Resumo da Aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, exponha aos alunos, no início da aula, o seu objetivo. Essa é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos em quais momentos do dia a dia, eles usam as noções de divisão e questione sobre a importância deste conhecimento.
Logo após, inicie a Atividade de Retomada nomeada “Dominó das Divisões”, formando grupos de três a quatro alunos.
Apesar de existirem diversas maneiras de se jogar dominó, estabeleceremos aqui um modo de jogo onde cada aluno recebe 7 peças e caso na sua vez de jogar não tenha a peça requisitada, ele deverá passar para o colega ao lado. Se, em algum momento, nenhum dos jogadores tiver a peça que deve ser colocada na mesa, todos os alunos devem contar suas pontuações, nas peças que tiverem divisões, valerá o resultado da mesma como pontuação e nas demais, o número que elas exibem. Ganhará o aluno que acabar com todas as suas peças primeiro, ou o que tiver a menor pontuação final.
É possível que os alunos conheçam diferentes maneiras de jogar dominó, mas proponha que seja utilizado o modo de jogo estabelecido, você pode encontrar um guia do jogo nos materiais complementares.
Durante a atividade, é fundamental que você deixe os alunos compartilharem seus conhecimentos com seus grupos, fazendo alguma intervenção apenas quando necessário. Para isso, avise-os que a colaboração na resolução das operações é possível e não favorecerá ou prejudicará seus “concorrentes”. Caso algum aluno solicite ajuda para fazer alguma divisão, verifique se ele compartilhou sua dúvida com o grupo. Caso nenhum dos membros do grupo saibam resolvê-la, tente auxiliá-los com questionamentos formulados a partir de seus cálculos, levando-os a encontrar o possível equívoco, ou ainda, sanando suas dúvidas.
Propósito: Revisitar conceitos e estratégias relacionados à divisão, de modo que os alunos aprendam de maneira lúdica e colaborativa, sem se preocupar com seus erros e possíveis dificuldades.
Materiais Complementares:
Atividade de retomada
Resolução da atividade de retomada
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Aqui pretende-se ampliar o senso numérico e a compreensão dos significados da divisão em situações-problemas. Para isso, é imprescindível que você assuma uma postura colaborativa em sala de aula, auxiliando os alunos a desenvolverem seus pensamentos e resolverem a atividade proposta de sua maneira, ou seja, sem entregar a resposta correta de imediato, nem dizer simplesmente que o aluno está errado, sem chances de tentar de outras maneiras.
Nesta atividade, o aluno terá de descobrir quantos saquinhos de cada tipo de moedas os amigos receberão, utilizando estratégias relacionadas à operação de divisão que podem envolver o uso do algoritmo, ou não. Inicie esta atividade propondo que os alunos tentem resolvê-la sozinhos, sem que sejam feitas intervenções, num período de sete minutos, em média. Após esse tempo, permita que os alunos compartilhem em duplas ou trios seus resultados e estratégias de resolução para que possam identificar possíveis erros, discutir estratégias e compartilharem seus questionamentos. Esse momento pode ser feito nos seis minutos restantes.
Caso exista algum aluno que não consiga iniciar de modo algum a resolução da atividade, ou em caso de dúvidas que precisam ser discutidas no momento de compartilhar as ideias, você pode consultar o Guia de Intervenções, que contém algumas orientações que podem contribuir significativamente na execução da atividade.
Propósito: Ampliar o senso numérico dos alunos e a compreensão dos significados da divisão por meio de uma situação-problema.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie este momento escolhendo alguns alunos para compartilharem seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que eles não tenham chegado a um resultado, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos, onde e por que o erro ocorreu, e como poderia ser corrigido.
Apresente também a solução do slide, perguntando quais dos alunos chegaram a essa solução. Com isso, será possível se estabelecer um importante momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem eficaz. Ao utilizar esta estratégia, você estará motivando seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.
Caso os alunos se prendam a um único modo de resolução, você pode incentivá-los a buscarem outras formas de resolver o problema, seja encontrando inicialmente a quantidade de saquinhos a ser utilizada em cada tipo de moeda, ou encontrando a quantidade de moedas que cada um receberá para então descobrir quantos saquinhos cada um receberá. Você pode também instigá-los a utilizar outros métodos de divisão que não sejam necessariamente o uso do algoritmo, conforme pode ser verificado na resolução da Atividade Principal.
Se existirem dúvidas sobre como lidar com os erros dos alunos e sobre alguns processos de resolução desta atividade, você pode consultar os arquivos: Guia de Intervenção e resolução da Atividade Principal. Nas Atividades Complementares, você encontra mais problemas relacionados ao conteúdo estudado e também um desafio, que levará os alunos a aprofundarem ainda mais seus conhecimentos. Há também a resolução das Atividades Complementares, que contém diferentes resoluções para cada atividade complementar (você encontra os links citados nos Materiais Complementares dos slide da Atividade Principal e Raio X).
Propósito: Motivar o compartilhamento respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta para que os alunos aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a Turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância do conhecimento sobre a operação de divisão, e como ela pode ser útil em nosso dia a dia.
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, considerando também as possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.
Discuta com a Turma:
- Vocês conseguem imaginar situações do seu dia a dia onde podemos utilizar a divisão? Quais delas?
- Após essa aula, o que você entende por divisão?
- Quando uma divisão não é exata, o resto é importante? O que o resto nos diz?
- Vocês conseguem me dar um exemplo de situação onde o resto de uma divisão é importante? O que ele representa nesse caso?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Você pode procurar identificar as estratégias de resoluções de cada aluno e também se eles estão conseguindo resolver a situação apresentada. Vale ressaltar que, em diversos contextos de grandezas e medidas, existem os submúltiplos de cada unidade. Tomando por exemplo o caso das moedas, que foi abordado em atividades anteriores, ao dividir-se R$ 3,00 para duas pessoas, podemos ter R$ 1,00 para cada e restará R$1,00, que poderá ser trocado por duas moedas de R$ 0,50 para cada um. Assim, por mais que essa divisão não seja exata no campo dos números naturais, se considerarmos os submúltiplos do Real, que são os centavos, podemos chegar a um resultado exato e definido.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Discuta com a Turma:
- Essa divisão será exata?
- Como podemos assegurar que todos os amigos receberão as mesmas quantidades de dinheiro?
- Se um dos apostadores resolvesse dividir metade do seu dinheiro recebido com algum familiar, essa divisão seria exata?
Materiais Complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar