Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_03NUM07
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, imagens digitais ou impressas das atividades, dado colorido ou cartões nas cores do dado.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for simultânea, veja as propostas abaixo, porém envie com antecedência os impressos ou documentos digitais, para que construam o dado (podem ser fichas coloridas para sortear) e também das atividades, para que façam as cópias do que for indicado e usem durante a aula.
Retomada
Aula síncrona: Explique a comanda e cada aluno faz a correspondência individualmente. No final, coletivamente escrevam as aprendizagens. Você faz um registro coletivo e pode solicitar que cada um copie em seu caderno.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem ou impressão da atividade, para que os alunos realizem. Caso não tenham a impressão, podem fazer numa folha. Um adulto da família poderá ser o escriba da comanda e da resposta à pergunta sobre o que o aluno aprendeu. Oriente as famílias sobre o que fazer e para te enviar.
Atividade principal
Aula síncrona: Mesmo estando distantes, determine os grupos de alunos que irão jogar uns contra os outros. Leia as regras e a comanda explicando como se dará o registro dos pontos. Como cada aluno terá o seu dado ou cartões de cores, faça cada rodada coletivamente. A cada rodada, você comanda que cada aluno faça o sorteio da cor e registre seus pontos. No final fazem o total dos pontos, preenchem as tabelas numéricas e te encaminham. Você fará a conferência e publicará os resultados, enviando posteriormente.
Aula assíncrona: Envie com antecedência os impressos ou documentos digitais, para que construam o dado (podem ser fichas coloridas para sortear). Mande também a atividade, digitalmente ou impressa, solicitando que as famílias auxiliem na leitura das regras e comandas. Poderão jogar em até 4 pessoas. Combine que te enviem a atividade preenchida com os resultados do aluno, incluindo as tabelas numéricas, que podem ser copiadas se não tiverem cópias impressas. Outra possibilidade é que os alunos façam as rodadas individuais e registrem. Coloque na comanda que estarão jogando com outros 3 colegas e depois mande o resultado, junto à devolutiva.
Discussão das soluções
Aula síncrona: Discuta com os alunos as resoluções apresentadas no slide.
Aula assíncrona: Envie as imagens do slide da discussão das soluções e peça que respondam à questão a seguir e te enviem, junto com o registro do jogo:
ANALISE OS REGISTROS DOS ALUNOS E COMPARE COM O SEU. QUAL DOS DOIS FICOU MAIS PARECIDO COM O SEU? POR QUÊ?
Encerramento
Aula síncrona: Feche a aula conforme sugerido no plano de aula. Depois que receber os registros dos alunos, encaminhe por meio digital o placar com os resultados dos grupos.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva nas atividades enviadas pelos alunos, contendo o encerramento (conforme plano de aula) e qualquer intervenção que ache necessária. Lembre de colocar o placar com os resultados dos grupos, caso tenha escolhido a segunda maneira de aplicar a atividade principal.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação à preparação do material e acompanhamento das atividades. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e explicar suas estratégias de maneira o mais independente possível.