11505
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Representando racionais na reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre representação de números racionais na reta numerada.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joel Luiz Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentor: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Dominar a comparação entre números racionais na forma decimal (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_01NUM; Base Nacional: EF06MA01; EF06MA02)
  • Dominar a comparação entre números inteiros (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_03NUM; Base Nacional: EF07MA03)

Objetivos específicos

  1. Comparar e ordenar números racionais, em sua forma fracionária e decimal, sendo eles negativos ou positivos.
  2. Representar números racionais na reta numerada

Conceito-chave

Representação de números racionais na reta numerada.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, informando aos alunos que nesta aula eles serão capazes de representar um número racional na reta numerada utilizando o conhecimento da aula anterior, que é comparação e ordenação de números racionais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta com a turma e oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem como fazer uma representação básica de um número inteiro na reta numerada.

Propósito: Relembrar comparações de números fracionários positivos e de números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Quais outros objetos e instrumentos do dia a dia são graduados como o termômetro?
  • Como podemos comparar números racionais?

Solução da atividade:

a) As graduações de números são do mesmo tamanho e aumentam ou diminuem de 10 em 10ºC. O crescimento também acontece de forma gradual, isto é, de forma crescente. Há números positivos e negativos, que são separados pelo zero. Além das graduações de 10 em 10ºC, também é possível verificar que há divisão deste valor, correspondendo a 5ºC.

b) Número 23 está entre 20 e 30. Número -34 está entre -40 e -30.

c) Da mesma forma que graduamos em até 5ºC, se fizemos um recorte, poderemos fazer novas graduações menores, o que poderá possibilitar a representação dos números racionais de maneira visível.

Caso não haja necessidade de visibilidade, basta colocar o número racional não inteiro entre dois números inteiros. Ex: 3<3,5<4

Atividade principal - parte I (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Separe os alunos em duplas e distribua, para cada dupla, um item que peça um número correspondente ao enunciado. Entregue para cada dupla de aluno o item impresso. Caso não seja possível a impressão, escreva na lousa ou use a apresentação powerpoint, certificando que cada dupla ficou responsável por apenas 1 item. Separe previamente os itens conforme nível da turma. Como há apenas 10 itens, pode ter duplas que ficarão com o mesmo item. Certifique-se que os itens duplicados estejam entre 6 e 10, que solicita respostas apenas para números racionais não inteiros.

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Possibilitar que os alunos consigam definir um número que está entre o intervalo de dois outros números.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Separe os alunos em duplas e distribua, para cada dupla, um item que peça um número correspondente ao enunciado. Entregue para cada dupla de aluno o item impresso. Caso não seja possível a impressão, escreva na lousa ou use a apresentação powerpoint, certificando que cada dupla ficou responsável por apenas 1 item. Separe previamente os itens conforme nível da turma. Como há apenas 10 itens, pode ter duplas que ficarão com o mesmo item. Certifique-se que os itens duplicados estejam entre 6 e 10 (números racionais)

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Possibilitar que os alunos consigam definir um número que está entre o intervalo entre dois outros números.

Atividade principal - parte II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Anote os números encontrados pelos alunos na lousa. Garanta que os números estejam certos neste processo. Se houverem muitos números, você pode separá-los em 2 conjuntos. Após isso, peça para que os alunos ordene um conjunto dos números de forma crescente e os represente na reta numerada, que pode ser impressa ou copiada na lousa, para que os alunos copiem no caderno. Permita que os alunos explorem essa atividade individualmente por 8 minutos. Depois, permita que compartilhem a resolução com um colega por 5 minutos, para verificarem inconsistências. Circule pela sala e utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Possibilitar que os alunos consigam representar números racionais na reta numerada.

Discussão das soluções - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Pergunte aos alunos quais outras possíveis soluções eles poderiam ter para a primeira parte da atividade. Caso eles não se aprofundem, passe para essa sequência de slides e compartilhe algumas possíveis soluções em alguns itens. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro ou apenas dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem outros possíveis números que atenderiam o enunciado de cada item.

Discuta com a turma:

  • Por que -5 não está entre -4 e 6?
  • Como podemos definir uma número quando o intervalo é composto por uma fração?
  • Pergunta direcionada: como você abordou o enunciado do item? Conseguiu chegar a uma das possíveis soluções discutidas hoje?

Discussão das soluções - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Pergunte aos alunos quais outras possíveis soluções eles poderiam ter para a primeira parte da atividade. Caso eles não se aprofundem, passe para essa sequência de slides e compartilhe algumas possíveis soluções em alguns itens. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro ou apenas dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem outros possíveis números que atenderiam o enunciado de cada item.

Discuta com a turma:

  • Por que -5 não está entre -4 e 6?
  • Como podemos definir uma número quando o intervalo é composto por uma fração?
  • Pergunta direcionada: como você abordou o enunciado do item? Conseguiu chegar a uma das possíveis soluções discutidas hoje?

Discussão das soluções - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Pergunte aos alunos quais outras possíveis soluções eles poderiam ter para a primeira parte da atividade. Caso eles não se aprofundem, passe para essa sequência de slides e compartilhe algumas possíveis soluções em alguns itens. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro ou apenas dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem outros possíveis números que atenderiam o enunciado de cada item.

Discuta com a turma:

  • Por que -5 não está entre -4 e 6?
  • Como podemos definir uma número quando o intervalo é composto por uma fração?
  • Pergunta direcionada: como você abordou o enunciado do item? Conseguiu chegar a uma das possíveis soluções discutidas hoje?

Discussão das soluções - parte II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11)

Orientação: Conforme os exemplos e resoluções tomadas em sala, trabalhe com os alunos a forma para se obter a ordenação crescente e representação em reta numerada. Este slide serve apenas como explicação extra em como pode funcionar esse processo, mas dado o perfil da atividade, priorize as respostas dadas em aula. Dialogue com os alunos e apresente as respostas em quadro. Caso tenha formado dois ou mais grupos de números, garanta que sejam abordadas resoluções específicas, para garantir o entendimento do aluno.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem a forma como ordenaram e representaram os números na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Ao representar uma fração na reta numerada, quais passos podemos seguir? Vocês notaram alguém que realizou de outra maneira e conseguiu chegar à resolução?
  • Como vocês conseguiram ordenar e representar cada item na reta numerada? Cite alguns casos, por favor.
  • Descreva um equívoco que você ou outro colega cometeu durante a resolução. O que você aprendeu com isso?

Discussão das soluções - parte II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11)

Orientação: Conforme os exemplos e resoluções tomadas em sala, trabalhe com os alunos a forma para se obter a ordenação crescente e representação em reta numerada. Este slide serve apenas como explicação extra em como pode funcionar esse processo, mas dado o perfil da atividade, priorize as respostas dadas em aula. Dialogue com os alunos e apresente as respostas em quadro. Caso tenha formado dois ou mais grupos de números, garanta que sejam abordadas resoluções específicas, para garantir o entendimento do aluno.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem a forma como ordenaram e representaram os números na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Ao representar uma fração na reta numerada, quais passos podemos seguir? Vocês notaram alguém que realizou de outra maneira e conseguiu chegar à resolução?
  • Como vocês conseguiram ordenar e representar cada item na reta numerada? Cite alguns casos, por favor.
  • Descreva um equívoco que você ou outro colega cometeu durante a resolução. O que você aprendeu com isso?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:

  • Ao representar números na reta numerada, o que não mudou de acordo com o que você já sabia? O que agora teve mudanças?
  • Onde você acha que teve bom desempenho na aula hoje? Qual ponto a melhorar? Como você fará isso?
  • Qual foi o principal conhecimento matemático que praticamos hoje? Onde você acha que isso se aplica no dia a dia?

Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. A atividade também pode ser feita no caderno. Enquanto isso, circule para verificar como os alunos estão representando os números na reta numerada. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então recolha as respostas de cada aluno e anote comentários sobre eles. No fim da aula você pode responder a atividade com os alunos e discutir com a turma sobre os conceitos envolvidos.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem representam números racionais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia posso usar inicialmente para descartar possibilidades de números representados pelas letras?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, informando aos alunos que nesta aula eles serão capazes de representar um número racional na reta numerada utilizando o conhecimento da aula anterior, que é comparação e ordenação de números racionais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentor: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Dominar a comparação entre números racionais na forma decimal (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_01NUM; Base Nacional: EF06MA01; EF06MA02)
  • Dominar a comparação entre números inteiros (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_03NUM; Base Nacional: EF07MA03)

Objetivos específicos

  1. Comparar e ordenar números racionais, em sua forma fracionária e decimal, sendo eles negativos ou positivos.
  2. Representar números racionais na reta numerada

Conceito-chave

Representação de números racionais na reta numerada.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta com a turma e oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem como fazer uma representação básica de um número inteiro na reta numerada.

Propósito: Relembrar comparações de números fracionários positivos e de números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Quais outros objetos e instrumentos do dia a dia são graduados como o termômetro?
  • Como podemos comparar números racionais?

Solução da atividade:

a) As graduações de números são do mesmo tamanho e aumentam ou diminuem de 10 em 10ºC. O crescimento também acontece de forma gradual, isto é, de forma crescente. Há números positivos e negativos, que são separados pelo zero. Além das graduações de 10 em 10ºC, também é possível verificar que há divisão deste valor, correspondendo a 5ºC.

b) Número 23 está entre 20 e 30. Número -34 está entre -40 e -30.

c) Da mesma forma que graduamos em até 5ºC, se fizemos um recorte, poderemos fazer novas graduações menores, o que poderá possibilitar a representação dos números racionais de maneira visível.

Caso não haja necessidade de visibilidade, basta colocar o número racional não inteiro entre dois números inteiros. Ex: 3<3,5<4

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Separe os alunos em duplas e distribua, para cada dupla, um item que peça um número correspondente ao enunciado. Entregue para cada dupla de aluno o item impresso. Caso não seja possível a impressão, escreva na lousa ou use a apresentação powerpoint, certificando que cada dupla ficou responsável por apenas 1 item. Separe previamente os itens conforme nível da turma. Como há apenas 10 itens, pode ter duplas que ficarão com o mesmo item. Certifique-se que os itens duplicados estejam entre 6 e 10, que solicita respostas apenas para números racionais não inteiros.

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Possibilitar que os alunos consigam definir um número que está entre o intervalo de dois outros números.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Separe os alunos em duplas e distribua, para cada dupla, um item que peça um número correspondente ao enunciado. Entregue para cada dupla de aluno o item impresso. Caso não seja possível a impressão, escreva na lousa ou use a apresentação powerpoint, certificando que cada dupla ficou responsável por apenas 1 item. Separe previamente os itens conforme nível da turma. Como há apenas 10 itens, pode ter duplas que ficarão com o mesmo item. Certifique-se que os itens duplicados estejam entre 6 e 10 (números racionais)

Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Possibilitar que os alunos consigam definir um número que está entre o intervalo entre dois outros números.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Anote os números encontrados pelos alunos na lousa. Garanta que os números estejam certos neste processo. Se houverem muitos números, você pode separá-los em 2 conjuntos. Após isso, peça para que os alunos ordene um conjunto dos números de forma crescente e os represente na reta numerada, que pode ser impressa ou copiada na lousa, para que os alunos copiem no caderno. Permita que os alunos explorem essa atividade individualmente por 8 minutos. Depois, permita que compartilhem a resolução com um colega por 5 minutos, para verificarem inconsistências. Circule pela sala e utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Possibilitar que os alunos consigam representar números racionais na reta numerada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Pergunte aos alunos quais outras possíveis soluções eles poderiam ter para a primeira parte da atividade. Caso eles não se aprofundem, passe para essa sequência de slides e compartilhe algumas possíveis soluções em alguns itens. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro ou apenas dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem outros possíveis números que atenderiam o enunciado de cada item.

Discuta com a turma:

  • Por que -5 não está entre -4 e 6?
  • Como podemos definir uma número quando o intervalo é composto por uma fração?
  • Pergunta direcionada: como você abordou o enunciado do item? Conseguiu chegar a uma das possíveis soluções discutidas hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Pergunte aos alunos quais outras possíveis soluções eles poderiam ter para a primeira parte da atividade. Caso eles não se aprofundem, passe para essa sequência de slides e compartilhe algumas possíveis soluções em alguns itens. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro ou apenas dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem outros possíveis números que atenderiam o enunciado de cada item.

Discuta com a turma:

  • Por que -5 não está entre -4 e 6?
  • Como podemos definir uma número quando o intervalo é composto por uma fração?
  • Pergunta direcionada: como você abordou o enunciado do item? Conseguiu chegar a uma das possíveis soluções discutidas hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Pergunte aos alunos quais outras possíveis soluções eles poderiam ter para a primeira parte da atividade. Caso eles não se aprofundem, passe para essa sequência de slides e compartilhe algumas possíveis soluções em alguns itens. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro ou apenas dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem outros possíveis números que atenderiam o enunciado de cada item.

Discuta com a turma:

  • Por que -5 não está entre -4 e 6?
  • Como podemos definir uma número quando o intervalo é composto por uma fração?
  • Pergunta direcionada: como você abordou o enunciado do item? Conseguiu chegar a uma das possíveis soluções discutidas hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11)

Orientação: Conforme os exemplos e resoluções tomadas em sala, trabalhe com os alunos a forma para se obter a ordenação crescente e representação em reta numerada. Este slide serve apenas como explicação extra em como pode funcionar esse processo, mas dado o perfil da atividade, priorize as respostas dadas em aula. Dialogue com os alunos e apresente as respostas em quadro. Caso tenha formado dois ou mais grupos de números, garanta que sejam abordadas resoluções específicas, para garantir o entendimento do aluno.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem a forma como ordenaram e representaram os números na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Ao representar uma fração na reta numerada, quais passos podemos seguir? Vocês notaram alguém que realizou de outra maneira e conseguiu chegar à resolução?
  • Como vocês conseguiram ordenar e representar cada item na reta numerada? Cite alguns casos, por favor.
  • Descreva um equívoco que você ou outro colega cometeu durante a resolução. O que você aprendeu com isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11)

Orientação: Conforme os exemplos e resoluções tomadas em sala, trabalhe com os alunos a forma para se obter a ordenação crescente e representação em reta numerada. Este slide serve apenas como explicação extra em como pode funcionar esse processo, mas dado o perfil da atividade, priorize as respostas dadas em aula. Dialogue com os alunos e apresente as respostas em quadro. Caso tenha formado dois ou mais grupos de números, garanta que sejam abordadas resoluções específicas, para garantir o entendimento do aluno.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem a forma como ordenaram e representaram os números na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Ao representar uma fração na reta numerada, quais passos podemos seguir? Vocês notaram alguém que realizou de outra maneira e conseguiu chegar à resolução?
  • Como vocês conseguiram ordenar e representar cada item na reta numerada? Cite alguns casos, por favor.
  • Descreva um equívoco que você ou outro colega cometeu durante a resolução. O que você aprendeu com isso?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:

  • Ao representar números na reta numerada, o que não mudou de acordo com o que você já sabia? O que agora teve mudanças?
  • Onde você acha que teve bom desempenho na aula hoje? Qual ponto a melhorar? Como você fará isso?
  • Qual foi o principal conhecimento matemático que praticamos hoje? Onde você acha que isso se aplica no dia a dia?

Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. A atividade também pode ser feita no caderno. Enquanto isso, circule para verificar como os alunos estão representando os números na reta numerada. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então recolha as respostas de cada aluno e anote comentários sobre eles. No fim da aula você pode responder a atividade com os alunos e discutir com a turma sobre os conceitos envolvidos.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem representam números racionais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia posso usar inicialmente para descartar possibilidades de números representados pelas letras?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano