Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_18GRM01)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, determine uma pesquisa rápida sobre a história do sistema internacional de unidades (SI) para perceberem os principais motivos para a existência de uma padronização.
Ainda antes de começar a atividade principal, é recomendável revisar rapidamente como se comportam as potências de base 10 com expoentes inteiros positivos e negativos.
Atividade principal
Para essa atividade, dê foco nos slides 7 e 8 que podem ser descritos facilmente ou você pode enviar uma imagem deles.
Discussão das soluções
A grande importância dessa aula está nas discussões das soluções, pois elas mostram os padrões de escrita, principalmente em relação à posição das vírgulas, e acréscimos e decréscimos de zeros.
Sistematização e encerramento
A sistematização e o encerramento aqui tem o foco de relembrar operações com potências de base 10 e como os padrões de escrita podem facilitar a conversão de unidades.
Raio X
Para esse raio X, sugira atividade de acesso aos links: https://www.convertworld.com/pt/
Ou
https://www.somatematica.com.br/softOnline/ConversorMedidas/conversor.php
E, nesse momento, façam experiências com conversão de unidades de distância.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre as novas experiências e o link acessado.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_18GRM01
(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
AULA 02
AULA 03
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes