Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- Não há
Objetivos específicos
Analisar e inferir sobre problemas sem resposta.
Conceito-chave
Problemas sem resposta, por insuficiência de dados, pergunta inadequada ao contexto ou impossibilidade matemática.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Cópias das atividades.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.
Leia o objetivo com seus alunos e comente que “analisar” é observar como os dados do problema e a pergunta estão relacionados.
Explique, também, que “inferir” é concluir se o problema proposto pode ser respondido ou não; explicando o motivo.
Realize o aquecimento, logo a seguir.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: As questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre a possibilidade de existir problemas sem resposta ou sem solução e em que situações isso pode ocorrer. Anote as diferentes respostas que surgirem, mas sem esgotar o tema, provocando a curiosidade dos alunos sobre os problemas sem resposta.
Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a frase do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula. Perceba se os alunos compreenderam que algumas vezes, não é possível responder a um problema porque faltam dados para sua resolução. É o que denominamos de insuficiência de dados. Nesse caso, ao invés de dar uma resposta numérica, o aluno deve dizer que não é possível resolver o problema proposto, porque falta uma informação essencial e explicar que dado está faltando.
Propósito: Relembrar o que foi trabalhado em aula, sistematizando o conceito de problemas sem resposta.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais complementares para impressão: