11490
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Fração como quociente

Plano de aula de Matemática com atividades para o 6º ano do Fundamental sobre Resolver situações-problemas em que os números racionais indicam relação  de fração como quociente de uma divisão.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Código do plano: MAT6_05NUM03

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp

- Opcionais: Meet, Hangouts.

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Aquecimento
Caso, não haja tempo, o aquecimento pode ser suprimido para dar atenção maior à atividade principal.

Atividade Principal

Se sua aula for síncrona, compartilhe os slides 4 e 5 pelos meios de comunicação que está usando. (meet, hangout ou mesmo pelo whatasp). Leia conjuntamente o slide 4, converse sobre a ideia de que nem sempre quando dividimos uma fração o resultado é exato. Se achar necessário dê um exemplo da vida cotidiana ou faça o aquecimento. Sinta sua turma. Em seguida, compartilhe o slide 5 com a situação problema. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar com o resultado e sim com as estratégias para abordar e testar. Você pode sugerir que eles façam no caderno e depois enviar pelo whataspp. Faça o “Discuta com a turma” proposto no slide. Valorizem as estratégias pessoais de cada um. Se puder organize um painel de solução com a ferramenta de comunicação que está usando. (meet, hangout ou mesmo pelo whatasp).
Se sua aula fora assíncrona você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de whataspp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Raio X

O Raio X pode ser proposto como revisão das aprendizagens.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos ou interagindo com o aluno em alguma atividade específica. 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_05NUM03

(EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas