Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Luz Pessoa de Barros
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Objetivos específicos
Refletir sobre o Sistema Numérico, buscando suas regularidades.
Conceito-chave
Análise do Sistema Numérico.
Recursos necessários
- Quadro-negro e giz.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Projete ou leia esse slide para as crianças.
Propósito: Introdução da proposta.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Para que as crianças não leiam as dicas antes de serem compartilhadas com a sala, você pode imprimir, clicando aqui, esse slide apenas para você, ou lê-lo por tópicos ao grupo. Não é preciso projetá-lo.
Coloque os números no quadro e conforme for lendo as dicas, pergunte a eles se já podem eliminar algum número. Discuta, no grande grande, qual a razão pela eliminação daquele número. Faça isso dica por dica, até chegarem ao número correto.
Propósito: Verificar os conhecimentos do grupo sobre o Sistema Numérico e composição de números de 2 algarismos.
Discuta com a turma:
- Já temos como saber qual é o número?
- Já podemos eliminar algum número? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Leia ou projete para grupo esse slide. No quadro-negro escreva em uma ponta a palavra “SIM” e na outra ponta a palavra “NÃO”. No centro do quadro-negro faça dois riscos, como em um jogo de forca, indicando o número de algarismos que o número tem. A cada pergunta dos alunos você registra a resposta da lado do “SIM” ou do “NÃO”. Por exemplo, você pensou no número 53, uma criança pergunta: “é maior do que 50?”, a sua resposta será “Não”, então você irá registrar no “NÃO”, escrevendo: “Não é maior do que 50”. Lembre-se que as perguntas só podem ser respondidas com “SIM” ou “NÃO”.
Decida como será a ordem em que os alunos farão as perguntas. Uma sugestão é que sejam feitas em ordem alfabética, ou seguindo a ordem do lugar em que estão sentados.
Quando alguma criança chutar um número que pelas dicas que foram dadas não pode ser, retome as dicas e pergunte ao grupo se é possível ser aquele número. Essa é uma atividade que pode ser feita diversas vezes, em outros dias, assim você conseguirá ver a evolução das crianças no jogo.
Registre o tipo de pergunta feita pelos alunos para depois refletir com eles no momento da discussão da atividade.
Propósito: Observar os conhecimentos das crianças sobre o Sistema Numérico.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. No grande grupo, peça que os alunos discutam sobre as perguntas feitas. É comum que as crianças queiram acertar rapidamente a resposta e por isso usem suas perguntas para chutar números, ao invés de fazerem perguntas que reduzam as possibilidades para que a resposta seja descoberta coletivamente.
Relembre as perguntas e faça as crianças pensarem quais foram as melhores perguntas, aquelas que eliminaram vários números de uma só vez.
Propósito: Compartilhar a experiência do jogo e discutir as melhores estratégias.
Discuta com a turma:
- Quais perguntas mais nos ajudaram?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Também é possível sistematizar a aula com um pequeno texto coletivo sobre o que eles aprenderam hoje. Enquanto as crianças falam, você servirá de escriba, redigindo o texto proposto pelos alunos no quadro.
Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.
Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Com essas perguntas já é possível descobrir o número secreto?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar