Código do plano: MAT6_03NUM05
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de WhatsApp
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal e Raio X
Atividade Principal
Professor, inicie essa aula organizando os alunos em quartetos. Explique a eles que deverão fazer uma videochamada de grupo pelo WhatsApp e que eles terão cerca de 10 minutos para fazer a atividade proposta. Combine com eles o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões. Compartilhe com eles o slide da Atividade Principal. Ao retornarem para o grande grupo, explore bem esse momento. Garanta que cada grupo consiga compartilhar suas conclusões. Se sua aula for síncrona, peça aos alunos de cada grupo que acionem seus microfones para explicar suas estratégias. Caso contrário, solicite que enviem um áudio para o grande grupo explicando suas conclusões. Posteriormente, envie um áudio com a devolutiva dessa atividade.
Discussão das soluções
A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Compartilhe o slide da Discussão das soluções com os alunos e peça a eles que comparem com as suas conclusões. Estimule os alunos a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensaram para atender o que foi solicitado e o que acham das colocações dos personagens no slide. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos resolvam problemas e desafios utilizando cálculo mental envolvendo as características dos múltiplos de 9 na base decimal. Sendo assim, explore essa atividade para que eles possam perceber a regularidade presente nessa proposta, pois ao multiplicar por 3 duas vezes durante o processo estamos, na verdade, multiplicando por 9. Portanto, o resultado será um múltiplo de 9. Garanta que o encerramento seja feito nessa etapa.
Raio X
Sugerimos que você proponha o Raio X como tarefa de casa. Para isso, compartilhe o slide do Raio X com os alunos. Dê a eles uns dias para fazerem e posteriormente grave um áudio ou um podcast com uma devolutiva dessa atividade e envie para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos ou interagindo com o aluno em alguma atividade específica. Sugira aos alunos que refaçam a atividade principal com os familiares, por ser uma atividade bem interessante e curiosa.