11501
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Número Secreto: uma análise do Sistema Numérico

POR: Flávia Luz Pessoa de Barros 17/07/2018
Código: MAT1_02NUM07

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Sistema Numérico

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir sobre o Sistema Numérico, buscando suas regularidades.

Conceito-chave

Análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Quadro-negro e giz.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Projete ou leia esse slide para as crianças.

Propósito: Introdução da proposta.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Para que as crianças não leiam as dicas antes de serem compartilhadas com a sala, você pode imprimir, clicando aqui, esse slide apenas para você, ou lê-lo por tópicos ao grupo. Não é preciso projetá-lo.

Coloque os números no quadro e conforme for lendo as dicas, pergunte a eles se já podem eliminar algum número. Discuta, no grande grande, qual a razão pela eliminação daquele número. Faça isso dica por dica, até chegarem ao número correto.

Propósito: Verificar os conhecimentos do grupo sobre o Sistema Numérico e composição de números de 2 algarismos.

Discuta com a turma:

  • Já temos como saber qual é o número?
  • Já podemos eliminar algum número? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Leia ou projete para grupo esse slide. No quadro-negro escreva em uma ponta a palavra “SIM” e na outra ponta a palavra “NÃO”. No centro do quadro-negro faça dois riscos, como em um jogo de forca, indicando o número de algarismos que o número tem. A cada pergunta dos alunos você registra a resposta da lado do “SIM” ou do “NÃO”. Por exemplo, você pensou no número 53, uma criança pergunta: “é maior do que 50?”, a sua resposta será “Não”, então você irá registrar no “NÃO”, escrevendo: “Não é maior do que 50”. Lembre-se que as perguntas só podem ser respondidas com “SIM” ou “NÃO”.

Decida como será a ordem em que os alunos farão as perguntas. Uma sugestão é que sejam feitas em ordem alfabética, ou seguindo a ordem do lugar em que estão sentados.

Quando alguma criança chutar um número que pelas dicas que foram dadas não pode ser, retome as dicas e pergunte ao grupo se é possível ser aquele número. Essa é uma atividade que pode ser feita diversas vezes, em outros dias, assim você conseguirá ver a evolução das crianças no jogo.

Registre o tipo de pergunta feita pelos alunos para depois refletir com eles no momento da discussão da atividade.

Propósito: Observar os conhecimentos das crianças sobre o Sistema Numérico.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. No grande grupo, peça que os alunos discutam sobre as perguntas feitas. É comum que as crianças queiram acertar rapidamente a resposta e por isso usem suas perguntas para chutar números, ao invés de fazerem perguntas que reduzam as possibilidades para que a resposta seja descoberta coletivamente.

Relembre as perguntas e faça as crianças pensarem quais foram as melhores perguntas, aquelas que eliminaram vários números de uma só vez.

Propósito: Compartilhar a experiência do jogo e discutir as melhores estratégias.

Discuta com a turma:

  • Quais perguntas mais nos ajudaram?

Encerramento select-down

Encerramento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Também é possível sistematizar a aula com um pequeno texto coletivo sobre o que eles aprenderam hoje. Enquanto as crianças falam, você servirá de escriba, redigindo o texto proposto pelos alunos no quadro.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Com essas perguntas já é possível descobrir o número secreto?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir sobre o Sistema Numérico, buscando suas regularidades.

Conceito-chave

Análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Quadro-negro e giz.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Projete ou leia esse slide para as crianças.

Propósito: Introdução da proposta.

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Para que as crianças não leiam as dicas antes de serem compartilhadas com a sala, você pode imprimir, clicando aqui, esse slide apenas para você, ou lê-lo por tópicos ao grupo. Não é preciso projetá-lo.

Coloque os números no quadro e conforme for lendo as dicas, pergunte a eles se já podem eliminar algum número. Discuta, no grande grande, qual a razão pela eliminação daquele número. Faça isso dica por dica, até chegarem ao número correto.

Propósito: Verificar os conhecimentos do grupo sobre o Sistema Numérico e composição de números de 2 algarismos.

Discuta com a turma:

  • Já temos como saber qual é o número?
  • Já podemos eliminar algum número? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Leia ou projete para grupo esse slide. No quadro-negro escreva em uma ponta a palavra “SIM” e na outra ponta a palavra “NÃO”. No centro do quadro-negro faça dois riscos, como em um jogo de forca, indicando o número de algarismos que o número tem. A cada pergunta dos alunos você registra a resposta da lado do “SIM” ou do “NÃO”. Por exemplo, você pensou no número 53, uma criança pergunta: “é maior do que 50?”, a sua resposta será “Não”, então você irá registrar no “NÃO”, escrevendo: “Não é maior do que 50”. Lembre-se que as perguntas só podem ser respondidas com “SIM” ou “NÃO”.

Decida como será a ordem em que os alunos farão as perguntas. Uma sugestão é que sejam feitas em ordem alfabética, ou seguindo a ordem do lugar em que estão sentados.

Quando alguma criança chutar um número que pelas dicas que foram dadas não pode ser, retome as dicas e pergunte ao grupo se é possível ser aquele número. Essa é uma atividade que pode ser feita diversas vezes, em outros dias, assim você conseguirá ver a evolução das crianças no jogo.

Registre o tipo de pergunta feita pelos alunos para depois refletir com eles no momento da discussão da atividade.

Propósito: Observar os conhecimentos das crianças sobre o Sistema Numérico.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. No grande grupo, peça que os alunos discutam sobre as perguntas feitas. É comum que as crianças queiram acertar rapidamente a resposta e por isso usem suas perguntas para chutar números, ao invés de fazerem perguntas que reduzam as possibilidades para que a resposta seja descoberta coletivamente.

Relembre as perguntas e faça as crianças pensarem quais foram as melhores perguntas, aquelas que eliminaram vários números de uma só vez.

Propósito: Compartilhar a experiência do jogo e discutir as melhores estratégias.

Discuta com a turma:

  • Quais perguntas mais nos ajudaram?
Encerramento

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Também é possível sistematizar a aula com um pequeno texto coletivo sobre o que eles aprenderam hoje. Enquanto as crianças falam, você servirá de escriba, redigindo o texto proposto pelos alunos no quadro.

Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.

Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Com essas perguntas já é possível descobrir o número secreto?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Luz Pessoa de Barros

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Objetivos específicos

Refletir sobre o Sistema Numérico, buscando suas regularidades.

Conceito-chave

Análise do Sistema Numérico.

Recursos necessários

  • Quadro-negro e giz.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes