11491
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Explorando eventos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre espaço amostral de experimentos aleatórios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_03PES05

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Saquinho plástico, caixa de sapato ou um pote para colocar nomes para sorteio.

- Opcionais:
Sorteio de nomes
Celular, computador ou tablet

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O aquecimento é interessante para que os alunos embarquem na atividade principal. Você pode simular um sorteio de o nome de um aluno para responder uma pergunta. Envie as perguntas via WhatsApp ou e-mail para que os alunos pensem sobre o assunto. Pergunte que recursos você poderia utilizar para efetuar o sorteio. Os alunos podem responder pelo próprio WhatsApp através de áudio ou texto. Os alunos devem pensar em uma forma que seja justa para todos, ou seja, que todos tenham a mesma chance de serem sorteados. Você pode usar um site ou aplicativo de sorteios como o sugerido nos recursos. Você pode fazer o sorteio ao vivo pelo site.

Atividade principal
A atividade principal utiliza um jogo que os alunos conhecem: o Bingo. Os alunos precisam ter acesso aos slides da situação problema ou, pelo menos às cartelas de bingo dos meninos (personagens) da atividade. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso seja assíncrona ou sem vídeo, você pode fotografar ou tirar um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também podem copiar a situação no caderno.
Provoque as discussões através de perguntas pelo bate-papo ou pelo WhatsApp. Os alunos devem observar as cartelas e respondê-las por meio de texto ou áudio, explicando o seu raciocínio.
     - Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?
     - Será que o personagem que está vencendo até o momento será o vencedor do jogo?
     - O outro personagem não poderá mais vencer?
Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado.

Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade é essencial, pois discute as possibilidades dos eventos acontecerem ou não. Disponibilize as questões para a discussão via WhatsApp e deixe que os alunos as respondam e discutam por meio de áudio ou texto.

Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é o próprio jogo de bingo. Durante o jogo, podem ser levantadas questões sobre as possibilidades que cada um da família tem de ganhar ou não o Bingo.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_23PES01

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas