11497
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Aprendendo com o jogo “Radicando”

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre Realizar operações de multiplicação e divisão de radicais de índices distintos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_02NUM07)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora

Aquecimento
Usando a rede social escolhida, relembre aos alunos a estrutura e a regra a multiplicação entre radicais: ter o mesmo índice!
Assim, é só multiplicar os valores internos às raízes para obtermos o resultado.

Atividade principal
Peça que encontrem uma estrutura para resolverem:

 

Painel de soluções
Sabendo que só se pode multiplicar raízes com os mesmos índices, a ideia deve ser “reduzir” aos mesmo índices!
Há algumas maneiras como multiplicar um índice pelo outro:
- 3 . 4 = 12; ou
- encontrar o MMC (3, 4) = 12 (nesse caso, deu o mesmo resultado)
Assim, ficam:

Sistematização
- Ressalte é possível igualar os índices das raízes, a fim de fazermos multiplicações com elas, fazendo o MMC entre os índices, ou, simplesmente, multiplicando os índices;
- Mas essa “manobra” estrutural deve acontecer da com a mesma ideia que fazemos com frações: multiplicamos também os expoentes internos às raízes para não mudarmos os números; e
- Essa ideia vale também para dividir raízes de índices diferentes.

Encerramento
Ressalte que a estrutura indicada pela linguagem matemática é para podermos fazer o melhor uso deles nas diversas situações. Muitas vezes pode-se deixar sem fatorar, outras vezes na forma de raiz e outras ainda na forma de potência (com expoente fracionários, por exemplo) para representar essas raízes. Depende do que se quer calcular.

Raio X
Peça para que seus alunos resolvam:

 

Convite às famílias
Peça para seus alunos compartilharem junto aos seus familiares próximos neste momento, sempre que for possível, curiosidades matemáticas como essa estrutura para dar-lhes sensação desenvolvimento social, um pouco prejudicado pela pandemia.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_02NUM07

(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas