?
  • Se não foi correto, existe uma forma de dar o resultado correto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Apresente a atividade para as duplas ou entregue a folha impressa. Durante a resolução, caminhe por entre eles para acompanhar o desenvolvimento e selecionar duplas para apresentar o como encontrou a idade do irmão de Cauê. Além disso, crie condições para que as duplas tomem decisões na resolução. Ao tirar as dúvidas, evite responder às perguntas. Faça com que haja reflexões e os conhecimentos anteriores sejam articulados, chegando à resposta necessária. Para esta atividade sugerimos a utilização de 365 dias. Oriente os estudantes no uso calculadoras simples e registro das respostas no caderno.

Entregue um pedaço de papel para que registrem a sequência de operação incorreta. Esta será utilizada na próxima etapa da aula.

Propósito: Resolver um problema com calculadora.

Discuta com a turma:

  • Quantas horas temos em um ano? E segundos?
  • Não podemos utilizar o número 6. Existe alguma possibilidade de digitar outros números envolvidos por uma operação e aparecer o 6?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Inicie a socialização agrupando três duplas livremente. Peça que uma dupla (previamente selecionada) apresente o como encontrou a idade do irmão de Cauê. Em seguida, pergunte se alguém encontrou outra resposta. Se durante a resolução da atividade, você já identificou algum erro importante para socializar, combine previamente para que não haja constrangimento, e peça para que compartilhe com a turma.

Socialize também uma sequência correta de resolução sem o número 6.

Em seguida, oriente a troca dos papéis, que estão com a sequência incorreta, no grupo formado e peça que tentem encontrar o erro. Caso alguma dupla não consiga justificar o erro, peça que compartilhe com a sala. No entanto, analise previamente o que será compartilhado.

Propósito: Discutir as resoluções e analisar os erros.

Discuta com a turma:

  • Qual é a diferença na sua sequência errada com a sequência analisada no papel da outra dupla?
  • Esta diferença alterou o resultado?
  • O resultado encontrado no papel recebido é possível? Se sim, como você sabe que está errado?
  • Que momento podemos decompor em somas e que momento em multiplicações, neste problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Converse com a turma sobre a importância da calculadora nos dias de hoje. Ela é uma facilitadora. No entanto, não elimina a necessidade de um bom conhecimento matemático.

Propósito: Evidenciar a importância do conhecimento matemático para se operar uma calculadora.

Discuta com a turma:

  • Vocês já passaram por situações onde a calculadora apresentou a resposta não esperada? Dêem exemplos.
  • Qual profissão a calculadora é muito útil? É possível ser esse bom profissional sem conhecimento matemático, apenas por ter uma calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a atividade individualmente. Será necessário percorrer por entre as carteiras para identificar as escolhas para a resolução.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • De acordo com o enunciado, podemos utilizar outros algarismos?
  • Podemos digitar números com vírgula, ou seja, racionais?
  • Dizer que utilizou os mesmos algarismos significa que foram digitados os mesmos números?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 9º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a analisar dados, atentando para o cerne da questão, propondo e comunicando possíveis soluções em problemas com excesso ou falta de dados, numéricos ou não.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano