11501
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula - Número Secreto: uma análise do Sistema Numérico

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Sistema Numérico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Flávia Luz Pessoa de Barros

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir sobre o Sistema Numérico, buscando suas regularidades.

Conceito-chave

Análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Quadro-negro e giz.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Projete ou leia esse slide para as crianças.

Propósito: Introdução da proposta.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Para que as crianças não leiam as dicas antes de serem compartilhadas com a sala, você pode imprimir, clicando aqui, esse slide apenas para você, ou lê-lo por tópicos ao grupo. Não é preciso projetá-lo.

Coloque os números no quadro e conforme for lendo as dicas, pergunte a eles se já podem eliminar algum número. Discuta, no grande grande, qual a razão pela eliminação daquele número. Faça isso dica por dica, até chegarem ao número correto.

Propósito: Verificar os conhecimentos do grupo sobre o Sistema Numérico e composição de números de 2 algarismos.

Discuta com a turma:

  • Já temos como saber qual é o número?
  • Já podemos eliminar algum número? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Leia ou projete para grupo esse slide. No quadro-negro escreva em uma ponta a palavra “SIM” e na outra ponta a palavra “NÃO”. No centro do quadro-negro faça dois riscos, como em um jogo de forca, indicando o número de algarismos que o número tem. A cada pergunta dos alunos você registra a resposta da lado do “SIM” ou do “NÃO”. Por exemplo, você pensou no número 53, uma criança pergunta: “é maior do que 50?”, a sua resposta será “Não”, então você irá registrar no “NÃO”, escrevendo: “Não é maior do que 50”. Lembre-se que as perguntas só podem ser respondidas com “SIM” ou “NÃO”.

Decida como será a ordem em que os alunos farão as perguntas. Uma sugestão é que sejam feitas em ordem alfabética, ou seguindo a ordem do lugar em que estão sentados.

Quando alguma criança chutar um número que pelas dicas que foram dadas não pode ser, retome as dicas e pergunte ao grupo se é possível ser aquele número. Essa é uma atividade que pode ser feita diversas vezes, em outros dias, assim você conseguirá ver a evolução das crianças no jogo.

Registre o tipo de pergunta feita pelos alunos para depois refletir com eles no momento da discussão da atividade.

Propósito: Observar os conhecimentos das crianças sobre o Sistema Numérico.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. No grande grupo, peça que os alunos discutam sobre as perguntas feitas. É comum que as crianças queiram acertar rapidamente a resposta e por isso usem suas perguntas para chutar números, ao invés de fazerem perguntas que reduzam as possibilidades para que a resposta seja descoberta coletivamente.

Relembre as perguntas e faça as crianças pensarem quais foram as melhores perguntas, aquelas que eliminaram vários números de uma só vez.

Propósito: Compartilhar a experiência do jogo e discutir as melhores estratégias.

Discuta com a turma:

  • Quais perguntas mais nos ajudaram?

Encerramento select-down

Encerramento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Também é possível sistematizar a aula com um pequeno texto coletivo sobre o que eles aprenderam hoje. Enquanto as crianças falam, você servirá de escriba, redigindo o texto proposto pelos alunos no quadro.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Com essas perguntas já é possível descobrir o número secreto?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir sobre o Sistema Numérico, buscando suas regularidades.

Conceito-chave

Análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Quadro-negro e giz.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Projete ou leia esse slide para as crianças.

Propósito: Introdução da proposta.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Para que as crianças não leiam as dicas antes de serem compartilhadas com a sala, você pode imprimir, clicando aqui, esse slide apenas para você, ou lê-lo por tópicos ao grupo. Não é preciso projetá-lo.

Coloque os números no quadro e conforme for lendo as dicas, pergunte a eles se já podem eliminar algum número. Discuta, no grande grande, qual a razão pela eliminação daquele número. Faça isso dica por dica, até chegarem ao número correto.

Propósito: Verificar os conhecimentos do grupo sobre o Sistema Numérico e composição de números de 2 algarismos.

Discuta com a turma:

  • Já temos como saber qual é o número?
  • Já podemos eliminar algum número? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Leia ou projete para grupo esse slide. No quadro-negro escreva em uma ponta a palavra “SIM” e na outra ponta a palavra “NÃO”. No centro do quadro-negro faça dois riscos, como em um jogo de forca, indicando o número de algarismos que o número tem. A cada pergunta dos alunos você registra a resposta da lado do “SIM” ou do “NÃO”. Por exemplo, você pensou no número 53, uma criança pergunta: “é maior do que 50?”, a sua resposta será “Não”, então você irá registrar no “NÃO”, escrevendo: “Não é maior do que 50”. Lembre-se que as perguntas só podem ser respondidas com “SIM” ou “NÃO”.

Decida como será a ordem em que os alunos farão as perguntas. Uma sugestão é que sejam feitas em ordem alfabética, ou seguindo a ordem do lugar em que estão sentados.

Quando alguma criança chutar um número que pelas dicas que foram dadas não pode ser, retome as dicas e pergunte ao grupo se é possível ser aquele número. Essa é uma atividade que pode ser feita diversas vezes, em outros dias, assim você conseguirá ver a evolução das crianças no jogo.

Registre o tipo de pergunta feita pelos alunos para depois refletir com eles no momento da discussão da atividade.

Propósito: Observar os conhecimentos das crianças sobre o Sistema Numérico.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. No grande grupo, peça que os alunos discutam sobre as perguntas feitas. É comum que as crianças queiram acertar rapidamente a resposta e por isso usem suas perguntas para chutar números, ao invés de fazerem perguntas que reduzam as possibilidades para que a resposta seja descoberta coletivamente.

Relembre as perguntas e faça as crianças pensarem quais foram as melhores perguntas, aquelas que eliminaram vários números de uma só vez.

Propósito: Compartilhar a experiência do jogo e discutir as melhores estratégias.

Discuta com a turma:

  • Quais perguntas mais nos ajudaram?
Encerramento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Também é possível sistematizar a aula com um pequeno texto coletivo sobre o que eles aprenderam hoje. Enquanto as crianças falam, você servirá de escriba, redigindo o texto proposto pelos alunos no quadro.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Com essas perguntas já é possível descobrir o número secreto?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir sobre o Sistema Numérico, buscando suas regularidades.

Conceito-chave

Análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Quadro-negro e giz.

Código: MAT1_02NUM07

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes