Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_02NUM08)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora
Aquecimento
Usando a rede social escolhida, peça aos alunos que estimem o valor da divisão:
Atividade principal
Já vimos que para uma fração não mudar de valor, multiplicamos o numerador e denominador pelo mesmo número. Assim, proponha que seus alunos achem o número que se pode multiplicar as frações abaixo, de modo que o denominador deixe de ser um número irracional:
A busca é eliminar o número irracional do denominador. Nesse último caso recorremos a um produto notável (a + b) . (a – b) = a² - b², que garantiu a eliminação da raiz quadrada.
Sistematização
- A esse processo de “eliminar” o número irracional do denominador chamamos de: RACIONALIZAÇÃO DE DENOMINADORES.
- Reforce que só procuramos racionalizar um número quando ele estiver no denominador.
Encerramento
A racionalização de denominadores é uma ferramenta matemática que pode ser útil em diversas situações de cálculo ou para podermos enxergá-lo de outra maneira mais simples.
Raio X
Peça para que seus alunos racionalizem os denominadores:
Convite às famílias
Peça para seus alunos compartilharem junto aos seus familiares próximos neste momento, sempre que for possível, curiosidades matemáticas como essa ferramenta de cálculo para dar-lhes sensação de desenvolvimento social, um pouco prejudicado pela pandemia.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_02NUM08
(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 10
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes