Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_02NUM07
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades. Cartões numerados de 1 a 100 (professor).
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula da maneira como está apresentado, porém, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções). Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir nossas sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, a sugestão é que a aula tenha duas etapas: Retomada e Atividade principal na primeira, e Discussão das soluções e Encerramento na segunda. É importante ter a participação de um adulto da família para que facilitar a condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:
Retomada
Envie as dicas para os familiares e solicite que vão lendo uma a uma para que os alunos descubram qual é o número.
Atividade principal
Envie uma situação colocando um número e várias dicas para que os alunos determinem quais são compatíveis com o número. Pode fazer isso com 2 ou 3 números. Depois peça para que escolha um número e solicite que escrevam dicas, para que alguém possa descobrir qual é esse número. Solicite que te enviem as soluções e o número com as dicas. Se for viável, faça uma troca e mande as dicas de um aluno para o outro adivinhar.
Discussão das soluções
Faça uma troca e mande as dicas de um aluno para o outro adivinhar e escrever se conseguiu ou não; se as dicas o ajudaram ou não; quais ajudaram e quais não; outras sugestões de dicas. Solicite que te encaminhem as respostas.
Encerramento
Encaminhe uma devolutiva com observações e intervenções que julgar necessárias referentes às duas etapas da aula e com a síntese da aprendizagem desta aula, tendo como base o encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.