11482
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Lucrando com vendas

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre Cálculo de lucro a partir de um aumento percentual.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Filipe Trovão

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

  1. Resolver problemas de porcentagens envolvendo lucro, aumento e rendimento.

Conceito-chave

Cálculo de lucro a partir de um aumento percentual.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia a primeira situação (da loja de artigos de pesca), a definição de lucro no balão de fala e copie no quadro ou em um cartaz as situações presentes ao fim do slide para a prática do cálculo do lucro.

Inicie fazendo uma reflexão na situação no início do slide. Perceba que nela não há nenhum valor presente, pois, a ideia é apenas conceituar, por meio de uma situação problema, a ideia de lucro.

Após essa reflexão, siga para o texto presente no balão de fala, ele tem como intuito concluir a ideia de lucro por meio de uma definição simples: “lucro é todo ganho obtido em uma venda”. Nesse momento, é importante que você deixe claro a ideia de ganho no sentido do lucro, apontando que o lucro não é o valor pelo qual o produto foi vendido, e sim o que o vendedor ganhou tirando o valor gasto na compra.

Em seguida, passe para as duas últimas situações presentes ao final do slide, que têm como intuito reforçar a ideia de lucro, por meio da resolução de situações envolvendo valores. Peça para que os alunos resolvam:

“Qual é o lucro de um produto comprado por R$ 40,00 e vendido por R$ 50,00?”

Solução: R$ 50,00 - R$ 40,00 = R$ 10,00.

O lucro foi de R$ 10,00.

“Um doce que teve R$ 5,00 de custo sobre os seus ingrediente é vendido por R$ 12,00, qual é o lucro obtido na venda desse doce?”

Solução: R$ 12,00 - R$ 5,00 = R$ 7,00

O Lucro foi de R$ 7,00.

Ao subtrair do valor de venda o valor de compra se obtém o valor do lucro.

Propósito: Relembrar o conceito de lucro por meio de análises de situações cotidianas

Discuta com a turma:

  • É possível se obter o lucro de outra forma?
  • Sabendo do preço de compra do produto e do lucro que o vendedor pretende obter, é possível determinar o valor de venda?
  • Que outras situações envolvendo lucro que vocês conhecem?
  • O que acontece se vendermos um produto por um preço menor do que compramos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Imprima a atividade principal, entregue para os alunos e peça para que eles leiam a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, escreva a situação no quadro ou confeccione um cartaz.

Explique para os alunos que atividade tem o intuito de trabalhar o conceito de lucro que foi apresentado na retomada, logo no início da aula.

Peça para que os alunos se atentem aos cálculos de porcentagem presentes, pois ao contrário das situações trabalhadas anteriormente, nesse momento é a partir o lucro que se obterá o valor solicitado.

No item “a”, é solicitado o valor de venda de cada bolo, pois, apesar de o lucro obtido na venda de cada um ser proporcional (70%), pelo fato de terem valores diferentes nos gastos de confecção, os lucros serão diferentes e consequentemente os preços de venda também.

No item “b”, é preciso que o aluno se atente ao fato de que é solicitado um lucro total da venda de uma certa quantidade de bolo dos 3 sabores, portanto saber o valor de venda não é o suficiente, apesar de ser útil para se calcular o valor solicitado.

Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as possibilidades existentes na resolução desse problema.

Propósito: Resolver uma situação problema do cotidiano envolvendo o cálculo de lucro de preço de venda a partir do lucro.

Discuta com a turma:

  • É possível obter o valor de venda de cada bolo sem saber o lucro? O que devemos fazer?
  • É necessário saber o lucro de cada bolo para se obter o lucro total? Como chegamos nesse resultado?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.

Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:

Chocolate: 70% de R$ 5,00;

Cenoura: 70% de R$ 6,00;

Fubá: 70% de R$ 4,00.

Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.

No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.

Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.

É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
  • Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.

Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:

Chocolate: 70% de R$ 5,00;

Cenoura: 70% de R$ 6,00;

Fubá: 70% de R$ 4,00.

Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.

No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.

Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.

É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
  • Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.

Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:

Chocolate: 70% de R$ 5,00;

Cenoura: 70% de R$ 6,00;

Fubá: 70% de R$ 4,00.

Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.

No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.

Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.

É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
  • Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da aula. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro ou em um cartaz a equação presente no quadro “L = V - C”, que é a “fórmula” para obtenção do cálculo do lucro.

Nesse momento de encerramento da aula é feita uma reflexão sobre a definição de lucro que foi realizada no início da aula.

Após essa reflexão destaque a fórmula para o cálculo do lucro, a intenção não é que eles gravem a mesma e sim que eles entendam o conceito por trás desse cálculo lucro.

Finalize o encerramento falando dos três valores que estão por trás de cálculos desse tipo, que são: preço de custo, preço de venda e lucro.

Propósito: Realizar a conclusão da aula, refletindo sobre o cálculo de lucro a partir da análise do preço de compra e do preço de venda.

Discuta com a turma:

  • É possível calcular o lucro de outra forma? O que é necessário para esse cálculo?
  • A “fórmula” apresentada possibilita apenas o cálculo do lucro? O que mais é possível obter com essa “fórmula”?
  • Vocês saberiam citar outros exemplos de situações que envolvem Lucro, Preço de Venda e Preço de Custo?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.

Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o termo utilizado na situação que remete à ideia de acéscimo?
  • Qual o termo utilizado na situação que remete à ideia de desconto?

Materiais complementares:

Atividade Compelmentar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

  1. Resolver problemas de porcentagens envolvendo lucro, aumento e rendimento.

Conceito-chave

Cálculo de lucro a partir de um aumento percentual.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia a primeira situação (da loja de artigos de pesca), a definição de lucro no balão de fala e copie no quadro ou em um cartaz as situações presentes ao fim do slide para a prática do cálculo do lucro.

Inicie fazendo uma reflexão na situação no início do slide. Perceba que nela não há nenhum valor presente, pois, a ideia é apenas conceituar, por meio de uma situação problema, a ideia de lucro.

Após essa reflexão, siga para o texto presente no balão de fala, ele tem como intuito concluir a ideia de lucro por meio de uma definição simples: “lucro é todo ganho obtido em uma venda”. Nesse momento, é importante que você deixe claro a ideia de ganho no sentido do lucro, apontando que o lucro não é o valor pelo qual o produto foi vendido, e sim o que o vendedor ganhou tirando o valor gasto na compra.

Em seguida, passe para as duas últimas situações presentes ao final do slide, que têm como intuito reforçar a ideia de lucro, por meio da resolução de situações envolvendo valores. Peça para que os alunos resolvam:

“Qual é o lucro de um produto comprado por R$ 40,00 e vendido por R$ 50,00?”

Solução: R$ 50,00 - R$ 40,00 = R$ 10,00.

O lucro foi de R$ 10,00.

“Um doce que teve R$ 5,00 de custo sobre os seus ingrediente é vendido por R$ 12,00, qual é o lucro obtido na venda desse doce?”

Solução: R$ 12,00 - R$ 5,00 = R$ 7,00

O Lucro foi de R$ 7,00.

Ao subtrair do valor de venda o valor de compra se obtém o valor do lucro.

Propósito: Relembrar o conceito de lucro por meio de análises de situações cotidianas

Discuta com a turma:

  • É possível se obter o lucro de outra forma?
  • Sabendo do preço de compra do produto e do lucro que o vendedor pretende obter, é possível determinar o valor de venda?
  • Que outras situações envolvendo lucro que vocês conhecem?
  • O que acontece se vendermos um produto por um preço menor do que compramos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Imprima a atividade principal, entregue para os alunos e peça para que eles leiam a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, escreva a situação no quadro ou confeccione um cartaz.

Explique para os alunos que atividade tem o intuito de trabalhar o conceito de lucro que foi apresentado na retomada, logo no início da aula.

Peça para que os alunos se atentem aos cálculos de porcentagem presentes, pois ao contrário das situações trabalhadas anteriormente, nesse momento é a partir o lucro que se obterá o valor solicitado.

No item “a”, é solicitado o valor de venda de cada bolo, pois, apesar de o lucro obtido na venda de cada um ser proporcional (70%), pelo fato de terem valores diferentes nos gastos de confecção, os lucros serão diferentes e consequentemente os preços de venda também.

No item “b”, é preciso que o aluno se atente ao fato de que é solicitado um lucro total da venda de uma certa quantidade de bolo dos 3 sabores, portanto saber o valor de venda não é o suficiente, apesar de ser útil para se calcular o valor solicitado.

Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as possibilidades existentes na resolução desse problema.

Propósito: Resolver uma situação problema do cotidiano envolvendo o cálculo de lucro de preço de venda a partir do lucro.

Discuta com a turma:

  • É possível obter o valor de venda de cada bolo sem saber o lucro? O que devemos fazer?
  • É necessário saber o lucro de cada bolo para se obter o lucro total? Como chegamos nesse resultado?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.

Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:

Chocolate: 70% de R$ 5,00;

Cenoura: 70% de R$ 6,00;

Fubá: 70% de R$ 4,00.

Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.

No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.

Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.

É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
  • Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.

Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:

Chocolate: 70% de R$ 5,00;

Cenoura: 70% de R$ 6,00;

Fubá: 70% de R$ 4,00.

Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.

No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.

Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.

É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
  • Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.

Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:

Chocolate: 70% de R$ 5,00;

Cenoura: 70% de R$ 6,00;

Fubá: 70% de R$ 4,00.

Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.

No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.

Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.

É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
  • Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da aula. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro ou em um cartaz a equação presente no quadro “L = V - C”, que é a “fórmula” para obtenção do cálculo do lucro.

Nesse momento de encerramento da aula é feita uma reflexão sobre a definição de lucro que foi realizada no início da aula.

Após essa reflexão destaque a fórmula para o cálculo do lucro, a intenção não é que eles gravem a mesma e sim que eles entendam o conceito por trás desse cálculo lucro.

Finalize o encerramento falando dos três valores que estão por trás de cálculos desse tipo, que são: preço de custo, preço de venda e lucro.

Propósito: Realizar a conclusão da aula, refletindo sobre o cálculo de lucro a partir da análise do preço de compra e do preço de venda.

Discuta com a turma:

  • É possível calcular o lucro de outra forma? O que é necessário para esse cálculo?
  • A “fórmula” apresentada possibilita apenas o cálculo do lucro? O que mais é possível obter com essa “fórmula”?
  • Vocês saberiam citar outros exemplos de situações que envolvem Lucro, Preço de Venda e Preço de Custo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.

Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o termo utilizado na situação que remete à ideia de acéscimo?
  • Qual o termo utilizado na situação que remete à ideia de desconto?

Materiais complementares:

Atividade Compelmentar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano