11495
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Resolução de problemas com primos e compostos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre múltiplos de 9 e suas particularidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

Código do plano: MAT6_03NUM05

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp
- Opcionais:

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal e Raio X

Atividade Principal

Professor, inicie essa aula organizando os alunos em quartetos. Explique a eles que deverão fazer uma vídeo chamada de grupo pelo whatsapp e que eles terão cerca de 10 minutos para fazer a atividade proposta. Combine com eles o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões. Compartilhe com eles o slide da Atividade Principal. Ao retornarem para o grande grupo, explore bem esse momento. Garanta que cada grupo consiga compartilhar suas conclusões. Se sua aula for síncrona, peça aos alunos de cada grupo que acionem seus microfones para explicar suas estratégias. Caso contrário, solicite que enviem um áudio para o grande grupo explicando suas conclusões. Posteriormente, envie um áudio com a devolutiva dessa atividade.

Discussão das soluções

A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Compartilhe o slide da Discussão das soluções com os alunos e peça a eles que comparem com as suas conclusões. Estimule os alunos a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensaram para atender o que foi solicitado e o que acham das colocações dos personagens no slide. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos resolvam problemas e desafios utilizando cálculo mental envolvendo as características dos múltiplos de 9 na base decimal. Sendo assim, explore essa atividade para que eles possam perceber a regularidade presente nessa proposta, pois ao multiplicar por 3 duas vezes durante o processo estamos, na verdade, multiplicando por 9. Portanto, o resultado será um múltiplo de 9. Garanta que o encerramento seja feito nessa etapa.

Raio X

Sugerimos que você proponha o Raio X como tarefa de casa. Para isso, compartilhe o slide do Raio X com os alunos. Dê a eles uns dias para fazerem e posteriormente grave um áudio ou um podcast com uma devolutiva dessa atividade e envie para os alunos.

Convite às família

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos ou interagindo com o aluno em alguma atividade específica. Sugira aos alunos que refaçam a atividade principal com os familiares, por ser uma atividade bem interessante e curiosa.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_03NUM05

(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas