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Plano de aula - Coletando e organizando dados

POR: Cláudia Flora Degrava, 17/07/2018
Código: MAT9_25PES04

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA22) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre coletar e organizar dados de uma pesquisa.

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Comente sobre o que irão fazer na aula e a importância do comprometimento de todos. Informe também sobre o trabalho ser em duplas ou grupos. Esta decisão deverá acontecer no slide 5.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Coletar e organizar dados de uma pesquisa.

Conceito-chave

Coleta de dados; tabelas.

Recursos necessários

  • Lápis e/ou caneta.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Computadores com planilhas eletrônicas (opcional).
  • Lousa ou projetor.

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Faça os questionamentos do slide e ouça as respostas. Espera-se como resposta da primeira questão que se fale sobre o instrumento de coleta e o espaço a ser investigado (amostral ou censitário). De acordo com as respostas, retome a necessidade de um bom instrumento de coleta (perguntas abertas e objetivas, abordando o que se quer investigar). Faça o segundo questionamento. Este leva à reflexão sobre a necessidade de planejamento das ações. Na terceira questão é esperado que citem a organização dos dados coletados em tabelas, sendo eletrônicas ou não.

Leia o slide 4 para sistematizar a retomada e fazer conexão com o início do trabalho.

Propósito: Retomar etapas de pesquisa (execução).

Discuta com a turma:

  • Como deve ser um bom instrumento de coleta? Quando usar perguntas abertas ou fechadas?
  • Como devemos organizar uma equipe para a coleta de dados? Tem algum fator a levar em consideração?
  • E depois, o que fazer para entender os dados coletados?

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Faça os questionamentos do slide e ouça as respostas. Espera-se como resposta da primeira questão que se fale sobre o instrumento de coleta e o espaço a ser investigado (amostral ou censitário). De acordo com as respostas, retome a necessidade de um bom instrumento de coleta (perguntas abertas e objetivas, abordando o que se quer investigar) e encaminhe o segundo questionamento para que se perceba a necessidade de planejamento das ações. Na terceira questão, é esperado que citem a organização dos dados coletados em tabelas, sendo eletrônicas ou não.

Leia o slide 3 para sistematizar a retomada e fazer conexão com o início do trabalho.

Propósito: Retomar etapas de pesquisa (execução).

Discuta com a turma:

  • Como deve ser um bom instrumento de coleta? Quando usar perguntas abertas ou fechadas?
  • Como devemos organizar uma equipe para a coleta de dados? Tem algum fator a levar em consideração?
  • E depois, o que fazer para entender os dados coletados?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, esta atividade será baseada na aplicação de um instrumento de coleta de dados. Se você fez a aula “Iniciando um Trabalho Estatístico”, utilize o instrumento já elaborado. Caso contrário, há um questionário disponível nos materiais complementares e um documento para tabulação dos dados. Outra opção, caso a escola tenha disponibilidade, é a transposição deste instrumento para um formulário eletrônico que deverá ser previamente preparado por você. Inicie lendo ou projetando o slide para turma.

Para determinar o número da amostra discuta com os estudantes, usando o bom senso e considerando o tema de sua pesquisa, você pode, previamente, calcular o tamanho da amostra ideal de acordo com o nível de confiança e margem de erro esperado. Não esqueça de compartilhar com os estudantes como chegou ao resultado, embora não seja indicado o cálculo propriamente dito.

A decisão pelo trabalho em duplas ou grupos dependerá da organização da turma para a coleta de dados. É importante que em cada equipe tenha um aluno com características proativas e lideranças.

Propósito: Levantar dados amostrais partir de um instrumento de coleta.

Discuta com a turma:

  • Quantas pessoas serão responsáveis pela coleta em cada turma?
  • Como faremos as abordagens a fim de minimizar erros? Qual é o melhor ambiente para o preenchimento do formulário?
  • O que fazer para otimização do tempo?

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Discuta as questões com os alunos estando organizados em grupos. Para isso, se necessário, junte equipes de coleta. É recomendado que a turma esteja dividida em aproximadamente 4 grupos.

Peça que registrem as tabelas em seus cadernos. Outra opção é o lançamento em planilha eletrônica, que mesmo assim depende de um entendimento sobre o como organizar.

Uma opção de tabela você pode encontrar clicandoi. Contudo é indicado que, inicialmente, os estudantes dêem suas opiniões sobre tabelas, para só então entregar o impresso.

Propósito: Organizar dados coletados em uma tabela e fazer a contagem.

Discuta com a turma:

  • Quais formas temos para fazer o registro das quantidades em uma tabela? Qual é considerada a mais eficiente quando temos um número alto de coletas?
  • Qual medida de tendência central seria mais indicada para representar as respostas das questões 1 e 2 (esta contagem não será necessariamente realizada nesta aula)?

Tempo sugerido: 10 minutos. (slide 7 a 9)

Orientação: Apresente a situação problema aos estudantes, projetando o slide ou lendo a questão. É esperado que respondam que, logo após a experimentação dos sorvetes, precisam juntar as opiniões a fim de emitirem uma conclusão a respeito da sorveteria. Automaticamente deverão perceber que precisam juntar os dados que estão nas tabelas dos grupos. Aproveite para questioná-los sobre o como gostariam de realizar esta junção.

Uma opção de resposta pode ser a escolha de uma única tabela para alimentação de dados na lousa. Outra seria o uso de um projetor ou ainda através de uma planilha eletrônica compartilhada.

Para agrupar os dados, peça que um aluno de cada equipe faça as anotações na tabela única.

Professor, utilize as questões do discuta com a turma para mobilizá-los e fazer com que sejam autores dos registros. Os slides 8 e 9 não são para projeção, apenas modelos de marcação.

Propósito: Refletir sobre a necessidade de agrupar os dados, realizando-o.

Discuta com a turma:

  • Para cada questão analisada, a tabela ficou clara? Revela a opinião dos investigados?
  • Os elementos essenciais de uma tabela (colunas, linhas, títulos e representação dos dados) estão organizados?
  • Como os dados foram registrados em suas tabelas?
  • Qual seria um título adequado para cada tabela?
  • É necessário alguma adequação na tabela para o registro dos dados finais?

Tempo sugerido: 10 minutos. (slide 7 a 9)

Orientação: Apresente a situação problema aos estudantes, projetando o slide ou lendo a questão. É esperado que respondam que, logo após a experimentação dos sorvetes, precisam juntar as opiniões a fim de emitirem uma conclusão a respeito da sorveteria. Automaticamente deverão perceber que precisam juntar os dados que estão nas tabelas dos grupos. Aproveite para questioná-los sobre o como gostariam de realizar esta junção.

Uma opção de resposta pode ser a escolha de uma única tabela para alimentação de dados na lousa. Outra seria o uso de um projetor ou ainda através de uma planilha eletrônica compartilhada.

Para agrupar os dados, peça que um aluno de cada equipe faça as anotações na tabela única.

Professor, utilize as questões do discuta com a turma para mobilizá-los e fazer com que sejam autores dos registros. Os slides 8 e 9 não são para projeção, apenas modelos de marcação.

Propósito: Refletir sobre a necessidade de agrupar os dados, realizando-o.

Discuta com a turma:

  • Para cada questão analisada, a tabela ficou clara? Revela a opinião dos investigados?
  • Os elementos essenciais de uma tabela (colunas, linhas, títulos e representação dos dados) estão organizados?
  • Como os dados foram registrados em suas tabelas?
  • Qual seria um título adequado para cada tabela?
  • É necessário alguma adequação na tabela para o registro dos dados finais?

Tempo sugerido: 10 minutos. (slide 7 a 9)

Orientação: Apresente a situação problema aos estudantes, projetando o slide ou lendo a questão. É esperado que respondam que, logo após a experimentação dos sorvetes, precisam juntar as opiniões a fim de emitirem uma conclusão a respeito da sorveteria. Automaticamente deverão perceber que precisam juntar os dados que estão nas tabelas dos grupos. Aproveite para questioná-los sobre o como gostariam de realizar esta junção.

Uma opção de resposta pode ser a escolha de uma única tabela para alimentação de dados na lousa. Outra seria o uso de um projetor ou ainda através de uma planilha eletrônica compartilhada.

Para agrupar os dados, peça que um aluno de cada equipe faça as anotações na tabela única.

Professor, utilize as questões do discuta com a turma para mobilizá-los e fazer com que sejam autores dos registros. Os slides 8 e 9 não são para projeção, apenas modelos de marcação.

Propósito: Refletir sobre a necessidade de agrupar os dados, realizando-o.

Discuta com a turma:

  • Para cada questão analisada, a tabela ficou clara? Revela a opinião dos investigados?
  • Os elementos essenciais de uma tabela (colunas, linhas, títulos e representação dos dados) estão organizados?
  • Como os dados foram registrados em suas tabelas?
  • Qual seria um título adequado para cada tabela?
  • É necessário alguma adequação na tabela para o registro dos dados finais?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o slide ou converse com estudantes garantindo o cumprimento das etapas. Mobilize-os para uma continuidade no trabalho, explicando que uma pesquisa não termina na coleta dos dados.

Propósito: Refletir sobre o trabalho realizado deixando possibilidades para uma continuidade.

Discuta com a turma: É importante mencionar o processo que vivenciaram nesta aula, ressaltando que estas são as etapas intermediárias de uma pesquisa.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam e respondam a atividade. Para isso entregue-lhes a atividade impressa.

Propósito: Avaliar a aprendizagem

Discuta com a turma: Ao final, peça que compartilhem as dificuldades e as ideias com a turma.

Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Coletar e organizar dados de uma pesquisa.

Conceito-chave

Coleta de dados; tabelas.

Recursos necessários

  • Lápis e/ou caneta.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Computadores com planilhas eletrônicas (opcional).
  • Lousa ou projetor.


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