Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Objetivos específicos
Resolver situações de contagens em diferentes escalas : de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco de dez em dez.
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários:
Obs.: os dados podem ser confeccionados com embalagens de caixas de leite, sendo forradas com papel fantasia ou pintados com tinta guache nas três cores mencionadas ( amarela, vermelha e azul).
Como fazer o dado: utilize uma embalagem de caixa de leite vazia e limpa. Corte na medida da lateral, por exemplo, se mede 7 cm de largura, recorte a altura na mesma proporção. Com a parte que sobrou recorte até obter a mesma altura e encaixe uma parte dentro da outra. Antes de cobrir com papel colorido, confira as medidas de todos os lados, todas deverão ter o mesmo tamanho. Recorte folhas de papel fantasia e cubra 2 partes de cada lado do dado com cada cor, portanto, serão 6 faces e cada duas delas de uma das cores mencionadas acima.
Caso não tenha como confeccionar os dados com caixas de leite, utilize a planificação em anexo e faça a sua reprodução em papel mais grosso cobrindo-o com as cores mencionadas.
Código: MAT1_03NUM07
(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes