11485
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Descobrindo um expoente desconhecido

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre Expoente desconhecido, propriedades da potenciação.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Antonio Bueno Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Trabalhar com as propriedades de potência para descobrir um expoente desconhecido.

Conceito-chave

Expoente desconhecido, propriedades da potenciação.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Se possível, atividades impressas em folhas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar

  • Sugestões de vídeo aulas do Professor Jair Bueno:
  • Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base: https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8
  • Potência de potência e potência de um expoente: https://www.youtube.com/watch?v=OxQlSPTKsnA
  • Equação: https://www.youtube.com/watch?v=UPqSMMom0Uw

  • Sugestão de Leitura: Agrupamento Produtivo: Trabalho em Dupla

https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos tentem, individualmente, escrever em seu caderno o que poderia ser feito para resolver a situação apresentada e em que resultaria.

Propósito: Fazer que os alunos retomem algumas propriedades de potências.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça para os alunos sentarem em duplas, para tentarem resolver a atividade.

Oriente também que as potências da primeira linha podem ser representadas com uma base comum e as da segunda linha com outra base comum. Enquanto as duplas tentam resolver, circule pela sala e observe se há dúvidas ou dificuldades para iniciar a atividade. Você pode fazer algumas intervenções que auxiliem os alunos a seguir com suas resoluções, para mais informações, consulte o guia de intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos aprimorem o uso das propriedades de potência e entendam como colocar várias potências em uma base comum, quando possível.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 e 6)

Orientações: Peça para que uma das duplas de alunos mostrem como resolveram a atividade. Em seguida, pergunte se a turma concorda com a resolução e se outras pessoas também resolveram da mesma forma. Depois, pergunte se há duplas que encontraram outras resoluções e peça para que também apresentem. Pergunte então para todos se ambas as resoluções estão iguais e por que e também se é possível a partir de uma resolução chegar em outra (voê pode propor que os alunos tentem fazer isto). Para complementar as resoluções, você pode apresentar as do slides 5 e 6. Certifique-se que todos os alunos compreenderam a ideia proposta e se ainda há dúvidas que possam ser esclarecidas.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros, de modo que todos possam participar e complementar suas aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Daria para resolver o problema sem usar propriedades de potência? Como?
  • Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de resolução?
  • Qual a importância do uso do parênteses nesse exercício?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 e 6)

Orientações: Peça para que uma das duplas de alunos mostrem como resolveram a atividade. Em seguida, pergunte se a turma concorda com a resolução e se outras pessoas também resolveram da mesma forma. Depois, pergunte se há duplas que encontraram outras resoluções e peça para que também apresentem. Pergunte então para todos se ambas as resoluções estão iguais e por que e também se é possível a partir de uma resolução chegar em outra (voê pode propor que os alunos tentem fazer isto). Para complementar as resoluções, você pode apresentar as do slides 5 e 6. Certifique-se que todos os alunos compreenderam a ideia proposta e se ainda há dúvidas que possam ser esclarecidas.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros, de modo que todos possam participar e complementar suas aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Daria para resolver o problema sem usar propriedades de potência? Como?
  • Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de resolução?
  • Qual a importância do uso do parênteses nesse exercício?

-Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a síntese das principais aprendizagens da aula.

Propósito: Retomar o que foi aprendido na aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que eles a respondam individualmente.

Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos aprenderam o conteúdo da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar

  • Sugestões de vídeo aulas do Professor Jair Bueno:
  • Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base: https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8
  • Potência de potência e potência de um expoente: https://www.youtube.com/watch?v=OxQlSPTKsnA
  • Equação: https://www.youtube.com/watch?v=UPqSMMom0Uw

  • Sugestão de Leitura: Agrupamento Produtivo: Trabalho em Dupla

https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Trabalhar com as propriedades de potência para descobrir um expoente desconhecido.

Conceito-chave

Expoente desconhecido, propriedades da potenciação.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Se possível, atividades impressas em folhas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos tentem, individualmente, escrever em seu caderno o que poderia ser feito para resolver a situação apresentada e em que resultaria.

Propósito: Fazer que os alunos retomem algumas propriedades de potências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça para os alunos sentarem em duplas, para tentarem resolver a atividade.

Oriente também que as potências da primeira linha podem ser representadas com uma base comum e as da segunda linha com outra base comum. Enquanto as duplas tentam resolver, circule pela sala e observe se há dúvidas ou dificuldades para iniciar a atividade. Você pode fazer algumas intervenções que auxiliem os alunos a seguir com suas resoluções, para mais informações, consulte o guia de intervenção.

Propósito: Fazer com que os alunos aprimorem o uso das propriedades de potência e entendam como colocar várias potências em uma base comum, quando possível.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 e 6)

Orientações: Peça para que uma das duplas de alunos mostrem como resolveram a atividade. Em seguida, pergunte se a turma concorda com a resolução e se outras pessoas também resolveram da mesma forma. Depois, pergunte se há duplas que encontraram outras resoluções e peça para que também apresentem. Pergunte então para todos se ambas as resoluções estão iguais e por que e também se é possível a partir de uma resolução chegar em outra (voê pode propor que os alunos tentem fazer isto). Para complementar as resoluções, você pode apresentar as do slides 5 e 6. Certifique-se que todos os alunos compreenderam a ideia proposta e se ainda há dúvidas que possam ser esclarecidas.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros, de modo que todos possam participar e complementar suas aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Daria para resolver o problema sem usar propriedades de potência? Como?
  • Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de resolução?
  • Qual a importância do uso do parênteses nesse exercício?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 e 6)

Orientações: Peça para que uma das duplas de alunos mostrem como resolveram a atividade. Em seguida, pergunte se a turma concorda com a resolução e se outras pessoas também resolveram da mesma forma. Depois, pergunte se há duplas que encontraram outras resoluções e peça para que também apresentem. Pergunte então para todos se ambas as resoluções estão iguais e por que e também se é possível a partir de uma resolução chegar em outra (voê pode propor que os alunos tentem fazer isto). Para complementar as resoluções, você pode apresentar as do slides 5 e 6. Certifique-se que todos os alunos compreenderam a ideia proposta e se ainda há dúvidas que possam ser esclarecidas.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros, de modo que todos possam participar e complementar suas aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Daria para resolver o problema sem usar propriedades de potência? Como?
  • Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de resolução?
  • Qual a importância do uso do parênteses nesse exercício?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a síntese das principais aprendizagens da aula.

Propósito: Retomar o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que eles a respondam individualmente.

Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos aprenderam o conteúdo da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano