11494
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - E agora? Como resolver?

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

  • Não há

Objetivos específicos

Analisar e inferir sobre problemas sem resposta.

Conceito-chave

Problemas sem resposta, por insuficiência de dados, pergunta inadequada ao contexto ou impossibilidade matemática.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Cópias das atividades.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que “analisar” é observar como os dados do problema e a pergunta estão relacionados.

Explique, também, que “inferir” é concluir se o problema proposto pode ser respondido ou não; explicando o motivo.

Realize o aquecimento, logo a seguir.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: As questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre a possibilidade de existir problemas sem resposta ou sem solução e em que situações isso pode ocorrer. Anote as diferentes respostas que surgirem, mas sem esgotar o tema, provocando a curiosidade dos alunos sobre os problemas sem resposta.

Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a frase do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula. Perceba se os alunos compreenderam que algumas vezes, não é possível responder a um problema porque faltam dados para sua resolução. É o que denominamos de insuficiência de dados. Nesse caso, ao invés de dar uma resposta numérica, o aluno deve dizer que não é possível resolver o problema proposto, porque falta uma informação essencial e explicar que dado está faltando.

Propósito: Relembrar o que foi trabalhado em aula, sistematizando o conceito de problemas sem resposta.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que “analisar” é observar como os dados do problema e a pergunta estão relacionados.

Explique, também, que “inferir” é concluir se o problema proposto pode ser respondido ou não; explicando o motivo.

Realize o aquecimento, logo a seguir.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

  • Não há

Objetivos específicos

Analisar e inferir sobre problemas sem resposta.

Conceito-chave

Problemas sem resposta, por insuficiência de dados, pergunta inadequada ao contexto ou impossibilidade matemática.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Cópias das atividades.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: As questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre a possibilidade de existir problemas sem resposta ou sem solução e em que situações isso pode ocorrer. Anote as diferentes respostas que surgirem, mas sem esgotar o tema, provocando a curiosidade dos alunos sobre os problemas sem resposta.

Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a frase do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula. Perceba se os alunos compreenderam que algumas vezes, não é possível responder a um problema porque faltam dados para sua resolução. É o que denominamos de insuficiência de dados. Nesse caso, ao invés de dar uma resposta numérica, o aluno deve dizer que não é possível resolver o problema proposto, porque falta uma informação essencial e explicar que dado está faltando.

Propósito: Relembrar o que foi trabalhado em aula, sistematizando o conceito de problemas sem resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano