Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Objetivos específicos
- Resolver problemas de porcentagens envolvendo lucro, aumento e rendimento.
Conceito-chave
Cálculo de lucro a partir de um aumento percentual.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia a primeira situação (da loja de artigos de pesca), a definição de lucro no balão de fala e copie no quadro ou em um cartaz as situações presentes ao fim do slide para a prática do cálculo do lucro.
Inicie fazendo uma reflexão na situação no início do slide. Perceba que nela não há nenhum valor presente, pois, a ideia é apenas conceituar, por meio de uma situação problema, a ideia de lucro.
Após essa reflexão, siga para o texto presente no balão de fala, ele tem como intuito concluir a ideia de lucro por meio de uma definição simples: “lucro é todo ganho obtido em uma venda”. Nesse momento, é importante que você deixe claro a ideia de ganho no sentido do lucro, apontando que o lucro não é o valor pelo qual o produto foi vendido, e sim o que o vendedor ganhou tirando o valor gasto na compra.
Em seguida, passe para as duas últimas situações presentes ao final do slide, que têm como intuito reforçar a ideia de lucro, por meio da resolução de situações envolvendo valores. Peça para que os alunos resolvam:
“Qual é o lucro de um produto comprado por R$ 40,00 e vendido por R$ 50,00?”
Solução: R$ 50,00 - R$ 40,00 = R$ 10,00.
O lucro foi de R$ 10,00.
“Um doce que teve R$ 5,00 de custo sobre os seus ingrediente é vendido por R$ 12,00, qual é o lucro obtido na venda desse doce?”
Solução: R$ 12,00 - R$ 5,00 = R$ 7,00
O Lucro foi de R$ 7,00.
Ao subtrair do valor de venda o valor de compra se obtém o valor do lucro.
Propósito: Relembrar o conceito de lucro por meio de análises de situações cotidianas
Discuta com a turma:
- É possível se obter o lucro de outra forma?
- Sabendo do preço de compra do produto e do lucro que o vendedor pretende obter, é possível determinar o valor de venda?
- Que outras situações envolvendo lucro que vocês conhecem?
- O que acontece se vendermos um produto por um preço menor do que compramos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Imprima a atividade principal, entregue para os alunos e peça para que eles leiam a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, escreva a situação no quadro ou confeccione um cartaz.
Explique para os alunos que atividade tem o intuito de trabalhar o conceito de lucro que foi apresentado na retomada, logo no início da aula.
Peça para que os alunos se atentem aos cálculos de porcentagem presentes, pois ao contrário das situações trabalhadas anteriormente, nesse momento é a partir o lucro que se obterá o valor solicitado.
No item “a”, é solicitado o valor de venda de cada bolo, pois, apesar de o lucro obtido na venda de cada um ser proporcional (70%), pelo fato de terem valores diferentes nos gastos de confecção, os lucros serão diferentes e consequentemente os preços de venda também.
No item “b”, é preciso que o aluno se atente ao fato de que é solicitado um lucro total da venda de uma certa quantidade de bolo dos 3 sabores, portanto saber o valor de venda não é o suficiente, apesar de ser útil para se calcular o valor solicitado.
Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as possibilidades existentes na resolução desse problema.
Propósito: Resolver uma situação problema do cotidiano envolvendo o cálculo de lucro de preço de venda a partir do lucro.
Discuta com a turma:
- É possível obter o valor de venda de cada bolo sem saber o lucro? O que devemos fazer?
- É necessário saber o lucro de cada bolo para se obter o lucro total? Como chegamos nesse resultado?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.
Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:
Chocolate: 70% de R$ 5,00;
Cenoura: 70% de R$ 6,00;
Fubá: 70% de R$ 4,00.
Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.
No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.
Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.
É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
- Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.
Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:
Chocolate: 70% de R$ 5,00;
Cenoura: 70% de R$ 6,00;
Fubá: 70% de R$ 4,00.
Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.
No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.
Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.
É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
- Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.
Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:
Chocolate: 70% de R$ 5,00;
Cenoura: 70% de R$ 6,00;
Fubá: 70% de R$ 4,00.
Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.
No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.
Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.
É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
- Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da aula. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro ou em um cartaz a equação presente no quadro “L = V - C”, que é a “fórmula” para obtenção do cálculo do lucro.
Nesse momento de encerramento da aula é feita uma reflexão sobre a definição de lucro que foi realizada no início da aula.
Após essa reflexão destaque a fórmula para o cálculo do lucro, a intenção não é que eles gravem a mesma e sim que eles entendam o conceito por trás desse cálculo lucro.
Finalize o encerramento falando dos três valores que estão por trás de cálculos desse tipo, que são: preço de custo, preço de venda e lucro.
Propósito: Realizar a conclusão da aula, refletindo sobre o cálculo de lucro a partir da análise do preço de compra e do preço de venda.
Discuta com a turma:
- É possível calcular o lucro de outra forma? O que é necessário para esse cálculo?
- A “fórmula” apresentada possibilita apenas o cálculo do lucro? O que mais é possível obter com essa “fórmula”?
- Vocês saberiam citar outros exemplos de situações que envolvem Lucro, Preço de Venda e Preço de Custo?
Raio x
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.
Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.
Discuta com a turma:
- Qual o termo utilizado na situação que remete à ideia de acéscimo?
- Qual o termo utilizado na situação que remete à ideia de desconto?
Materiais complementares: