Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fenando César Escobar
Mentor: Emiliano Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;
(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.
Objetivos específicos
1. Compreender conceitualmente o cálculo do volume do cilindro reto;
2. Descrever as dimensões e características do? Cilindro Reto;
3. Efetuar cálculos? iniciais ?de volume do Cilindro Reto.
Conceito-chave
Volume do Cilindro Reto
Recursos necessários
Lápis, borracha, papel, .
Objetos cilíndricos: Latas de ervilhas, latas de goiabada, rolos de papel higiênico ou de papel toalha.
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Apresente a turma o que será feito, dando destaque ao fato de que o volume é o “espaço” que o cilindro reto ocupa e a capacidade é seu espaço interno.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Mostre objetos reais em forma de cilindro. Latas diversas, rolos e bobinas de papel higiênico etc.
Discuta com a turma:
- Quais objetos podem ter forma aproximada de cilindro reto?
- Recorde que o volume é a superfície da base empilhada tantas vezes quanto é a altura, logo é a multiplicação desta superfície pela altura.
- Recorde o cálculo da superfície da base como sendo ?.r2 e do comprimento da circunferência como sendo 2.?.r
- Os alunos devem saber que o número ? possui infinitas casas decimais não periódicas e que é sempre usado de forma aproximada. (Sua aproximação com 5 casas decimais é 3,14159).
- Lembre-os da relação entre unidades de volume e de capacidade. (1dm³ = 1 L)
Propósito: Relembrar fórmulas e conceitos que serão usados na atividade principal
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Deixe que os alunos leiam o problema sozinhos. Deixe um tempo para que tentem resolver individualmente e depois forme duplas ou trios. Como o objetivo é que compreendam a situação e descubram uma forma de resolver o problema, deixe que usem calculadoras e vejam suas anotações anteriores.
Eles devem usar as fórmulas C = 2 . ? . r; A = ? . r² e V = ? . r² . H, por isso é recomendável que anotem essas fórmulas durante o aquecimento.
Além disso, devem considerar que a espessura da folha de alumínio é desprezível, garantindo que o volume e a capacidade do cilindro são iguais. Outra coisa que depende de observação dos alunos é o valor do ?. Alguns podem usar a aproximação como 3; 3,1 ou 3,14. Outra aproximação possível mas não recomendada é 3,15.
De acordo com a aproximação utilizada eles encontrarão o valor de 26 latas (para a menor aproximação possível, ou seja, 3) ou 27 latas (para a maior aproximação possível, feita na calculadora, com 15 casas decimais).
Propósito: Lidar com uma situação contextualizada onde o volume do cilindro deve ser calculado.
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DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Escolha ao menos 2 soluções distintas propostas pelos alunos, para compartilhar com a sala. Você pode incentivar o debate a partir das proposições deles ou a partir desse slide. Leve-os a perceber que, de acordo com a aproximação escolhida para o valor de ?, as respostas podem ser distintas, mas que ainda assim as únicas respostas certas seriam 26 ou 27 latas.
Eles devem notar também que a resposta deve ser um número inteiro (pois é uma quantidade de latas) maior do que o resultado decimal obtido (caso contrário sobrará leite sem ser enlatado).
Propósito: Fazer surgir uma solução correta para o problema a partir das propostas de solução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Concordam com as soluções apresentadas?
- Há alguma muito diferente?
- Alguém não precisou desenhar a figura para resolver? Por que?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Apresente o slide ou faça na lousa um levantamento com os alunos de todo o conhecimento que foi mobilizado na atividade.
Propósito: Resumir o que foi visto na aula
Discuta com a turma:
- Podem existir Cilindros com mesmo volume e valores diferentes para área de base e altura?
- A forma de se calcular o volume do cilindro é sempre a mesma, independente do cilino
Raio X
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Deixe-os resolver a atividade individualmente, sem consulta e sem o uso da calculadora.
Propósito: Avaliar se os alunos atingiram o objetivo da aula
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